Ir para conteúdo

Testes do Quest 270 + Optimax 115.


Posts Recomendados

Caros pescadores,

Fiz os testes com um quest 270 e um motor Opitimax 115:

configuração do barco:

quest 270 ano 2006

motor eletrico motor guide wireless 45 libras

motor Opitimax 115 2011

sonar 160 cc

direção hidraulica Bay star

flaps smart tabs 80 libras

hélice 12 3/4 X 21

resultados:

barco leve 2 pescadores e pouca gasolina andando entre 25 e 42 milhas consumo 12 litros por hora

barco pesado 4 pescadores e muita gasolina andando entre 30 e 40 milhas consumo 14 litros por hora

as primeiras 2 horas de testes na marina estava com duas pessoas e pouco gas.

as ultimas 4 horas rodei na pescaria com 4 pescadores a bordo e muito gas.

total de horas e consumo segundo o smartcraft : 6 horas e 83 litros consumidos.

velocidade maxima 44 milhas.

Obs.: testei 4 hélices varios passos e unica que ficou legal foi a passo 21.

Hélices com passos 17, 19, 24 todas cavitaram.

Acho então que o segredo está no hélice.

Não anda nem perto do 200hp mas o consumo é bom.

Gostei do resultado.

::fishing

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Helson...tomei a liberdade de dividir o seu tópico deixando-o como uma mensagem nova. Acredito q assim a turma possa entender e debater melhor o teste, além do outro tópico não perder o foco. joia:::

Bem...muito legal o teste obtido por vc...mas entre 25 MPH e 40 MPH eu tenho certeza absoluta q a diferença de consumo não é de apenas 2 litros por hora...hehee...

O seu motor 135 hp andando a 40 MPH, q são apenas 4 MPH a menos q velocidade máxima (5.500RPM), acredito q esteja consumindo uns 40 ou 50 litros por hora a 5.000RPM...

É muito provável q o seu SmartCraft esteja configurado para GALÕES POR HORA....e não, litros por hora...hehee...pois qualquer 1000 RPM a mais no desempenho influi muito no consumo.

Agora, se vc andou 6 horas e gastou apenas 83 litros....puts, isso é um baita desempenho. palmas::

Poste pra nós, por gentileza, os regimes de giro q vc atingiu estas velocidades?!?!

Abs... ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

experiencia do meu 115 com um trick

e o seguinte:

como ando muito sosinho ou com meu filho que pesa 30 a 33 kilos e com pouco peso

quando acelero ate umas 40 milhas ele fica em 22 l/h

quando desacelero ate as 40m/h ele consome menos fica em 20a 19 l/h, Não me pergunte o porque pois não sei te responder, ja fiz varias vezes o teste e sempre da isto, no meu caso e melhor acelerar bem e ir tirando a mão devagar ate chegar na velocidade em que vc quer ir

no maximo ele chega a umas 54 a 55 milhas e consome cerca de 34 l/h

com dois ó consumo e um pouco maior e a velocidade menor

velocidade economica dele e perto de 38 a 39 milhas, ele consome cerca de 16 a 18 litros /hora

ele tem uma helice de passo 13- 3/4 por passo 24

quanto a motores maiores eles consomem quase a mesma coisa que o nosso nas mesmas velocidades

e so voce ver por ai nos relatos,eles consomem cerca de um litro a mais ou perto disso

com dois ó consumo e um pouco maior e a velocidade menor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Cassio, um acessorio que faz muita diferença em qq barco e deveria ser obrigatorio de fabrica são os flaps,

pois eles ajudam o barco a planar muito mais rapido e economiza muita gasolina, se eu estiver sozinho no meu barco e acelerar ate 3000 rpm ele praticamente sai reto sem levantar o bico.

Estes testes foram feitos na Serra da Mesa, andei bastante se fosse no motor 200 efi que eu tenho certeza

que teria gastado quase o dobro de gasolina.

Como meu casco é mais pesado em relação ao seu minha velocidade final é menor mas a autonomia vale apena.

Cassio vc tem jack plate?

se não em qual furo está instalado o motor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabricio o motor é de 115hp (opitimax),

Não sei bem como funciona a marcação do smartcraft, pois na velocidade cruzeiro de 30 milhas marca o consumo

instantaneo de 16 a 18 litros por hora, e a 40 milhas marca 28 litros por hora. No final de horas navegada deu uma media de 14 litros por hora e deu para perceber a economia em relação ao meu motor antigo (200 efi).

Outra coisa que eu falei para o Cassio, os flaps estes fazem muita diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou com um jack de 8 pol com o motor no segundo furo e ele esta bem levantado

quanto a helice cavitar, não e o tamanho da helice e sim o quanto vc esta levantado no jack ou no trim e que faz ela cavitar

quanto aos flaps, eu realmente não tenho, pode ate fazer falta mas meu barco esta bem regulado ,esta bem na mão, mesmo pescando com 2 e com a carga completa ele so demora um pouco a mais pra planar coisa de uns 2ou 3 segundos a mais

agora ele so plana quando atinge 3000 giros, antes ele levanta bem o bico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esses flaps - SMART TABS...realmente mudou o meu barco....pulava demais...agora está flutuando....se bem que consegui o RPM correto com a helice 17...mas testei a 21 também....aumentou a velocidade mas o giro não passava dos5200..."num intindi""....de toda forma estou com a helice 17 instalada e a 19 de reserva....ah..meu motor é um 75hp optimax....consumo: acho que não esta gastando mais que 14l/h no geral.....um abraço.... ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

onde vcs compraram estes flaps???

Maninho... tudo em paz por ai...

No caso do Trick não precisa usar Flaps... Flaps realmente ajudam no caso de planar mais rapido, principalmente em cascos com esse tipo de problema. Não é o caso do Trick.

Qualquer coisa estamos a disposiçaõ.

Um grande abraço!!!

Eriba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Helson qual foi os hélice que vc testou:

3 ou 4 pás

Inox ou alumínio.

Os flaps podem trazer algma melhora no planeio de um barco que esta com alguma configuração errada.

Não existem bassboat algum no mundo que utiliza isso, porque! , os flaps se tornam um arrasto e sempre tirara a performance máxima do seu acerto.

Seu barco teria que chegar com 2x pessoas a 50 milhas para um acerto bom.

Vc vai me perguntar como sei que o seu barco teria que chegar nos 50.

Os bassboats concorrentes e os próprios quest andam dai pra cima com 115.

E com o tempo vc já sabe quanto é media de cada faixa de potência nos bassboats brasileiros.

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os flaps podem trazer algma melhora no planeio de um barco que esta com alguma configuração errada.

Não existem bassboat algum no mundo que utiliza isso, porque! , os flaps se tornam um arrasto e sempre tirara a performance máxima do seu acerto.

Grande abraço

E aiiii Alex... Tudo na paz??? Vai montar o Trick novo maninho???

Sobre o assunto citado..

Exatamente maninnho... Os Flaps diminuindo a performance de um casco consequentemente irá gastar mais combustivel. Mesmo q economize no tempo de planar no balanço geral em um barco de alta performance é fria.

Um grande abraço!!!

Eriba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande abraço

E aiiii Alex... Tudo na paz??? Vai montar o Trick novo maninho???

Sobre o assunto citado..

Exatamente maninnho... Os Flaps diminuindo a performance de um casco consequentemente irá gastar mais combustivel. Mesmo q economize no tempo de planar no balanço geral em um barco de alta performance é fria.

Um grande abraço!!!

Eriba.

Excelente dr.

Quero montar...mas o juarez...está só "não me apure"...rsrsrsrs.

Ele me falou que vai uns 2 meses...já tenho tudo pra montar o barco, vamos esperar para ver.

Vou montar com 115 hp otpimax...objetivo é romper as 62.5 milhas (100km/h).

Vamos ver o que da....

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande abraço

E aiiii Alex... Tudo na paz??? Vai montar o Trick novo maninho???

Sobre o assunto citado..

Exatamente maninnho... Os Flaps diminuindo a performance de um casco consequentemente irá gastar mais combustivel. Mesmo q economize no tempo de planar no balanço geral em um barco de alta performance é fria.

Um grande abraço!!!

Eriba.

Excelente dr.

Quero montar...mas o juarez...está só "não me apure"...rsrsrsrs.

Ele me falou que vai uns 2 meses...já tenho tudo pra montar o barco, vamos esperar para ver.

Vou montar com 115 hp otpimax...objetivo é romper as 62.5 milhas (100km/h).

Vamos ver o que da....

Grande abraço

Isso ai maninho.. Com certeza vale a pena esperar... Tive lá com ele e vi o projeto, o que já era bom vai ficar melhor ainda...

Ficando pronto me da um toque que vou la com você para buscar. Já aproveitamos e fotografamos a maquina em ação.

Um grande abraço!!!

Eriba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso ai maninho.. Com certeza vale a pena esperar... Tive lá com ele e vi o projeto, o que já era bom vai ficar melhor ainda...

Ficando pronto me da um toque que vou la com você para buscar. Já aproveitamos e fotografamos a maquina em ação.

Um grande abraço!!!

Eriba.

Pode deixar...te aviso.

Se souber de alguma novidade me avisa

grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Alex fiz os testes com o hélice passo 24 de inox e os demais de aluminio, realmente achei que fosse andar mais, mas só chegou no maximo a 43/44 milhas, o que vc acha que está errado??

Obs.: todos os hélices de 3 pás.

Não tenho jack plate, testei com a instalação no segundo furo e no terceiro furo ambas tiveram um rendimento

parecido e preferi deixar o motor instalado no terceiro furo.

No caso o hélice que deu "certo" era 12,75 x 21, então pedi uma 13 x 21 para ficar como hélice principal e a outra como reserva.

::tudo::

Abraços e obrigado pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Alex fiz os testes com o hélice passo 24 de inox e os demais de aluminio, realmente achei que fosse andar mais, mas só chegou no maximo a 43/44 milhas, o que vc acha que está errado??

Obs.: todos os hélices de 3 pás.

Não tenho jack plate, testei com a instalação no segundo furo e no terceiro furo ambas tiveram um rendimento

parecido e preferi deixar o motor instalado no terceiro furo.

No caso o hélice que deu "certo" era 12,75 x 21, então pedi uma 13 x 21 para ficar como hélice principal e a outra como reserva.

::tudo::

Abraços e obrigado pelas dicas.

Vc pretende comprar um jack, espere antes de compra o hélice. O acerto será diferente.

Qual foi giro em cada hélice?

O diâmetro dos hélices ajudam bastante mas o motor influencia muito no resultado, até para fazer uma simples manobra com o barco, vc sente a diferença pro hélice de diâmetro maior.

Caso tenha um pouco de dificuldade no planeio tem como melhorar.

Me passe estes giro para entender melhor seu ajuste.

Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Alex tive o seguinte comportamento com os hélices:

HELICE 13 X 17 COM O MOTOR BAIXO CAVITAVA E COM O MOTOR ALTO ESTOURAVA O GIRO.

HELICE 13 X 19 COM O MOTOR BAIXO CHEGAVA A 5100 RPM'S E COM O MOTOR ALTO ESTOURAVA O GIRO.

HELICE 12,75 X 21 COM O MOTOR BAIXO CHEGA A 4800 RPM'S E COM O MOTOR ALTO CHEGA A 5100 RPMS(MELHOR RESULTADO, SÓ QUE A VELOCIDADE FINAL ABAIXO DO ESPERADO).

HELICE 13 1/2 X 24 COM O MOTOR BAIXO CHEGAVA A 5000 RPM'S E CAVITAVA E COM O MOTOR ALTO (NÃO ENTENDI ESTE COMPORTAMENTO).

Obs.: ainda não testei o hélice 13 x 21.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Alex tive o seguinte comportamento com os hélices:

HELICE 13 X 17 COM O MOTOR BAIXO CAVITAVA E COM O MOTOR ALTO ESTOURAVA O GIRO.

HELICE 13 X 19 COM O MOTOR BAIXO CHEGAVA A 5100 RPM'S E COM O MOTOR ALTO ESTOURAVA O GIRO.

HELICE 12,75 X 21 COM O MOTOR BAIXO CHEGA A 4800 RPM'S E COM O MOTOR ALTO CHEGA A 5100 RPMS(MELHOR RESULTADO, SÓ QUE A VELOCIDADE FINAL ABAIXO DO ESPERADO).

HELICE 13 1/2 X 24 COM O MOTOR BAIXO CHEGAVA A 5000 RPM'S E CAVITAVA E COM O MOTOR ALTO (NÃO ENTENDI ESTE COMPORTAMENTO).

Obs.: ainda não testei o hélice 13 x 21.

Abs.

Uhmmm...estranho.... blink::

Helson, quando vc diz alto....quão alto é isso?!?!

Vc está fazendo os testes somente no primeiro e no último furo???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...