Ir para conteúdo

Amazonia.A natureza ensina.


Posts Recomendados

Açus do médio Negro.A natureza ensina!

Nosso grupo, Eu, Claudio Carlos Toa Toa, Carlos Dini, Emerson, Roberto e Ari

Imagem Postada

Já na chegadeira em Manaus almoçando um tambaqui na brasa no restaurante panela cheia, ótima comida regional. Ficamos satisfeitos.

Planejamos nossa pescaria baseados no regime das aguas do médio Rio Negro para sairmos de Santa Isabel do Rio Negro, pescarmos 10 dias e desembarcar por Barcelos.

Imagem Postada

Esse foi nosso barco hotel, o Angatu Mirim, excelente em todos os quesitos necessários para realização da nossa pescaria. Tripulação nota 10.

Imagem Postada

Essa imagem acima é de nossa saída de SIRN, o Negrão bufando agua cheia de espuma e enchendo, um repiquete enorme!

Não seria possível pescar em nenhum afluente da margem direita do rio Negro e os Rios Preto e Padauari estavam subindo também. Como nosso desembarque seria por Barcelos e Tínhamos noticias que o Rio Araca e Demini estava no ponto e vazando resolvemos ir direto pra lá, navegando em torno de 30 horas Rio abaixo para atingirmos pontos bons de pesca.

Imagem Postada

Começamos pescar no Sábado dia 28/02/2012 no período da tarde, O rio Araca estava bonito, na caixa e cheio de praias, mas os peixes estavam parados, só queriam isca de meia agua, aí o fly se mostrou eficiente, mas mesmo assim em um grupo de 6 pescadores mal pegamos peixes para comer. Oque será que estava acontecendo?

Imagem Postada

O tempo atrás da foto acima explica, era chuva e mais repiquete. Na medida em que subíamos o rio Aracá fomos surpreendidos por uma cabeceira enorme de agua nova era um espumeiro só e os peixes cada vez mais difíceis de pescar. Com muito trabalho conseguíamos alguns.

Imagem Postada

O Dini pegou esse com muito custo na Prima .Apelação geral.

Imagem Postada

O arsenal estava armado, só faltavam os peixes.

Imagem Postada

O Emerson jogou a toalha e apelou para isca de barbela de meia agua com a qual conseguia pegar alguns.

Imagem Postada

Eu continuava no fly apelando com linha Sink 350 grain lá no fundo, assim saiam alguns tricks.

Imagem Postada

Mais tricks e da lhe chuva.

Nossas emoções e esperanças iam sendo minadas a cada chuva. Estava difícil driblar a frustação e não cairmos em depressão.

Subimos o Aracá até a região da Serrinha na tentativa de passar a cabeça d’agua que achávamos ser um repiquete normal, até que cruzamos com outros colegas pescadores voltando que nos disseram que a chuva começou 5ªF dia 26/01/2012 e não parou mais.

http://i625.photobucket.com/albums/tt340/claudiowdantas/araca%20repiquete%20022012/DSC02038-1.jpg

Ai acima eu, o Dini e o Carlão tomando um banho no rio Aracá com a agua meio barrenta no meio do repiquete, era em torno de meio dia, aí eu disse para o Dini vamos para o tudo ou nada e vamos arrastar hélices para ver o que da, nada por nada pelo menos a gente treina. E assim foi, e saíram uns peixes.

http://i625.photobucket.com/albums/tt340/claudiowdantas/araca%20repiquete%20022012/DSC02034.jpg

Descíamos então o Aracá em direção ao Angatu um pouco mais abaixo.

http://i625.photobucket.com/albums/tt340/claudiowdantas/araca%20repiquete%20022012/DSC02025.jpg

Nesta região havíamos feito uma marcação em um molongó as 10h00minhs e quando era 16h00minhs fomos ver o que estava acontecendo e para nosso espanto tinha subido 20 cm em 6 horas!

http://i625.photobucket.com/albums/tt340/claudiowdantas/araca%20repiquete%20022012/DSC02031.jpg

Essa subida de agua foi decisiva para resolvermos ir para o Rio Demini, pois a pescaria estava monótona e difícil.

O Carlão resolveu ir para Barcelos para cancelar sua pescaria da semana seguinte e avisar o pessoal do fórum da real situação, afinal de contas pescar no amazonas é sempre um sonho e quem já acertou uma boa pescaria sabe que não é assim.

http://i625.photobucket.com/albums/tt340/claudiowdantas/araca%20repiquete%20022012/DSC02042.jpg

A nossa pescaria estava difícil demais, passava dia que nós não pegávamos peixe nem pra comer. O nosso grupo era muito bom, pessoas muito equilibradas e amigos, que nessa situação, juntos, superam a adversidade, e sempre procuram se divertir de alguma maneira sempre tentando um elevar o moral do outro.

Eu pensava em cada arremesso: ”Eu estou na Amazônia e tudo pode acontecer a qualquer momento.” E falava em voz alta para meus companheiros não desanimarem e da lhe hélice.

http://i625.photobucket.com/albums/tt340/claudiowdantas/araca%20repiquete%20022012/DSC02027.jpg

E entravam uns e outros

http://i625.photobucket.com/albums/tt340/claudiowdantas/araca%20repiquete%20022012/DSC02030.jpg

Meus amigos nós somos viciados nessa pescaria, mas sempre que virem ao Amazonas pensem que pode acontecer repiquetes, e essa, sendo uma pescaria cara, pode ser muito arriscado de se errar, e fácil de arrepender-se de gastar um dinheiro suado. Existem outros destinos para se pescar tucunarés, como represas do sudeste e do centro oeste onde é mais barato e menos arriscado.

http://i625.photobucket.com/albums/tt340/claudiowdantas/araca%20repiquete%20022012/DSC02059.jpg

Mas se você não se importar de arriscar pode ser recompensado com um peixe como este aí acima que o companheiro Ari pegou. Explosivo, forte, na hélice. Esse peixe faz um barulho que vicia. Tome cuidado.

http://i625.photobucket.com/albums/tt340/claudiowdantas/araca%20repiquete%20022012/DSC02066.jpg

Eu também tive algumas ações e acabei pegando esse

Todos tentaram muito, mas era uma ou duas ações por dia ou nenhuma, qualquer peixe valia.

Nosso amigo Emerson resolveu tentar couros no Demini.

http://i625.photobucket.com/albums/tt340/claudiowdantas/araca%20repiquete%20022012/DSC02084.jpg

Até na hora que eu, o Carlão e o Ari voltamos para Barcelos não tinha saído nenhum.

Tenho só essas fotos para postar, depois os outros amigos iram postar seus comentários e outras fotos, para alegrar o relato.

Tenho a dizer que por mais que eu erre uma pescaria no Amazonas eu volto, porque lá existe esse tucunaré.

http://i625.photobucket.com/albums/tt340/claudiowdantas/araca%20repiquete%20022012/DSC02076.jpg

E é atrás dele que eu estou

http://i625.photobucket.com/albums/tt340/claudiowdantas/araca%20repiquete%20022012/DSC02078.jpg

Vou tentando de temporada em temporada acertando uma e errando muito mais. Quem sabe uma hora eu topo com ele.

Vicio é vicio mesmo depois dessa cacetada já estou planejando outra e espero que a sorte me ajude com as aguas na próxima vez.

Quero agradecer a oportunidade de participar desse grupo e aos companheiros Carlão, Emerson, Roberto, Ari e Dini que me aguentaram nessa pescaria, e dizer que o grande saldo dessa pescaria foi poder conhecer vocês pessoalmente e chama los de AMIGOS. Isso não tem preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 53
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Claudio,

Ainda que em situação dificílima, sairam alguns belos exemplares.

Vinte cm em 6 horas não é brincadeira!

Obrigado pelo esforço e preocupação em nos avisar. Nosso grupo previsto para o carnaval foi cancelado e será remarcado a contento.

Este ano nao foi nada fácil pescar na AM, mas vejo que o ponto positivo é que como os açús nao conheceram iscas este ano, há grande expectativa para o início da próxima temporada.

Usar o conhecimento da natureza é sábio, lutar contra ela, nem tanto...hehehe

E assim vamos!

De qualquer forma, a parceria no Angatuzinho mateve o astral e mesmo com pouco peixe, todos estão de parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fantástica a sua narrativa, Cláudio!! Parabéns pelo texo motivador!!

Subir 1 palmo de água em 6h foi de lascar doeu::

Mesmo assim conseguiram pegar peixe e tenho certeza de que se divertiram.

Mais uma vz, parabéns pelo relato!!! E brasileiro nunca desiste, insiste!!!

Abração

Edu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Claudio.

Mesmo com o repiquete conseguiram pegar uns bons peixes. Parabéns. Não da pra lutar contra a mãe natureza.

Lembra do Japa que estava no Barco Tucuna do Oliveira ? Hehehe sou eu. danca:: danca::

Depois que vcs sairam daquele ponto onde nossos barcos estavam de frente, continuamos a pescar por lá nos lagos. E vou te falar que foi muito dificil.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Claudio.

Mesmo com o repiquete conseguiram pegar uns bons peixes. Parabéns. Não da pra lutar contra a mãe natureza.

Lembra do Japa que estava no Barco Tucuna do Oliveira ? Hehehe sou eu. danca:: danca::

Depois que vcs sairam daquele ponto onde nossos barcos estavam de frente, continuamos a pescar por lá nos lagos. E vou te falar que foi muito dificil.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus Grandes Companheiros, em especial os desta empreitada

Desde nossa chega a Manaus comecei uma filmagem que retratasse, principalmente, os melhores momentos desta pescaria. Infelizmente, esta que seria a PESCARIA DOS NOSSOS SONHOS a medida que os dias se passavam se tornava UM GRANDE PESADELO. Quanta preocupação com meus companheiros que participavam dessa empreitada! Como cada um reagiria em vista da situação madrasta que a Mãe Natureza da Amazônia nos oferecia! Nem todos tinham mais horas de voo que periquito no poleiro. Alguns estavam apenas indo pela terceira vez Então, minha grande preocupação! Se esses macacos velhos encontram esta situação, como ficarão nossos Amigos e Companheiros que estariam arrumando suas tralhas para enfrentar uma situação como a nossa, ou pior! Quantos se sacrificaram fazendo economia para pescar naqueles lugares. Nesse momento, senti-me na obrigação de chamar o Cláudio, reunir a turma e dizer para o nosso bom piloteiro Piquiá que abastecesse a voadeira que iríamos para Barcelos postar nosso aviso no FTB e providenciar o cancelamento da pescaria que faríamos na semana seguinte, em continuação!. Depois disso, só mais aborrecimentos com a TRIP lotada, a GOL criando problemas, uma volta que foi uma via crusis que culminou com o estravio de minha bagagem, felizmente recuperada. PROMETO-LHES: vou editar o filminho com suas imagens sombrias demonstrando que aquele lugar é como mulher bonita: CHEIA DE VONTADES E SURPRESAS diabo::

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tal do repiquete é duro viu!!!! mau:: mau::

Mas voces foram muito valentes e tiraram leite de

pedra meu amigo parabens e Amazonia é assim mesmo

apaixonante!!!!! palmas::

Abração....

joia::: No repiquete temos que ficar ainda mais obcecados e insistir esse tal de repiquete já esta me ficando tõ familiar que parece até ser o normal. :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

joia:::

Claudio, de qualquer forma parabéns pela pescaria... isso acontece em todos ambientes de pesca que frequentamos.. tem o dia do pescador e o dia do peixe, mas o mais importante é nunca desistir..

Abraços

:amigo: O negocio é insistir e insistir,mas tomar cuidado com os prejuijos $ joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claudio,

Ainda que em situação dificílima, sairam alguns belos exemplares.

Vinte cm em 6 horas não é brincadeira!

Obrigado pelo esforço e preocupação em nos avisar. Nosso grupo previsto para o carnaval foi cancelado e será remarcado a contento.

Este ano nao foi nada fácil pescar na AM, mas vejo que o ponto positivo é que como os açús nao conheceram iscas este ano, há grande expectativa para o início da próxima temporada.

Usar o conhecimento da natureza é sábio, lutar contra ela, nem tanto...hehehe

E assim vamos!

De qualquer forma, a parceria no Angatuzinho mateve o astral e mesmo com pouco peixe, todos estão de parabéns!

joia::: Acho que se parasse de chover agora ainda iria 1 mes para consertar,mas acho pouco provavel,boa pescaria agora so la pra set,out de 2012. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é facil gastar uma grana preta e chegar lá e pegar um repique, mas faz parte de qualquer pescaria os contratempos, pramim o que vale mesmo é estar pescando.

Sorte para todos na próxima! ::tudo::

joia::: Eu gosto mesmo é de pescar mas quando não sai nada é de chorar chorei:: tambem não gosto de gastar $ A TOA por isso digo, se voce nâo quer arriscar nâo va para o Amazonas,pode ser uma baita frustração,os repiquetes são mais comuns do que uma boa semana de pesca. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fantástica a sua narrativa, Cláudio!! Parabéns pelo texo motivador!!

Subir 1 palmo de água em 6h foi de lascar doeu::

Mesmo assim conseguiram pegar peixe e tenho certeza de que se divertiram.

Mais uma vz, parabéns pelo relato!!! E brasileiro nunca desiste, insiste!!!

Abração

Edu

joia::: Era muita chuva mas nós tambem insistiamos muito.Já que estavamos lá o jeito era pescar,o peixe esta por lá só fica muito mais dificil joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Claudio.

Mesmo com o repiquete conseguiram pegar uns bons peixes. Parabéns. Não da pra lutar contra a mãe natureza.

Lembra do Japa que estava no Barco Tucuna do Oliveira ? Hehehe sou eu. danca:: danca::

Depois que vcs sairam daquele ponto onde nossos barcos estavam de frente, continuamos a pescar por lá nos lagos. E vou te falar que foi muito dificil.

Abraços

:amigo: Legal Ricardo,vc estava por lá e viu não existe magica,tem que pescar e pescar mas que é triste é triste afinal planejamos e sonhamos muito com isso.Vamos ver se são pedro ajuda na proxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabens Claudio,

O que vale é poder ter ido lá e mesmo com a situação adversa conseguir fazer uma boa pescaria.

Grande abraço.

joia::: fabricio essa não foi uma boa pescaria,foi pra esquecer e tentar outra .Uma bo pescaria no amazonas é bem diferente disso.Chuva todo dia ninguém merece. chorei::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pow Claudio

Pegaram bem mais peixe que agente...

Se eu estivesse pego só um paca desses maiores já tava bom !!

::tudo::

:amigo: carocinho onde voces estavam acho que estava ainda pior,mas nós somos piolhos da amazonia então já conhecemos alguns macetes,o fly por exemplo é um verdadeiro mata fome nessas situações,e mais do que nunca a pescaria de associação é que faz a grande diferença. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claudio,

Realmente esta temporada vai ficar na história e fechou com chave de ouro...nunca vi uma temporada difícil como essa... doeu::

Mas, assim como nosso grupo em set/2011 o bom senso, companheirismo e determinação fizeram a diferença.

Parabéns pelo relato, pela atirude do grupo em avisar a real situação do Negrão e afluentes aos demais grupos que estavam por vir...atitude digna de pessoas sensatas e preocupados com o bem estar do próximo! mestre::

E fazer o que né? ::evil:: somos pescadores e não desistimos nunca! ::tudo::

Fica aqui o meu respeito e consideração a vc, o Carlão o Dini e todos que fizeram parte deste seleto grupo de pescadores e seres humanos incríveis! ::tudo::

Abraços e valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...