Ir para conteúdo

Apaiari Tres Marias


Posts Recomendados

Beleza Moçada?

Essa noticia vai pra minerada que pesca na represa de Tres Marias, e tambem pra quem é de outro estado mais vem pescar por essas paragens.

E o seguinte final do ano passado chegaram alguns relatos da regia de Morada Nova que foram avistados varios casais de Apaiaris, e isso se confirma porque eu mesmo vi as fotos que um amigo tirou.

Pra quem não conhece o bicho vai alguns detalhes.

Imagem Postada

Peixe de escamas da família Cichlidae, mesma do Tucunaré, o Apaiari ou Acará-açu (Astronotus spp.) é um peixe bastante agressivo e belo, possuindo uma grande variedade de cores, que em geral é verde escuro, com manchas pretas e vermelhas distribuidas irregularmente pelo corpo, e uma grande mancha ocelar na parte superior do pedúnculo da nadadeira caudal. Existem duas espécies identificadas como do gênero Astronotus: A. ocellatus (bacias amazônica, Araguaia-Tocantins e Prata) e A. crassipinis (bacia amazônica). Ambas possuem coloração e padrão de manchas bastante parecidos. Astronotus ocellatus se diferencia pela presença de ocelos na base da nadadeira dorsal. Os ocelos são escuros no centro e alaranjados ao redor. Ambas as espécies atingem cerca de 35-40cm de comprimento total e peso entre 1,5 a 2kg.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem PostadaFotos tiradas pelo amigo.

Peixes onívoros, com forte tendência a carnívoros, alimenta-se basicamente de pequenos peixes, larvas de insetos e crustáceos, eventualmente frutos/sementes. Não são migradores. Esta espécie apresenta melhor desempenho em águas com temperaturas entre 20 e 30 graus.Muito apreciado pela pesca esportiva, sua criação em cativeiro foi desenvolvida ainda na década de 40 pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, daí também sua importância econômica. Atinge a maturidade sexual com aproximadamente um ano de vida e sua época de reprodução ocorre de outubro a abril. Tem reprodução monogâmica até 3 vezes ao ano e são grandes protetores da próle. A desova é parcelada, podendo uma mesma fêmea depositar cerca de 2.000 a 2.500 ovos aderentes em locais previamente escolhidos.

Imagem PostadaOcorre nas Bacias amazônica, Araguaia-Tocantins e Prata. Foi introduzido nos açudes do Nordeste e na bacia do rio São Francisco, onde costuma ser encontrado vivendo nas lagoas marginais e igapós. Gosta de águas mais temperadas, vivendo em fundos de grotas no meio de plantas aquáticas e “tranqueiras”.

As melhores iscas para capturar os apaiaris, vão desde minhocas, grilos e pequenos peixes vivos (lambaris) no caso das naturais, até iscas artificiais, como pequenas colheres, spinners e plugs ultra-lights. Na modalidade de fly, consegue-se bons resultados com poppers .O equipamento mais indicado é o ultra-ligth, com varas de ação leve, linhas de 8 a 12 libras e anzóis de n° 12 a 20.

Dicas de Pesca: Quando se pesca o apaiari, deve-se ter paciência, pois o mesmo passa estudando a isca antes de atacá-la. Às vezes é necessário passar a isca rente ao peixe por diversas vezes até que ele efetue o bote. CoUma boa dica para a captura deste peixe é procura-lo na superfície, na sombra de arbustos ou entre galhadas submersas.

Após o arremesso, devemos trabalhar a isca devagar, dando pequenas paradas e toques de ponta de vara. O ataque do apaiari é quase sempre violento e proporciona momentos de luta com tomada de linha. É importante registrar que esta espécie, depois de fisgada, procura o enrosco. Tem uma boca pequena, o ideal é se usar iscas pequenas, com garatéias menores e finas.

A época ideal para a pesca do apaiari ocorre na baixa dos rios, mantendo os apaiarís nas lagoas e assim aguçando sua voracidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...