Ir para conteúdo

Sonar. Vale a pena?!?! Pela ótica de um pescador.


Posts Recomendados

Turma...tomei a liberdade de criar este tópico aqui em virtude da quantidade de amigos q estão sempre em dúvida sobre comprar ou não um sonar.

Bem...o q postarei aqui abaixo não tem nada de "técnico", ok!??! Estou postando este tópico baseado na minha experiência e no meu tipo de pescaria, a de TUCUNARÉS em lagos e represas.

Então, não estou tratando aqui de potência, de angulação, e outras informações técnicas q confundem muitos usuários.

arrow:: 1 - Sempre vale a pena.

Sim, ter um sonar a bordo irá SEMPRE te ajudar.

Muitos imaginam q o sonar irá dizer: "jogue a linha alí, o peixe tá aqui, ó!"...quando na verdade sabemos q não é bem assim. Naonao::

Então, como ele irá te ajudar?

Simples, da linha da água pra baixo, toda e qualquer informação q vc tiver será de grande valia, coisa q vc sem um sonar, não a terá.

As principais e mais importantes informações q um sonar pode repassar ao pescador são: profundidade, temperatura da água, tipo de relevo, formato de relevo.

Às vezes, no meio do nada (água para todos os lados), vc encontra uma boa estrutura submersa a 2m, 3m e etc....coisa q, sem o sonar, vc jamais saberia.

Em alguns casos o pescador descobre q o peixe daquela região fica mais ativo quando a temperatura da água está em 30 graus, por exemplo.

Certa feita estávamos eu e meu pai lá no Alto Xingu pescando no poço chamado Sayonara (nome de uma fazenda próxima), mas o poço tinha + ou - uns 50m de largura, mas, atravessando ele perpendicularmente, vimos no sonar q existia um vala em determinado lugar do rio q tinha 12m de profundidade (o restante do poço tinha apenas uns 5 ou 6m), mas esta vala se estendia por uns 300m (paralelo ao barranco), e q terminava apenas no final do poço...Descobrimos q as grandes cachorras estavam muito ativas no final desta vala. O motivo?!?! Não sabemos...mas o sonar funcionou.

arrow:: 2 - E os peixinhos q aparecem na tela, devo dar atenção?

Não. As sondas top do mercado podem custar até 20 mil dólares ou mais...(http://www.geonavmarine.com , http://www.raymarine.com )

Sim, podem custar um carro popular...e são recheadas de funções incríveis, como tela 4D, câmeras termais, radares, fotos de satélite de cais, ......

Boa tarde Fabrício,

Antes de mais nada, ótimas informações, parabéns!

Vejo que tem uma boa bagagem no assunto e gostaria de tirar umas dúvidas com você.

Estou pesquisando um sonar para usar em meu caiaque (Rotomoldado) não é fibra.

O que você acha deste modelo? Sonar Garmin Echo 200 Técnologia HD-ID.

Você disse em um outro post (viewtopic.php?f=75&t=24623) que o transducer pode ficar dentro do casco caso fosse de fibra, será que o transducer, no meu caso, caiaque rotomoldado, as ondas do sensor atravssariam a parede de plástico que tem +-4mm?

Obrigado pela informação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Primeiramente parabens pelo tópico....

Quanto aos sonares da Garmin, o que dizer?

Estou querendo comprar um novo sonar pois o meu é muito antigo "Humminbird wide one hundred" e ele para de marcar em velocidades acima de 12 milhas. Já tentei reposicionar o sensor de todo jeito, mas não dá. Parece que ele perde o eco de retorno.

Os novos Humminbird não tem este problema não? Posso cruzar a 40 milhas que ele marca?

Estou em duvida entre um Garmin Echo 550 e um Humminbird de preço equivalente. O que vocês me aconselham?

Qual o modelo da Humminbird que estaria na faixa dos 400 dolares?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente parabens pelo tópico....

Quanto aos sonares da Garmin, o que dizer?

Estou querendo comprar um novo sonar pois o meu é muito antigo "Humminbird wide one hundred" e ele para de marcar em velocidades acima de 12 milhas. Já tentei reposicionar o sensor de todo jeito, mas não dá. Parece que ele perde o eco de retorno.

Os novos Humminbird não tem este problema não? Posso cruzar a 40 milhas que ele marca?

Estou em duvida entre um Garmin Echo 550 e um Humminbird de preço equivalente. O que vocês me aconselham?

Qual o modelo da Humminbird que estaria na faixa dos 400 dolares?

Paulo...o problema não é o transducer....O problema são as bolhas e o arrasto da água.

Nos barcos de alumínio o sensor fica de fora, na traseira do barco...Daí, quando vc acelera, a água ali fica agitada, atrapalhando a leitura.

Nos barcos de fibra o sensor é instalado do lado de dentro do casco (sim, o sinal atravessa a fibra), e, enquanto o casco está dentro da água, a leitura do sonar é feita corretamente...Apenas quando tiramos o casco fora da água é q o sinal se perde.

Para o seu problema, acho q mudar de sonar não vai adiantar muito. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Fabrício, obrigado pela resposta.... mas não sei o que está acontecendo.

O barco é realmente de aluminio, mas coloquei o sensor no casco justamente na tentativa de eliminar estes problemas. Coloquei o sensor abrindo uma janela de cerca de 6cm de diametro no casco e fechei esta janela com nylon. Por cima do nylon colei o transducer. Dei um rebaixo no nylon (no torno) de forma que ele encaixasse no aluminio e ficasse rente ao fundo pela parte de fora, para evitar turbulencia na agua, mas nada adiantou.

No sonar que tenho (não sei se são todos assim), se tiver tudo bem silencioso a gente escuta um leve estalo do sonar emitindo o sinal de ultra som para a medição, e ele emite um pulso a cada segundo mais ou menos. Ou seja a frequencia de amostragem é de +-1segundo e como em velocidade alta, por exemplo 50 Km/h, em um segundo o barco já teria percorrido cerca de 14 metros, isto poderia estar influenciando na sensibilidade do aparelho já que o Humminbird 100 além de antigo era o modelo mais baratinho da marca na época.

Será que tem algun sentido esta minha suposição?

Tenho um amigo que tem uma Foker 255 e ele colocou o sensor externo na popa e não tem problema nenhum. O sonar, um garmin 100, funciona legal mesmo com o manche colado.

Outra duvida que tenho, se você puder me exclarecer, é que o humminbird e também o Garmin 550 só marcam em pés, não tendo como mudar para metros. Isto é verdade? Quem me disse isto foi um vendedor no mercado livre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo,

os sonares tem limite de velocidade para receber o sinal de retorno. atualmente, a velocidade (quando ele está instalado conforme manda o manual) é de aproximadamente 30 mph pra ele perder o sinal, mas isso varia caso ele esteja inclinado durante a navegação.

já instalei um sonar desse modelo seu no barco do meu padrinho e sai pra fazer teste. o casco é um amazonas 500, e rodando a até 18 knos (o máximo que o motor dava nesse casco), o sonar mediu sem falha.

deve ser instalado para que fique paralelo a linha do casco, ou no máximo, um pouquinho (+ - 10 mm) mais pra baixo do que a linha do casco.

outras sugestoes de marcas são: Garmin e Furuno, que tem preços nessa faixa tb de 400 doletas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 meses depois...

Pelo que entendi, comprar o fish finder, por exemplo, que custa em média R$ 150,00 é jogar dinheiro fora?

Parece que as funções não seriam precisas. Alguem conhece ou já usou?

depende de quanto está disposto a gastar...

já tive dois fish finder, e pra minha pescaria, que é achar o pesqueiro, saber o tipo de fundo, e a temperatura da água, me atendiam muito bem. agora, se tem tempo ($.$$$,$$) pra comprar um chattploter colorido e faz uma pescaria que realmente precisa saber dos mínimos detalhes no pesqueiro, certamente o fishfinder não será tão eficiente.

no aspecto do uso de tecnologia para se pescar, as pescarias em rio e mar são as mais extremas em lados opostos possível. no rio, que se precisa achar uma formação de galhadas ou pedras, até mesmo pela concentração de exemplares não ser tão grande como no mar, não se necessita de sonar dos mais desenvolvidos, já no mar, em pescarias específicas, que se busca produção, e quanto mais peixe concentrado, melhor é a pescaria, aí é importante que se tenha tecnologia o mais avançada possível.

o melhor custo x benefício atualmente é o lorance x-4 e o cuda 300, ambos na faixa de R$400,00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 4 semanas depois...

Baseado nessas informações,comprei um humminbird 143 a 475,00 ,agora só falta aprender a usar ,é meu primeiro contato com sonar ,se alguem aí tiver alguma dica de como instalar e como entender oque aparece na telinha ficarei grato ,vou colocar numa marajó 16 ,pelo que entendi tem umas maneiras de instalar no casco para que não tenha interferencia da helice do motor, no manual não ficou bem claro pra mim pois esta tudo em ingles .

forte aperto de mão a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baseado nessas informações,comprei um humminbird 143 a 475,00 ,agora só falta aprender a usar ,é meu primeiro contato com sonar ,se alguem aí tiver alguma dica de como instalar e como entender oque aparece na telinha ficarei grato ,vou colocar numa marajó 16 ,pelo que entendi tem umas maneiras de instalar no casco para que não tenha interferencia da helice do motor, no manual não ficou bem claro pra mim pois esta tudo em ingles .

forte aperto de mão a todos.

siga as fotos que é facim facim. joia:::

procure instalar do lado direito do motor, é onde pega menos interferência das bolhas que saem da hélice. se possível, compre um suporte para o transducer para nao ser necessário furar o casco.

http://ts3.mm.bing.net/th?id=H.4863282813863222&pid=15.1&H=160&W=139

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Fabricio!

Excelente tópido, parabéns!!!

Muito bem esclarecido e com uma linguagem muito fácil de entender. Nota 1000!

Só uma correção na questão do lowrance HDS:

O HDS 5 não vem com structurescan.

O StructureScan é um modulo a parte que vc tem que comprar e instalar no barco. Ele tem um transducer próprio. E no caso de te-lo, vc fica com 2 transducers instalado, o do HDS e o do StructureScan.

Vale ressaltar que o transducer do structurescan deve, obrigatoriamente, ficar do lado de fora do casco, enquanto o tranducer do HDS pode ser colado no fundo do casco (do lado de dentro).

O HDS 5X é somente sonar, não tem GPS.

O que acontece é que agora (com o novo software), vai ser possível instalar o modulo de StructureScan nele, o que antes não podia.

Outro fator que pesa MUITO na escolha do Lowrance sobre o Humminbird, é na questão de mapas, pois através de softwares, é possivel fazer um mapa personalizado pro lowrance, assim vc não depende de mapas terceirizados ou falta de mapas para algumas regiões.

Um grande abraço,

Daniel,

Esses mapas que da para fazer para o Lowrance quais softwares você utiliza?

É facil de fazer?

Hoje tenho me guiado pelo GPS do celular com iGo instalado.

Pesco somente em represas no interior de SP.

Abs,

Neto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns, excelente tópico e melhor ainda a explicação, mas cada caso é um caso, eu uso um Sonar com GPS GARMIN 421S COLORSOUNDER, muito útil em nossa região, principalmente na época da cheia, por que existe inúmeros caminhos em lugares bem inóspitos, sem o GPS FICARÍAMOS perdidos facilmente, eu uso tb o IPHONE com um aplicativo GPS chamado MOTIONX-GPS, que é excelente e funciona pelo satélite, não precisando do sinal da operadora, funciona em qualquer lugar, só tem que manter o celular carregado o tempo todo no acendedor fêmea de 12V, neste caso concreto a serventia é muito grande espero ter contribuído, um grande abraço.

Ederson,

Este da Garmin tem mapas dos rios Amazônicos?

Grato,

Neto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns, excelente tópico e melhor ainda a explicação, mas cada caso é um caso, eu uso um Sonar com GPS GARMIN 421S COLORSOUNDER, muito útil em nossa região, principalmente na época da cheia, por que existe inúmeros caminhos em lugares bem inóspitos, sem o GPS FICARÍAMOS perdidos facilmente, eu uso tb o IPHONE com um aplicativo GPS chamado MOTIONX-GPS, que é excelente e funciona pelo satélite, não precisando do sinal da operadora, funciona em qualquer lugar, só tem que manter o celular carregado o tempo todo no acendedor fêmea de 12V, neste caso concreto a serventia é muito grande espero ter contribuído, um grande abraço.

Ederson,

Este da Garmin tem mapas dos rios Amazônicos?

Grato,

Neto

Neto...nenhum destes GPS tem os rios amazônicos detalhados.

Existe uma versão de mapa (comprado) q tem detalhes de Manaus até a foz do amazonas....mas nada de afluente. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por exemplo, se eu estiver pescando no Tiete, próximo a Buritama, hoje eu utilizo o Google Maps ou iGo e pelo menos os contornos das margens há no celular. Assim consigo ne localizar e não me perder. Esses sonares com GPS nem isso eu vou ter? Então não compensa o combo mesmo. Somente o sonar! Valeu Fabricio! !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por exemplo, se eu estiver pescando no Tiete, próximo a Buritama, hoje eu utilizo o Google Maps ou iGo e pelo menos os contornos das margens há no celular. Assim consigo ne localizar e não me perder. Esses sonares com GPS nem isso eu vou ter? Então não compensa o combo mesmo. Somente o sonar! Valeu Fabricio! !!

É q mapas náuticos são um pouco diferentes.

Existe um mapa chamado Blue Chart Vision G2 q pode ser instalado nos GPS da Garmin...Eles cobrem toda a costa Brasileira e boa parte do interior do Brasil. Estas represas de SP acredito q todas sejam mapeadas.

Já os combos da Lowrance e Humminbird....eu desconheço mapas q cubram o interior do Brasil. Sei q fazem mapas personalizados pro Lowrance...mas pro Humminbird desconheço mesmo.

Infelizmente o mapeamento dos lagos no Brasil não interesse aos americanos q projetam os mapas... blink::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É....

Junta um apaixonado por tecnologia e pescaria, nao tem como nao ter um sonar.

Eu sequer barco tenho, ja venho lendo sobre sonar tem tempo.

Ainda bem que achei esse topico.

O mais triste foi ver que os peixinhos, na realidade, nao sao peixinhos.. POOOOOOHHH SONAR! Me arregaçou kkkkk

Muito bom o topico amigo! Me ajudou mto! Até mesmo para indicar equipamento aos amigos pescadores!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

arrow:: 5 - Mas existem sonares q mostram o q está do lado ou lá perto do barranco???

Sim, existem.

A Humminbird vende um modelo chamado Fishin' Buddy. O modelo é bem interessante mas não sei se funciona realmente...ehhee.

Imagem Postada + Imagem Postada + Imagem Postada

Fabricio , já faz uns 12 anos já, mas eu tinha um modelo simples da Hummingbird, (comprava tudo nos Wall Mart da vida), e cruzei com um add on , que por sinal estava muito baratinho, pelo que me lembro baseia-se em mais um TRANSDUCER que era adaptado na frente do barco (Motor elétrico) e vinha com uma chave seletora, então, ou se via para baixo, ou para frente, e uma vez no mar, eu vi algo que parecia estar errado, apontei aonde estava, e meu amigo lançou a tarrafa, e quase não conseguimos retira-la da água de tanta isca que pegamos . . . . E sim, ele mostra os peixinhos sim, o problema e que quando nos o vemos no radar, por não ser águas tao profundas, eles tbm já nos viram raivinha::

Mas quando se vê para frente ajuda bastante ! ! ! e o bom do Fishin' Buddy e que podemos vira-lo, para escaniar áreas,, ao invés de esperar o barco inteiro virar, Get it ?!?!?!?!?! Espero que ajude a alguns joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...