Ir para conteúdo

Compartilhamento de Informações - CUIDADO!!!


Posts Recomendados

Prezados,

Tem me chamado a atenção um fato em particular que vem ocorrendo nos fóruns de pesca.

Muitas vezes pessoas com pouquíssimo tempo de registro, pouquíssimos posts e mesmo sem avatar aparecem pedindo dicas de pesca.

Não me refiro a dicas como "qual o melhor motor elétrico" ou "qual a capacidade de linha da carretilha X", etc.

Me refiro às dicas que pedem sobre pontos de pesca, comportamento de peixes, informações sobre pousadas, etc.

E acontece de as pessoas dos fóruns agirem com boa vontade e compartilharem as informações sem nem saber quem é o cidadão por trás do avatar ou mesmo sem ter a foto de perfil.

Gente CUIDADO! A internet é uma arma poderosíssima, para o bem e para o mal. Do mesmo jeito que existem pescadores realmente esportivos nos fóruns, existem os matadores à espreita, de olho nas dicas e principalmente nos relatos (sobre estes tenho meus conceitos próprios que não vou trazer a este post).

Antes de dar uma dica a alguém, procure saber quem é a pessoa, verifique sua mensagem de apresentação, explore seus posts, veja se tem amizades dentro do fórum.

Não vá de cara falando coisas do tipo: "pode ir na represa X ou no rio Y que lá é ótimo de peixe." E de quebra falando "olha, não deixe de pescar com a isca Z que é a melhor para lá".

Mais uma vez pessoal: Muito CUIDADO!!! O que é escrito em um fórum hoje repercute mais do que o que é publicado em qualquer revista de pesca do Brasil. Sejamos responsáveis e analisemos bem a pessoa para a qual passamos nossas dicas.

Cuidado também ao publicar detalhes sobre locais de pesca. Se você conhece a pessoa e deseja prover informações bem detalhadas, faça isto em particular.

Não quero que me interpretem mal, principalmente pensando que sou contra o compartilhamento de informações nos fóruns. Longe de mim. Julgo que estes são ferramentas de informação e educação ambiental espetaculares e fundamentais para a pesca esportiva atualmente.

Estou enfatizando apenas o conteúdo dessas informações e para quem as mesmas são divulgadas.

1 abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

André vc está certíssimo. A internet é uma arma nas mãos do bem e do mal. Não podemos sair falando de pontos de pesca pois nos dizem ser pescadores esportivos.... Vamos ficar atentos a esta questão.

Uma coisa que é mais seria ainda. Muitos criam logins e não colocam nenhuma informação nem o avatar... estas pessoas deveriam ser retiradas do fórum, claro que depois de muitos avisos dos moderadores. Isso ajudaria demais principalmente aos INTEGRANTES conscientes dos fóruns de pesca!.

Parabéns pela iniciativa!!! joia::: joia::: joia::: joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compartilho as mesmas preocupações e as sugestões apresentadas são todas válidas.

Apenas chamo a atenção para que o ambiente da net é de liberdade, e nos fóruns, mesmo que tomemos todas as precauções apresentadas, e muitas outras mais, não deixaremos de dar todas aquelas dicas, após as triagens sugeridas. Ou mataríamos esta característica dos fóruns.

Um predador, não precisa perguntar ... basta acompanhar que terá todas as informações ...

Não poderá dirigir para um ponto específico que lhe seja de interesse ... mas sempre haverá muitas informações, sobre muitos pontos.

Não esqueçamos também que existem vários fóruns aonde "pescar" ...

Não contesto o que foi colocado, apenas delineio os limites de segurança que efetivamente tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu concordo, mas haverão os que irão discordar!!!

Abraço,

Ricardo

Eu...!

Se for para sonegar informações é melhor se cadastrar na CIA e não em site de pesca.

Quem tiver um point secreto pode mantê-lo secreto, mas as pousadas, os barcos e até mesmo os rios precisam serem divulgados. É a função de um site de pesca: troca de informações.

Quando me cadastrei no FTB, só conhecia os azuis e os pitangas do Araguaia, hoje posso falar dos Açus do rio Negro e do Fogo do São benedito entre outros.

Fui um dos primeiros a relatar aqui os douradinhos da Serra do Facão (rio São Marcos), mas quando lá cheguei, já encontrei redes e espinhéis.

A minha evolução como pescador está toda publicada aqui no FTB, e não pretendo me censurar ou me submeter a censuras. O que sei, o que aprendo e o que invento está aqui, para todos.

Quem quiser fazer mal uso das informações que faça, é para tal que o Estado tem o poder de polícia.

Abraços, e, me desculpem, mas este é um site aberto e eu torço pra que ele continue assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eloy, de certa forma eu não discordo de ti, pois estás certo, mas concordo com a maior parte do que foi escrito pelo pessoal acima... E justifico minha posição...

A maioria dos locais que pesquei durante minha jornada na pesca esportiva deixaram de existir quando se tornaram públicos, praticamente todos de 2000 para cá, com o boom da internet...

Mas o pior da situação nem é isso, mas sim que sempre postei relatos técnicos e bem detalhados (não aqui que frequento faz pouco), dei dicas, ensinei quem me pedia auxílio (na prática os próximos ou virtualmente os distantes) e no fim das contas, muitas vezes, não recebi um mísero "obrigado"...

Isto me fez rever conceitos, principalmente os virtuais... A internet hoje é uma terra absolutamente sem lei, onde frequentam mocinhos e bandidos. É claro que julgar alguém através da tela do computador é impossível, mas cometendo muitos erros e alguns poucos acertos, consigo hoje fortalecer meus laços com o lado do bem.

É uma situação complicada, mas eu por frequentar um fórum fechado, digo que, na minha opinião, é a melhor solução.

Abraços Eloy,

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na boa, Eloy falou exatamente o que penso.

Acho que estamos ficando "Noiados" demais com um simples hobby que é pescar.

Pessoas que não praticam o pesque e solte SEMPRE vão existir, e eles são pessoas normais como eu, você e todos aqui.

Se um point de pesca que alguem pescou no passado era bom, e que agora não é tanto assim. Deem graças a Deus que vocês tiveram a oportunidade.

Se uma dica que você deu sobre um lugar, isca ou pousada resultou numa ótima pescaria de alguem que levou peixe para casa. Já parou para pensar que você compartilhou para o êxito de uma pescaria de outra pessoa e que está ficou contente, alegre e feliz. Por mais que a ação dele seja "Desaprovada" por nós aqui, ele se divertiu e isso já é um ponto positivo.

Censurar informações e querer "investigar" as pessoas que a procuram é o mesmo que tapar o sol com a peneira.

Imagine se tudo que e feito de novo por alguem fosse censurado somente pelo fato da pessoa ter medo que sua idéia iria ser utlizada para outros fins. E para liberar este feito TODOS devam provar a sua utilização. Iamos viver em um mundo louco, com pessoas Tensas, nervosas, noiadas e implicantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também estou com o Elói.Se for pensar assim,não saio de casa,posso ser assaltado,atropelado ...... :gorfei:

Se não fosse pelas trocas de informações nos sites ,por exemplo,ainda tava todo mundo usando papa black e achando a melhor isca do mundo. joia:::

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também discordo totalmente Naonao:: Naonao::

Se for para não compartilhar informações não existe motivos para participar do forum, se o objetivo deste e exatamente o de compartilhar informações e consequentemente fazer novas amizades :amigo: :amigo: :amigo:

A função de fiscalizar é do governo a nossa função é denunciar qd ocorre pesca predatória em algum local e conversar com as pessoas que não praticam a pesca esportiva e pelo menos tentar convence-las do prazer e da importância que existe na soltura de um peixe!!

É isso sempre que alguém do forum pedir informações de um local de pesca eu irei atender com muito prazer.

::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

O que eu falo para ter cuidado é a divulgação de informações pessoais isso sim devemos ter muito cuidado, infelizmente com a bandidagem solta por ai não podemos vacilar, conselho da própria policia!! bang:: bang::

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez o que eu escrevi não tenha sido bem compreendido por todos.

De forma nenhuma estou querendo dizer que sou contra compartilhar informações. Não é isso. E concordo que essa é uma das funções do fórum.

Me refiro ao tipo de informação e para quem ela é disponibilizada. Me refiro àquelas pessoas que nem avatar tem e não participam das discussões dos fóruns. Aí o camarada coloca um post do tipo: "Como anda a pesca na represa X".

Acho que nesse tipo de situação temos que nos resguardar. Se não conhecemos a pessoa e suas intenções, acho temeroso compartilhar as informações.

Como coloquei em meu post, é diferente de ajudar alguém com dúvidas sobre um motor elétrico, uma carretilha, um nó, uma linha, etc. Esse tipo de informação eu compartilho sem saber quem é o cidadão. E tenho prazer em ajudar.

Quanto a fiscalização ser papel das autoridades, concordo plenamente! Porém temos que lembrar que estamos no Brasil, onde a fiscalização não funciona e há a famigerada cultura popular de levar vantagem em tudo burlando as leis. Nosso objetivo final é proteger os peixes e se não pudermos ajudar, porque vamos atrapalhar???

1 abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas ninguém precisa compartilhar nada. Esse tipo de pessoa não vai colocar avatar e nem vai pedir informação, é só ler os relatos. Tá tudo lá.

O melhor é largar essa gente de lado e fazer a nossa parte, com consciência.

::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aiaiaiaiai....... mau:: mau:: Pensei, pensei, pensei e, pra variar, resolvi dar minha opinião. :gorfei: :gorfei:

Pessoal, acho que entendi o que o André está querendo dizer. joia::: Ele se refere apenas àquelas situações onde o camarada sequer tem "afinidade" com o fórum. Mal e mal fez seu cadastro e já está atrás das informações mais "quentes" que o fórum pode disponibilizar, através dos "gurus" de cada área. joia::: Ele teme que esses "novatos" possam estar apenas "se aproveitando" do fórum para descobrir points excelentes de peixe, para depois chegar lá e acabar com tudo. Acho que é por aí. E entendo a preocupação dele. joia::: Tem a melhor das intenções. joia:::

Acontece que, mesmo o camarada não tendo registro, aqui no FTB ele tem acesso a todos os tópicos disponíveis. joia::: E sempre de forma aberta e livre! alegre:: palmas:: E como praticamente todo mundo tem acesso à net, as informações estão "sem limites".... joia::: O mero expectador (aquele sem cadastro) apenas terá como limitação as informações via MP. joia::: Dessa forma, apesar de entender a intenção do André, acho que ela é inócua. joia:::

Quanto ao que penso, propriamente falando, apesar de ter plena consciência de que muitas informações são usadas de forma "negativa", continuo achando que um fórum de pesca deve ser totalmente livre. joia::: Sem qualquer restrição a comentário ou "pudores". joia:::

A troca de informações é a "alma" disso aqui. joia::: Todos os relatos que eu fiz aqui no FTB até hoje, presaram pela mais absoluta fidelidade do que realmente aconteceu, seja para o "bem", seja para o "mal". joia::: Os sucessos; os fracassos; os pesqueiros "quentes"; os não tão "quentes"; as técnicas eficazes; as mal-sucedidas; as cabañas boas e a ruins; os piloteiros que prestam, e os que não prestam; e assim por diante. joia::: Se vão usar essas informações para o "bem" ou para o "mal", o que é que eu posso fazer?! Limito-me a informar, com a maior fidedignidade possível. joia::: E só! joia:::

Um exemplo do que estou falando é o "tutorial" sobre a pesca na Argentina. Quando eu lançei ele aqui no FTB, foi com a intenção de ajudar aqueles pescadores que têm vontade de ir pescar na ARG. joia::: Só isso! joia::: Se algum "esperto" se valer dessas informações para "tirar proveito", ele vai ter que se entender com a Gendarmeria Nacional. joia::: Problema de Estado, e não meu! joia:::

Enfim, sei que as informações muitas vezes podem ser usadas de "maneira errada", mas, entre isso e a "privação" dessas informações, pecarei sempre pela liberdade na troca de idéias, pois entendo que a razão de ser desse fórum (especialmente o FTB) reside exatamente aí! joia:::

Um grande abraço a todos! :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aiaiaiaiai....... mau:: mau:: Pensei, pensei, pensei e, pra variar, resolvi dar minha opinião. :gorfei: :gorfei:

Pessoal, acho que entendi o que o André está querendo dizer. joia::: Ele se refere apenas àquelas situações onde o camarada sequer tem "afinidade" com o fórum. Mal e mal fez seu cadastro e já está atrás das informações mais "quentes" que o fórum pode disponibilizar, através dos "gurus" de cada área. joia::: Ele teme que esses "novatos" possam estar apenas "se aproveitando" do fórum para descobrir points excelentes de peixe, para depois chegar lá e acabar com tudo. Acho que é por aí. E entendo a preocupação dele. joia::: Tem a melhor das intenções. joia:::

Acontece que, mesmo o camarada não tendo registro, aqui no FTB ele tem acesso a todos os tópicos disponíveis. joia::: E sempre de forma aberta e livre! alegre:: palmas:: E como praticamente todo mundo tem acesso à net, as informações estão "sem limites".... joia::: O mero expectador (aquele sem cadastro) apenas terá como limitação as informações via MP. joia::: Dessa forma, apesar de entender a intenção do André, acho que ela é inócua. joia:::

Quanto ao que penso, propriamente falando, apesar de ter plena consciência de que muitas informações são usadas de forma "negativa", continuo achando que um fórum de pesca deve ser totalmente livre. joia::: Sem qualquer restrição a comentário ou "pudores". joia:::

A troca de informações é a "alma" disso aqui. joia::: Todos os relatos que eu fiz aqui no FTB até hoje, presaram pela mais absoluta fidelidade do que realmente aconteceu, seja para o "bem", seja para o "mal". joia::: Os sucessos; os fracassos; os pesqueiros "quentes"; os não tão "quentes"; as técnicas eficazes; as mal-sucedidas; as cabañas boas e a ruins; os piloteiros que prestam, e os que não prestam; e assim por diante. joia::: Se vão usar essas informações para o "bem" ou para o "mal", o que é que eu posso fazer?! Limito-me a informar, com a maior fidedignidade possível. joia::: E só! joia:::

Um exemplo do que estou falando é o "tutorial" sobre a pesca na Argentina. Quando eu lançei ele aqui no FTB, foi com a intenção de ajudar aqueles pescadores que têm vontade de ir pescar na ARG. joia::: Só isso! joia::: Se algum "esperto" se valer dessas informações para "tirar proveito", ele vai ter que se entender com a Gendarmeria Nacional. joia::: Problema de Estado, e não meu! joia:::

Enfim, sei que as informações muitas vezes podem ser usadas de "maneira errada", mas, entre isso e a "privação" dessas informações, pecarei sempre pela liberdade na troca de idéias, pois entendo que a razão de ser desse fórum (especialmente o FTB) reside exatamente aí! joia:::

Um grande abraço a todos! :amigo:

Quando comentei la em cima foi isso que pensei,mas realmente não tem como sber se o cara é mocinho ou bandido,cabe fazermos nossa parte e deijar para os xerifes cuidarem do resto :gorfei: :gorfei:

UFA :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de postar pedindo dicas pra 3 marias e acho que oque o andre quis dizer tem fundamento sim , tipo as informaçoes que eu gostaria de receber nao devem ser passadas a uma pessoa que nao pratica pesque solte.

Nao e tao simples saber a intençao dos outros mas um pequeno filtro ja ajuda , imagino que , como eu faria , devo receber dicas especiais por ja ter me mostrado pescador esportivo. Normalmente por mp.

Nos locais onde pesco com frequencia eu nao passaria informaçoes especiais a qualquer um.

abraço e por favor , mandem minhas dicas :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho evitado me envolver em alguns assuntos que tentem se tornar "polêmicos", ou melhor, a visão com que são tratados é que geram polêmicas... mas não poderia deixar de me manifestar nesse tema abordado, até por ser parte das minhas funções de Moderador do FTB !

arrow:: Entendi o propósito do André, desde que iniciou a postagem desse tópico, embora a forma como colocou o assunto possa ser encarada por alguns dos nossos usuários de uma outra maneira, o que não deixa de ser natural !

Não preciso lembrar que num Fórum aberto ( como o nosso ), o principal insumo é a informação e nunca deixará de ser... esse é o "negócio atrativo" de frequência dos principais usuários que aqui acessam !

A questão maior - sempre presente no nosso subconsciente - é saber se o compartilhamento dessas informações pode ser usado de forma indevida por alguém que a recebe, já que não há como "separar os bandidos dos mocinhos"...

Pessoal, a maioria dos fatos e/ou informações que circulam em todos os Fóruns dessa natureza é bastante parecido ! Muitas são as transcrições feitas pelos mesmos usuários em diversos locais, pois essa interação entre as pessoas é o que se busca ao postar qualquer fato ou memso tópico ! Temos usado ( FTB ) um fator de condicionamento em exemplificação e conscientização que podem fazer alguma diferença no aculturamento individual de nossos usuários, tornando-os mais esportivos e na direção de uma melhor preservação desse interesse comum da maioria de nós, MAS NADA ALÉM DISSO !

Só existem dois tipos de situação nos Fóruns, ou eles são públicos ( abertos e direcionados a quem assim desejar ) ou fechados ( restritos quanto ao acesso de apenas "selecionados" ).

arrow:: Nossa opção foi lidar com Fóruns abertos, e mais ainda, um local onde as participações não são exclusivas, muito até pelo contrário, com incentivo de ingresso de outros Grupos/Turmas de Pesca pré-formados...

Como saber se os "visitantes" são "do bem" ou "do mal" ( se é que isso existe ) ? Sejamos práticos acima de tudo !

Não há o que "esconder" na maioria dos temas postados, até porque a maioria deles é de técnicas e/ou formas de aumentar as possibilidades de sucesso nas pescarias realizadas, justamente algo que "faz a liga" entre quem já tem mais experiência e os que se iniciam nesse processo de pesca esportiva !

Desculpem aqueles que gostariam de ler algo menos "realista" como resposta, mas essa é a realidade ! tchau::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejo mais como excesso de precaução. Falando em c ausa própria, posso citar inúmeros amigos virtuais - desconhecidos portando, com os quais aprendi muito e, hoje, são verdadeiros irmãos em todos os sentidos.

No meu modo simples de ver a coisa todos têm meu voto de confiança até prova em contrário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...