Ir para conteúdo

A melhor vara


Gabriel Pires

Posts Recomendados

Olá pessoal!

Qual é a melhor vara para a pesca de dourados no arremesso com iscas artificiais?

Falcon LowRider XG

G.Loomis GL2

G.Loomis Cranckbait

Fenwick HMX

St.Croix Premier Split-Grip

St.Croix Premier

St.Croix Eyecon

E qual é a mais leve e a mais equilibrada?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Gabriel, vai ser difícil vc encontrar alguém que conheça bem todas estas varas citadas, até pq algumas delas são varas bem difíceis de encontrar no Brasil.

Bom, pelo que eu conheço posso te dizer o seguinte:

A Loomis GL 2 tem ação um pouco mais lenta que as demais G Loomis, GL3, IMX, GLX, etc.., além de ser uma das mais pesadas da marca.

As G Loomis crankbaits tem ação moderada a lenta, não são recomendadas para dourados no pincho, para o que se usa vara no mínimo média-rápidas, elas seriam boas, porém, para dourados no corrico, para a isca trabalhar bem na profundidade.

A Fenwick HMX eu não tenho, mas o pessoal recomenda bastante, não é uma vara extra-rápida, ao que eu sei,

deve ser somente rápida, mas me parece boa para esse uso. Veja que existem as antigas HMX, que são tidas como varas muito boas, embora algumas queixas quanto a passadores e reel seat, mas o blank era tido como excelente, e as modernas, atuais, as quais parecem ainda ser boas, quem tem algumas destas é o Junos, ele pode te informar melhor sobre esses modelos.

As St Croix Premier usam os blanks SCII, são, em sua maioria, blanks de ação rápida, não extra rápida, acho que em libragens acima de 20 lbs poderiam ser usadas para os dourados no pincho, mas não são os mais leves da marca, os mais leves seriam os SCIII, SCIV e SCV, este último é o mais leve e o mais toco deles.

A Falcon Low Rider eu não conheço, tenho uma Falcon Cara T7, que é um blank show, leve, muito rápido e forte. As Low Rider, pelo que vi pela internet, me parecem varas rápidas, a maioria destinadas ao uso de jigs e worms, mas evite as para spinnerbait e cranker, essas são lentas, não achei especificação de peso, mas as falcon costumam ser leves.

Quem pode te dar maiores informações, mais detalhadas, sobre as St Croix e sobre as G Loomis seria o Marcão da CBM, ele já trabalhou com quase todos os blanks dessas marcas.

Quanto ao balanceamento, acredito que as G Loomis e St Croix venham bem balanceadas, as demais não posso falar, mas para ter certeza só pegando e manuseando uma delas.

Veja que não existe balancemento como o de uma vara custom bem montada, as de fábrica costumam ter algum problemas nesse quesito.

Abs. :amigo:

Olá pessoal!

Qual é a melhor vara para a pesca de dourados no arremesso com iscas artificiais?

Falcon LowRider XG

G.Loomis GL2

G.Loomis Cranckbait

Fenwick HMX

St.Croix Premier Split-Grip

St.Croix Premier

St.Croix Eyecon

E qual é a mais leve e a mais equilibrada?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Gabriel, vai ser difícil vc encontrar alguém que conheça bem todas estas varas citadas, até pq algumas delas são varas bem difíceis de encontrar no Brasil.

Bom, pelo que eu conheço posso te dizer o seguinte:

A Loomis GL 2 tem ação um pouco mais lenta que as demais G Loomis, GL3, IMX, GLX, etc.., além de ser uma das mais pesadas da marca.

As G Loomis crankbaits tem ação moderada a lenta, não são recomendadas para dourados no pincho, para o que se usa vara no mínimo média-rápidas, elas seriam boas, porém, para dourados no corrico, para a isca trabalhar bem na profundidade.

A Fenwick HMX eu não tenho, mas o pessoal recomenda bastante, não é uma vara extra-rápida, ao que eu sei,

deve ser somente rápida, mas me parece boa para esse uso. Veja que existem as antigas HMX, que são tidas como varas muito boas, embora algumas queixas quanto a passadores e reel seat, mas o blank era tido como excelente, e as modernas, atuais, as quais parecem ainda ser boas, quem tem algumas destas é o Junos, ele pode te informar melhor sobre esses modelos.

As St Croix Premier usam os blanks SCII, são, em sua maioria, blanks de ação rápida, não extra rápida, acho que em libragens acima de 20 lbs poderiam ser usadas para os dourados no pincho, mas não são os mais leves da marca, os mais leves seriam os SCIII, SCIV e SCV, este último é o mais leve e o mais toco deles.

A Falcon Low Rider eu não conheço, tenho uma Falcon Cara T7, que é um blank show, leve, muito rápido e forte. As Low Rider, pelo que vi pela internet, me parecem varas rápidas, a maioria destinadas ao uso de jigs e worms, mas evite as para spinnerbait e cranker, essas são lentas, não achei especificação de peso, mas as falcon costumam ser leves.

Quem pode te dar maiores informações, mais detalhadas, sobre as St Croix e sobre as G Loomis seria o Marcão da CBM, ele já trabalhou com quase todos os blanks dessas marcas.

Quanto ao balanceamento, acredito que as G Loomis e St Croix venham bem balanceadas, as demais não posso falar, mas para ter certeza só pegando e manuseando uma delas.

Veja que não existe balancemento como o de uma vara custom bem montada, as de fábrica costumam ter algum problemas nesse quesito.

Abs. :amigo:

Olá pessoal!

Qual é a melhor vara para a pesca de dourados no arremesso com iscas artificiais?

Falcon LowRider XG

G.Loomis GL2

G.Loomis Cranckbait

Fenwick HMX

St.Croix Premier Split-Grip

St.Croix Premier

St.Croix Eyecon

E qual é a mais leve e a mais equilibrada?

Abraço!

Valeu Lusardo!

Acho que o geito para ter uma vara "excelente" seria falar com algum costumizador, como o Marco da CBM, e fazer alguma vara customizada com os blanks da G.Loomis ou St.Croix, que vi que ele usa bastante esse blanks.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei muito sobre varas, mais a vara acostuma ser de acordo com o tipo de pesca de quem está utilizando, se você já usou alguma dessas que você sitou, compre a que mais vai com o seu estilo de pesca, que você achou melhor, mais se você nunca usou, examina por marcas, dados, etc...

Eu gosto bastante de shimano, tenho umas 5 varas shimano, pra mim, as melhores varas são shimano, abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

shimano crucial

Valeu Fernando joia::: , mas quero saber qual é a melhor vara das que citei acima.

Abraço! tchau:: :amigo:

Foi mau ai Gabriel,só estava querendo lhe dar uma dica de uma vara conhecida e coringa para dourados,na mesma faixa de preço ou até mais barata das que voce citou...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Gabriel, vai ser difícil vc encontrar alguém que conheça bem todas estas varas citadas, até pq algumas delas são varas bem difíceis de encontrar no Brasil.

Bom, pelo que eu conheço posso te dizer o seguinte:

A Loomis GL 2 tem ação um pouco mais lenta que as demais G Loomis, GL3, IMX, GLX, etc.., além de ser uma das mais pesadas da marca.

As G Loomis crankbaits tem ação moderada a lenta, não são recomendadas para dourados no pincho, para o que se usa vara no mínimo média-rápidas, elas seriam boas, porém, para dourados no corrico, para a isca trabalhar bem na profundidade.

A Fenwick HMX eu não tenho, mas o pessoal recomenda bastante, não é uma vara extra-rápida, ao que eu sei,

deve ser somente rápida, mas me parece boa para esse uso. Veja que existem as antigas HMX, que são tidas como varas muito boas, embora algumas queixas quanto a passadores e reel seat, mas o blank era tido como excelente, e as modernas, atuais, as quais parecem ainda ser boas, quem tem algumas destas é o Junos, ele pode te informar melhor sobre esses modelos.

As St Croix Premier usam os blanks SCII, são, em sua maioria, blanks de ação rápida, não extra rápida, acho que em libragens acima de 20 lbs poderiam ser usadas para os dourados no pincho, mas não são os mais leves da marca, os mais leves seriam os SCIII, SCIV e SCV, este último é o mais leve e o mais toco deles.

A Falcon Low Rider eu não conheço, tenho uma Falcon Cara T7, que é um blank show, leve, muito rápido e forte. As Low Rider, pelo que vi pela internet, me parecem varas rápidas, a maioria destinadas ao uso de jigs e worms, mas evite as para spinnerbait e cranker, essas são lentas, não achei especificação de peso, mas as falcon costumam ser leves.

Quem pode te dar maiores informações, mais detalhadas, sobre as St Croix e sobre as G Loomis seria o Marcão da CBM, ele já trabalhou com quase todos os blanks dessas marcas.

Quanto ao balanceamento, acredito que as G Loomis e St Croix venham bem balanceadas, as demais não posso falar, mas para ter certeza só pegando e manuseando uma delas.

Veja que não existe balancemento como o de uma vara custom bem montada, as de fábrica costumam ter algum problemas nesse quesito.

Abs. :amigo:

Olá pessoal!

Qual é a melhor vara para a pesca de dourados no arremesso com iscas artificiais?

Falcon LowRider XG

G.Loomis GL2

G.Loomis Cranckbait

Fenwick HMX

St.Croix Premier Split-Grip

St.Croix Premier

St.Croix Eyecon

E qual é a mais leve e a mais equilibrada?

Abraço!

palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas::

::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, Gabriel, como o João falou, dessas citadas por ti, posso falar um pouquinho sobre a HMX da Fenwick. joia::: Tenho 3 delas: uma 5'6, 25lbs, das antigas, e duas 5'4, 20lbs, das novas. Todas são excelentes. joia::: Blank bem rápido (não X-fast), leve e forte. joia::: É a ação de blank que eu mais gosto pra Dourados. joia::: Os componentes dessas novas são bons, mas não excelentes: os passadores são S4, e os anéis são óxido de alumínio, todos Pacific Bay; a cortiça é simples, porém resistente; e o reel seat (que todo mundo fala mal), para mim, é forte e bem confortável, apesar de não ser Fuji. joia:::

Em relação às HMX antigas, muito dificilmente tu encontrarás uma para comprar, e, se achar, pagará muito caro! lacou:: lacou:: Mas vale muito a pena, pois é excelente. joia:::

Em resumo, acho que uma HMX moderna tu estarás bem servido para pinchar Dourados. joia:::

Abraço :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pessoal!

Pelo geito toda vara tem seus pontos positivos e negativos. Acho que para ter uma vara boa, so sendo custom com um blank bom.

Abraço a todos e obrigado!

Se ate uma varinha xinfrim fica uma teteia depois de customizada,imagina um bom Blank,com metais,passadores e reel seat de qualidade e um cabo com a sua pegada ::tudo:: ::tudo::

Custom é Custom palmas::

Vai sem medo :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pessoal!

Pelo geito toda vara tem seus pontos positivos e negativos. Acho que para ter uma vara boa, so sendo custom com um blank bom.

Abraço a todos e obrigado!

Se ate uma varinha xinfrim fica uma teteia depois de customizada,imagina um bom Blank,com metais,passadores e reel seat de qualidade e um cabo com a sua pegada ::tudo:: ::tudo::

Custom é Custom palmas::

Vai sem medo :amigo:

Concerteza Alex!

Agora não da, mas para mim é um sonho ter uma vara custom com blanck G.Loomis ou Fenwick bem feita e leve. E ainda mais, feita com sorte, hehehe!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...