Ir para conteúdo

Serra da Mesa - Jan 2007


Posts Recomendados

Quinta-feira, 18/01/07.

Eu, meu pai (João) e meu irmão (Fabiano) partimos para a Serra da Mesa - GO, às 06:30h.

Imagem Postada

O nosso destino era a Pousada e Camping Serra Negra, um lugar novo para nós, mas por indicação de amigos pescadores de Brasília, resolvemos experimentar.

Apesar da estrada q nos levaria até a Serra da Mesar ter sido parcialmente restaurada, gastamos em torno de 6h para chegar ao nosso destino. Uma para da para balancear as rodas do meu carro foi necessária, em virtude de uma pancada sofrida na cabeceira de uma ponte na saída da cidade de Padre Bernardo - GO. Os 33Km de chão q levam a Pousada tb não contribuiram. Não q a estrada seja ruim, mas ela era realivamente estreita e exigia certos cuidados para quem estava de carro baixo. Nós.

Chegamos na pousada e ficamos maravilhados com a sua proximidade a Serra Negra. É muito perto, são exatos 2.2km do "cais" a Serra.

A pousada é boa, mas de acomodações simples.

Imagem Postada

São 6 "apartamentos" com ar condicionado, frigobar e banheiro. 3 camas de solteiro, e nada mais. Na parte externa uma boa varanda, e logo a frente, 2 piscinas, sendo 1 infantil.

O refeitório tb é simples, com uns 25 lugares. A comida é das caseiras, mesmo, com direito a opinar sobre o cardápio da janta ou almoço.

Na parte "pesqueira", a pousada conta com uns 10 barcos de 5m (apenas uns 3 novos)...e motores de popa de 15HP (suzuki e mercury).

São poucos os funcionários da pousada, sendo q o dono, Geraldinho, é q realmente "chega junto" aos clientes, mais o Antônio (braço direito), e a cozinheira. O marido da cozinheira, um típico baiano, tinha preguiça até de recolher as garrafas de cervejas q bebemos numa noite de peixe assado...(kkkkk...não perderia a chance de zuar o Kid..hehee). :twisted:

Alguns piloteiros tb ficavam rondando o local...

Assim q terminamos de almoçar partimos para o lago. Fomos para a região da Praia Grande, dista apenas a 8.5Km do "cais". Logo percebemos q a água do lago estava incrivelmente límpida, com alguns pontos ultrapassando os 5m de visibilidade.

Tentamos procurar os pontos mais rasos/praiados mas nada. O lago estava super baixo, com seu nível 5m abaixo da última vez q estive por lá, e isso dificultou a nossa pescaria, visto q os bons pontos q conhecíamos acabaram passando a "desconhecidos".

O sol estava de rachar côco. Protetor solar fator 30 tinha q ser passado 3 vezes ao dia.

Imagem Postada

Imagem Postada

Logo q começamos a pinçhar eu peguei um "pulga"...mas como aposta é aposta...lá se vão os outros dois orêias pra água...hehehe...

Imagem Postada

Continuamos a pinchar durante a tarde...e alguns peixinhos saíram.

http://www.turmadobigua.com.br/fotos/20 ... o/SM04.jpg

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Ainda chegamos a tomar algumas porradas.

Imagem Postada

Aproveitamos para testar as Zillions, e fiquei impressionado com a facilidade e a distância em q ela arremessa pequenas iscas. Uma Allie Magnet pequena é arremessada por mais de 40m com linha 65lb multi. O recolhimento é incrivemente rápido ainda mais quando se utiliza outra carretilha (a de backup era 6.3:1).

http://www.turmadobigua.com.br/fotos/2007/serradamesa/janeiro/SM03.jpg

Insistimos as iscas de superfície, e isso com certeza, prejudicou o resultado.

Dia seguinte, partimos cedo para a Praia Grande para ver se encontrávamos com a turma do Tucunazul. O lugar é muito grande. Avistamos apenas 1 canoa...mas essa, ao nos avistar, partiu para outro lado, daí imaginei q não seria a turma.hehee...

O tempo estava aberto, o sol direto, e calor ainda maior. A água estava ainda mais limpa.

http://www.turmadobigua.com.br/fotos/2007/serradamesa/janeiro/SM42.jpg

Batemos, batemos, batemos...

http://www.turmadobigua.com.br/fotos/2007/serradamesa/janeiro/SM41.jpg

....e meu pai resolveu testar alguns jigs q havia adquirido recentemente. Foi aí q vimos q as isca de meia água dificilmente fariam nossa pescaria um sucesso. Começamos a usar iscas de meia água...e os peixes começaram

a aparecer.

http://www.turmadobigua.com.br/fotos/2007/serradamesa/janeiro/SM43.jpg

http://www.turmadobigua.com.br/fotos/2007/serradamesa/janeiro/SM37.jpg

http://www.turmadobigua.com.br/fotos/2007/serradamesa/janeiro/SM33.jpg

http://www.turmadobigua.com.br/fotos/2007/serradamesa/janeiro/SM32.jpg

http://www.turmadobigua.com.br/fotos/2007/serradamesa/janeiro/SM28.jpg

http://www.turmadobigua.com.br/fotos/2007/serradamesa/janeiro/SM30.jpg

http://www.turmadobigua.com.br/fotos/2007/serradamesa/janeiro/SM27.jpg

http://www.turmadobigua.com.br/fotos/2007/serradamesa/janeiro/SM47.jpg

Aqui uma paradinha para refrescar. Reparem na transparência da água, mesmo sem o uso de filtro polarizador na lente na máquina (esse filtro tira o reflexo da superfície da água).

http://www.turmadobigua.com.br/fotos/2007/serradamesa/janeiro/SM31.jpg

Voltamos para o almoço...e aproveitamos para tomar uma cervejinha gelada. Para não fazer feio frente ao Xandego..hehee...

http://www.turmadobigua.com.br/fotos/2007/serradamesa/janeiro/SM36.jpg

http://www.turmadobigua.com.br/fotos/2007/serradamesa/janeiro/SM29.jpg

Retornamos ao lago por volta das 15h...e partimos para a região da Palmeirinha. Adentramos em um "berçário", já q era nítido q os peixes estavam "chocando", tomamos algumas porradas na isca de superfície.

http://www.turmadobigua.com.br/fotos/2007/serradamesa/janeiro/SM38.jpg

http://www.turmadobigua.com.br/fotos/2007/serradamesa/janeiro/SM23.jpg

http://www.turmadobigua.com.br/fotos/2007/serradamesa/janeiro/SM24.jpg

http://www.turmadobigua.com.br/fotos/2007/serradamesa/janeiro/SM25.jpg

.....é claro q os peixes voltavam para o lago...

http://www.turmadobigua.com.br/fotos/2007/serradamesa/janeiro/SM26.jpg

No final da tarde, já em nosso "cais", chega o Geraldinho com 3 bons peixes, um com mais de 3kg. Perguntamos onde ele havia pego tal peixe...e ele nos deu a dica de bater na própria margem da Serra Negra.

Dia seguinte, sábado, partimos para a região do funil, um "estreito" por onde passam, ou melhor, passavam os Rios Maranhão, Bagagem e Tocantis, agora "sob" as águas do lago, mas o lugar onde o lago é mais profundo, chegando aos 200m de profundidade.

Claro q antes batemos nas margens da Serra Negra...e obtivemos algum resultado.

http://www.turmadobigua.com.br/fotos/2007/serradamesa/janeiro/SM37.jpg

http://www.turmadobigua.com.br/fotos/2007/serradamesa/janeiro/SM34.jpg

Reparem na quantidade de "pulgas" correndo atrás das nossas iscas...heheee..

http://www.turmadobigua.com.br/fotos/2007/serradamesa/janeiro/SM44.jpg

Batemos durante toda a manhã e nada de embarcar bons peixes...O único q foi fisgado se lascou...Olha onde ele foi parar?!?!!

http://www.turmadobigua.com.br/fotos/2007/serradamesa/janeiro/SM22.jpg

http://www.turmadobigua.com.br/fotos/2007/serradamesa/janeiro/SM21.jpg

Voltamos para o lago...e batemos toda a tarde. Pinchamos as margens da Serra Negra...e nada...Foi aí q por volta das 18h partimos para o lado da Pousada.

A apenas 3km da pousada resolvemos bater em um ponto bem a sua frente. Foi aí q descobrimos um ótimo local, com ótimas estruturas e pouca profundidade. Tivemos algumas ações e o jig entrou em ação.

http://www.turmadobigua.com.br/fotos/2007/serradamesa/janeiro/SM20.jpg

http://www.turmadobigua.com.br/fotos/2007/serradamesa/janeiro/SM19.jpg

http://www.turmadobigua.com.br/fotos/2007/serradamesa/janeiro/SM18.jpg

O lugar consite basicamente em 2 grandes praiados...e na transição de um praiado para outro, o Fabiano, q estava atolado no dia, entregou o jogo e disse q estava pronto para ir embora...Eu e meu pai amarramos ele no barco...e resolvemos bater nesse segundo praiado.

O Fabiano estava usando um stick, e eu e meu pai, meia água, mesmo assim ele levou uma Puts monstra, mas o peixe não fisgou, foi aí q nossas energias foram recobradas....hehee...Para evitar de pegar um peixe q ele "chamasse", eu troquei minha isca por uma hélice.

Começamos a pinchar nesse praiado às 19h...e em poucos minutos levei uma porrada gigantesca...mas gigantesca, mesmo...O peixe ferrou e puxou a linha para uma estrutura, eu ainda tentei rebocá-lo, mas não teve jeito...o bruto laçou uma árvore submersa.

Viámos a linha e na tentativa de pegar a linha pelo outro lado o peixe acabou escapando.

Voltamos a pinchar...e a minha hélice novamente foi atacada...PPPOOOOWWW...outra porrada gigantesca...mas dessa vez consegui trazer o peixe.

http://www.turmadobigua.com.br/fotos/2007/serradamesa/janeiro/SM17.jpg

A turma ficou doida...saíram em busca de hélices em suas caixas...kkkkkk...e funcionou perfeitamente. Foram 40 minutos de pura adrenalina e porradaria.

http://www.turmadobigua.com.br/fotos/2007/serradamesa/janeiro/SM16.jpg

http://www.turmadobigua.com.br/fotos/2007/serradamesa/janeiro/SM14.jpg

Porrei em outro monstrinho....

http://www.turmadobigua.com.br/fotos/2007/serradamesa/janeiro/SM13.jpg

http://www.turmadobigua.com.br/fotos/2007/serradamesa/janeiro/SM12.jpg

Até dublê saiu.

http://www.turmadobigua.com.br/fotos/2007/serradamesa/janeiro/SM15.jpg

Tb saiu o pitanguinha...

http://www.turmadobigua.com.br/fotos/2007/serradamesa/janeiro/SM11.jpg

As porradas sofridas foram inesquecíveis. Realmente incríveis. Nunca vi os peixes da SM tão violentos. Teve uma cena q achei q vcs mereciam "imaginar" com meu relato.hehee

Estávamos pinchando no meio de poucas estruturas, uns 30m da margem, e em um local com pouco mais de 1m de profundidade. Quando não tinha uma boa visão da margem eu jogava minha hélice para o meio do lago, o lugar tb não era muito fundo, algo em torno dos 1.5m ou 2m no máximo e estruturas mais esparsas.

Em um desses arremessos para o meio do lago um cavalinho porrou na isca num ângulo de 90 graus em relação a superfície da água. Algo q eu ainda não havia visto, ainda. Mas foi igual ao Fliper, mesmo....kkkkk (golfinho de holliwoodiano)...Ele arremessou a isca longe...se virou no ar, totalmente fora da água, e entrou de cabeça novamente...hehee

Cena fantástica q não esquecerei mais...hehee...

Embarcamos bons peixes...mas as pancadas foram da ordem de 20 ou 30. Porradas laterais, frontais, com ondas na testa do peixe, com a efetiva fisgada na terceira investida do peixe na isca...Foi muito legal.

Quando o sol já estava lá em baixo...voltamos para a pousada q estava a menos de 2km do melhor ponto da nossa pescaria...heheee...

http://www.turmadobigua.com.br/fotos/2007/serradamesa/janeiro/SM01.jpg

É claro q não poderíamos deixar de fazer um peixinho assado durante jantar e tomar um bom banho de piscina.

http://www.turmadobigua.com.br/fotos/2007/serradamesa/janeiro/SM10.jpg

http://www.turmadobigua.com.br/fotos/2007/serradamesa/janeiro/SM09.jpg

Aqui uma visão geral de onde estivemos

http://www.turmadobigua.com.br/fotos/2007/serradamesa/janeiro/SM48.JPG

Bem...acho q é isso...Descobrimos q com a água muito clara é difícil pegar bons peixes, ainda mais com iscas de superfície, q são as minhas preferidas.

Caso a água esteja muito clara, tente aproveitar mais no início da manhã, e no finalzinho da tarde.

No mais é pinchar, pinchar, e pinchar.

Um abraços a todos e até a próxima pescaria. :lol:

Fabrício Biguá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como já te disse no tucunazul, muito linda as fotos e belissimos peixes.Fabrico e ai vamos animar para fazer um encontro da turma em abril ou maio. Pensei em SM, mas o xande falou q não teve bom resultado lá ano passado.Ai já falei com Eribert sobre Emborcação me disse que é uma boa epoca ate para os Dourados, já olhei o preços em 3 ranchos. Aonde podemos levar os barcos. O q achas??Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Biguá véi, que magavilha. :lol: :lol: :lol: Cara passamos muito perto de nos encontramos então, pelas rotas no foto do google estive em alguns pontos iguais.Meus parabéns pra ti e pra família. Um show de fotos, e pra variar um relato bem explicadinho.Quanto a claridade da água, assino em baixo, pode-se deixar pra investir mesmo no final da tarde e começo da manhã quando a água está exageradamente clara. 8) :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Biguá... Bela fotos, e belo lugar mesmo. Vendo relatos e fotos assim me deixa na secura para ir pescar um tucunas.... Qual é o caminho das Pedras para este Lugar? hehehehhe. E reiterando o que o Popper Disse. Temos que armar uma pescaria nesse ano. Em Maio de Preferencia!Um grande abraço e parabens pelas belas fotos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ressucitaram o Ivan ! Bom retorno meu amigo...

Agora o Relato do Biguaense só não foi 10 por "falar mal do marido da empregada"... Quanta implicância... :lol:

Maravilha de imagens Fabrício, ainda mais com um esquema de "mapinha" no final...

Coisa fina !

Cheguei a ficar cheio de "inveja"... :twisted:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande KidA viagem foi excelente, fomos a vários lugares e a família aproveitou bastante, eu servi mesmo como um guia turistico hehehe, pra ter uma idéia rodei 10.000 km e 40 dias, foram 3.850 para chegar no Paraná e mais 3.850 para voltar + as viagens dentro de S. Paulo.Confesso que preciso tirar férias das férias, pois não pesquei nenhuma vez, todas as pescarias que tentei foram por água a baixo, agora preciso descontar a bronca nos meus robalinhos.Só que até agora, eles não colaboraram hehehe.Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ivan "pau de arara",

Com esse retrospecto, não vou nem perguntar se você gosta de dirigir... e olha que pensei ter feito muito ao rodar 4.700 km em 17 dias... mas o importante foi conviver todo esse tempo com a família, embora a qualidade das estradas até chegar na região sudeste... deva ser crítica ! :x

Melhor mesmo foi ter ido e retornado na paz e com todos cheios de saúde ! :twisted:

Quanto aos "robalinhos", fica até melhor pegá-los mais crescidinhos... :P

Já viu o tópico postado sobre "traíras" ? Está na seção de "Inf Técnicas" pela riqueza de detalhes postados... :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Que baita coincidencia estive na serra negra nesta mesma data e falei contigo ainda no lago na volta de uma pescaria , trabalho na Freedom e conversamos como tinha sido o dia . Voltei no carnaval e o lago está praticamente com sua capacidade máxima e tivemos uma excelente pescaria ,posteriarmente posto as fotografias., pesco neste mesmo local a mais de quatro anos , semana santa estamos lá ., abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que baita coincidencia estive na serra negra nesta mesma data e falei contigo ainda no lago na volta de uma pescaria , trabalho na Freedom e conversamos como tinha sido o dia . Voltei no carnaval e o lago está praticamente com sua capacidade máxima e tivemos uma excelente pescaria ,posteriarmente posto as fotografias., pesco neste mesmo local a mais de quatro anos , semana santa estamos lá ., abraços

Júlio, tá demorando a postar as fotos e se apresentar pra galera.

Cade as fotos? hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que baita coincidencia estive na serra negra nesta mesma data e falei contigo ainda no lago na volta de uma pescaria , trabalho na Freedom e conversamos como tinha sido o dia . Voltei no carnaval e o lago está praticamente com sua capacidade máxima e tivemos uma excelente pescaria ,posteriarmente posto as fotografias., pesco neste mesmo local a mais de quatro anos , semana santa estamos lá ., abraços

Caro Julio. Você já vai neste local da Serra Negra a 4 anos.... Sempre fica hospedado neste Pousada Serra Negra? Estamos tentando armar uma pescaria por lá em junho. Mas parece que o dono vendeu a pousada... Você tem algum telefone de contato para que possamos perguntar... pois queremos saber os preços de aluguel de Barco e Etc!

valeu,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Que baita coincidencia estive na serra negra nesta mesma data e falei contigo ainda no lago na volta de uma pescaria , trabalho na Freedom e conversamos como tinha sido o dia . Voltei no carnaval e o lago está praticamente com sua capacidade máxima e tivemos uma excelente pescaria ,posteriarmente posto as fotografias., pesco neste mesmo local a mais de quatro anos , semana santa estamos lá ., abraços

Caraca...e dizem q o mundo é grande... :lol:

Prazer ver vc aqui, Júlio...seja muito bem vindo...

Dê uma passadinha na categoria BEM VINDO, APRESENTE-SE, e fale mais sobre vc e sua turma....Pelo visto vcs tem muita história e fotos para divulgar...hehee....

Não suma...e vamos nos falando... :wink:

Abraços.

Fabrício Biguá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...