Ir para conteúdo

O verdadeiro troféu


Posts Recomendados

Bem colegas, há algum tempo queria falar algo sobre isto, e hoje ao ler o relato do Biguá, acho que se tornou oportuno o assunto.

Se eu dividir a minha curta carreira de pescador esportivo em fases de objetivos eu vejo da seguinte forma: Numa [highlight=red]primeira fase [/highlight]eu queria pegar todos peixes possíveis, [highlight=red]queria quantidade [/highlight]em mãos, num [highlight=red]segundo momento [/highlight]eu me vi caçando os [highlight=red]troféus por tamanho[/highlight], queria achar o grande monstro que estaria escondido e crescendo há anos aguardando a minha chegada (hehehehe...) e hoje eu vejo um [highlight=red]novo troféu[/highlight]...

Obviamente todos nós continuamos sonhando com o grande monstro, aquele que está lá crescendo e se praparando pro grande combate... Mas acima deste prazer hoje eu sou um apaixonado por "cenas", isto mesmo, as cenas e imagens geradas pelos nossos companheiros peixes e predadores.

Aonde entra o texto do Biguá nesta história? Bem, conheci este malandro ao ler seus textos sobre pescaria e sempre elogiar o modo como este féla (como diz ele) narra os detalhes dos botes, pra mim esta é a grande graça dos textos de pesca. E obviamente a grande graça das pescarias.

Ou seja, sou um verdadeiro apaixonado pela imagem do ataque, este hoje é meu grande troféu.

Me lembrar do ataque, da explosão, dá perseguição é fantástico. E acrescento ainda que estas imagens são as verdadeiras cargas de experiência, ous seja, sempre que tú grava uma imagem daquelas, na próxima vez que ver uma estrutura similar certamente acreditará na possibilidade de encontrar o companheiro lá dentro pronto pra te dar uma ampôla de adrenalina de presente.

Já me extendi mais do que queria, [highlight=red]portanto convido os amigos para em quatro ou cinco linhas resumam aquele bote[/highlight] que se registrou naquele neurônio que nunca mais se apagará.

Depois de alguns exemplos dos amigos vou detalhar um bote de trairão do Xingú que até hoje me faz perder o sono. :lol: :lol: :lol:

Um abração a todos, pensem muito antes de escrever, gerem inveja... kkkkkkkkkk!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa sacada Xandego ! Tenho algumas boas lembranças disso, mas uma em particular, que tentarei reproduzir a seguir...

Estávamos ( eu e o Mandi ) pescando na região dos lagos do Tupana, numa região posterior a cidade de Autazes e do rio Madeirinha no Amazonas, já num horário próximo ao poente, com aquele calor típico da região, num céu de poucas núvens no horizonte onde o sol insistia em nos "cegar", tal luminosidade refletida...

A procura dos bocudos era também associada a um ponto do rio, onde houvesse um mínimo de sombra para descansar do sol e diminuir a cachoeira de suor que escorria nos nossos corpos ! Havíamos encontrado um local que parecia ser um saída de igarapé, misturado com algo parecido a um braço do rio, cheio de troncos caídos e vegetação encoberta ! A profundidade da água não era maior que uns 1,5 m ! Local bem propício a encontrarmos uns tucunas, coisa que de fato aconteceu...

Trabalhávamos com as iscas ( ambas de superfície ) próximas, mas em velocidades diferenciadas, até como forma de "varrer" o local, e dessa forma chegamos até a embarcar alguns tucuninhas, na faixa de 1,5 a 2 quilos ! Quando estávamos chegando na metade dessa "ponta de rio", ouvimos do nosso lado, infelizmente na direção do sol, um belo barulho de peixe caçando ! Não deu para ver o rebojo, mas o som da batida... ! !

Mudamos a direção do motor elétrico a tempo de ver ( apesar do sol... ) um enorme "pânico subaquático" com pequenos peixes saltando assustados em várias direções e locais próximos uns dos outros, mas dessa feita, sem qualquer ação de superfície por parte do predador ! Paramos até de pescar para esperar o resultado de ver para onde lançaríamos nossas iscas...

Na sequência uma pequena calmaria ( de segundos ) e o fato volta se repetir, mas desta feita, com uma "branquinha" ( peixe típico da região ) de uns 5 a 6 cm de comprimento, fazendo um nado desesperado na superfície, ora saltando, ora nadando mais rapidamente, na fuga de uma onda que começara "tímida" mas se agigantava a todo instante, revelando inicialmente uma bocarra enorme, seguida de um corpanzil ainda maior, que no frenesi da perseguição se mostrava por inteiro fora d'água !

Essa "correria" ( ou devo dizer "nadoria" ) levou uns 10 segundos, e os peixes ( presa e peseguidor ) percorreram uns 15 metros, e o que era ainda melhor, num espaço paralelo de onde estávamos, terminando a perseguição apenas pela proximidade de um tronco semi submerso, onde suponho a "branquinha" tenha procurado abrigo ( será que encontrou a tempo ? ).

A imagem que ficou para sempre foi aquele enorme corpo dourado, cintilando sobre a água, misturando-se ao brilho dos reflexos do por de sol, na vitalidade da perseguição a presa, que desesperadamente buscava refúgio ! Isso por si só já teria valido a pescaria... mas teve mais !

Quando o tucunão finalmente afundou próximo ao toco, ainda estávamos há uns bons 50 / 60 m de distancia, e mesmo com o elétrico em disparada, não havia como esperar mais ! O Mandi ( sempre mais fominha ) já estava com a isca riscando o ar, mas a mesma caiu um pouco antes do ponto desejado ( pelo menos aquele que visualizamos na frente ao toco ). Já a minha Dr Spook da KV ( branco com verde ), talvez até por ser um pouco mais pesada, passou um pouquinho desse mesmo lugar, e para minha surpresa, nem chegou a cair direito na água, pois a superfície do local transformou-se numa explosão, subindo água para tudo quanto era lado, junto com aquele "animal" ! A ferrada foi de puro reflexo, pois estava paralizado com tamanho espetáculo !

O "bruto" não se deu qualquer chance, pois conseguiu embuchar uma isca daquele tamanho ( uns 12 cm ) com garatéias que não lhe deram qualquer chance de uma "briga" mais honesta ! Contra si, o fato de estar encurralado entre o bote, o tronco e a margem ! Mesmo assim não foi fácil embarcar aqueles 6,2 quilos de pura emoção, e só consegui fazê-lo com a ajuda do Mandi, que correu com o boca grip na direção daquela bocarra que insistia em saculejar junto ao barco ( nosso medo era a linha Power Pro de 20 lb passar no tronco, fatalmente se partindo diante da tensão ! ). Peixe embarcado e alegria esfuziante dos dois Mocorongos !

Mais do que as pernas trêmulas de emoção, as mãos suadas pela adrenalina, o coração em baixo da língua, e os braços doloridos pela "batalha" curta, mas intensa, estava a alegria pela possibilidade de compartilhar uma situação dessas com o Mandi, presenciando e vivendo esse momento único ! :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KKKKKkkkkkkk.....Perfeito Xandego, e Kid...Show de bola o sua opinião e o relato do mocorongo...hehee...Eu compartilho da mesma idéia sua, Xandego...e é por isso, q eu sou um apaixonado pelos bocudos. Tenho certeza q nenhum outro peixe proporciona esse espetáculo.Eu tenho tantas, mas tantas cenas inesquecíveis em minha mente q passaria o dia inteiro digitando esses ataques brilhantes.Eu tb fui passando por todos esses estágios/fases q vc passou....mas, infelizmente, ou felizmente, eu me deixei contaminar pela quebra de recordes, pelo menos do bocudo de olhos vermelhos. Acho q foi pela convivência q tive com vários pescadores q só se interessam apenas pela quebra do recorde. Tem muita coisa envolvida nisso...e a medida q vc vai tendo mais informações, vc acaba se contaminando. É muita grana em jogo, pode ter certeza. (mais abaixo explico o meu real interesse)Eu tenho certeza q o pescador muito bem preparado, equipado e informado tenha tudo para quebrar o recorde do tucunaré amazônico, mas quem decide isso é o peixe... e só ele...kkkkkk...Ele, o peixe, é q decidirá o dia em q abocanhará a sua isca. É incrível com eu me interesso apenas pela quebra do tucunaré. Isso em um nível muito baixo, podem ter certezaq....Conheço pescadores q lutam para quebrar esse recorde há mais de anos, pescando durante dias e mais dias a fio pela região. Seria muita idiotice da minha parte achar q em 1 semana bateria esse recorde....Mas sonho é sonho...e quem sabe o peixão resolve bater bem na minha linha...heheheee....O bruto ficar lá, quietinho, só me esperando....kkkk :lol: Como sou um assalariado, não tenho condições de pescar frequentemente por lá... e é justamente por isso q sonho com o recorde...Com ele na ponta da minha linha eu tenho certeza q a Pousada Rio Negro Lodge/Santana/ e afins, me dariam uma bolsa de pesca vitalícia para pescar por lá...Esse é o meu interesse maior...sacou?!?!??! hehehee...No mais...de lambari a piraíba...eu tenho o mesmo pensamento seu...o q vale é a beleza do ataque, a força da fisgada, e a tremedeira das pernas quando o peixe está na borda do barco...hehee...É claro q os amigos ao lado, e uma bela fotografia não fazem mau...fotografia, esta, soltando o peixão q te proporcinou tal prazer... :wink: Abraços.Fabrício Biguá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KKKKKkkkkkkk.....Perfeito Xandego, e Kid...Show de bola o sua opinião e o relato do mocorongo...hehee...Eu compartilho da mesma idéia sua, Xandego...e é por isso, q eu sou um apaixonado pelos bocudos. Tenho certeza q nenhum outro peixe proporciona esse espetáculo.Eu tenho tantas, mas tantas cenas inesquecíveis em minha mente q passaria o dia inteiro digitando esses ataques brilhantes.Eu tb fui passando por todos esses estágios/fases q vc passou....mas, infelizmente, ou felizmente, eu me deixei contaminar pela quebra de recordes, pelo menos do bocudo de olhos vermelhos. Acho q foi pela convivência q tive com vários pescadores q só se interessam apenas pela quebra do recorde. Tem muita coisa envolvida nisso...e a medida q vc vai tendo mais informações, vc acaba se contaminando. É muita grana em jogo, pode ter certeza. (mais abaixo explico o meu real interesse)Eu tenho certeza q o pescador muito bem preparado, equipado e informado tenha tudo para quebrar o recorde do tucunaré amazônico, mas quem decide isso é o peixe... e só ele...kkkkkk...Ele, o peixe, é q decidirá o dia em q abocanhará a sua isca. É incrível com eu me interesso apenas pela quebra do tucunaré. Isso em um nível muito baixo, podem ter certezaq....Conheço pescadores q lutam para quebrar esse recorde há mais de anos, pescando durante dias e mais dias a fio pela região. Seria muita idiotice da minha parte achar q em 1 semana bateria esse recorde....Mas sonho é sonho...e quem sabe o peixão resolve bater bem na minha linha...heheheee....O bruto ficar lá, quietinho, só me esperando....kkkk :lol: Como sou um assalariado, não tenho condições de pescar frequentemente por lá... e é justamente por isso q sonho com o recorde...Com ele na ponta da minha linha eu tenho certeza q a Pousada Rio Negro Lodge/Santana/ e afins, me dariam uma bolsa de pesca vitalícia para pescar por lá...Esse é o meu interesse maior...sacou?!?!??! hehehee...No mais...de lambari a piraíba...eu tenho o mesmo pensamento seu...o q vale é a beleza do ataque, a força da fisgada, e a tremedeira das pernas quando o peixe está na borda do barco...hehee...É claro q os amigos ao lado, e uma bela fotografia não fazem mau...fotografia, esta, soltando o peixão q te proporcinou tal prazer... :wink: Abraços.Fabrício Biguá

Biguá véi, respeito totalmente tua opinião, e obviamente também sonhos com meus recordes, porém não os vejo como o ponto final, mas como um ótimo "brinde".Quanto ao fato de pescar uma semana ou 1 dia, eu simplesmente acredito e tenho excelente relacionamento com a mãe natureza, e te dou certeza que ela trata com mais carinho o filho que cuida dela. portanto seja a curto, a médio e a longo prazo não se preocupe se ela achar por bem que tú merece o troféu na ponta da linha ela o porá na hora certa.Agora tú enrolou, enrolou, enrolou e ainda não descrever aquela imagem especial. :lol: 8) hehehehe
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabrício e Xandego,

Muita "conversa" e "desconversa" !

Tô quase propondo mudar o nome do TÓPICO para "ENROLANDO"...

CADÊ OS RELATOS DE VOCÊS ? :P

Depois desta bronca lá vai o meu, curto e grosso, assim como o peixe em questão.

Estava eu numa pedreira do Xingú às 7h da manhã, fumacinha saindo da água, ainda escondidos nas sombras quase horizontais da mata ciliar, visto a posição do sol naquele horário, quando resolvi me afastar um pouco do grupo, junto com meu irmão Tiago.

Enquanto todos tentavam com suas iscas no lado da pedreira voltado para o leito principal eu e meu irmão fomos para o lado da margem, onde corria um braço de cerca de apenas 60 de largura. Na nossa frente as pedras se mantinham rasas, com cerca de 1m de profundidade até uns 15m, quando entam começava a corredeira mais forte, na entrada deste canal.

Pois então arremesso longo, tentanto chegar próximo a margem pra cruzar toda a corredeira e engatar a cachorra dos sonhos, queria uma monstra daquelas acima dos 15Kg. Após alguns pinchos e ações sem confirmação de pequenas bicudas, eu recolhia a isca meio destraído já, quando a isca me passa por cima desta rasura de pedras...

Nunca na minha vida vi um rebojo igual, daqueles que a frequência entre a crista e o vale da onda passam os 20cm, um volume de água com mais de 1 metro de diâmetro rebojando...

Continuei o recolhimento da minha "pobre" spookinha... Arremessei denovo, desta vez apenas 15m, e lá estava o rebojo dos meus pasadelos de novo... Desta vez acompanhado de uma porrada tão monstruosa que não conseguir ver de que lado exatamente aquele estúpido atacou, o som foi exatamente o mesmo de se estapear a água com toda a força com um remo daqueles grandes!!!!!! :shock: :shock: :shock: 8)

Eu que sempre solto um comentário baixo... ESTE É BOM! ESTE É BOM!!, desta vei gritei... TIAGOOOOOOOOOOOOOO, ME LASQUEI!!!!!!! e meu irmão já vei andando com a câmera e rindo... :shock: :oops: :oops: :lol: :P

Arrancou minha linha com a facilidade de uma pirarara arrancando, mas depois da curta arrancada já sabia quem era... :oops: :shock: 8)

O féla do TRAIRÃO, estúpido como sempre ele resolveu brigar comigo a cerca de 5m, e quando ele quer ir embora ele vai, e foi com minha spookinha e metade do meu cabo de aço de 80lb... :shock: :shock: :twisted: :twisted: :cry: :cry: :cry: Nenhuma notícia, nenhuma carta, nunca mais...

Pois então, até hoje acordo gritando, tal qual Wolverine se lembrando do Dr. Striker e refrescando esta imagem do Tsunami na minha frente...

Tenho uma outra de trairão que postarei depois do relato #10. 8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabo de aço de 80 lb ! Tava "bem intencionado", né Xandego ?

Os sustos que muitas vezes tomamos de "aparições" de onde jamais supeitaríamos estarem os peixes, é que motiva sempre a encontrar o grande troféu por perto...

Me parece que vai ter gente procurando por uma "arcada com enfeite" lá para os lados do Xingu... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Sabe meu avatar? Não foi a maior que eu peguei... Mas eu pude ver toda sua ação! Ela saiu de seu esconderijo, nadou junto ao fundo para trás da isca, nadou até ficar embaixo da isca, e atacou com um bote ascendente quando eu estava com 1 palmo de linha! :mrgreen: E tomou 6 metros de linha para mais... em um único segundo! (peixe danado! :evil: se enfiou no enrosco, muito mal intencionado!)Acho que sem perceber, eu passei para o terceiro estágio do Xandego; onde o que vale é a ação, é a cena, a emoção. Agora, eu entendo o que você estava falando comigo Xande (outro dia, estavamos no MSN e ele me disse que eu devia ler esse tópico).Xande, um abraço e parabéns pela genialidade da sacada! :idea:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabe meu avatar? Não foi a maior que eu peguei... Mas eu pude ver toda sua ação! Ela saiu de seu esconderijo, nadou junto ao fundo para trás da isca, nadou até ficar embaixo da isca, e atacou com um bote ascendente quando eu estava com 1 palmo de linha! :mrgreen: E tomou 6 metros de linha para mais... em um único segundo! (peixe danado! :evil: se enfiou no enrosco, muito mal intencionado!)Acho que sem perceber, eu passei para o terceiro estágio do Xandego; onde o que vale é a ação, é a cena, a emoção. Agora, eu entendo o que você estava falando comigo Xande (outro dia, estavamos no MSN e ele me disse que eu devia ler esse tópico).Xande, um abraço e parabéns pela genialidade da sacada! :idea:

Genial é ver a vibração do colega com o assunto, e hoje depois do expediente fui atrás dos tucuninhas e terminei no meio deles pegando duas dentuças. Piruetas de 360oC como final de ataque numa spook pupy, valeu mais que qualquer tucuninha.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ops...deixa eu entrar no assunto novamente...hehee...antes q o Kid mude o título do tópico...kkkkk...O meu verdadeiro troféu foi aquele q eu postei quando estava com o Lance lá no Lago do Colombiano no Jurubaixi...No meu relato de Barcelos 2005 tem o relato da minha tristeza/alegria...hehee..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...