Ir para conteúdo

PESCARIA DE AÇUS EM RORAIMA


Posts Recomendados

Em outubro de 2011 a notícia de que a cheia permanecia na região de Barcelos me desanimou para a pescaria de novembro. Como operador do grupo, tratei rapidamente de buscar um novo local, e encontrei uma pescaria realizada no rio Água Boa do Univi, afluente do rio Branco, alguns quilômetros acima do rio Itapará.

Alterei a data da pescaria para o começo de fevereiro, e com o apoio dos demais integrantes do grupo, partimos para a pescaria.

A promessa do dono do barco era de pescaria farta, uma vez que o rio estava bem baixo e os grupos que passavam por lá estavam pegando muito peixe. Como todo bom pescador, partimos com a expectativa de sucesso, apesar do mal tempo e chuva forte logo na chegada.

Para chegar ao local deve-se ir até a capital de Roraima, Boa Vista. De lá, são 3h de ônibus até Caracaraí, onde pegamos uma ''lancha rápida'', equipada com motor 150hp, nos leva até o flutuante em 5h de navegação a 25 m/h.

Ao chegar no local ficamos surpreendidos com a estrutura. O barco hotel fica parado o tempo todo, e ao lado fica uma grande plataforma flutuante com ampla área de lazer. Contendo mesa de sinuca, sofás, televisão, câmaras fria e de congelamento, freezer lotado de bebidas e uma boa área para refeições. Desta forma, o pescador não fica limitado somente ao barco e tem bem mais espaço após a pescaria.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

O primeiro dia começou com muitos tucunas de pequeno porte, borboletas e pacas de até 3 kg, mas o bruto de 7kg apareceu somente as 11h.

Imagem Postada

Fizemos um almoço no rio mesmo, para não perder tempo e a tarde dedicamos a pesca de pirararas e filhotes.

Não tivemos sucesso com os filhotes, mas pegamos uma pirarara com 15kg e outra com 20kg.

Imagem Postada

Imagem Postada

O segundo dia começou lentamente, alguns tucunas chegando a 3kg, aruanãs, mas nada dos grandes. Batemos a lagoa toda pela manhã sem grande sucesso e o guia atrelava isto a um leve repiquete.

Imagem PostadaImagem Postada

Imagem Postada

Almoçamos e recomeçamos a pescaria na mesma lagoa, o guia falou para insistirmos, que era lugar de peixe grande, e acatamos a sugestão. Tivemos que bater aproximadamente 70% da lagoa para o primeiro açú de bom porte errar a hélice do Rodrigo e entrar na minha biruta. Em um segundo arremesso outro tucunaré entra na isca do Rodrigo e fizemos um dublê de 5 e 7kg.

Imagem Postada

Voltei ao barco pensativo, apesar do bom resultado, os peixes custavam a sair, o braço estava cansado, e os peixes, quanto mais a água subia menos apareciam na artificial.

Como era de se esperar, a água subiu mais ainda, e a manhã do terceiro dia começou sem nenhum açu, somente borboletinhas pra dar uma alegrada de vez em quando. A cabeça coçou de verdade e fui para o almoço decidido a pensar em algo que não frustrasse o resto da pescaria. Conversei com o Renato, nosso guia e contei já ter visto alguns vídeos de tucunarés pegos com isca viva, apesar dele nunca ter feito, deixei ele preparando o almoço e fui até o igapó disposto a pegar algumas matrinchãs para fazer de isca. Pegar as danadas estava tão difícil quanto pegar tucunaré, mas consegui pegar uma meia dúzia pra me divertir a tarde, mas infelizmente, apesar de um bom resultado não foi o que nós gostaríamos de ver.

Acabei fazendo dublê de caparari, que por sinal davam um baita susto! Nunca vi uns bagrinhos atacarem a matrinchã na superfície e tomarem tanta linha. Além disso, peguei surubim pintado, jundiá, pirarara e barbado. Dei uma bela desanimada com as iscas vivas e o parceiro também já estava de saco cheio comigo estragando o pesqueiro, hehehe. Usei a última matrinchã pra pegar um açu de 4kg. Parece que ele veio me dizer... "Tente outra vez amanhã". Por que como esse tanto de bague, a verdade é que eu já estava desistindo das iscas vivas.

http://img834.imageshack.us/img834/5041/112rkp.jpg

http://img29.imageshack.us/img29/4803/105myt.jpg

http://img194.imageshack.us/img194/1821/091li.jpg

http://img11.imageshack.us/img11/8421/073jf.jpg

Como havíamos pescado por 03 dias na mesma lagoa, decidimos mudar o local de pesca no quarto dia para dar uma aquietada no pesqueiro e reservá-lo para o último dia.

A lagoa que visitamos não havia isca viva para pescar, batemos por mais ou menos uma hora e dei uma bela desanimada. Não fui com a cara da lagoa, ela era bem funda e com poucas estruturas. Bom, como quem vê cara não vê coração, foi falar isso e peguei um açu de 6kg, e minutos depois o Rodrigo acertou na Inna Pro Tunned 135 o primeiro peixe com mais de 8kg.

http://img607.imageshack.us/img607/6379/b83k.jpg

http://img26.imageshack.us/img26/5363/157yz.jpg

Os dois peixes foram pegos ainda não era 10h da manhã. Estávamos bem esgotados devido a estarmos acordando a 4h30 todos os dias e indo dormir 21h. Já que o resultado foi melhor que o esperado, voltamos para o barco, tomamos aquele banho gelado, almoçamos e dormimos até as 16h, momento em que saímos para tentar novamente as pirararas. Infelizmente não levamos sortes com os de couro, mas em compensação estávamos muito bem preparados para a último dia.

A CARTADA FINAL

O último dia começou prometendo! No segundo arremesso já entrou um peixe de 6kg na TNT do Rodrigo! E como sempre digo, odeio pegar um peixe no primeiro arremesso. Parece que a pescaria começa e para por aí. E foi assim mesmo durante toda a manhã. Foi o único peixe de bom porte capturado.

Na hora do almoço mais uma vez fui atrás da matrinchãs pra ver se fechávamos com chave de ouro, consegui capturar pouco mais de uma dúzia e aí "levantou poeira" na lagoa!! Os tucunas ficaram é loucos atrás das matrinchãs! Felizmente nenhuma isca tinha menos de 300 g, e acredito ter sido isso que afugentou os bagrinhos, quem passou a atacar foram os tucunões!!

Durante a tarde pegamos 2 peixes de 8kg, um de 9kg e 3 peixes com 4 ou 5kg. Acompanhem:

http://img823.imageshack.us/img823/6219/182yp.jpg

http://img821.imageshack.us/img821/8867/283l.jpg

http://img23.imageshack.us/img23/7017/279bv.jpg

http://img705.imageshack.us/img705/4762/268f.jpg

http://img811.imageshack.us/img811/5079/259qo.jpg

http://img88.imageshack.us/img88/4471/198xx.jpg

VÍDEOS

Coloquei dois vídeos no para vocês terem idéia de como foi emocionante a pescaria. O primeiro é um vídeo clipe de 4 minutos e o segundo é a pescaria completa com 40 min pra quem tiver mais tempo.

http-~~-//www.youtube.com/watch?v=KLDI4vYnPl0

http-~~-//www.youtube.com/watch?v=0uuXeK-ItxQ

Estou formando dois grupos para pescar neste local, em novembro de 2012 e fevereiro de 2013. Caso alguém tenha interesse pode enviar e-mail para contato@pescaargentina.com.br

Um abraçoooo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo,

Parabéns pela pescaria!!! belos exemplares.

quem foi o seu guia?

estiva lá em Janeiro de 2011 e peguei o agua boa meio cheio,

Em algum dia voces fizeram pescaria acima da pousada dos americanos?

Estou pensando em voltar lá também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Haka, cheguei no limite com o hotel, o guia nao deixou passar nao. O nome dele é Renato, é aquele loco do vídeo do youtube que pulou na água pra pegar o tucuna que os caras derrubaram na água.

bela pescaria...o agua boa é um lugar magnifico....pena que quando estive por lá, era a minha primeira vez em contato com açus..perdi muito peixe....o guia renato e bão...aponta para todos os lados com a boca...

att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Paulo!! estavamos no barco do Marquival logo acima do d vcs, inclusive foi minha mochila que foi trocada no aeroporto, e deu tudo certo no outro dia.

Pegamos muitos peixes, a decepcao foi as DEZENAS DE PESCADORES PROFISSIONAIS com redes e zagaia, toneladas de tucunas sendo sacrificado,... terra sem dono ou terra de pouco donos com reservas exclusivas!!!

Agua boa sera dificil de me ver novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Emerson, tem muito pescador profissional mesmo, inclusive fui ver o que tinham nos barcos. Eles nao tinham tucunaré quando fui nao, e até explicaram que só pescam de rede e espinhel e que por isso não pegam tucunarés. Sei lá, nao me parece que o tucunaré está sendo super explorado nao, nunca ví tanto peixe na minha vida, ja fui pra Barcelos várias vezes e nunca acertei uma pescaria como essa. É isso aí, sucesso nas pescarias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Emerson, tem muito pescador profissional mesmo, inclusive fui ver o que tinham nos barcos. Eles nao tinham tucunaré quando fui nao, e até explicaram que só pescam de rede e espinhel e que por isso não pegam tucunarés. Sei lá, nao me parece que o tucunaré está sendo super explorado nao, nunca ví tanto peixe na minha vida, ja fui pra Barcelos várias vezes e nunca acertei uma pescaria como essa. É isso aí, sucesso nas pescarias.

Q bom Paulo q a pescaria foi boa!!! Mas estivemos em um barco estava lotado de tucuna... mas fazer o que ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vcs pegaram pelo menos um peixe bom por periodo e ainda dedicaram tempo pros peixes de couro...

frente ao que tem sido essa temporada foi uma pescaria linda demais.

E aqueles capararis... raridade!

parabens pelo relato e pela pescada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo,

os lagos onde vocês foram pescar ficavam no Rio Água Boa ou estavam naquele rio um pouco mais abaixo da foz do agua boa alguns locais chamam de Rio Catrimani.

Voce está organizando uma viagem para lá? já tem grupo formado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...