Ir para conteúdo

Especialmente para Piraíbas - Equipamento certo


MarceloSiqueira

Posts Recomendados

Olá pessoal,

talvez muita gente não saiba, mas sou adpto, além das ótimas pescarias de tucuna, de uma ótima pesca pesada.

Inclusive é neste tipo de pesca que tenho, já a algum tempo dedicado tempo e alguns R$ para obter cada vez mais sucesso.

Tenho me especializado na pesca dos grandes peixes de couro, os quais acho que tem lugar especial na esportividade e no currículo de qualquer pescador.

Ao contrário do que já ouvi muita gente dizer, de que a pesca pesada é apenas guincho, força e brutalidade, tenho visto que a pesca dos grandes peixes, principalmente a Piraíba é esportiva sim e demanda do pescador um enorme conhecimento e experiencia para ser realizada. Principalmente se o pescador vai atrás destes peixes sozinho, sem o auxilio de um guia de pesca.

Os grandes peixes tem habitos e formas de se alimentar que demandam grande conhecimento de uma série de tecnicas para que se possa capturá-los.

Além disso, depois da fisgada é necessário que se tenha um equipamento equilibrado e adequado para que o peixe não escape, sua linha não arrebente e a carretilha não vá para o ferro velho.

Para muitos, a pesca dos grandes peixes é apenas pedir ao piloteiro que isque um peixe vivo e grande no anzol e que lhe leve num local fundo para que possa jogar sua isca n'agua.

Para mim, a pesca dos grandes peixes tem se tornado uma arte e uma ciência.

Com toda a experiencia que adiquiri com o tempo pescando os brutos, pude verificar e imaginar o que seria uma vara perfeita para este estilo de pesca.

Um blank que não fosse muito duro a ponto de eu ter que fazer muita força para tirar o peixe, nem muito mole a ponto de não ter potencia suficiente para, na hora da fisgada, conseguir fazer com que o anzol penetrasse na boca do animal.

Após comprar algumas varas, de diversos modelos e marcar, fui extraindo de uma e de outra o que eu considerava positivo e negativo e consegui um modelo que considero perfeito para este estilo de pesca.

Para conseguir uma vara nos moldes que eu queria, tive que contar com um customizador. Como já havia customizado algumas varas com o Marco e achei que elas ficaram explendidas, resolvi pedir a ele q fizesse uma sob medida para mim, dentro das especificações que eu fui lhe passando.

Para minha sorte e pelo que tenho visto já é praxe para a CBM, o Marcão conseguiu fazer um equipamento exatamente como eu imaginava, até nos mínimos detalhes.

Ja tem um ano que ele me fabricou esta vara:

Imagem Postada

Imagem Postada

Algumas Piraíbas e Pirararas depois, posso atestar que é a melhor vara para peixe grande que já tive. Atendendo a todas as necessidades de quem procura um grande peixe.

Confiram a ação da menina nessas fotos (infelizmente só tenho essas duas):

Imagem Postada

Imagem Postada

Agora, acabo de encomendar mais uma, que darei de presente para meu amigo, professor e guia de pesca. Com certeza, vem mais coisa show por ai.

O Marco com certeza irá postar as fotos da vara depois de pronta, se ele não postar, eu o farei!

Estou ansioso para ver como vai ficar...

Agora é só esperar e rezar a Deus que quebrante cada vez mais o coraçãozin da dona Bete pra ela fazer uns preços camaradas, já que eu to precisando de mais algumas pra uns tucunas que vou pescar esse ano, afinal, nem só de peixe grande vive um pescador, e pescador que se preza está sempre precisando só de mais uma varinha (por mais que tenha mais varas que o Ramom).... aahahahhahaha

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LEGAL AMIGO.....ESTAVA QUERENDO UMA VARA PARA MONTAR UM CONJUNTO COM UMA TEKOTA 800, EU IA PEDIR AJUDA AOS AMIGOS, MAS PELO QUE VI A MELHOR OPÇÃO SÃO AS CUSTOMIZADAS....VC PODERIA NOS PASSAR AS INFORMAÇÕES DAS VARAS...

ATT...

2x joia:::

Marcelo comprei uma Giant Catfish,o que me diz desse blanck???

Vou usar ela no Araguaia em Junho e depois vou Customiza la,de dicas de componentes pra ela joia:::

No mais,a pescaria de gigantes de couro é muita adrenalina,tão esportiva quanto os de escamas ::tudo::

Abraços e valeu pelas dicas :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LEGAL AMIGO.....ESTAVA QUERENDO UMA VARA PARA MONTAR UM CONJUNTO COM UMA TEKOTA 800, EU IA PEDIR AJUDA AOS AMIGOS, MAS PELO QUE VI A MELHOR OPÇÃO SÃO AS CUSTOMIZADAS....VC PODERIA NOS PASSAR AS INFORMAÇÕES DAS VARAS...

ATT...

Amigo, tenho duas destas do link abaixo com uma tekota 800. Uso no Araguaia pra pesca de pirarara e filhote. Não tenho nada pra reclamar do conjunto, além do preço ser bom. Se vc procurar direto na loja acha até mais em conta.

http://www.jet.com.br/juninhopesca/deta ... uto=834472

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Odirlei, a vara que pedi para o marco foi o seguinte...

Ação rápida e progressiva, para que você possa ter a potencia da fisgada, mas tenha o conforto de deixar a vara cansar o peixe. Geralmente varas muito duras cansam muito o pescador em brigas longas e dão até dor na parte lombar das costas. Além disso, dependendo da forma como o peixe bater a cabeça (as piraibas fazem muito isso) durante a briga, com uma vara muito dura a probabilidade de vc perder o peixe é maior.

Por isso devemos prestar atenção na ação. O Marco captou perfeitamente o que meu pensamento quando fez essa vara pra mim.

Quanto ao resto, gosto de vara ente 1,80 a 1,90 para pesca pesada.

Os passadores sendo reforçados e de boa qualidade aguentam qualquer briga.

Particularmente prefiro passadores comuns à roldanas para a pesca em rios. Tenho uma Penn Internacional V que tem duas roldanas, o trabalho dela é ótimo, mas como nossos rios tem muita areia, elas acabam por ficar fazendo muito barulho e é chato.

Não abro mão de um foregrip grande para dar bom conforto.

O cabo acho que não pode ser muito grande, já que as carretilhas pesadas tem um peso e tamanho maiores, considero que quanto mais proximo ao corpo, mais fácil de operar. Utilizo cabos tipo slick, que escorregam, de plastico ou alumínio(como este que o marco colocou para mim). Assim você pode deixar a vara na secretária ou descanso da canoa, quando o peixe pegar vai ser fácil tirá-la de lá e o cabo nao estraga. Vara pesada com cabo de EVA é problema na certa, a não ser que vc fique pescando grandes peixes sempre com a vara na mão.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex, a giant catfish é o tipo da vara que não vai te deixar na mão. Não vai quebrar e tal.

Porém eu a considero muito dura e tem aquela ação que enverga direto no meio da vara ao invés de uma ação progressiva q vai dobrando a ponta e a medida q vai se fazendo mais força dobrando o resto do corpo. Quanto a isso eu acho que ela cansa mais o pescador e pode dar a dor lombar que eu falei na outra resposta.

Outro ponto negativo que acho é o cabo e o reel seat, pelos mesmos pontos que tratei na resposta ao Ordilei.

Pontos positivos que ela tem q eu considero são os passadores que são bons, o blak que é maciço e dificilmente vai quebrar e a rigidez que é necessária a uma boa ferrada.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex, a giant catfish é o tipo da vara que não vai te deixar na mão. Não vai quebrar e tal.

Porém eu a considero muito dura e tem aquela ação que enverga direto no meio da vara ao invés de uma ação progressiva q vai dobrando a ponta e a medida q vai se fazendo mais força dobrando o resto do corpo. Quanto a isso eu acho que ela cansa mais o pescador e pode dar a dor lombar que eu falei na outra resposta.

Outro ponto negativo que acho é o cabo e o reel seat, pelos mesmos pontos que tratei na resposta ao Ordilei.

Pontos positivos que ela tem q eu considero são os passadores que são bons, o blak que é maciço e dificilmente vai quebrar e a rigidez que é necessária a uma boa ferrada.

abraços

Obrigado pela atenção,e como eu disse vou fazer essa pescaria no Araguaia,ai quero Customizar ela,mas caso eu não gostar dela vendo ela e compro material e monto uma ou peço pra montar uma pra mim,e o que eu tinha medo nela era justamente os passadores,mas como tu disse que são bons fico mais tranquilo joia:::

Eu usava as Pesca Brasil Max Force,mas como são de fibra de vidro são muito pesadas e como tenho problema de coluna pensei em uma de carbono pois é um pouco mais leve joia:::

Se tiver alguma dica para a remontagem que fique melhor agradeço joia:::

Abraços e ate :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex, a giant catfish é o tipo da vara que não vai te deixar na mão. Não vai quebrar e tal.

Porém eu a considero muito dura e tem aquela ação que enverga direto no meio da vara ao invés de uma ação progressiva q vai dobrando a ponta e a medida q vai se fazendo mais força dobrando o resto do corpo. Quanto a isso eu acho que ela cansa mais o pescador e pode dar a dor lombar que eu falei na outra resposta.

Outro ponto negativo que acho é o cabo e o reel seat, pelos mesmos pontos que tratei na resposta ao Ordilei.

Pontos positivos que ela tem q eu considero são os passadores que são bons, o blak que é maciço e dificilmente vai quebrar e a rigidez que é necessária a uma boa ferrada.

abraços

Obrigado pela atenção,e como eu disse vou fazer essa pescaria no Araguaia,ai quero Customizar ela,mas caso eu não gostar dela vendo ela e compro material e monto uma ou peço pra montar uma pra mim,e o que eu tinha medo nela era justamente os passadores,mas como tu disse que são bons fico mais tranquilo joia:::

Eu usava as Pesca Brasil Max Force,mas como são de fibra de vidro são muito pesadas e como tenho problema de coluna pensei em uma de carbono pois é um pouco mais leve joia:::

Se tiver alguma dica para a remontagem que fique melhor agradeço joia:::

Abraços e ate :amigo:

O Marcelo disse tudo: A Giant Catfish é muito resistente (blank muito bom e passadores razoáveis), vai aguentar qualquer briga que vc achar, mas é muito dura, tem o reel seat sofrível e o cabo inferior de EVA. Eu tentei customizar uma mas acabei desisitindo. Montei uma 100 lbs com o blank da Jaguar (Albatroz), o mesmo fabricante da Canarana de 60 lbs que foi postada aí em cima (já customizei uma Canarana 60 lbs tbm e ficou show para pirararas). O blank, embora seja muito firme, tem a ação progressiva que eu tbm considero muito importante para preservar a coluna do cidadão e diminuir as chances de problemas de ruptura de linha ou desequilíbrio do pescador numa corrida súbita do peixão.

viewtopic.php?f=27&t=17587&p=197743&hilit=dragon+scale#p197743

Para pescarias pesadas como as de piraíbas, o Marcelo chamou a atenção para outro ponto importante: o slick butt, a parte de baixo do cabo da vara, feita de nylon rígido ou alumínio. E tem que ser mais curto mesmo p q vc praticamente não arremessa com uma vara assim, quase sempre solta a isca. O cabo mais curto deixa a carretilha mais próxima do corpo, fica mais fácil tocar a manivela.

Outro coisa que tbm acho de grande utilidade é o "pé de cabra" ou gimbal, com o cinto protetor de barriga (popularmente conhecido como "ânus de asno" :gorfei: ). O gimbal encaixa na cruzeta ou parafuso que tem no protetor e não deixa a vara ficar oscilando de um lado para o outro qdo se está tocando a manivela. É uma ajuda e tanto, além de proteger a barriga.

Quanto ao peso, não vejo muita vantagem em ter uma vara muito leve, já que a carretilha sempre será muito pesada. Claro que a vara não precisa ser exageradamente pesada, mas alguns itens que pesam um pouco são importantes e na maior parte do tempo a vara fica no secretário. Pelo menos eu pesco bastante assim. E se a vara ficar com um bom equilíbrio, você terá a sensação de estar com um equipamento um pouco mais leve, na minha opinião. joia:::

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cleison falou tudo.

Pois é Alex, ve se vc gosta da Giant. As vezes vc vai fazer mais força com ela quando pegar o peixe q com outra vara q tenha a ação progressiva. Acho q se for olhar direitinho mesmo, como a vara fica muito tempo na secretária, vc acaba por fazer mais força com ela q com outra mais equilibrada.

Vai pescar no Araguaia quando ?

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cleison falou tudo.

Pois é Alex, ve se vc gosta da Giant. As vezes vc vai fazer mais força com ela quando pegar o peixe q com outra vara q tenha a ação progressiva. Acho q se for olhar direitinho mesmo, como a vara fica muito tempo na secretária, vc acaba por fazer mais força com ela q com outra mais equilibrada.

Vai pescar no Araguaia quando ?

abraços

:gorfei: :gorfei: Marcelo,não gosto da Giant não :gorfei: comprei pois foi a unica que consegui encontrar,as outras procurei ate e estavam em falta,acho que tem muito pescador comprando vara pesada :gorfei: Mais uma vez obrigado a voce e ao Cleison ::tudo::

Vou ir pro Araguaia em junho com o Carocinho joia:::

Abraços :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To de olho no topico... joia:::

Tbém estarei em Junho com a turma ai... e to precisando de duas varas para fazer conjunto com uma Penn 345GT e uma Tekota 800... e to tendencioso a pegar a Giant Cat Fish tbém, até mesmo por que estou indo em Foz no fim do mês, então pegaria no Py com preço bom(muiiiito bom).

Vamos ver no que vai dar... ::fisherman

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...