Ir para conteúdo

Sonar. Vale a pena?!?! Pela ótica de um pescador.


Posts Recomendados

Turma...tomei a liberdade de criar este tópico aqui em virtude da quantidade de amigos q estão sempre em dúvida sobre comprar ou não um sonar.

Bem...o q postarei aqui abaixo não tem nada de "técnico", ok!??! Estou postando este tópico baseado na minha experiência e no meu tipo de pescaria, a de TUCUNARÉS em lagos e represas.

Então, não estou tratando aqui de potência, de angulação, e outras informações técnicas q confundem muitos usuários.

arrow::1 - Sempre vale a pena.

Sim, ter um sonar a bordo irá SEMPRE te ajudar.

Muitos imaginam q o sonar irá dizer: "jogue a linha alí, o peixe tá aqui, ó!"...quando na verdade sabemos q não é bem assim. Naonao::

Então, como ele irá te ajudar?

Simples, da linha da água pra baixo, toda e qualquer informação q vc tiver será de grande valia, coisa q vc sem um sonar, não a terá.

As principais e mais importantes informações q um sonar pode repassar ao pescador são: profundidade, temperatura da água, tipo de relevo, formato de relevo.

Às vezes, no meio do nada (água para todos os lados), vc encontra uma boa estrutura submersa a 2m, 3m e etc....coisa q, sem o sonar, vc jamais saberia.

Em alguns casos o pescador descobre q o peixe daquela região fica mais ativo quando a temperatura da água está em 30 graus, por exemplo.

Certa feita estávamos eu e meu pai lá no Alto Xingu pescando no poço chamado Sayonara (nome de uma fazenda próxima), mas o poço tinha + ou - uns 50m de largura, mas, atravessando ele perpendicularmente, vimos no sonar q existia um vala em determinado lugar do rio q tinha 12m de profundidade (o restante do poço tinha apenas uns 5 ou 6m), mas esta vala se estendia por uns 300m (paralelo ao barranco), e q terminava apenas no final do poço...Descobrimos q as grandes cachorras estavam muito ativas no final desta vala. O motivo?!?! Não sabemos...mas o sonar funcionou.

arrow::2 - E os peixinhos q aparecem na tela, devo dar atenção?

Não. As sondas top do mercado podem custar até 20 mil dólares ou mais...(http://www.geonavmarine.com , http://www.raymarine.com )

Sim, podem custar um carro popular...e são recheadas de funções incríveis, como tela 4D, câmeras termais, radares, fotos de satélite de cais, portos e etc, detalhamento incrível de cartas náuticas, conexão com radares HD, e por aí vai, mas, nenhuma delas mostra imagens de peixinho algum, então, pq uma sonda de 300 reais vai te tornar um super "encontrador" de peixe?!?! :gorfei:

Pelo q sei, alguns sonares conseguem identificar a bexiga natatória do peixe, assim, joga aquela imagem do peixinho na sua tela...mas a verdade é uma só...acredito q as chances do sonar estar certo são de 99 pra 01...hehee....portanto, não perca tempo soltando o seu anzol em cima do peixinho q aparece na tela.

Todo grande pescador q usa sonar (geralmente os pescadores marítimos), aprendem a entender o tipo de imagem q o sonar fornece pra ele. Às vezes, vendo uma grande bola de "rabiscos", q na verdade é um grande cardume, pela sua forma, tamanho e comportamento, um grande pescador marítimo consegue saber inclusive qual tipo de peixe está sendo detectado.

arrow::3 - Usar sonar em rio, onde a profundidade é baixa, vale a pena?

Sim, como disse mais acima, toda e qualquer informação q vc tenha q lhe mostre o q está abaixo da linha d'água irá te ajudar.

Apenas fiz questão de mencionar isto aqui, porque acredito q não valha a pena gastar uma grande fortuna em um sonar q irá lhe fornecer as mesmas informações q um sonar básico também irá te fornecer (profundidade, temperatura da água e relevo).

arrow::4 - O sonar mostra o q está na frente, sob ou atrás do barco?!?!

Isso vai depender de onde está instalado o transducer, q é uma peça q envia e recebe os sinais enviados "pra baixo".

Na grande maioria dos casos o transducer é instalado na traseira do barco, ou seja, o q é exibido na tela do sonar já passou por baixo do barco...hehee....Teoricamente vc precisa arremessar pra trás para aproveitar as informações da imagem.

Em alguns casos, o pescador instala o transducer na base do motor elétrico (em alguns motores elétricos mais top um transducer já vem instalado na base), mas nestes casos, a informação exibida na tela é está exatamente sob o bico do barco.

arrow::5 - Mas existem sonares q mostram o q está do lado ou lá perto do barranco???

Sim, existem.

A Humminbird vende um modelo chamado Fishin' Buddy. O modelo é bem interessante mas não sei se funciona realmente...ehhee.

Imagem Postada + Imagem Postada + Imagem Postada

Os modelos mais top da Hummimbird possuem uma tecnologia chamada SIDE IMAGE...q tb mostra o q está ao lado da embarcação. Acredito q este seja o modelo de sonar q mais agrada os pescadores de tucunaré. Vejam os vídeos abaixo e babem (mas custa caro).

http-~~-//www.youtube.com/watch?v=1L_vRdgwI6Y

http-~~-//www.youtube.com/watch?v=yNucS1bniIw

arrow::6 - E qual tipo de sonar vale a pena investir?

Complexa a pergunta....mas acredito q o mais interessante para os pescadores de represa, lagos e para aqueles q pescam tucunarés na superfície (ou não), são os sonares de modelos mais simples, tipo Cuda, Pirinha e etc...Sim, estes sonares são na verdade pequenos "notáveis" q exibem as mesmas informações úteis de muitos sonares de R$ 1.000,00 ou mais.

Sempre digo pra turma do fórum....ou se compra o básico, ou alopra logo e compra um com tecnologia Side Image ou, no mínimo, com Down Image.

arrow::7 - E sonares coloridos, valem a pena?

Não, principalmente para quem pesca em águas interiores.

De nada adianta investir o dobro do valor para se ter um sonar colorido se o pescador não sabe interpretar estas CORES q lhe são exibidas. Naonao::

Em pescarias marítimas os grandes cardumes aparecem na tela como uma bola colorida....mas em rios vc nunca encontrará cardumes assim (bolas gigantes de peixes). Em rios os peixes andam na maioria das vezes sozinhos, em casais ou em pequenos cardumes...então, investir em sonares coloridos, na minha opinião, é um grande desperdício.

Hj a primeira opção do pescador q não quer investir muito é comprar (todos na faixa dos 300 reais):

- Piranha (da Hummimbird);

- X-4 (da Lowrance), ou;

- Cuda (da Eagle), e por aí vai.

Imagem Postada

Caso ele queira investir um "pouco" mais, parta para, NO MÍNIMO, um sonar preto e branco, mas com sistema DSI (DownScan Image) da Lowrance, q no fundo é a mesma coisa q o DownImage da Hummimbird, que é o:

- Mark-5 DSI (custa 250 dólares lá fora), mas não tem ótima resolução de tela.

Imagem Postada

Imagem Postada

Repare q dá pra perceber perfeitamente o contorno das estruturas.

Ocorre q a Lowrance reinou um bom tempo com esta tecnologia...mas a Hummimbird, agora, no ano de 2012, promete "botar pra lascar" lançando modelo de entrada mas como tecnologia DI de baixo custo:

- 570 DI (300 dólares lá fora), q é preto e branco mas possui DownImage.

- 345c DI (custa apenas 380 dólares lá fóra) e é colorido.

...ou seja, vc terá um sonar com DownImage q na pior das hipóteses chegará aqui no Brasil (importação direta) por uns R$ 700,00.

Imagem Postada

Agora, se vc quer colocar pra lascar mesmo, compre logo um modelo com tela grande e no mínimo DownImage e seja colorido.

- Hummimbird 596c HD DI (550 dólares), mas é color, tela grande, DownImage e Imagem em HD.

- Lowrance HDS 5x ou apenas o HDS 5 (630 dólares), color, é combo (mas o StretureScan é opcional).

Imagem Postada

Imagem Postada

arrow::8 - Cuidado para não fazer besteira. Não compre "gato por lebre".

Na minha opinião a Lowrance e a Hummimbird são as melhores do mundo (pra pesca esportiva), mas o q mais vejo são amigos desavisados q compraram alguns modelos "básicos" da Lowrance , principalmente HDS 5 e HDS 7, e se daram mal. lacou::

Vejo q no Brasil a escolha do Lowrance é quase unanimidade por parte dos donos de BassBoats e barcos mais "caros", mas conheço pelo menos uns 3 ou 4 amigos q se deram muito mal por não saber qual o modelo correto do Lowrance e acabaram comprando "gato por lebre", explico.

A Lowrance possui a série HDS q quer dizer High Difinition System...mas, para se ter essa imagem tipo "ecografia" na tela, ou o StrutureScan, é preciso adquirir um módulo da parte (LSS-1) q custa a bagatela de 650 dólares. E outra, o transducer (sensor) deste móduto, deve, obrigatoriamente, ficar do lado de fóra do casco.

Imagem Postada

Resumindo.

Hj, vc compra um Hummimbird 596c HD DI por 550 dólares mais taxas, e, para se ter as mesmas funções dele em um Lowrance, vc terá q pagar 630 dólares num HDS 5 e mais 650 dólares no módulo StrutureScan....então, a dica tá dada...hehee...

Importante ainda dizer q dentro desta série (HDS), existe o modelo HDS 5, HDS 5M e HDS 5X - aparelhos mais simples da linha - mas:

- Modelo "5", o único COMBO (GPS + Sonar).

- o modelo "5M" é apenas GPS.

- O "5X" até o ano passado era apenas um SONAR.

Então, sempre q for comprar um HDS da Lowrance, veja qual o aparelho correto para a sua aplicação. joia:::

Pra mim e, para vários lojistas/especialistas americanos q consultei, em se tratando de sonares de mesma faixa de valor, os Humminbird hoje são muito melhores e baratos q os demais.

arrow::9 - Vale a pena comprar um Combo (GPS + Sonar).

Na minha opinião, NÃO.

Infelizmente temos apenas cartas ou mapas do nosso litoral, e estas, não vem instaladas nos Combos.

http://di1-2.shoppingshadow.com/images/pi/11/3f/34/95567726-260x260-0-0_Navionics+Navionics+Gold+Central+And+South+America.jpg

Caso o pescador LITORÂNEO (costa + uns 500km pro interior) queira instalar o mapa no Combo, ainda terá q desembolsar 200 dólares comprando este mapa q é vendido pela Navionics.

Já os pescadores do INTERIOR nem opção de mapas tem disponível para o seu COMBO. Naonao::

De forma resumida, além de ter pago no mínimo 300 dólares a mais pelo GPS combinado com o Sonar, o pescador terá q gastar no mínimo outros 200 dólares com mapas.

Se o pescador comprar um COMBO mas não instalar os mapas detalhados, estará com um aparelho caríssimo q mostrará pra ele apenas a velocidade real da embarcação e o desenho safado de uma rota na tela...hehee...

Detalhe, não tem como instalar mapas 0800 - Free -, piratas, rackeados e o escambau. Naonao::

Bem...assim termino mais este tutorial q deveria ser curto mas ficou grandíssimo...hehee.

Espero q seja proveitoso pra galera q está em dúvida na escolha do seu sonar.

Abs.

Fabrício Biguá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

palmas:: palmas:: Show de tópico . Parabéns mais uma vez. Muito bacana suas explicações! joia:::

Faço minhas as suas palavras.

Queria trocar o meu Piranha por um colorido. Acabo de desistir.

Mais um excelente tópico e que deve ser fixado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente tópico. joia::: joia:::

Definitivamente saber LER o sonar é o ítem mais importante para o seu uso.

Os pescadores de Bass vê isso mais facilmente que os pescadores de Tucunaré, pois muitas vezes o tucunaré está na margem e em águas baixas, e então o cara se pergunta " Pra que isso?"

Vale uma leitura no Caterva na página de Black Bass; alguns poderão dizer " Bass é Bass e Tucuna é Tucuna", mas eu digo "PEIXE é PEIXE."

http://www.caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=19887

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o tópico Fabrício. Parabéns!

Em duas ocasiões eu percebi o diferencial que um sonar agrega à pescaria:

1- Pesca oceânica: o guia identificava o tipo de cardume no sonar. Teve uma hora que ele falou... "Olha um cardume de amarelinhos!"... 5 segundos depois bateram xaréus amarelos nas duas varas que estavam corricando. O mesmo aconteceu com olho-de-boi na vertical.

2- Represa: em Ipiaçú o Jorge Henrique localizou o ponto das grandes corvinas com o sonar. Saíamos 10 metros do local as bichas desapareciam. Toda hora tínhamos de reposicionar o barco. Em 15 minutos tiramos meia dúzia de corvinas sendo duas na casa dos 4 kg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Viram porque levo ele nas minhas pescarias?!?!?!.... :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Além de entender um pouco de sonar ele sabe diferenciar o bom do ruim, como não sei, levo duas cervas gelada e pronto, coloco ele pra trabalhar pra mim... ou se for o caso, amarro ele debaixo do barco com uma máscara pra ver o q tem debaixo da linha dágua... foi assim que ele aprendeu kiakiakiakiakia...

Mas show demais o tópico hein, como ele mesmo diz " TOP TOP TOP "

Vou passar a observar melhor o funcionamento do que tem no barco para tentar tirar proveito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Fabricio!

Excelente tópido, parabéns!!!

Muito bem esclarecido e com uma linguagem muito fácil de entender. Nota 1000!

Só uma correção na questão do lowrance HDS:

O HDS 5 não vem com structurescan.

O StructureScan é um modulo a parte que vc tem que comprar e instalar no barco. Ele tem um transducer próprio. E no caso de te-lo, vc fica com 2 transducers instalado, o do HDS e o do StructureScan.

Vale ressaltar que o transducer do structurescan deve, obrigatoriamente, ficar do lado de fora do casco, enquanto o tranducer do HDS pode ser colado no fundo do casco (do lado de dentro).

O HDS 5X é somente sonar, não tem GPS.

O que acontece é que agora (com o novo software), vai ser possível instalar o modulo de StructureScan nele, o que antes não podia.

Outro fator que pesa MUITO na escolha do Lowrance sobre o Humminbird, é na questão de mapas, pois através de softwares, é possivel fazer um mapa personalizado pro lowrance, assim vc não depende de mapas terceirizados ou falta de mapas para algumas regiões.

Um grande abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado a todos os amigos pelas palavras. Não imaginava q o tópico seria tão bem aceito.... ::tudo::

Fala Fabricio!

Excelente tópido, parabéns!!!

Muito bem esclarecido e com uma linguagem muito fácil de entender. Nota 1000!

Só uma correção na questão do lowrance HDS:

O HDS 5 não vem com structurescan.

O StructureScan é um modulo a parte que vc tem que comprar e instalar no barco. Ele tem um transducer próprio. E no caso de te-lo, vc fica com 2 transducers instalado, o do HDS e o do StructureScan.

Vale ressaltar que o transducer do structurescan deve, obrigatoriamente, ficar do lado de fora do casco, enquanto o tranducer do HDS pode ser colado no fundo do casco (do lado de dentro).

O HDS 5X é somente sonar, não tem GPS.

O que acontece é que agora (com o novo software), vai ser possível instalar o modulo de StructureScan nele, o que antes não podia.

Outro fator que pesa MUITO na escolha do Lowrance sobre o Humminbird, é na questão de mapas, pois através de softwares, é possivel fazer um mapa personalizado pro lowrance, assim vc não depende de mapas terceirizados ou falta de mapas para algumas regiões.

Um grande abraço,

Opa Daniel...vlw mesmo a dica, não sabia.

E se antes eu não era fã da Lowrance, agora então, aff...tô fóra...hehee..

Estou atualizando o tópico lá pra cima baseado na sua ajuda. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amarro ele debaixo do barco com uma máscara pra ver o q tem debaixo da linha dágua... foi assim que ele aprendeu kiakiakiakiakia....

kkkk Juro que quando comprei o meu, quase fiz isso...hausuahsuahasu :gorfei: :gorfei:

Já tentei extrair mais do meu e desisti: é profundidade, temperatura e perfil do fundo... já achava que nao era preciso mais nada - agora me certificou.

Baita tópico, Biguá!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belissima explicação, tenho um Fishfinder ff140, mede temperatura, profundidade, estrutura do fundo, o detalhe é que possui um anglo de captura de imagens de 30% da profundidade onde se esta, 20 mts por exemplo, um raio de 6 metros, ja apitou muito peixe nesta situação, principalmente na pesca de corvinas, o duro foi achar o peixe, mais na maioria das vezes que fiz este tipo de pescaria deu certo. Abçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hummimbird 596c HD DI entao este hj seria o melhor modelo???? pra custo beneficio???? e isso msm????? obrigado joia:::

Opa Hugo...pra custo x benefício eu não sei te dizer, mas dos mais "caros" o q mais compensa. joia:::

Entao esse modelo que fiz o pedido vc conhece essa loja virtual fabricio??? .brasiladventurenautica.com

comprei esse modelo com vendedor emerson. chega em 25 dias se conhecer e pude me passa alguma informacao obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hummimbird 596c HD DI entao este hj seria o melhor modelo???? pra custo beneficio???? e isso msm????? obrigado joia:::

Opa Hugo...pra custo x benefício eu não sei te dizer, mas dos mais "caros" o q mais compensa. joia:::

Entao esse modelo que fiz o pedido vc conhece essa loja virtual fabricio??? .brasiladventurenautica.com

comprei esse modelo com vendedor emerson. chega em 25 dias se conhecer e pude me passa alguma informacao obrigado

Opa Hugo...vi q vc postou um novo tópico perguntando a mesma coisa. Não respondi lá pq não sei a resposta....hehee...

E vc tinha q ter as informações da loja antes de comprar...hehee...

Chegando o seu sonar vc reputa a loja pra turma... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hummimbird 596c HD DI entao este hj seria o melhor modelo???? pra custo beneficio???? e isso msm????? obrigado joia:::

Opa Hugo...pra custo x benefício eu não sei te dizer, mas dos mais "caros" o q mais compensa. joia:::

Entao esse modelo que fiz o pedido vc conhece essa loja virtual fabricio??? .brasiladventurenautica.com

comprei esse modelo com vendedor emerson. chega em 25 dias se conhecer e pude me passa alguma informacao obrigado

Opa Hugo...vi q vc postou um novo tópico perguntando a mesma coisa. Não respondi lá pq não sei a resposta....hehee...

E vc tinha q ter as informações da loja antes de comprar...hehee...

Chegando o seu sonar vc reputa a loja pra turma... joia:::

ok. obrigado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...