Ir para conteúdo

Rancho Trairão... Já era... (com fotos)


Posts Recomendados

Xande, sua postura diante desta situação representa um inequívoco exemplo positivo, digno da admiração de todos nós os quais também somos vítimas em potencial da incompetência e da bandidagem que permeia todos (eu disse "todos"!) os segmentos da sociedade.

Contudo, aquele que tem a consciência tranquila, age como você: não se ausenta da indignação perante os fatos, mas carrega o equilíbrio necessário para evitar as acusações inflamadas, preservando a esperança no triunfo da justiça, uma vez que sabemos que não estamos debaixo apenas da justiça dos homens.

Se precisar de qualquer apoio que esteja ao alcance da comunidade da pesca esportiva, saiba que, certamente, já conta com muitos aliados, inclusive eu.

Que a vontade de Deus prevaleça nesta causa.

Forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 62
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Xande, estamos com você, que consiga rápido reaver os prejuízos, sei que a dor de cabeça e todos os problemas causados por esta prole, não tem ressarcimento. Estas tais ONG, so servem para apoiar na sua maioria grupos que usurpam os direitos e propriedades de quem trabalha.

Abraço e paciência de pescador na espera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Xande,o engraçado disso tudo é que:Aqui tem um camarada que todos os anos mata um monte de Piraibas no Kuluene(detalhe ,na piracema)e ai o IBAMA não faz nada com ele,mesmo via denuncia(alegam sempre que ele fugiu).Mas estamos na torcida que tudo se resolva e que consigas reaver o perdido.

Força e avante :amigo: O show deve continuar joia:::

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei das palavras Xande mas sinceramente pramim os índios só quere dinheiro.

Já tive problemas com os índios da Ilha do Bananal e a conversa só se restringe a R$, creio que seu problema vai ser resolvido e vc ai conseguir operar novamente no Racho Trairão, os índios querem uma coisa e quando eles tem e vêem que não é aquilo tudo que eles pensavam eles mudam de ideia novamente, não da pra entender mas fazer o que bola pra frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi o tempo que índio trocava ouro por espelho!!!

A situação que vivemos atualmente e provocada por uma cultura de impunidade e incompetência do poder público e, de tanto verem o poder público ajudando quem não deveria... se julgaram no direito de fazerem igual!!!

Xande... não teria a mesma paciência sua e admiro isso, até porque de cabeça quente não são tomadas as melhores decisões!!!

Torço por um desfecho justo dessa situação e que seja liberada sua licença para eu poder conhecer aquele local maravilhoso!!!(Uma pena que deixei de ir com a turma... chorei:: chorei:: chorei:: )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moçada,

Antes de tudo, quero falar que fora toda a raiva e a sensação de impotência, tem um baita lado positivo nisso tudo. O Rancho Trairão tem muitos amigos e amigos de verdade.

O tanto de gente que tem me ligado, me mandado mensagens, me mandado e-mails realmente chateados com a situação e principalmente preocupados comigo e com a família Pazetti.

ISSO ME DÁ CERTEZA DE QUE VALEU A PENA!!

No mais, não vou me prolongar muito, até mesmo porque tudo que ocorreu e está ocorrendo vai se consertar na Justiça. Mas fazendo um resumo rápido do que vem acontecendo com o Rancho Trairão e que pode ocorrer com muitas outras pousadas em empreendimentos de pesca esportiva, além de fazendas e demais propriedades particulares...

1) A pousada foi multada em setembro de 2011 em quase meio milhão de reais.

Havia erros no licenciamento? Sim, e certamente nos adequaríamos, quem me conhece sabe bem como somos sistemáticos. Porém, cade notificação? Por que o fiscal se recusou a falar por telefone conosco, quando foi porposto pelos funcionários que lá estavam?

Dias depois sai no G1.com que uma determinada operação de dezenas de kilômetros no Rio Xingú teria apreendido materiais, fechado uma pousada irregular e aplicado quase meio milhão em multas. Ou seja, não acharam nada no rio, foram em uma época que só existe pesca esportiva e nós servimos de bode espiatório para justificar o tal valor da multa x valor da operação. Rapidamente cancelamos os grupos reservados e ressarcimos 100% de todos, além de conseguir reservas em pousadas tão competentes quanto a nossa para todos. Respeitamos os lacres do IBAMA.

Depois disso, imediatamente começamos a nos consultar com advogados e especialistas da área. Foi unânime que a multa foi abusiva, sem critério e o auto de infração tinha vários vícios. Não fosse por recente decreto que defende a correção dos vícios por inúmeras vezes e não invalida a notificação mal feita (o Kruel depois poderá falar mais a respeito, inclusive já postou muito a respeito na época deste decreto, mostrando exatamente a aberração que seria este decreto) este auto de infração teria sido facilmente derrubado. Enormes pousadas do Brasil que merecem nosso maior respeito e admiração têm estoques de pequenas infrações ridículas como esta. o IBAMA é um obstáculo que a pesca esportiva tem que transpor para trabalhar em prol de um uso sustentável da natureza.

Posteriormente o Rancho se defendeu administrativamente junto ao IBAMA, e depois junto a PF que também leva o processo como crime ambiental, mas com outro trato, é notório a vontade e a competência da PF para resolver e não para aparecer para a imprensa. Os contatos, as pessoas que analisam e principalmente a aprofundamento quanto o caso é outro nível dentro da Polícia Federal. Chega a dar pena do IBAMA quando comparamos o serviços das duas entidades.

2) Depois de muita correria, muitos prejuízos e mais gastos nos preparamos para fazer toda regularização pelos órgãos do Pará, onde o Rancho está situado. Segundo o fiscal do IBAMA ali é Mato Grosso!

São Félix do Xingú - PA

9°40'10.40"S

52°15'13.79"O

Mas, antes que conseguíssemos terminar de atender às exigências do IBAMA, pois pretendíamos retomar as atividades em maio deste ano...

3) Acontece esta invasão, saque e dano a patrimônio particular.

Desde de 28 de maio de 2010, uma ONG com índios, mestiços (quase todos urbanos, ex-moradores da cidade de Confresa), invadiu as terras vizinhas às do Rancho Trairão, de propriedade da empreiteira goiana EMSA. Há cerca de 1 mês correu na região a notícia de que a EMSA finalmente havia conseguido a reintegração de posse e que deveria executá-la logo que as chuvas permitessem o acesso de veículos.

Coincidentemente, 1 semana depois índios Caiapós de São José do Xingú-MT (400Km), muito provavelmente incitados (a pópria polícia informa que esta ação tem articuladores por trás) resolvem invadir a pousada e cerca de 10 ranchos de pesca esportiva da região, além da Vila da Paz (28Km do rio), alegando que querem a demarcação de terras indígenas ali, ou seja, tanto eles quanto a FUNAI, menos o IBAMA, adimitem que ali é Pará e não é área do Parque Nacional do Xingú. No mesmo período houve a invasão da regional da FUNAI em Querência e o provável forjado sequestro de funcionário da FUNAI dentro da aldeia.

Daí para frente vocês já viram nas reportagens, houve saque, destruição, eles mesmos colocaram fogo no caminhão da FUNAI, utilizado para os saques e furtos. Colocaram fogo quando o caminhão atolou e a PM chegou, viram que não teriam como levar os materiais furtados e resolveram queimar tudo.

Ameaçaram pessoas com armas de pesado calibre e aparecem com arcos e flechas na mão diante das câmeras de uma imprensa irresponsável e sensacionalista.

Quero acreditar que a marginalização dos índios não seja da natureza deles, quero acreditar também que seja fruto apenas de uma lei arcáica que de tanto marginalizar o indivíduo termina criando obrigatoriamente um criminoso.

Porém, para aqueles que ainda defendem estes saqueadores como "pobres marginalizados", frutos de uma falta de estado, lembro que estou naquele local desde 2003 por convite de meu finado amigo Junão, tive nem sei quantas dezenas de oportunidades de pescar dentro da reserva e NUNCA o fiz, mesmo não havendo estado para me punir. Acredito que se marginaliza quem quer!

Para finalizar, agradeço mais uma vez o apoio de todos. Lembro que não sou a favor de índio morto, apesar de toda a raiva e humilhação que têm me feito passar, e torço muito para que tudo acabe bem.

Não tenham dúvida de que se estes invasores tivessem conversado antes conosco eles seriam ouvidos e se tivessem razão teriam um grande aliado. Mas isso é inacreditável de se acontecer com os inimputáveis que estão à margem daquele paraíso, causando terror, prejuízos e indignação a quem trabalha com seriedade e muita paixão. Não vivo da pesca, sou Arquiteto, vivo disso, mas até hoje, ainda acredito na causa da pesca esportiva como ferramenta de preservação.

Xande.

Amigo XANDE, diante dessas verdades temos a certeza que você fez sua parte e cabe agora o IBAMA e FUNAI assumirem seus erros, torço para que se resolva o mais breve possivel, pois meu filho chorou quando disse o que tinha ocorrido com RANCHO TRAIRÃO, mais tenho certeza que esse sonho será realizado PAI E FILHO pescando naquele paraíso da pesca esportiva...

GDE ABRAÇO E QUE DEUS NOSSO PAI MAIOR ILUMINE AQUELES QUE DETEM O PODER..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lamentável. 2 órgãos do Governo Federal batendo cabeça... muito lamentável. Enquanto isso, os índios continuam desfilando suas bermudas Adidas, independentemente de sua imputa ou inimputabilidade.. mau::

Abração, Xande... estou na torcida!

Eduardo Sone

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que todos têm o direito de exigir o que lhe for de direito se assim entender a justiça, porém, invadir, saquear, ameaçar e apontar armas para pessoas alheias, isso é crime punivel com prisão, sejam, barncos, negros ou ÍNDIOS. O ocorrido é um absurdo... Que leis são essas? Que país democrata é esse?"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados amigos,

Ja faz um tempinho que nao posto por aqui.

É na condição de vizinho do Xande, ou melhor dizendo de ter o xande como Vizinho no Xingu, que venho atestar as colocacoes dele aqui.

Pesco naquela mesma regiao, ja tem 23 anos. Hoje estou com 40. Moro em BH. A minha primeira vez por lá, somente de Vila Rica ao Xingu, gastamos 8 dias, tao dificil era o acesso. Mas a pescaria sempre compensou.

Meu rancho tambem foi saqueado, fica a menos de 1 km da pousada. Tivemos barcos, freezes, e ate o rancho, em condicoes de falta de acesso total. Hoje sequer sabemos se o Rancho e a pousada, ja nao estao queimados.

O sr. da Reportagem postada, tambem é dono de um rancho na regiao. Ele foi com a policia e com apoio inclusive financeiro dos rancheiros da regiao, e passou alguns apertos, encontrando indios fortemente armados.

Frequentemente pesco tambem em 2 outros ranchos da mesma regiao (aprox. 15 km para baixo) que sao de amigos comuns, que ficam um pouco mais abaixo no rio 20 min motor de 25hp.

Neste sabado, dia 03/03 um desses ranchos tambem foi saqueado no Xingu, e os indios levaram nada mais nada menos que 8 barcos novos de 6m, 5 motores de popa, fogao, e freezers. E utilizaram a agua (rio) como acesso. As informacoes que tenho embora ainda nao sejam 100% confiaveis (pois os boatos correm solto), informam que os barcos do Rancho Trairão foram usados pelos indios para mais esse saque.

O que os indios querem é a transformação de uma grande extensão em reserva indigena.

Ao saquearam o ultimo rancho, os indios disseram ao Caseiro, grande Magela, "Nós nao temos nada contra o sr. Queremos que os proprietarios reclamem na funai, para que a funai tome providencias e venha demarcar a area em reserva.".

Dai se conclui que eles sao instruidos e muito bem instruidos. Primeiro invadem a regiao, o que aconteceu recentemente em 2009/2010, na EMSA, que fica ao lado de cima da pousada. Como a invasão foi aceita de maneira muito "pacifica", os indios agora estao causando o terror, saqueando ranchos e a pousada. Quanto mais repercussao melhor. A invasao de 2009/2010, todo mundo sabe, que eram 4 ou 5 indios, com 10 "sem terra" misturados. Aos poucos essa realidade foi mudando. Este ano, chegaram mais indios ao local. Gente é igual um quebra-cabeca... parece que é tudo articulado.

Existe uma citacao do Xande, que precisa ser complementada. Quando o Ibama multou/embargou a pousada, é verdade eles foram bode espiatório total. Mas o Ibama naquela operacao tambem pegou naquela mesma operacao pescadores de um onibus, que eram verdadeiros saqueadores no Xingu. Este onibus, já era a 6a vez que estava indo ao Xingu, somente em 2011, levando tudo que eles encontravam pela regiao. E essa turma, parava o onibus em um lote, que fica entre a pousada, e o meu rancho. E eles subiam diretamente para a reserva, comandados por um piloteiro bastante experiente da regiao. Pelo menos essa parte da operacao foi positiva. Mas como o Xande disse existiam outros interesses por tras disso tudo. Para mim, alguem bancou essa operacao, com o objetivo claro de fechar a pousada.

A hipocrisia foi tamanha, que enquanto esses saqueadores foram multados em R$1000,00 cada um, segundo noticiaram os jornais da epoca, a pousada, que estava inclusive em uma semana sem movimento, levou 450.000,00 de multa, em condicoes arbitrarias.

O que eu vou falar vale somente a titulo de informacao e talvez de esperanca, mas em 1999/2000 a Fazenda Enza ja havia sido invadida pelos indios. Consta que a Enza estava fazendo ou com a intensão de fazer um hotel na regiao. E o final dessa invasao, terminou com a propriedade toda queimada pelos indios. Foi sempre neste mesmo clima, que fiz minhas primeiras pescarias no Xingu. Todo ano tem um evento diferente acontecendo. Tem ano que nao se pode descer o rio... tem ano que nao se pode subir.

Esses ultimos acontecimentos me deram a impressao, que esta acao dos indios tem sempre uma relacao direta com pousadas / hoteis na regiao. Parece que com isso, o movimento deles ganha maior "exposicao na Midia."

Bom, apenas para fechar eu entendo que os fazendeiros da regiao devem se mobilizar e fazerem alguma coisa. Porque até agora, o problema é com parte fraca da moeda, mas agora os principais afetados serao os fazendeiros... Vamos ver os proximos capitulos.

Grande abraco a todos que acompanham um dos melhores foruns de Pesca do Brasil, em especial ao Xande, que está sabendo lidar com isso tudo, com muita maturidade.

As vezes eu fico pensando, se "Será que quem conheceu, bem, quem nao conheceu amém ??? " E isso me dá uma grande tristeza... pois eu quero ainda voltar muito naquele lugar... ( e vou voltar !!! )

Andre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neste país quem tenta fazer algo certo e sustentável sempre tem obstáculos e dissabores, desde soltar um bom peixe até um empreendimento de porte...

Com meu negocinho aqui, e tentar preservar, já sofri ameaças de queimadas, brigas... sem contar picuinhas entre pescadores, miutos dos quais aparecem em torneios de pesca esportiva mas matam mais que furadam...

Aiai meu Brasil... dá vontade de chorar...

Um abraço Xande e no que precisar estamos aqui...

JH.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados amigos,

Ja faz um tempinho que nao posto por aqui.

É na condição de vizinho do Xande, ou melhor dizendo de ter o xande como Vizinho no Xingu, que venho atestar as colocacoes dele aqui.

Pesco naquela mesma regiao, ja tem 23 anos. Hoje estou com 40. Moro em BH. A minha primeira vez por lá, somente de Vila Rica ao Xingu, gastamos 8 dias, tao dificil era o acesso. Mas a pescaria sempre compensou.

Meu rancho tambem foi saqueado, fica a menos de 1 km da pousada. Tivemos barcos, freezes, e ate o rancho, em condicoes de falta de acesso total. Hoje sequer sabemos se o Rancho e a pousada, ja nao estao queimados.

O sr. da Reportagem postada, tambem é dono de um rancho na regiao. Ele foi com a policia e com apoio inclusive financeiro dos rancheiros da regiao, e passou alguns apertos, encontrando indios fortemente armados.

Frequentemente pesco tambem em 2 outros ranchos da mesma regiao (aprox. 15 km para baixo) que sao de amigos comuns, que ficam um pouco mais abaixo no rio 20 min motor de 25hp.

Neste sabado, dia 03/03 um desses ranchos tambem foi saqueado no Xingu, e os indios levaram nada mais nada menos que 8 barcos novos de 6m, 5 motores de popa, fogao, e freezers. E utilizaram a agua (rio) como acesso. As informacoes que tenho embora ainda nao sejam 100% confiaveis (pois os boatos correm solto), informam que os barcos do Rancho Trairão foram usados pelos indios para mais esse saque.

O que os indios querem é a transformação de uma grande extensão em reserva indigena.

Ao saquearam o ultimo rancho, os indios disseram ao Caseiro, grande Magela, "Nós nao temos nada contra o sr. Queremos que os proprietarios reclamem na funai, para que a funai tome providencias e venha demarcar a area em reserva.".

Dai se conclui que eles sao instruidos e muito bem instruidos. Primeiro invadem a regiao, o que aconteceu recentemente em 2009/2010, na EMSA, que fica ao lado de cima da pousada. Como a invasão foi aceita de maneira muito "pacifica", os indios agora estao causando o terror, saqueando ranchos e a pousada. Quanto mais repercussao melhor. A invasao de 2009/2010, todo mundo sabe, que eram 4 ou 5 indios, com 10 "sem terra" misturados. Aos poucos essa realidade foi mudando. Este ano, chegaram mais indios ao local. Gente é igual um quebra-cabeca... parece que é tudo articulado.

Existe uma citacao do Xande, que precisa ser complementada. Quando o Ibama multou/embargou a pousada, é verdade eles foram bode espiatório total. Mas o Ibama naquela operacao tambem pegou naquela mesma operacao pescadores de um onibus, que eram verdadeiros saqueadores no Xingu. Este onibus, já era a 6a vez que estava indo ao Xingu, somente em 2011, levando tudo que eles encontravam pela regiao. E essa turma, parava o onibus em um lote, que fica entre a pousada, e o meu rancho. E eles subiam diretamente para a reserva, comandados por um piloteiro bastante experiente da regiao. Pelo menos essa parte da operacao foi positiva. Mas como o Xande disse existiam outros interesses por tras disso tudo. Para mim, alguem bancou essa operacao, com o objetivo claro de fechar a pousada.

A hipocrisia foi tamanha, que enquanto esses saqueadores foram multados em R$1000,00 cada um, segundo noticiaram os jornais da epoca, a pousada, que estava inclusive em uma semana sem movimento, levou 450.000,00 de multa, em condicoes arbitrarias.

O que eu vou falar vale somente a titulo de informacao e talvez de esperanca, mas em 1999/2000 a Fazenda Enza ja havia sido invadida pelos indios. Consta que a Enza estava fazendo ou com a intensão de fazer um hotel na regiao. E o final dessa invasao, terminou com a propriedade toda queimada pelos indios. Foi sempre neste mesmo clima, que fiz minhas primeiras pescarias no Xingu. Todo ano tem um evento diferente acontecendo. Tem ano que nao se pode descer o rio... tem ano que nao se pode subir.

Esses ultimos acontecimentos me deram a impressao, que esta acao dos indios tem sempre uma relacao direta com pousadas / hoteis na regiao. Parece que com isso, o movimento deles ganha maior "exposicao na Midia."

Bom, apenas para fechar eu entendo que os fazendeiros da regiao devem se mobilizar e fazerem alguma coisa. Porque até agora, o problema é com parte fraca da moeda, mas agora os principais afetados serao os fazendeiros... Vamos ver os proximos capitulos.

Grande abraco a todos que acompanham um dos melhores foruns de Pesca do Brasil, em especial ao Xande, que está sabendo lidar com isso tudo, com muita maturidade.

As vezes eu fico pensando, se "Será que quem conheceu, bem, quem nao conheceu amém ??? " E isso me dá uma grande tristeza... pois eu quero ainda voltar muito naquele lugar... ( e vou voltar !!! )

Andre

Grande André,

Falou tudo com muitíssimo conhecimento de causa!! Até mesmo porque já é um anfitrião naquelas bandas. Quem dera todos os vizinhos tivessem a paixão que tú tem para preservar aquele lugar. mestre::

Só vou discordar de ti quanto a reação da EMSA, não foi só "pacífica", foi correta, foi pela lei... Ou melhor, pela falta de lai do nosso país, ou melhor ainda, pela falta de aplicação das leis. doeu::

A EMSA agiu legalmente, e até onde sabemos conseguiu sua reintegração de posse recentemente, este foi exatamente um dos estopins que incentivaram as ações dos saqueadores. Caso se tentasse qualquer outra saída, seria uma ação fora da lei, aí seria uma ação assim como a dos "ditos índios". bomba2 bang:: mau::

No mais, valeu pelo apoio que tem dado e pelas informções que sempre tem ajudado, meu amigo e vizinho.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...