Ir para conteúdo

Sobre Leis...


Gabriel Mazzucatto

Posts Recomendados

Estava pensando um pouco em como são criadas as leis no Brasil, em uma pesquisa que fiz na internet comprovei um pouco do que estava pensando... Peguei uma imagem de como é criada uma lei no Brasil do Site da Câmara legislativa.

Imagem Postada

Meu raciocínio é o seguinte:

Neste mapa mostra que o cidadão tem papel em uma etapa apenas na criação de uma lei, porém EU mesmo nunca ví nem ouvi dizer sobre uma votação popular para criação de uma lei.

Daí penso, será que as leis estão sendo realmente criadas a favor do interesse popular? Se um político propõe e faz todo o tramite para esta lei ser aprovada fica fácil na minha opinião de ela favorecer à seu criador.

O motivo de tal post é o seguinte... Seria possível a criação de apenas uma Lei, a Lei que faça com que o povo escolha suas próprias leis, sei que não é nada fácil montar um projeto para que algumas pessoas (Políticos ???) proponham leis e a população geral vote nas que mais lhe serão úteis, inclusive o direito de poder excluir uma certa lei ou modifica-la. Percebo que temos muita lei e poucas funcionam de verdade. Que, talvez menos leis porém mais funcionais sejam mais fáceis para ser seguidas, uma coisa que é comum de se observar é que uma lei contradiz outra.

O pensamento a principio é simples porém pode se tornar muito complexo ao desenrolar das idéias.

Uma coisa que não podemos confundir é Cidadania com Democracia, políticos ficam dizendo democracia, porém democracia na minha opinião não é obrigação de votar, e sim poder escolher votar, em quem votar e o mais importante... SABER votar.

Se alguém concorda, tem algo a implementar ou discorda fiquem a vontade para dar opiniões, espero aprender também com a opinião de Vocês.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo seu pensamento.

Mas respondendo de maneira simples: ficaria mais bagunçado que cabelo rastafári.

Meu amigo, para que isso fosse possível necessário seria a criação de uma nova Constituição Federal.

A população, tal como a maioria dos políticos não está preparada para pensar em leis, se quer as entende.

Não adianta a criação de leis no Brasil, por mais certas e benéficas para a população elas jamais serão praticadas, e eu não digo que elas seriam esquecidas pelos políticos e sim pela população.

O brasileiro em geral não dá a minima para a legislação vigente. Com certeza você já viu alguém dirigindo bêbado, maltratando um animal, PESCANDO NA PIRACEMA, enfim, tudo isso é protegido pela lei e população não cumpre.

É necessário pensar, antes, na educação do cidadão, para depois dar a ele tamanho poder.

Mas, falando em Poder, como vivemos em um país Democrático e Republicano, o PODER É UNO E INDIVISÍVEL E PERTENCE AO POVO.

Mas o povo não sabe disto.

Se você quer um exemplo de lei feita pelo povo te dou: A Lei Ficha Limpa nasceu de por pressão popular, mais de 1,6 milhões de assinaturas foram coletadas em todo país e entregues a Congresso Nacional juntamente com a PL (proposta de lei), ela está promulgada e foi considerada constitucional pelo STF dia 16/02 por 7x4 votos.

Se a população quiser fazer a diferença ela faz, porém ela não quer.

Se falei algo errado me corrija.

Att,

Vinícius Santiago Silva

Bacharelando em Direito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa oportuna questão é uma das razões que justifica o voto distrital, de forma que o eleitor possa ficar mais próximo de seu representante e COBRE dele as medidas e ações prometidas.

O duro é as pessoas vendendo o voto por dinheiro de pinga. chorei:: chorei::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voto distrital? Meu Deus!!!

Meu caro, voto distrital nunca na vida, mate quantos puder, mas não deixe isto ser adotado no Brasil.

Somente possibilitaria que os coronéis retomassem seus poderes ilimitados. Criaria currais eleitorais e faria de nós, pessoas comuns, reféns de marginais que os partidos escolhem e os colocam para que nós decidamos - espada ou punhal.

Nosso país precisa de pessoas decididas a mudar a história, porém antes de termos tal decisão devemos saber que seremos alvos vivos a todo instante, incluindo nossa família.

No Brasil é assim, quem tenta fazer a diferença ou é morto (Dorothy Stang) ou é calado a força... diabo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...