Ir para conteúdo

Ajuda com carretilha pesada


Posts Recomendados

Olá galera.

Preciso de informações sobre carretilha pesada.

No começo de janeiro pesquei 5 dias no Araguaia na pousada Asa Branca, foi tudo de bom peguei ótimos peixes, pirararas e uma grande piraíba.

Vou pra lá em janeiro de 2013 e estou com algumas duvidas:

O equipamento que usei e deu conta foi uma carreta mitchel reptide 4/0, linha 0,90 (uns 170 mts) com uma vara Giant Catfish Johnny Hoffman 120 lbs. Deu conta do recado (só com a piraiba q fiquei meio preocupado pq quase acabou a linha e se o piloteiro não fosse ninja eu tava ferrado) mas quero levar mais tralha e acabei de comprar uma Okuma Convector CV-55L e uma vara Shimano Trevala 200 Lbs.

Bom vou comprar mais uma carreta e uma vara estou interessado na Penn 345 GT2 e a vara ainda não sei qual compro.

Perguntas pros companheiros:

- Alguém pode sugerir uma vara pra esse tipo de carreta, a Penn?

- Pesquisei carretilhas sem guia de recolhimento, são boas, será q eu consigo pegar as manhas de usar?

- Desse equipamento que vou ter tres carretas e tres varas quero combinar duas pra pirarara e uma bem forte pra piraiba, que tipo de combinação devo fazer?

Obriagdo e aguardo algumas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Marcelo,

Pesco no Araguaia a muito tempo e sou precursor da Pousada Asa Branca, fui lá a primeira vez em 2002 e a estrutura era extremamente simples. Pude ver como o Carlinhos (dono da pousada) com muita humildade, trabalho e ótimo atendimento cresceu e vem crescendo cada vez mais.

Tenho bastante experiência com peixes de couro, não tenho as contas de quantas Pirararas e Jaús eu já peguei, mas Piraíbas foram 29.

Um ponto que faço uma observação pra você é... Você não gostaria de comprar uma Tekota 800 no lugar da Penn 345GT2?

Falo isso porque gosto bastante da Tekota e acho uma carretilha extremamente macia e resistente. Eu mesmo dou manutenção em meu material e minha tekota já pegou muitos, mas muitos peixes grandes mesmo, esses dias eu abri ela pra limpar e ela está simplesmente zerada, tudo como novo. Fiquei impressionado.

Mesmo assim... a Penn 345GT2 é uma ótima carretilha e se você optar por ela, tenho certeza q não vai se arrepender nem ter problemas.

Para Pirararas eu gosto de usar conjuntos mais "leves", principalmente nos períodos de cheia (novembro a março), porque elas ficam em locais mais limpos e a gente não precisa fazer um cabo de guerra pra impedí-las de ir pra galhada.

Eu utilizo varas com ação semelhante a da Trevala, por deixar que a gente sinta mais o peixe. A carretilha que utilizo é geralmente uma Calcutta 700 ou Abu 7000 com linha 0,60 ou 0,70. Ultimamente tenho usado linha multi 100lbs.

As vezes utilizo uma Penn GTi 330 com linha 0,70 ou 0,80mm.

A vara tem q te deixar sentir o peixe e ao mesmo tempo ter potência pra que a fisgada faça o anzol entrar na boca das cabeçudas, que não é nada mole, mas nada de exagerar com vara muito dura pra você não guinchar o peixe e perder a briga.

Pra Piraíbas, pra usar com a Tekota 800 ou a Penn 345GT2, eu colocaria uma vara mais ou menos com a ação da Millenium Max Force da Pesca Brasil de 80 - 120lbs(não gosto do acabamento dessa vara e acho ela um pouco desequilibrada, mas a ação do blank, que é o corpo da vara é bom e serve de refencia pra você).

Não sei quanto você está disposto a gastar numa vara, mas dentre várias, a Shimano Talavera de maior libragem é boa, a Intergreen Hematita Pira-Açu é uma ótima opção.

Se quiser gastar mais um pouco, mande o Marcão da Custom By Marco fazer uma vara pra você do mesmo jeito que ele fez uma pra mim. Mandei fazer uma vara que pela experiencia que eu tenho considero ser perfeita pra pescaria de Piraíba, e ele captou direitinho o que eu queria.

Quanto a Carretilhas sem guia. São ótimas opções e são fáceis de se operar. Carretilhas pesadas, com o tempo, tendem a ter problemas com o guia de linha, pela força que a linha exerce nele. Coisa simples de se resolver, mas não deixa de ser problema né.

Eu recomendo você olhar a Tyrnos 30 II, as Penn 5/0 ou 6/0.

São carretilhas de tamanho bacana (200 a 250m de linha 0,90) e que não tem o distribuidor.

Não exagere muito.

Fui o primeiro a pescar e ter sucesso com carretilhas muito grandes e que não tem guia de linha (TLD 50II, Tyrnos 50II, Tiagra 50) para pesca de Piraibas na região do Araguaia. Depois disso, tem virado febre a compra deste tipo de material. O problema é que geralmente quem compra não sabe o porque da utilização de carretilhas deste tamanho. Acham que é porque a piraíba pode tomar toda a linha de uma carretilha menor, e não é isso.

Na verdade é o jeito de se pescar e a técnica que exige que se tenha essas carretilhas.

Se você não pesca umas 3 vezes por ano no Araguaia, eu não recomendo que você compre um material desses. Vai estar desperdiçando dinheiro.

Então, resumindo, acho que você pode utilizar o material da seguinte forma:

A vara mais flexivel(mole) com a carretilha que comporte menos linha

A vara mais rígida e parruda com a carretilha que comporte mais linha (Tekota ou Penn)

E a intermediária, que acho que seria essa Giant Catfish, com a carretilha intermediária.

se tiver mais duvidas é só falar ou mandar MP q eu respondo.

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Marcelo,

Pesco no Araguaia a muito tempo e sou precursor da Pousada Asa Branca, fui lá a primeira vez em 2002 e a estrutura era extremamente simples. Pude ver como o Carlinhos (dono da pousada) com muita humildade, trabalho e ótimo atendimento cresceu e vem crescendo cada vez mais.

Tenho bastante experiência com peixes de couro, não tenho as contas de quantas Pirararas e Jaús eu já peguei, mas Piraíbas foram 29.

Um ponto que faço uma observação pra você é... Você não gostaria de comprar uma Tekota 800 no lugar da Penn 345GT2?

Falo isso porque gosto bastante da Tekota e acho uma carretilha extremamente macia e resistente. Eu mesmo dou manutenção em meu material e minha tekota já pegou muitos, mas muitos peixes grandes mesmo, esses dias eu abri ela pra limpar e ela está simplesmente zerada, tudo como novo. Fiquei impressionado.

Mesmo assim... a Penn 345GT2 é uma ótima carretilha e se você optar por ela, tenho certeza q não vai se arrepender nem ter problemas.

Para Pirararas eu gosto de usar conjuntos mais "leves", principalmente nos períodos de cheia (novembro a março), porque elas ficam em locais mais limpos e a gente não precisa fazer um cabo de guerra pra impedí-las de ir pra galhada.

Eu utilizo varas com ação semelhante a da Trevala, por deixar que a gente sinta mais o peixe. A carretilha que utilizo é geralmente uma Calcutta 700 ou Abu 7000 com linha 0,60 ou 0,70. Ultimamente tenho usado linha multi 100lbs.

As vezes utilizo uma Penn GTi 330 com linha 0,70 ou 0,80mm.

A vara tem q te deixar sentir o peixe e ao mesmo tempo ter potência pra que a fisgada faça o anzol entrar na boca das cabeçudas, que não é nada mole, mas nada de exagerar com vara muito dura pra você não guinchar o peixe e perder a briga.

Pra Piraíbas, pra usar com a Tekota 800 ou a Penn 345GT2, eu colocaria uma vara mais ou menos com a ação da Millenium Max Force da Pesca Brasil de 80 - 120lbs(não gosto do acabamento dessa vara e acho ela um pouco desequilibrada, mas a ação do blank, que é o corpo da vara é bom e serve de refencia pra você).

Não sei quanto você está disposto a gastar numa vara, mas dentre várias, a Shimano Talavera de maior libragem é boa, a Intergreen Hematita Pira-Açu é uma ótima opção.

Se quiser gastar mais um pouco, mande o Marcão da Custom By Marco fazer uma vara pra você do mesmo jeito que ele fez uma pra mim. Mandei fazer uma vara que pela experiencia que eu tenho considero ser perfeita pra pescaria de Piraíba, e ele captou direitinho o que eu queria.

Quanto a Carretilhas sem guia. São ótimas opções e são fáceis de se operar. Carretilhas pesadas, com o tempo, tendem a ter problemas com o guia de linha, pela força que a linha exerce nele. Coisa simples de se resolver, mas não deixa de ser problema né.

Eu recomendo você olhar a Tyrnos 30 II, as Penn 5/0 ou 6/0.

São carretilhas de tamanho bacana (200 a 250m de linha 0,90) e que não tem o distribuidor.

Não exagere muito.

Fui o primeiro a pescar e ter sucesso com carretilhas muito grandes e que não tem guia de linha (TLD 50II, Tyrnos 50II, Tiagra 50) para pesca de Piraibas na região do Araguaia. Depois disso, tem virado febre a compra deste tipo de material. O problema é que geralmente quem compra não sabe o porque da utilização de carretilhas deste tamanho. Acham que é porque a piraíba pode tomar toda a linha de uma carretilha menor, e não é isso.

Na verdade é o jeito de se pescar e a técnica que exige que se tenha essas carretilhas.

Se você não pesca umas 3 vezes por ano no Araguaia, eu não recomendo que você compre um material desses. Vai estar desperdiçando dinheiro.

Então, resumindo, acho que você pode utilizar o material da seguinte forma:

A vara mais flexivel(mole) com a carretilha que comporte menos linha

A vara mais rígida e parruda com a carretilha que comporte mais linha (Tekota ou Penn)

E a intermediária, que acho que seria essa Giant Catfish, com a carretilha intermediária.

se tiver mais duvidas é só falar ou mandar MP q eu respondo.

Grande Abraço

Valeu Marcelo, obrigado mesmo.

Já to começando a entender como arrumar o equipamento agora vou pros gastos rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MARCELAO , SABE TUDO !!!! rsrsrsrsr

ao chará, marcelo acedo ...

eu tbem, PARTICULARMENTE, tou preferindo a Tekota do que as penn, pro araguaia ... realmente, é uma carretilha show ...

outra coisa que vc tem que levar em conta, é que as penn GT2 ja nao sao americanas ... a qualidade cai um pouco (nao sao ruins ... só tou falando isso pra vc saber, se ja nao sabe) penn por penn, eu buscaria uma international, coisa do tipo ... sacou ?? mas, aidna to preferindo a tekota

o que eu ia dizer sobre nao ter guia de linha, Marcelo ja disse. eu ia mencionar a tyrnos tambem, mais barata que a Tiagra, tao boa quanto ...

VAra: nao gosto da TRevala pro araguaia, acho ela meio molenga ... pirarara e piraiba tem que ser mais dura, pro anzol entrar ...

se sua mitchel aguenta bem, vc ja ta bem de carretilha ... escolha a(s) outra(s) com calma ..

eu hoje uso:

2 penns das antigas

abu 7000 das antigas

tekota 800 (essa é nova)

molinete BG-60 ( tbem serve pras pirararas, e fica uma delicia eles cantando .. Daiwa BG 60 ou 90, por exemplo)

as 3 ou 4 varas que uso pra elas, sao antigas varas de fibra de vidro maciço, que nao troco por nada (algumas sao cabo de madeira ainda). acho excelentes pro araguaia.

se eu fosse comprar mais uma hoje, ia de shimano de novo, pela suavidade do freio, que nao tem como comparar as pens.

abs e boas pescadas das brutas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Lamana ta armado.

Tudo de primeira!!!

Dê preferencia para as varas que tem cabo curto e de alumínio ou revestido com plástico.

O cabo curto diminui a distancia entre a carretilha pesada e você facilitando o recolhimento quando vc já está fazendo muita força com o peixe.

O cabo de alumínio ou plastico facilita tirar a vara da "secretária" da canoa quando o peixe está puxando e não estraga, tendo muito mais durabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Marcelo Siqueira deu uma aula. ::tudo::

E o Cândido e o Lamana deram excelentes dicas tbm.

Vou me permitir uns pitacos, para termos outras possibilidades.

Tekota 800, não tem o q acrescentar, show.

A Penn Fathom 60 (com distribuidor de linha) tbm é excelente, cabe um pouquinho mais de linha do que a Tekota 800 e tem a mesma largura da Tekota 700. Tem 3 marcações no carretel que dão uma noção muito boa de quanta linha ainda resta.

Quanto a vara, essa já está mais difícil de achar uma do jeito que eu gosto. Tem que ser muito firme, mas na hora da briga tem que vergar um pouco, pra não sacrificar tanto a lombar. No final das contas acabei eu mesmo customizando minhas varas pesadas.

A Giant Catfish e Pesca Brasil Milenium de 120 lbs acho muito duras. A Shimano Talavera então, nem se fala.

Já a Trevala, meio molenga, embora aguente a briga.

Gostei da Penn Mariner de 80 lbs, mas está difícil de encontrar. Essa tem o cabo de plástico (slick butt) que o Marcelo Siqueira falou, cabo curto e gimbal (pé de cabra). Numa briga desse tamanho o gimbal é importante, junto com o cinto de proteção. Dá estabilidade ao giro da manivela e não machuca a barriga.

Tem tbm a Jaguar da Albatroz 80 e 100 lbs, mas os componentes não são bons. O blank é. Eu usei para montar uma de 100 lbs que ficou muito boa.

Okuma/DAM Convector ou Catalina 80 lbs tbm são varas muito boas, se vc conseguir encontrar.

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cleison ...

tem DAM catalina, ali na feira dos importados , na DM pesca ....

outro dia, acho que vi delas na Brasilia Nautica tambem (409 norte).

realmente, sao muito bacanas essas varas .

tbem uso uma Penn Mariner. E, realmente, comprei a ultima da loja, e depois nunca mais vi !!!

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Galera geral falou q a trevala é molenga,mas já peguei varias piraibas ,sendo q 4 grandes com ela e te falar q elas são Phodis,penso q as mais rigidas fisgam melhor realmente,mas uso uma Penn 16 svx,arrocho o freio a a fisgada é certa,fora q a briga com a trevala é muito mais legal e tem outra teve situações q a piraiba chegou no bordo e deu aquele ultimo pinote a toda,só q pra debaixo do barco,a trevala ficou igual a um "U" e não quebrou e consegui trazer o bicho

palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera.

Preciso de informações sobre carretilha pesada.

No começo de janeiro pesquei 5 dias no Araguaia na pousada Asa Branca, foi tudo de bom peguei ótimos peixes, pirararas e uma grande piraíba.

Vou pra lá em janeiro de 2013 e estou com algumas duvidas:

O equipamento que usei e deu conta foi uma carreta mitchel reptide 4/0, linha 0,90 (uns 170 mts) com uma vara Giant Catfish Johnny Hoffman 120 lbs. Deu conta do recado (só com a piraiba q fiquei meio preocupado pq quase acabou a linha e se o piloteiro não fosse ninja eu tava ferrado) mas quero levar mais tralha e acabei de comprar uma Okuma Convector CV-55L e uma vara Shimano Trevala 200 Lbs.

Bom vou comprar mais uma carreta e uma vara estou interessado na Penn 345 GT2 e a vara ainda não sei qual compro.

Perguntas pros companheiros:

- Alguém pode sugerir uma vara pra esse tipo de carreta, a Penn?

- Pesquisei carretilhas sem guia de recolhimento, são boas, será q eu consigo pegar as manhas de usar?

- Desse equipamento que vou ter tres carretas e tres varas quero combinar duas pra pirarara e uma bem forte pra piraiba, que tipo de combinação devo fazer?

Obriagdo e aguardo algumas dicas.

amigo estava lendo seu topico e oque é guia de recolhimento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também vou de Shimano Tekota 800 ou Penn Fathom 60... Tenho as duas e já peguei com ambas. Embora nunca tenha pego nenhum acima de 50kg, só tenho elegios para estas. A Penn 345 GT2 é ótima também, mas acho meio exagerada no tamanho e peso.

Agora, comprar a vara é meio complicado... Parece não existir uma vara perfeita para nossos peixes de couro grandes (para os pescadores mais exigentes, claro). Para se ter uma idéia, fui na Bass Pro nos EUA e não encontrei nenhuma única vara que tivesse as características ideais para este tipo de pesca.

::excl:: Onde estão os empresários de visão? Alô Shimano e Penn do Brasil!! ::excl::

Então, o jeito é customizar ou comprar uma que se aproxime ao máximo do ideal, sendo que, neste último caso, nenhuma das características pode desagradar muito.

Obs: A Trevala aguenta (fiz um teste violento com uma nos EUA), mas enverga que dá medo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guia de recolhimento ou devaneador é aquela peça na frente da carretilha por onde passa a linha e que faz a oscilação lateral da mesma para que o carretel seja preenchido uniformemente.

se não tiver como enrola a linha?

Lucas, como o Lamana disse, tu vai usar o dedão mesmo.. Tem gente que acha difícil, mas não é. Usei uma Senator 4/0 e achei bem mais fácil.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Ja fiz reserva pra Janeiro 2013 lá na Asa Branca.

Equipamento até agora:

2 varas Giant Catfish 120 Lbs.

1 vara Shimano Talavera 80 Lbs

1 vara Century Triforce 120 Lbs

Carretilha Mitchel Reptide 4/0

Carretilha Okuma CV 55L

Carretilha Shimano Tekota 800

Estou namorando uma Okuma Makaira 50WII e uma vara bem parrudona pra ela 200 Lbs +-.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo, com essa Talavera de 80lbs ai, vc tira até o tampo do fundo do rio... aahahhahahha precisa de vara de 200lbs nao...

olha essa filmagem de uma Talavera 80lbs com uma penn 9/0 com 500m de linha 0,90mm pegando um boto... e tira suas conclusões... foram 3 horas e meia de briga, com a carretilha travada no máximo:

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca Marcelão!

Tanto o boto quanto a vara são possuídos pelo Demo!

E eu que fiquei com o braço mole de brigar 1:25h com um tamba, imagina uma encrenca dessas!

Sem dúvida essa é indestrutível... rsrs.

Eu tenho uma Shimano FX 6-15lbs que imagino ser a linha mais simples da Shimano e já vi torcer de tudo quanto foi jeito e tá inteirinha até hoje... simplesmente show.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Show de bola, comprei a vara certa então kkkkkk, que vara forte chega a encostar no barco e não quebra, incrivel.

Eu fisguei um boto também mas não consegui tirar, depois de 15 minutos ele soltou o anzol, queria uma foto com ele hehe, abraço Marcelão.

Marcelo, com essa Talavera de 80lbs ai, vc tira até o tampo do fundo do rio... aahahhahahha precisa de vara de 200lbs nao...

olha essa filmagem de uma Talavera 80lbs com uma penn 9/0 com 500m de linha 0,90mm pegando um boto... e tira suas conclusões... foram 3 horas e meia de briga, com a carretilha travada no máximo:

http-~~-//www.youtube.com/watch?v=VVsodnLtZrs&feature=plcp

http-~~-//www.youtube.com/watch?v=W-1ogDhBpmU&feature=plcp

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • 1 mês depois...

Valeu galera.

Novamente Piraíba, dessa vez 80 Kg 190cm x 110, peguei com a Vara Johnny Hoffman Giant Catfish e Carretilhan Okuma Convrctor CV55L, deu conta do recado tranquilo, essa ta aprovada.

Pesquei com uma Vara Talavera 80 Lbs e uma carreta Tekota 800, é muito macia a Tekota só que não fisguei nada com ela ainda, ta virgem.

Saldo de peixes 6 Pirararas 20, 28, 29, 29, 38 e 52 Kg. 1 Filhote 52 Kg e 1 Piraíba 80 Kg. Pirararas e Filhote pesados com balança, Piraíba aferida com a formula.

As fotos estão no viewtopic.php?f=4&t=28928.

Um abraço e mais uma vez obrigado a todos pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...