Ir para conteúdo

Araguaia em Fevereiro de 2012


Posts Recomendados

Bem amigos pescadores do FTB. Meio atrasado, coloco o relato da pescaria que fiz em fevereiro no Araguaia, rio onde mais pesco. Considero uma pescaria marcante pois foi a minha primeira como pescador esportivo de verdade.

Vamos ao relato:

Dia 17 saímos de Goiânia com destino à Barreira da Benvinda, próximo a pousada Fio Velasco. Depois de 8 horas de viagem encontramos os que tiveram que pousar em Luiz Alves e chegamos em casa. Logo vimos o rio: derramando água, quase "fora da caixa", como dizem por lá. Saímos no mesmo dia para a primeira pescaria. Sem muitas opções no rio fomos para os locais em que os piloteiros de lá chamam de "esgotos".

Após 15 minutos tive a primeira ação: um cachara, que eles chamam erroneamente de "pintado" por lá.

Imagem Postada

Vara: Milenium Impacto 30

Carretilha: Abu Garcia 6600 C4

Isca: Branquinha

Aproximadamente 2 kgs, mediu 68 cm.

Como disse, o rio está cheio demais, achar peixe nesse tanto de água é bem mais difícil. Nos outros dias pegamos bastantes peixes pequenos, em maioria o saltador mandubé, esse nem contamos, foram muitos. Enquanto tentávamos a pescaria de pirarara pescávamos os pequenos. Tentamos todos os dias um peixe grande mas em vão.

No segundo dia achamos um lugar de rasura em um braço do rio. Ainda era cedo, nossos companheiros pegaram 4 pequenas bargadas (surubim chicote) e eu nemhuma. Tentamos outros lugares mas depois retornamos perto do meio dia. Foi aí que consegui uma maior, não medi mas acho que estava na medida. Foi solta como os demais:

Imagem Postada

Vara: Evolution GT

Carretilha: Abu Garcia 6600 C4

Isca: Branquinha

Depois disso pescamos em quase todo tipo de lugar: lago do capim, esgotos, canal do rio, etc... Até nas estradas alagadas:

Imagem Postada

No penúltimo dia pela manhã mais cacharas, só que mais pequenos:

Imagem Postada

Vara: Daiwa Procaster

Carretilha: Abu Garcia Record nº 60

Imagem Postada

Vara: Trevala 50-100 lbs

Carretilha: Calcutta TE

Os ribeirinhos por lá estão com tão pouca conciência que os que estavam por perto quase pularam na água quando soltávamos. hehe.

Saindo do ponto ainda pela manhã vimos um jacaré muito grande em uma das margens (grande mesmo, uns 4 metros). Fomos tirar uma foto e depois quando subíamos devagar o piloteiro, que aliás conhece muito, avistou bargadas em uma parte rasa. Apoitamos e logo em seguida o Ricardo, que diga-se de passagem é o rei da bargada rsrs, fisgou algo GRANDE. Medimos depois a bargada: 1,15 m. O melhor foi o equipamento super leve em que pegou. As fotos:

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Vara: Rapala 8-14 lbs

Carretilha: Abu Garica Orra SX

isca: Cabeça de Branquinha

Peso: 8 kgs

Depois pescamos muitas bargadas no mesmo local, cerca de 25 ou mais, a maioria sendo menores, mas 8 tinham pelo menos mais de 80 cm. Aprendi a filmar só depois disso, fico devendo o vídeo da soltura das outras.

Pessoalmente acho esse peixe muito vulnerável e muito pescado, exemplares grandes sao cada vez mais raros, ainda mais na época das águas. Foi sorte achar tantas. Precisamos preservar esse peixe, ele é muito esportivo

Imagem Postada

Imagem Postada

http://img268.imageshack.us/img268/5574/067ec.jpg

http-~~-//www.youtube.com/watch?v=2KQuy-ar5ds

http-~~-//www.youtube.com/watch?v=osRjMrWXpeg

Fora isso pescamos muito na chuva, quase todo dia chovendo por lá:

http://img402.imageshack.us/img402/9946/016ge.jpg

No mais a barreira da bem vinda está assim:

http://img542.imageshack.us/img542/4659/dsc00029qe.jpg

Pescaria boa, ainda nao foi a vez dos grandes mas em breve eles sairão, ai deles que nao venham! kkkk

Se eu nao pegar de nemhuma forma levo o Carocinho, aí quero ver! hehehhe

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anderson,

Se você me levar vai ficar mais dificil pra pegar ...

Ultmimamente eu to pé frio d+++

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Aquele dia que eu passei brigando com o peixe ai na porta da Bem Vinda tu devia ter ido la...

Um monte de gente ficou olhando

Pescar essas bargadas ai e show de bola ! Esse ano fiquei só nos grandes e esqueci das bargadas ( me arrependo muito disso )

Só quem já pegou esse peixe sabe a forca que ele tem !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Carocinho, fica pra próxima piraíba que vc pegar por lá... Esse ano sai a minha, ela vai ter que sair, eu sei que tem piraíba lá.

As bargadas são um show a parte, uma de 1 m é MUITO forte pro seu peso. Ainda mais qndo o equipamento é leve, toda hora parece que ela vai embora.

Cândido, o rio tá cheio demais, mas do jeito que vai parece que vai abaixar mais rápido. Rio cheio é ruim pra pesca e ainda mais pra iscas... Mas pescador nao tem essa não, rio é rio, cheio ou não estamos por lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei Estêvão, mas em vão todos os 4 dias. O rio está muito cheio, não tivemos seuqer uma ação.

Tomara que esse ano seja bom para os grandes de couro, estamos armados e preparados. hehhe

A bargada grande deu uma briga forte, ainda mais em uma varinha de tucunaré para 8-14 lbs, sorte que tinha carretilha e linha boas, senão já era.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andreson,

Com o Rio cheio como estava, pescaria só na mata alagada mesmo, nos esgotos e nos lagos.

Ainda acharam umas bargadas boas! Essa é uma pescaria que gosto muito, peixe muito forte, arisco. Pena que estão matando demais essas bargadas.

Pelo que vi vcs estavam pescando com o Divinhinho, não é?

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo Cleison, com o Divininho, primeira vez pescando com ele, mora na Terra do Sol. Já sabíamos os pontos, pescamos por lá e em diferentes épocas, há aproximadamente 2 anos, inclusive nos esgotos... O maior problema de tentar ir sem guia nessa época é por causa das iscas.

Mas o Diviniho ajudou demais, conhece tudo. Se não fosse por ele não pegaríamos essas bargadas. Gostei bastante dele, pessoa muito humilde.

A pescaria de bargadas é a minha favorita, tenho gosto especial por pegar esse peixe. Como vc sabe elas são muito ariscas, fortes e saltam tbm! é um espetáculo! Concordo quando diz que estão matando muito, em minha opnião, como disse, acho um peixe vulnerável por viver quase exclusivamente nas rasuras, deveria ser proibida a captura assim como a pirarara e outros são.

Os pescadores e piloteiros caem matando qualquer tamanho. Felizmente esse ano passado tivemos a oportunidade de pescar muitas bargadas, em maioria as pequenas, apenas 5 grandes, com quase ou mais que 1 m de tamanho. Ao menos estão se reproduzindo bem ainda, o rio está muito batido, mas bem vivo ainda. Ano passado deu bastante cacharas mini, assim como bargadinhas de monte.

Imagem Postada

Esse era grande! kkk

Vc conhece o Divino ou já pescou os grandes com ele? Conhece a Benvinda?

Podemos partilhar o que cada um sabe daquela região, muito boa na minha opnião. E na sua?

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo Cleison, com o Divininho, primeira vez pescando com ele, mora na Terra do Sol. Já sabíamos os pontos, pescamos por lá e em diferentes épocas, há aproximadamente 2 anos, inclusive nos esgotos... O maior problema de tentar ir sem guia nessa época é por causa das iscas.

Mas o Diviniho ajudou demais, conhece tudo. Se não fosse por ele não pegaríamos essas bargadas. Gostei bastante dele, pessoa muito humilde.

A pescaria de bargadas é a minha favorita, tenho gosto especial por pegar esse peixe. Como vc sabe elas são muito ariscas, fortes e saltam tbm! é um espetáculo! Concordo quando diz que estão matando muito, em minha opnião, como disse, acho um peixe vulnerável por viver quase exclusivamente nas rasuras, deveria ser proibida a captura assim como a pirarara e outros são.

Os pescadores e piloteiros caem matando qualquer tamanho. Felizmente esse ano passado tivemos a oportunidade de pescar muitas bargadas, em maioria as pequenas, apenas 5 grandes, com quase ou mais que 1 m de tamanho. Ao menos estão se reproduzindo bem ainda, o rio está muito batido, mas bem vivo ainda. Ano passado deu bastante cacharas mini, assim como bargadinhas de monte.

Imagem Postada

Esse era grande! kkk

Vc conhece o Divino ou já pescou os grandes com ele? Conhece a Benvinda?

Podemos partilhar o que cada um sabe daquela região, muito boa na minha opnião. E na sua?

Abraço

O Divininho é um companheirão! Não tem tempo ruim com ele, quer sair cedo ele sai, quer ficar até tarde no Rio tbm não tem problema, conhece muito aquela região p q mora lá desde criança.

Pesco com ele há muito tempo, sempre que vou sozinho pra lá.

Tenho um conheço razoavel daquela região que vai do Lago do Varal até a Barreira da Manga e um pouco menos até o Caracol. Tem tempo que não vou pros lados de Luiz Alves e Bandeirantes, embora no passado tenha pescado por lá algumas vezes.

Essa região que vai do Varal até na Barreira da Manga é realmente muito boa mas tem um problema na seca: os BOTOS caveira:: . Sofri um bocado nos últimos 2 anos indo atrás das piraíbas na seca. bang:: bang:: bang::

E tem algumas turmas que tem casa na Bem Vinda que matam demais!!! . Já vi algumas vezes o pessoal dali matar peixes de 30 cm a 40 cm, cacharas e bargadas, dizendo que "dá moqueca". Pode????

Mas não deixo de ir ali pelo menos uma vez por ano. Já fiz pescarias de sonho naquela região. Ali me sinto em casa. ::tudo::

Sem guia já é difícil com o Rio mais seco, com tanta água assim vc não consegue fazer "nem pro cafezinho"! Tem que ter alguém que conheça bem o lugar para te guiar. A mata alagada, os esgostos e os lagos viram labirintos perigosos para quem não está todo dia por lá. Por mais que conheçamos o lugar, nunca teremos a familiaridade de quem mora ali.

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...