Ir para conteúdo

Opinião sobre Pesca Esportiva no Brasil.


Posts Recomendados

Pessoal, tudo bom?

Sei que este é um assunto polêmico e muito pessoal, porém estou vendo muito extremismo rolando na internet e gostaria de colocar minha opinião a quem interessar.

Sempre quando colocam fotos de pessoas com peixes mortos na internet vem uma pancada de chingamentos, etc.

Se você pratica pasque e solte parabéns, se não pratica não acho que é ofendendo uma pessoa que não pratica que você o fará praticar. Se uma pessoa é diferente de você o que menos lhe fará se tornar igual a você são criticas, chingamentos e ofensas.

Se você pratica o pesque e solte e acha que essa é a maneira correta de agir legal! Mostre para a pessoa 5 bons motivos para ela praticar o pesque e solte e mostre 5 bons motivos para ela deixar de praticar a pesca predatória. Lembrando que devemos fazer isto sem ofender de maneira alguma a pessoa que estamos convertendo. Se você não consegue apresentar bons motivos para a pessoa praticar o pesque e solte não tem nem condições para criticar. Uma pessoa não vai começar fazer uma coisa na qual os praticantes só lhe trazem coisas ruins e não lhe conseguem apresentar argumentos. Garanto que se uma pessoa mata peixes é porque ela acha que está tudo bem, isso é cultura, é muito difícil de se mudar.

Bom se alguém concorda ou discorda sinta-se a vontade para ajudar ou criticar o que escrevi.

Do mais fica minha opinião, Extremismo não leva a nada como já disseram por aqui.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você colocou muito bem, todo extremismo e negativo, se vou pescar pelo menos um peixe eu vou querer comer na beira do barranco, mais sou contra trazer peixes para abastecer a família e os vizinhos, concordo que uma vez ou outra traga um peixinho para sua casa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabriel...ótima abordagem.

Dias atrás eu postei uma mensagem num tópico onde o Felipe Teixeira estava sendo bombardeado por críticos extremistas.

Estarei postando aqui uma cópia da mensagem para vcs saberem a minha opinião a respeito do assunto.

Felipe...entendo perfeitamente a sua colocação.

Vou postar a minha opinião aqui e gostaria q vc não a analisasse com raiva/decepção/angústia e etc. (sentimentos q sei q vc está sentindo agora).

O q importa pra mim é saber q vc é um grande pescador. É conservacionista e protetor dos peixes q pega.

Mas vcs deram sim, mole ao postar este vídeo na internet, pois o q não falta aqui é gente querendo Ibope.

Por mais q o viveiro do barco seja bom e oxigene a água dentro dele, esta quantidade de peixes dentro de um viveiro compromete a saúde deles.

Apesar de tudo vi apenas 3 peixes boiando...coisa perfeitamente "absorvível".

Não estou aqui dizendo q sou o salvador dos peixes oprimidos. Eu condeno muito mais estes pseudo moralistas q pescadores q fizeram o q vc fez (q não foi por mal).

Na verdade eu odeio estes Xiitas malditos q SÓ ATRAPALHAM O CRESCIMENTO DA PESCA ESPORTIVA NO BRASIL.

Sim...estes malditos não entenderam até hoje q ao se mostrarem extremistas acabam por assustar quem ainda é ignorante no assunto, ou seja, não conseguem nada, e pior, ainda atrapalham.

Eles não entendem q o processo é gradual...Hj trazemos os matadores pra perto de nós...ensinamos a eles como é bom soltar os peixes q não serão consumidos...Neste meio tempo mostramos q o peixe vivo vale muito mais q morto....e, a medida q a coisa vai se alastrando por este Brasil afora, vamos trazendo este cara para o Pesca-e-Solte.

Um dia conseguiremos q um prefeito/governador iluminado proíba o transporte de peixe no lago do município dele (ex: Serra da Mesa, 3 Marias, Peixe e etc) e, depois de 5 anos bombando, com o município sendo referência em todo Brasil, tenho certeza q os outros Estados o seguirão.

O problema é q estes Xiitas querem empurrar todo este processo goela abaixo das autoridades em apenas 1 encontro...E o q eles conseguem?!?!? Acredito q uns 5% do q poderiam conseguir (sendo otimista). suici::

E o pior não é isso....Do teclado da casa dele ele bombardeia "Deus e o Mundo", mas se vc chamá-lo para criar algo produtivo, ou para participar de uma reunião séria, ou para fazer uma simples denúncia de locais onde existem redes armadas...Ahhh, isso ele é incapaz de fazer.

E detalhe...não estou dizendo isto para o Sr. q criou o tópico para te detonar...pois tá arriscado ele respeitar muito os peixes mas vir aqui me dar um soco na cara ou um tiro na boca...Talvez gastar alguns milhares de reais para me processar, ao invés de usá-lo para criar uma oficina na cidade dele ensinando o q é o Pesca e Solte...ou seja, muitos respeitam mais o peixe q o próprio ser humano. Prova disto é q ele não viu os 30 peixes q vc soltou...viu apenas 3 q boiáram. surtei::

Não se preocupe com a repercussão q este tópico terá...O melhor é ficar calado. Quem te conhece não cairá nesta baboseira postada. Nós te conhecemos. Nós conhecemos a sua família. E o melhor de tudo, VC SE CONHECE.

Então, para evitar q este tópico crie uma briga entre 2 fóruns, ou q outro Xiita dê razão a um momento de ingenuidade sua, q tinha a intenção de mostrar q aquele lugar tem muito peixe....estarei trancando este tópico aqui.

Não dê bola...Ignore os q fingem fazer mais para a pesca esportiva q vc.

Esqueça isso meu amigo...Na próxima vc coloca uma bomba na boca de cada um dos tucunarés q vcs pegaram...assim estes Xiitas terão reais motivos para falar mal de vc. bomba2

Abs...e relaxa. praia::

De forma resumida deveríamos pensar assim.

Trouxe o seu peixinho pra casa, dentro da cota, dentro do tamanho permitido = LEGAL (no sentido da lei)

Quem não respeita isso é q está errado, e pior, não conseguirá mudar a cabeça de nenhum pescador q mata peixe. Só ele é q acredita no próprio radicalismo.

Educação é a única saída para o nosso esporte. ::tudo::

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabricio, muito bom seu pensamento.

Você já viu acabar com uma Guerra fazendo mais Guerra?

Se queremos mudar a cabeça de pescadores matadores temos que mudar urgente esta abordagem radical.

Igual você disse, aqui na internet tem gente que cria muita polêmica critica demais mas na hora do capa capa não vira nada. Temos que ver que pequenas atitudes vão mudando uma concepção geral. Noto que muitos pescadores tem preconceito contra outros e isso como a história vem provando não ajuda em nada.

Temos que lançar uma campanha: De bons Motivos para praticar pesque e solte e motivos para não matar exageradamente. Como eu disse estou notando que pessoas que muito fizeram e ainda fazem pela pesca esportiva no Brasil estão deixando de participar de fóruns de pesca justamente por causa do clima tenso que é criado por discussões inúteis. Tenha como exemplo o Felipe que todos os que o conhecem disseram ser uma ótima pessoa que foi muito criticado ao meu ver sem motivo. Atitudes como essa com certeza podem fazer a pessoa se desinteressar por compartilhar este espaço. Note também que a maioria das pessoas que metem a boca nunca estão em tópicos ajudando outras pessoas, e também não postam relatos soltando os peixes. Cheiro de hipocrisia no ar.

Vou dar um exemplo: Meu irmão e meu pai tinham a cultura de levar todos os tucunarés que pegavam. Com o tempo fui mostrando que não compensava levar todos os peixes, que não pode matar casais, que não pode levar peixes pequenos, etc. Hoje levam apenas uns 30% dos peixes que pegam. Não são pescadores 100% esportivos porém considero que fiz um bom progresso. Se logo de cara eu chegasse e metesse a boca neles acho que isso faria até eles pararem de querer pescar comigo.

Não podemos criticar também uma pessoa que está seguindo a lei como você mesmo disse, temos que tomar atitudes que façam as leis funcionarem melhor.

Lembrando que o que acaba com os peixes não são os pescadores de vara pois o peixe não é tão bobo e não é pego em toneladas por varas de anzol.

Bom espero que esse papo seja útil pra alguém.

Lembrando, antes de criticar um matador de bons motivos para ele parar de matar.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente o que estou falando. Mesmo se desaprova mande uma mp dando bons motivos pra pessoa parar com tal atitude pois mandar uma mp chingando tudo não vai resolver em nada né. E tem muitos que só querem ibope mesmo. Igual eu disse acima e você também disse, a maioria dos chingadores geralmente estão trazendo muito pouco ou quase nenhum conteúdo bom para o fórum.

Um exemplo que tenho é uma pessoa aqui da cidade que pesca 1 vez na vida outra na morte e quando vai mata todos os peixes e só para se promover foi no caterva e colocou um tópico "Imagem Deplorável"que era um outro pescador aqui da cidade com uns tucunarés mortos, a foto tinha uns 15 anos. E quem conhece a pessoa que foi criticada sabe que ele fez muito mas muito mais que o que lançou a polêmica pela pesca aqui na região, inclusive é um dos poucos pescadores de fly e sempre ensinou quem quis aprender de bom grado.

Abraços

Se desprova uma atitude , envie uma MP.

Não é necessário promover um linchamento virtual.

Mesmo porque, observando alguns foristas que o fazem, quase sempre não compartilham experiencias ou idéias em outros tópicos. Fazem para se promover.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Gabriel,

Hoje vivo da pesca atuando como Guia de Pesca Esportiva e sou defensor do pesque, fotografe e solte, porém sem extremismos, pois como já foi dito acima pelos amigos, qualquer extremismo é negativo. Naonao::

Respeito muito e não sou contra o pescador que leva um peixinho para comer em casa com a família, sem exageros, desde que este esteja dentro da lei, ou seja, que se respeite o tamanho mínimo de captura e a cota definida, esta última ao meu ver, ainda está alta. joia:::

Acredito que definir um tamanho mínimo e máximo de captura aliado a uma gestão adequada de nossos recursos seja o suficiente para minimizar estes extremismos, mas aí está o grande desafio...Sem formação, gente capacitada e recursos, não há fiscalização, ai vira baderna.

O que eu acho mais engraçado neste extremismo e que ja presenciei por inúmeras vezes, é que muitos pescadores que se dizem amantes do pesque e solte e defensores dos peixes são extremamente egoístas e caem em contradição quando defendem somente aquela espécie que mais lhe agrada pescar... doeu::

È muito comum ouvirmos..."vamos defender o Robalo, o Black Bass", "temos que proibir o transporte do Tucunaré"...

Quer dizer... Baicu, Corvina, Bicuda, lamabari, etc... você pode matar que não tem problema??? Ou seja, a grande maioria olha apenas para o próprio umbigo.

Outra prova disto é ouvir...mergulhador é isto ou aquilo, pescador de rede é FDP, etc...Mas o egoísmo do cidadão nunca o permitiu analisar todo o contexto e entender o motivo "cultural" ou "financeiro" do pescador de rede ou tarrafa ou mesmo o "esportivo" do mergulhador. lacou::

Outra situação que me irrita é..." coitado do peixe"..."Não deixe ele se debater..". " Não coloque a mão no peixe para não retirar o muco que o protege..." Pô...se você tem tanta dó, não pesque, pois só o ato de engatar uma haste afiada na boca do bicho e travar um cabo de guerra com ele já é de uma agressão sem tamanho doeu:: doeu:: doeu::

Gostaria de salientar mais uma vez que não mato peixes e sou defensor do pesque e solte sempre, mas não tenho dúvidas de que se eu fisgar um peixe pelo olho ou as garatéias detonarem suas guelrras e tiver que matá-lo, farei isto sem ficar melindrado pois tenho certeza que se eu não comê-lo outro predador o fará. joia::: Isto é Darwinismo!!!

Em resumo, este assunto é como religião...você tem suas convicções e julga o que é certo para você, mas deve sempre respeitar os outros, em qualquer situação.

Um abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...