Ir para conteúdo

Cota zero Corumbá!


Posts Recomendados

E ai galera, estava lendo a pesca e companhia do mes, e vi que a partir de fevereiro de 2012 a cota para Dourados em corumba será zero por cinco anos.

O que voces acharam da proibição do abate de dourados ???

eu acho que deveriam fazer mais isso nao apenas na regiao de corumba, mas em varios rios do brasil, deveriam proibir por um periodo o abate de todas especies e nao apenas de uma especifica como feito na regiao sul do pantanal.

abraços

::thanks

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o RS tem proibido o abate de dourados, e isso aumentou consideravelmente sua populacao.

seria uma boa fazer isso por aqui - corumba, rio sao francisco, pantanal ..

mas, como dificilmente vai ter fiscalizacao, dificilmente isso vai dar certo

abs

Realmente, dificilmente dara certo pois a fiscalizaçao do MS e MT sao extremamente fracas!! E eles nao se importam muito com isso como deveriam se importar!!!

Eu acho que TODOS os rios deveriam entrar em um projeto de cota zero por um determinado periodo (3 a 5 anos), isso iria ajudar muito a crescer a população e salvar o pantanal!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o RS tem proibido o abate de dourados, e isso aumentou consideravelmente sua populacao.

seria uma boa fazer isso por aqui - corumba, rio sao francisco, pantanal ..

mas, como dificilmente vai ter fiscalizacao, dificilmente isso vai dar certo

abs

Realmente, dificilmente dara certo pois a fiscalizaçao do MS e MT sao extremamente fracas!! E eles nao se importam muito com isso como deveriam se importar!!!

Eu acho que TODOS os rios deveriam entrar em um projeto de cota zero por um determinado periodo (3 a 5 anos), isso iria ajudar muito a crescer a população e salvar o pantanal!!

É, a fiscalização do MS e MT são muito fracas e disleixadas, um exemplo é essa Pousada que está neste tópico viewtopic.php?f=2&t=20653 que é de se lamentar com a fiscalização daquela região

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DEVERIA SER COTA ZERO PARA TUDO QUANTO LUGAR NO BRASIL...

E CADEIA, PENA BEM DURA. . .PARA OS MATADORES DE PLANTÃO. . .. .

CAMARADAS COM REDES

ARPÃO

DINAMITE, ENFIM ....................PAU PARA OS DEPREDADORES DA NATUREZA E FALSO PESCADORES

concordo plenamente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DEVERIA SER COTA ZERO PARA TUDO QUANTO LUGAR NO BRASIL...

E CADEIA, PENA BEM DURA. . .PARA OS MATADORES DE PLANTÃO. . .. .

CAMARADAS COM REDES

ARPÃO

DINAMITE, ENFIM ....................PAU PARA OS DEPREDADORES DA NATUREZA E FALSO PESCADORES

concordo plenamente

Opa Pedro...existe uma diferença muito grande entre:

- O Q EU GOSTARIA Q FOSSE.

- O Q REALMENTE PODEMOS AVANÇAR PARA DEPOIS AVANÇARMOS MAIS, E MAIS, E MAIS, E MA.....

Aqui no Brasil a pesca predatória está enraizada, atrelada, agarrada na nossa cultura.

São mais de 500 anos tirando tudo o q a água pode nos fornecer. Querer mudar isto na porrada, o q não vai adiantar mesmo.

Lembre-se, redes, tarrafas e etc, são coisas antigas...o tal do Pescador Esportivo é q é coisa nova.

Vejo o Magrão, com seus 58 anos ou mais, com uma política q não vai dar certo nunca. Naonao::

Como eu disse no tópico do Felipe Teixeira...o q não falta neste País são pescadores esportivos radicais q assustam qualquer negociação (seja ela pública ou local), afinal, o outro lado sabe q o cara não vai ceder nunca...então, porque negociar?!?!

O Governo não vai aderir a uma idéia q agrade somente o lado do pescador esportivo, pois o outro lado, o do pescador profissional, nos dias de hoje, ainda dá muito mais votos (infelizmente são maioria)...então, se ele vê um radical do outro lado...nem o recebe, nem começa a negociar. Temos q pensar desta forma, caso contrário vamos perder mais 10 anos sendo ignorados. suici::

Não quero dizer q os "Xiitas" não estão corretos, longe disso, pois se o q eles querem fosse aceito, estaríamos com nossos rios fartos....mas a nossa cultura ainda é a de extração.

Temos q começar ganhando um limite máximo de tamanho para captura e transporte...Depois ganhamos com uma diminuição de cota pra transporte....Depois ganhamos com aumento do prazo de piracema....Depois incluímos um peixe na lista de proíbidos para o abate ou para o transporte (como o do Dourado, por exemplo)....Depois vamos fazendo isso, fazendo aquilo, até q um dia, TODO O TRANSPORTE SEJA PROIBIDO... danca::

O Pantanal foi destruído...conseguir capturar um peixe acima da medida passou a ser algo raro. Daí, "trocentos" milhões de reais investidos em centenas de barcos hotéis, pousadas, voadeiras, motores de popa, agências de viagem, tudo, tudo isso está subutilizado naquela região.

Outro dia saiu uma reportagem dizendo a quantidade de leitos vagos existentes na região do Pantanal...diárias q eram para ser de 150 reais, hoje são ofertadas a 50 reais...Tudo pq não deram valor ao peixe vivo.

Como doeu no bolso de centenas de empresários, estes resolveram se unir.

Participei de uma reunião aqui em Brasília com o Ministro da Pesca, onde um dos representantes dos barcos hotéis de Cáceres, Corumbá, Porto Jofre, e etc, "chorou" suas mágoas diante de todos os presentes. Na verdade ele estava lá mostrando para o resto do País o q ocorreria com seus estoques pesqueiros, caso não fosse feito nada para reverter este processo de extração exagerada.

Hj vejo q a turma conseguiu proibir o transporte do Dourado. Isso é uma grande conquista. Um grande passo.

Agora caberá a cada pescador q por lá esteja, ajudar na falha fiscalização, denunciando, cobrando do operador q não deixe colocarem redes, espinhéis, pindas e etc...

Lembre-se sempre disso....A pesca esportiva só vai crescer neste País quando a minoria agir com inteligência e trazer a maioria pra perto dela. E isso precisa ser feito rapidamente.

Parabéns ao MT. joia:::

Ah, voltando.....vou te dar um exemplo do q falo acima, blz?!?? Ou melhor, vou te dar 2 exemplos.

- Joelson.

Assim q chegou no FTB veio todo feliz mostrar pra turma uma foto onde ele abatia um monte de peixes.

Puts...o coitado foi detonado. Um monte de Xiitas quis matar o cara.

Pedi licença e disse para o Joelson não se importar com aquilo...Q ignorasse as ofensas e q a imagem do pescador esportivo estava mudando em nosso País.

Hj veja quem é o Joelson?!?!?

- Mauro Castelano.

Um amigo q conheci a pouco tempo. Um pescador fanático q, apesar de não usar redes, tarrafas, pindas e etc, abatia todo o q batia na ponta do anzol.

Outro dia, ainda no final do ano passado, pescando com ele, disse q soltar um peixe é tão prazeroso (ou mais) q abatê-lo, afinal, a disputa entre peixe - pescador havia encerrado, já q o peixe estava embarcado...então, soltar o peixe seria uma outra experiência, um outro prazer.

Semana passada fui a um churrasco na casa dele e, a primeira coisa q ele me disse foi q havia pescado na SM e soltado espontaneamente o seu primeiro peixe.

Puts, nesta hora eu vi q uma simples conversa.....tratando um ignorante (no sentido real da palavra - aquele q por falta de informação) com camaradagem, de igual pra igual (afinal não somos especiais), me fez ver q vale a pena avançar sempre, mesmo q em passos curtos.

Pense nisso...Tenho certeza q vc tb pode ajudar sem xingar ninguém. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mestre:: mestre:: mestre::

Sábias palavras gde Fabrício.

É como sempre falo RADICALISMO em qualquer área nunca leva a nada!!!!

A situação melhorou e muito, não chegamos nem perto do ideal mas estamos caminhando, não na velocidade que gostaríamos mas caminhando.

Gde amigo Magrão vc com muito mais experiência do que eu sabe bem disso, é só relembrar como era a situação a 20 anos atrás eu era criança mas já era pescador, e como a gente depredava, eu meu pai, meus tios, amigos e conhecidos pescadores não tinha nem noção de qd se pega um peixe tinha a possibilidade de soltar matava td mesmooo, peixes e caça, inclusive usava rede, espinhel, pinda, boia e td. Hj já não transportamos peixe no maximo algum exemplar para almoçar num domingo em família.

Então já melhoramos, inclusive alguns locais como nosso querido rio araguaia melhorou e muito de peixe, é só lembrar das pescarias na década de 90, como o rio estava ruim de peixe, hj tá melhor, longeee do ideal mas melhorou visivelmente isso melhorou.

Vamos ser otimistas joia::: joia::: joia:::

ABRAÇO, e vamos pescar o dia 3/02 que n chega logo danca:: danca::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DEVERIA SER COTA ZERO PARA TUDO QUANTO LUGAR NO BRASIL...

E CADEIA, PENA BEM DURA. . .PARA OS MATADORES DE PLANTÃO. . .. .

CAMARADAS COM REDES

ARPÃO

DINAMITE, ENFIM ....................PAU PARA OS DEPREDADORES DA NATUREZA E FALSO PESCADORES

concordo plenamente

Opa Pedro...existe uma diferença muito grande entre:

- O Q EU GOSTARIA Q FOSSE.

- O Q REALMENTE PODEMOS AVANÇAR PARA DEPOIS AVANÇARMOS MAIS, E MAIS, E MAIS, E MA.....

Aqui no Brasil a pesca predatória está enraizada, atrelada, agarrada na nossa cultura.

São mais de 500 anos tirando tudo o q a água pode nos fornecer. Querer mudar isto na porrada, o q não vai adiantar mesmo.

Lembre-se, redes, tarrafas e etc, são coisas antigas...o tal do Pescador Esportivo é q é coisa nova.

Vejo o Magrão, com seus 58 anos ou mais, com uma política q não vai dar certo nunca. Naonao::

Como eu disse no tópico do Felipe Teixeira...o q não falta neste País são pescadores esportivos radicais q assustam qualquer negociação (seja ela pública ou local), afinal, o outro lado sabe q o cara não vai ceder nunca...então, porque negociar?!?!

O Governo não vai aderir a uma idéia q agrade somente o lado do pescador esportivo, pois o outro lado, o do pescador profissional, nos dias de hoje, ainda dá muito mais votos (infelizmente são maioria)...então, se ele vê um radical do outro lado...nem o recebe, nem começa a negociar. Temos q pensar desta forma, caso contrário vamos perder mais 10 anos sendo ignorados. suici::

Não quero dizer q os "Xiitas" não estão corretos, longe disso, pois se o q eles querem fosse aceito, estaríamos com nossos rios fartos....mas a nossa cultura ainda é a de extração.

Temos q começar ganhando um limite máximo de tamanho para captura e transporte...Depois ganhamos com uma diminuição de cota pra transporte....Depois ganhamos com aumento do prazo de piracema....Depois incluímos um peixe na lista de proíbidos para o abate ou para o transporte (como o do Dourado, por exemplo)....Depois vamos fazendo isso, fazendo aquilo, até q um dia, TODO O TRANSPORTE SEJA PROIBIDO... danca::

O Pantanal foi destruído...conseguir capturar um peixe acima da medida passou a ser algo raro. Daí, "trocentos" milhões de reais investidos em centenas de barcos hotéis, pousadas, voadeiras, motores de popa, agências de viagem, tudo, tudo isso está subutilizado naquela região.

Outro dia saiu uma reportagem dizendo a quantidade de leitos vagos existentes na região do Pantanal...diárias q eram para ser de 150 reais, hoje são ofertadas a 50 reais...Tudo pq não deram valor ao peixe vivo.

Como doeu no bolso de centenas de empresários, estes resolveram se unir.

Participei de uma reunião aqui em Brasília com o Ministro da Pesca, onde um dos representantes dos barcos hotéis de Cáceres, Corumbá, Porto Jofre, e etc, "chorou" suas mágoas diante de todos os presentes. Na verdade ele estava lá mostrando para o resto do País o q ocorreria com seus estoques pesqueiros, caso não fosse feito nada para reverter este processo de extração exagerada.

Hj vejo q a turma conseguiu proibir o transporte do Dourado. Isso é uma grande conquista. Um grande passo.

Agora caberá a cada pescador q por lá esteja, ajudar na falha fiscalização, denunciando, cobrando do operador q não deixe colocarem redes, espinhéis, pindas e etc...

Lembre-se sempre disso....A pesca esportiva só vai crescer neste País quando a minoria agir com inteligência e trazer a maioria pra perto dela. E isso precisa ser feito rapidamente.

Parabéns ao MT. joia:::

Ah, voltando.....vou te dar um exemplo do q falo acima, blz?!?? Ou melhor, vou te dar 2 exemplos.

- Joelson.

Assim q chegou no FTB veio todo feliz mostrar pra turma uma foto onde ele abatia um monte de peixes.

Puts...o coitado foi detonado. Um monte de Xiitas quis matar o cara.

Pedi licença e disse para o Joelson não se importar com aquilo...Q ignorasse as ofensas e q a imagem do pescador esportivo estava mudando em nosso País.

Hj veja quem é o Joelson?!?!?

- Mauro Castelano.

Um amigo q conheci a pouco tempo. Um pescador fanático q, apesar de não usar redes, tarrafas, pindas e etc, abatia todo o q batia na ponta do anzol.

Outro dia, ainda no final do ano passado, pescando com ele, disse q soltar um peixe é tão prazeroso (ou mais) q abatê-lo, afinal, a disputa entre peixe - pescador havia encerrado, já q o peixe estava embarcado...então, soltar o peixe seria uma outra experiência, um outro prazer.

Semana passada fui a um churrasco na casa dele e, a primeira coisa q ele me disse foi q havia pescado na SM e soltado espontaneamente o seu primeiro peixe.

Puts, nesta hora eu vi q uma simples conversa.....tratando um ignorante (no sentido real da palavra - aquele q por falta de informação) com camaradagem, de igual pra igual (afinal não somos especiais), me fez ver q vale a pena avançar sempre, mesmo q em passos curtos.

Pense nisso...Tenho certeza q vc tb pode ajudar sem xingar ninguém. joia:::

Concordo contigo!!! Um passo de cada vez, nao adianta se revoltar e querer mudar tudo da noite pro dia!!!

valeeu abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bah lembro que meu pai foi a uns 4 anos atras.. a cota era 50 kg de peixe + um exemplar... Agora pega quantos pescadores vao por ano la, e podemos ter uma noçao de quantas toneladas de peixe eram mortos por ano! lamentável e boa a atitude, mas deveria ser com todos os peixes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo Plenamente Fabrício, porém na Minha opinião acho que cota zero é uma coisa que muito raramente acontecerá, também não faz nem sentido para o povo. O que eu acho é que se os pescadores respeitassem apenas a cota que hoje é estabelecida a coisa estaria muito diferente do que está hoje... Como exemplo pegue as pousadas do pantanal e veja que se um pescador respeitasse a cota de 10kg e 1 exemplar ele traria pra casa apenas 2 ou 3 peixes, se a medida do pintado é de 80cm 2 pintados já dariam a cota do pescador, correto? Acontece que o pessoal levava centenas de kilos de peixe embora.

Também a lei existe mas ninguém está fazendo com que seja respeitada. Aqui na região por exemplo tem algumas pousadas que não permitem o pescador armazenar peixe abaixo da medida nem acima da cota, e essas são as que sempre tem movimento, fazem isso não porque querem, fazem porque a policia ambiental fez algumas abordagens e multou o pessoal da pousada e alguns pescadores. Resumindo, se houver a fiscalização serão poucos que terão coragem de infringir a lei.

Uma coisa que tem feito melhorar muito a coisa aqui na região é policia estar parando na rodovia para fiscalizar peixes, você escuta sem parar dos pescadores no rio... "Vixi os homi tão parando no pedágio, não da pra levar peixe."

Estive percebendo que a maioria das pessoas que fazem ou faziam grandes matanças de peixes são pessoas comuns, não são bandidos ou foras da lei, simplesmente tem essa cultura, coisa antiga como você mesmo disse. Tal fato influência ainda mais em que se houver a fiscalização a coisa melhora. Porque pode falar o que for, mas o povo tem medo de ser parado, ter material apreendido e ser multado.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...