Ir para conteúdo

Tutorial - Como aproveitar melhor o seu GPS


Posts Recomendados

Eu já postei algumas fotos de satélite com os pontos por onde passo em minhas pescarias. Igual a foto abaixo.

Imagem Postada

Vários colegas já me mandaram e-mails pedindo para q eu explicasse como é q eu faço para criar essas imagens. Aqui vai um pequeno tutorial.

:arrow: Primeiramente vc deverá ter um aparelho de GPS, e consequentemente, ter pontos e rotas já inseridas no aparelho. (claro q o seu GPS tb deverá ter comunicação com o seu PC e deve estar ligado)

:arrow: Vc também deverá ter o programa Google Earth instalado na sua máquina.

:arrow: Depois vc deverá baixar o programa TrackMaker (gratuito) no site GPS TrackMaker,

Imagem Postada

.....para economizar tempo vc tb poderá baixar o programa diretamente do nosso servidor clicando AQUI (6.7Mb)

:arrow: Instale o programa (tarefa super simples);

:arrow: Agora chegou a hora de abrir o programa;

Imagem Postada

:arrow: Com o programa aberto vc deverá ir em GPS e clicar na interface do seu GPS. No meu caso é o Garmin, por tanto eu posso apertar F8 como atalho. Veja qual o atalho do seu GPS. (não é obrigatório o atalho)

Imagem Postada

:arrow: Uma janela se abrirá. Vc verá q é praticamente alto explicativa. O botão CAPTURAR DADOS DO GPS estará com destaque em azul.

Imagem Postada

:arrow: Clique no botão TUDO, (ou apenas no que tiver interesse de baixar do seu GPS) para baixar os dados do aparelho. Não esqueça de clicar em SAIR, depois q todos os dados forem enviados

Imagem Postada

:arrow: Deverá aparecer na tela todas as informações gravadas no seu GPS.

Imagem Postada

:arrow: Agora vc deverá selecionar todos os pontos/rotas clicando e arrastando o cursor do mouse sobre a área q vc gostaria de visualizar no Google Earth.

Imagem Postada

:arrow: Depois de selecionados vc deverá ver uma tela assim.

Imagem Postada

:arrow: Prontinho. Agora ficou fácil. Basta vc clicar no botão do globinho do Google Earth na parte superior direita do programa para q uma janela do Google Earth se abra com todos os seus pontos já inseridos na foto de satélite.

Imagem Postada

É super simples... e ajuda muito na hora em q vc for retornar ao lugar em q pescou.

Esse programa TrackMaker é muito bom. Vc poderá importar imagens de mapas e inserí-las nas suas rotas/pontos. Fazer a calibração é um pouco complicada mas apertando o F1 (ajuda) do programa, vc terá todas as dicas em português de como se faz isso.

Caso vc tenha algum problema na hora da transferência dos dados do GPS para o PC, verifique se a porta de comunicação está correta. Vá em FERRAMENTAS/OPÇÕES. Na aba GERAL vc verá na área central da janela PORTA SERIAL

Bem, eu acho q é isso...Caso tenham alguma dúvida vcs poderão me mandar uma MP q responderei-a com prazer. Qualquer coisa vou melhorando o tuto até todos poderem entender perfeitamente como se faz o processo.

Abraços.

Fabrício Biguá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 54
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Q nada Kid...besteira sua....Pelo visto vc tem o Etrex (amarelinho)...ele é um ótimo GPS..só q muito simples....Hj vc compra um Etrex Legend por menos de R$ 500,00....Se vc conseguir vender esse seu....e completar a diferença de R$ 250,00 - R$ 200,00....saiba q vc estará muitíssimo bem servido....O Legend é um ótimo aparelho....já q tem interface com o PC..tem mapa...e várias outras funcões interessantes.Quanto a dificuldade de mexer no aparelho...saiba q o Amarelinho é o mais complicado de mexer de toda a linha Etrex...hehee...Os outros são todos alto explicativos...kkkk...Vale muito a pena investir em um bom GPS...Vai na fé...:wink:Abraços.Fabrício Biguá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, magavilha de explicação Biguá.Há algum tempo estou tentando investir neste apetrecho, mas sempre me aparecer algum brinquedinho antes, hehehehehe...Prometo que deste ano não passa.

Veio arrumei um bacana e o preço tb tá show.Caso queira te dou um toque.E ainda divide hehehe.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, magavilha de explicação Biguá.Há algum tempo estou tentando investir neste apetrecho, mas sempre me aparecer algum brinquedinho antes, hehehehehe...Prometo que deste ano não passa.

Veio arrumei um bacana e o preço tb tá show.Caso queira te dou um toque.E ainda divide hehehe.
Opa, me manda um e-mail com todos os dados. :lol:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

E o contrário?

Com certeza deve ter um jeito hehehehhee....

Binho...infelizmente não tem jeito.

A versão TOP do GoogleEarth permite q vc baixe os pontos e rotas diretamente do aparelho....mas marcar os pontos, criar uma rota e jogá-las para o GPS não tem jeito.

O q fazemos é o seguinte.

Salve a imagem do Google Earth do lugar q vc tem interesse...Depois de salva vc deverá abrí-la no TrackMaker....Calibre a foto, e no Trackmaker sim...vc poderá criar sim, trilhas, rotas e tals....e depois jogar tudo para o GPS...

Sacou!??!? joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vc calibrar a foto certinho o erro na precisão chega no máximo aos 2 ou 3 metros apenas. joia:::

Eu não conheço esse aparelho seu....mas diga aí...onde é q ficam armazenados os pontos nele atualmente??? (já q não tem cartão?)

Dá uma fuçada aí q vc descobre muita coisa.... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Fabrício Binguá, tenho um Oregon 300 nele consigo transferir imagens do pc para o aparelho, em minha proxima pescaria vou fazer a sua dica, depois o contrario e colocar as fotos para galera.

Esta eh a foto da barragem de 3 Marias. Uso como fundo de tela.

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tb faço isso Moura....é muito bom, dá para ter uma noção perfeita de onde vc está.

Eu tiro umas 10 fotos em grande resolução da Serra da Mesa e jogo pra ele...daí quando estou lá basta ir dando zoom para ver o q tem naquela região q estou querendo pescar.

Ocorre q a foto não "interage" com o GPS...ou seja o GPS está servindo apenas como um visualizador de imagem.

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Fiz o seguinte, mas não testei ainda, haja vista que meu GPS é combo e fica no barco, e neste final de semana não fui pescar de barco.

Marquei no Google Earth vários pontos com o indicador, salvei com extensão .kml. Abri no programa indicado, liguei os pontos com o lápis, isto é, traçando a rota, selecionei e cliquei no ícone do google earth, do qual, neste, apareceu a rota. Show de bola!

Aí no Trackmaker eu salvei com a extensão .gpx e transferi para o cartão de memório do meu GPS.

Como disse, agora tenho que testar para ver se "funfou".....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Galera, deu certo, mas de maneira diferente. Mas muito mais fácil que imaginei....

Eu marquei os pontos no google earth com o indicador, coloquei o nome e tal. Depois fiz um caminho ligando um ponto a outro, isso pelo google earth.

Salvei um arquivo com extensão .KML (tem que mudar na hora de salvar pelo google heart).

Abri o trackmaker e abrir esse arquivo. Somente salvei com a extensão .gpx.

Pelo programa da Humminbird (marca do meu GPS e sonar) adicionei o aquirvo no cartão de memória.

Bingo!

Ontem fiz o teste "in loco". Fui no quinta e realmente todos os pontos que fiz estavam lá, inclusive o caminho. E bateu tudo perfeitamente.

Enfim, o que queria realmente consegui. E o que era?

Marcar os pontos no google earth, criar a roto e jogar no GPS.

Sendo assim, eu consigo pescar em qualquer lugar, qualquer represa e chegar nos pontos que "a priori" defini.

Fica a dica aí galera.

Pontos e caminho no GE

Salvar como .kml

Abrir no trackmaker e salvar com a extensão do seu GPS

Passar para a memória dele.

Façam o teste aí.......

PS: salvando direto no meu cartão de memória não funciona, é preciso adicionar o arquivo nele através do programa da humminbird, pois este cria umas pastas específicas. Quando liga o GPS, ele lê esse novo arquivo, reconhece logo na abertura do GPS.

Então adicione o aquirvo através do programa específico do seu gps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Fabrício,

Os GPS de navegação (estes que usamos) fornecem precisão de 10 a 15 metros em 90% do tempo. E esta precisão é radial, ou seja, o ponto selecionado pode estar de 10 a 15 metros pra qualquer lado.

Mesmo que o GPS informe que a precisão é maior que 10 metros, não acredite. Nos cálculos para apresentar a precisão, o aparelho considera apenas a geometria dos satélites (posição deles no céu). Ignorando outros fatores que podem degradar a qualidade do sinal.

As imagens do Google Earth, para algumas regiões, são calibradas com pontos de controle apresentando melhor precisão. Já para outras regiões são calibradas a partir dos dados do satélite, podendo apresentar erro de até 100 km.

Por isso muito cuidado quando navegar usando o GPS. Não confie totalmente nele, senão pode acertar alguma pedra submersa.

Ah! Outra coisa, se for usar pontos do Google Earth, não esqueça de configurar o GPS para WGS84. Se estiver configurado para SAD69 vai ter um deslocamento de cerca de 64 metros para sudeste.

Se vc calibrar a foto certinho o erro na precisão chega no máximo aos 2 ou 3 metros apenas. joia:::

Eu não conheço esse aparelho seu....mas diga aí...onde é q ficam armazenados os pontos nele atualmente??? (já q não tem cartão?)

Dá uma fuçada aí q vc descobre muita coisa.... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabrício,

Os GPS de navegação (estes que usamos) fornecem precisão de 10 a 15 metros em 90% do tempo. E esta precisão é radial, ou seja, o ponto selecionado pode estar de 10 a 15 metros pra qualquer lado.

Mesmo que o GPS informe que a precisão é maior que 10 metros, não acredite. Nos cálculos para apresentar a precisão, o aparelho considera apenas a geometria dos satélites (posição deles no céu). Ignorando outros fatores que podem degradar a qualidade do sinal.

As imagens do Google Earth, para algumas regiões, são calibradas com pontos de controle apresentando melhor precisão. Já para outras regiões são calibradas a partir dos dados do satélite, podendo apresentar erro de até 100 km.

Por isso muito cuidado quando navegar usando o GPS. Não confie totalmente nele, senão pode acertar alguma pedra submersa.

Ah! Outra coisa, se for usar pontos do Google Earth, não esqueça de configurar o GPS para WGS84. Se estiver configurado para SAD69 vai ter um deslocamento de cerca de 64 metros para sudeste.

Se vc calibrar a foto certinho o erro na precisão chega no máximo aos 2 ou 3 metros apenas. joia:::

Eu não conheço esse aparelho seu....mas diga aí...onde é q ficam armazenados os pontos nele atualmente??? (já q não tem cartão?)

Dá uma fuçada aí q vc descobre muita coisa.... joia:::

~

Vlw a dica Eloy...Não sabia desse esquema do WGS 64 com o Google Earth.

Vc saberia me dizer se existe algum modelo portátil q usa mapas do Google Earth??? Me lembro apenas do Bushnell, q não emplacou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...