Ir para conteúdo

Procuro informação sobre criar tucunaré em lago particular


MarcosBF

Posts Recomendados

Olá pessoal,

Tenho a oportunidade de pescar em um lago particular, retangular, com cerca de 200 x 50mts, com peixes forrageiros, caranhas, alguns pintados, tilápias e raras matrinxas.

Gostaria de colocar uns tucunarés nesse lago para pescar, tinha pensado em colocar uns azuis, mas não tenho idéia de como faze-lo, quantos peixes deveria colocar, de que tamanho, onde comprar, etc... Na verdade já tem uns tucunarés menores que um palmo no lago , mas venho tendo contato com esse lago a 1ano e tenho impressão que estes tucunas não estão crescendo, acho que eles não são azuis e já ouvi dizer de algumas espécies de tucunarés que não crescem.

Espero que alguém possa ajudar...

Este lago está perto de Anápolis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tucunaré um peixe de fácil adaptação, como você disse que é perto de Anápolis não será problema, pois até em época mais frias do ano a temperatura se mantém em nível satisfatório (acima de 18º, menor que isso o peixe morre em 2 horas Naonao:: ), o tucunaré estará maduro sexualmente com 1 ano de idade, dentro deste prazo ele estará com aproximadamente 1kg. O espaço deve ser de no mínimo 5mil metros quadrados ( a sua represa tem 10mil) e cerca de 2 metros de profundidade.

Agora para saber a quantidade de peixes que você poderá liberar é necessário saber a disponibilidade de forrageiros ou ração e a quantidade de peixes que já existem no local.

Obs.: Já que existem peixes carnívoros no local é melhor você soltar uma quantidade 20% maior do que a que for ideal. Bom seria se você tivesse um tanque para alevinos e os colocassem nele até que atingissem cerca de 20cm.

Estou falando isto por experiência própria, meu avô é piscicultor.

Resumindo: É em Goiás? Pode soltar tucunaré na lama que o bicho vai crescer. ::tudo::

Só um alerta: Depois do tucunaré adulto, ficará difícil encontrar peixes menores que ele, pois o bicho quase que concorre "pau-a-pau" com a piranha, é voraz demaisssssss. ninja::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola marcos , vou te responder com a pratica que tivemos aqui. Sao dois lagos de amigos sendo um deles menor que esse que citou e outro com mais ou menos o dobro do citado.

Depois de muito procurar saber com amigos e em psiculturas , onde a compra as vezes fica cara pois tem um minimo para entrega, aproveitei a dica de um amigo que ja tinha feito isso e resolvemos soltar peixes adultos pegos ao natural , no caso sao tucunares amarelos que encontro a 300km daqui em silva jardim rio de janeiro. Ja pesco a muito tempo por la , entao levamos um galao e conseguimos trazer 18 peixes que giravam entre 200 a 800gr. Sendo que 7 morreram. e soltamos no lago menor onde ja havia tucunares mas nunca tinhamos pegado.

No mesmo mes fizemos outra pesca e trouxemos somente 9 porem maiores quase todos perto de 500gramas. Soltamos no lago maior.

A dica e ir trocando a agua em postos de gasolina onde a agua e natural , bombinhas e etc nao foram tao boas. quase todo posto que nao e urbano utiliza agua de mina e as vezes ate mineral,. assim todos sobreviveram.

Bom apos alguns meses , no lago que ja tinha tucunare, os peixes ficaram super ativos inclusive pegando 2 exemplares de 3 kilos ( nao foram soltos por nos , sao velhos, mas nunca tinhamos pego tucunare por la). e com o passar do tempo fomos vendo muitos cardumes de diversas fazes da desenvolvimento. Hoje alem dos peixes que soltamos que estao em torno de 1 kilo o lago tem muitos tucunas , quero dizer deu certo.

A segunda soltura foi feita em um lago maior de agua mais limpa e sem trairas. apos uns 6 meses ja pegavamos peixes filhos dos nossos em grande quantidade, e apos 1 ano ja pegamos nossos peixes com 2 kilos bem fortes e saudaveis e seus filhos estao com mais de 500 gramas , alem de outras geraçoes.

Porem, sempre tem um porem rsrsrsrsrs, estamos reparando uma obvia diminuiçao dos peixes que servem de alimento , tilapia pequena nem pensar em ver como viamos antes. Entao fica claro que temos que soltar bastante peixe e constantemente. Vamos soltar lambaris e tilapias que reproduzem.

observaçao : no lago onde existem trairas nao pegamos sequer um tucunare pequeno com menos de 400gramas , apesar de serem vistos ,e no outro lago os cardumes de pequeninos fazem a festa. chegamos a pegar mais de 15 peixes em um so ponto. entao quero dizer que eles se sentem mais seguros e atacam melhor as iscas.

Espero ter ajudado , na verdade o mais dificil pelo que vejo e tentar equlibrar esse sistema , para os peixes continuarem crescendo tem que ter muita comida .

abraço qq coisa estou a disposiçao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Marcos,

Sou piscicultor e a opção de soltar tucunarés em seu lago não é um bicho de sete cabeças.

O ideal é que você consiga casais (3 ou mais) para soltar em sua represa ou tanque.

Em um ano ou dois ela já estará repleta de tucunas.

Para você que é de Anápolis, será possivel capturar alguns na natureza como o Marcelo Maleque fez ou comprar casais já formados.

É difícil encontrar Tucunas Azuis pra se comprar, mas conheço um pesqueiro em Nova Veneza, chamado São Bento que possui alguns exemplares.

Do Amarelo Você pode achar aqui em Goiânia mesmo, com o João Borges.

Para manter muitos forrageiros no tanque, o ideal é que ele esteja bem adubado. Como você já tem peixes nele, o ideal é jogar alguns sacos de farelo de arroz periodicamente. Isso faz o Zooplancton aumentar, sendo o principal alimento das larvas de tilápias e lambaris fazendo esses peixes aumentarem significativamente.

Deve-se tomar cuidado pra não soltar poucos casais de tucunaré, pois com o tempo e o cruzamento deles entre parentes (irmão com irmão, pai com filho, mãe com filho, tio com sobrinho) vai gerando deformações e vc pode ter, no longo prazo um lago cheio de peixes aleijados.

Para Transportar peixes de um local para outro, o ideal é que você tenha uma caixa própria para transporte, com difusor de oxigenio e que seja termica. Se isso for complicado para você, minha sugestão é que você alugue um cilindro de O2 pequeno e compre alguns sacos plásticos bem grandes e grossos, vá até o lago e pegue peixes pequenos, até 500g para soltar em seu lago.

Colocando um pouco de água e enchendo o saco de O2 como um balão você poderá transportar estes peixes por longas distancias. Para se ter uma idéia embala-se até 30 pintados de 8cm em um único saco grande para uma viagem de até 20 horas.

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Marcos,

Sou piscicultor e a opção de soltar tucunarés em seu lago não é um bicho de sete cabeças.

O ideal é que você consiga casais (3 ou mais) para soltar em sua represa ou tanque.

Em um ano ou dois ela já estará repleta de tucunas.

Para você que é de Anápolis, será possivel capturar alguns na natureza como o Marcelo Maleque fez ou comprar casais já formados.

É difícil encontrar Tucunas Azuis pra se comprar, mas conheço um pesqueiro em Nova Veneza, chamado São Bento que possui alguns exemplares.

Do Amarelo Você pode achar aqui em Goiânia mesmo, com o João Borges.

Para manter muitos forrageiros no tanque, o ideal é que ele esteja bem adubado. Como você já tem peixes nele, o ideal é jogar alguns sacos de farelo de arroz periodicamente. Isso faz o Zooplancton aumentar, sendo o principal alimento das larvas de tilápias e lambaris fazendo esses peixes aumentarem significativamente.

Deve-se tomar cuidado pra não soltar poucos casais de tucunaré, pois com o tempo e o cruzamento deles entre parentes (irmão com irmão, pai com filho, mãe com filho, tio com sobrinho) vai gerando deformações e vc pode ter, no longo prazo um lago cheio de peixes aleijados.

Para Transportar peixes de um local para outro, o ideal é que você tenha uma caixa própria para transporte, com difusor de oxigenio e que seja termica. Se isso for complicado para você, minha sugestão é que você alugue um cilindro de O2 pequeno e compre alguns sacos plásticos bem grandes e grossos, vá até o lago e pegue peixes pequenos, até 500g para soltar em seu lago.

Colocando um pouco de água e enchendo o saco de O2 como um balão você poderá transportar estes peixes por longas distancias. Para se ter uma idéia embala-se até 30 pintados de 8cm em um único saco grande para uma viagem de até 20 horas.

Abração.

Marcelo, muito obrigado!!! Vou te enviar uma mp!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcão,

O que o Marcelo Siqueira falou é verdade...porém, ao invés de pegar os azuis no São Bento (pesqueiro em N. Veneza), te aconselharia em dar uma "esticadinha" no Corumbá 3 e tentar pegar alguns nativos (já que não sabemos em qual "estágio" de reprodução estão os exemplares no PP; como ele citou, a "co-sanguinidade" causa deformações e inibe o crescimento dos exemplares).

Se levar sacos plásticos grossos (próprios para transporte de alevinos) e o cilindro de O2...pode trazer alguns casais ou juvenis, dependendo do tamanho pode dividir em 5, 6 ou mais, dependendo do tamanho...colocando água e "injetando" o O2...fazia isso qdo era bolsista de Cnpq na Univ. Federal de Viçosa, inclusive qdo transportávamos matrizes...funciona e muito bem...é tranquilo...

Qualquer coisa dá um grito ai...

Abraços e boa sorte...

PS: pode me chamar para pescar no laguinho tbém...kkkk

PS: no Corumbá 3 tbém...kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gde Marcos,

A ideia de buscar os peixes nativos realmente seria mais adequada para evitar consaguinidade, estou com essa ideia tb para povoar a minha represa, acho que qualquer hr dessa vou lá na SM com essa intenção o O2 eu já tenho ai eu te convido tb para ir lá, mas não posso deixar de falar que pelo que sei é proibido levar peixe vivo de reservatórios e rios então se for parado pela fiscalização pode ter problema.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gde Marcos,

A ideia de buscar os peixes nativos realmente seria mais adequada para evitar consaguinidade, estou com essa ideia tb para povoar a minha represa, acho que qualquer hr dessa vou lá na SM com essa intenção o O2 eu já tenho ai eu te convido tb para ir lá, mas não posso deixar de falar que pelo que sei é proibido levar peixe vivo de reservatórios e rios então se for parado pela fiscalização pode ter problema.

Abraço

Fala parceiro,

Não nos falamos mais depois daquele dia!!!...bem, se vc animar de ir também topo, qdo estiver pronto é só avisar....rs... e qdo é o evento especial?rs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcão,

O que o Marcelo Siqueira falou é verdade...porém, ao invés de pegar os azuis no São Bento (pesqueiro em N. Veneza), te aconselharia em dar uma "esticadinha" no Corumbá 3 e tentar pegar alguns nativos (já que não sabemos em qual "estágio" de reprodução estão os exemplares no PP; como ele citou, a "co-sanguinidade" causa deformações e inibe o crescimento dos exemplares).

Se levar sacos plásticos grossos (próprios para transporte de alevinos) e o cilindro de O2...pode trazer alguns casais ou juvenis, dependendo do tamanho pode dividir em 5, 6 ou mais, dependendo do tamanho...colocando água e "injetando" o O2...fazia isso qdo era bolsista de Cnpq na Univ. Federal de Viçosa, inclusive qdo transportávamos matrizes...funciona e muito bem...é tranquilo...

Qualquer coisa dá um grito ai...

Abraços e boa sorte...

PS: pode me chamar para pescar no laguinho tbém...kkkk

PS: no Corumbá 3 tbém...kkkk

Pronto, tá feita a aventura...rs... eu vc e o Edson... só não podemos ser presos na volta...rs... Mas de verdade se animar de ir pra alguma represa uma hora dessas me avisa que a gente já monta essa operação!!!

Abraços...

E como vc deve ter visto nossa pescaria na AM ficou pro ano que vem... trágico, porém foi a melhor opção... Abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...