Ir para conteúdo

Dicas Para Pesque e Solte


Posts Recomendados

Olá Pessoal!

Sou novo aqui no fórum como alguns de vocês devem saber. Comecei a escrever nesse fórum apartir de um assunto polêmico no qual eu estava envolvido (a pesca convencional seguindo as medidas fixadas por lei).

Mas como sempre nada melhor que conversarmos de maneira educada para compreendermos o que é certo ou errado.

Bem, vamos ao que interessa: Gostaria que os companheiros já praticantes do pesque e solte postassem aqui dicas relativas a essa modalidade afim de que eu possa pega-lás e explanar com meus outros colegas que ainda não aderiram. Dicas como tipo de iscas, locais, peixes, pousadas, equipamentos etc...

Sei que serei bem informado aqui por isso já agradeço!

Valeu galera!!! ::fishing alegre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pedro,

O texto que irei passar logo abaixo foge um pouco do assunto, mas por outro lado, o "conter o peixe da forma correta" acaba colaborando para soltá-lo em condições de sobrevivência plena...

De minha autoria, datado de Março de 2007... http://www.caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=15112

"Buenas gurizada.... Dei inicio a idéia... Editei algumas imagens minhas e outras que achei na internet... Possivelmente vários verão suas fotos aqui, não se sintam ofendidos, selecionei a esmo e procurei não mostrar detalhes que identiquem ninguém. A intenção é fazer um apanhado de imagens que mostrem as formas de conter os peixes de maneira a causar menos danos a integridade dos mesmos.

Poderia tentar pedir autorização e não editar as fotos, mas como muitas das fotos tenho arquivadas a tempos, seria quase impossivel achar os donos.

Começo com uma imagem que é bastante impactante e deve mostrar bem o que estou falando....

Imagem Postada

O que vocês acham... Essa truta está bem na foto?

Peixes espinhentos, ou com esporões, como contê-los de forma correta?

Imagem Postada

Pela primeira vez vi alguém fazendo certo, ou de forma que cause menos problemas ao peixe depois da soltura. Mas é se pode apertar demais, só o suficiente para segurá-lo e tirar o anzól/garatéia.

O Nelson vai me xingar pelo tamanho dessa imagem, mas é só uma, as outras maiores colocarei apenas o link...

Aqui selecionei alguns closes de como o alicate do tipo "Boga" pega na boca do peixe...

Imagem Postada

Reparem... Três tipos diferentes de boca... Traira de boca óssea, Robalo de boca cartilaginosa e Bagre de boca de couro.

A traira está com a mandíbula machucada, ali pode criar fungo e ele pode inclusive parar de comer e morrer por isso... Já vi gente usando alicate de bico e universal para conter trairas, não preciso nem dizer o que acontece com a boca e os dentes das coitadas.

O Robalo tem o beiço forte, mas a língua e a cartilagem são bem sensiveis, tanto que o alicate atravessou... O anzól também pode perfurar ali e comprometer de alguma forma, mas o estrago que o Boga pode fazer é muito maior. (Alguém pode dizer que o bicheiro também fura a cartilagem, sim, mas o uso do bicheiro é mais controlável do que o alicate)

O bagre é o que menos sofre com o uso de Bogas de contenção. Como eles tem a pele bem mais grossa, dificilmente chega a atravessar. Mas o grande problema no caso é o peso do peixe. Conter uma grande bagróide com um Boga normal, desses que todo mundo tem, é dificil, pois o peixe se debate e pode arrebentar o maxilar.

Falando de alicates e "Bogas"", na imagem do link abaixo estão diversas imagens dos erros que geralmente cometemos...

Imagem Postada

A principio, usar alicates do tipo que forem para conter peixes sem dentes já é um exagero... Carpas, Apaiaris, mesmo Tucunarés, Robalo e Bass podem facilmente ser contidos com a mão, pegando no maxilar inferior... O máximo que estes tem na boca é uma pequena serrilha... Depois de um tempo pode até ralar um pouco o dedão, mas nada de uma dedeira ou esparadrapo não resolta.

Muitos não usam alicates, mas acabam fazendo isso com os peixes...!

Imagem Postada

Não se pode suspender o peixe pelo maxilar (só com a mão ou com alicate) sem ter um segundo apoio com a outra mão na barriga ou no rabo.

Peixe pequeno segurado pelo "beiço" fica totalmente estranho na foto e muitas vezes compromete o maxilar... As vezes o dedão nem cabe na boca do bicho...!

Imagem Postada

O melhor, ou menos pior, neste caso é pegar o peixe com a mão inteira, molhada de preferência e não demorar muito para devolvê-lo a água...

Trairas, Cachorras, Dourados, entre tantos outros peixes com dentes, necessitam ser contidos de outra forma, com alicates, por exemplo. (Por sinal, para peixes com dentes é que foi inventado o Boga Grip original, tão copiado atualmente)

No link abaixo estão algumas fotos das formas corretas de segurar os peixes para remover anzóis ou garatéias e aparecer bem nas fotos...

Imagem Postada

Com a mão ou com acessório, o certo é sempre ter dois apoios e manter o peixe na horizontal, afinal, é assim que ele fica na água :!: :!: :!:

Espero que gostem do textinho.. Desculpem qualquer erro, escrevi rápido para aproveitar o horário do meio-dia."

Abraços,

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Pedro, vou tentar ajudar...qualquer info a mais fico a disposição!

1º posto um que acho mais importante, o PORQUE PESCAR, FOTOGRAFAR E SOLTAR? http://turmadobigua.com.br/forum/viewtopic.php?f=2&t=14918

2º ai sim PROCEDIMENTOS BÁSICOS PARA PESCAR, FOTOGRAFAR E SOLTAR http://turmadobigua.com.br/forum/viewtopic.php?f=147&t=19732&p=244148&hilit=procedimentos+para+pescar#p244148

GRANDE Abraxxx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pedro...seja novamente muito bem vindo.

Puts...como disse no outro tópico - o polêmico - ganhei o mês somente de vê-lo aqui novamente depois daquele "bate-boca" educado.

Sobre a sua pergunta...apesar das dicas dos colegas acima, o ideal mesmo é q cada um começe a soltar um ou outro peixe...Tenho certeza q em muito pouco tempo isso será tão prazeroso q vcs começarão a ficar em dúvida do q fazer...se soltam ou se matam...hehee...é sério, por mais q possa parecer estranho.

Eu não tenho pudor algum em matar 2 ou 3 peixes para comer na beira do rio....mas passo fome se o único peixe capturado for um belíssimo exemplar, como por exemplo, um tucunaré de 5Kg ou mais.

É triste ver um grande peixe sendo morto...pois ele é certeza de alegria futura.

Como matar algo q num futuro próximo me proporcionará alegria novamente?!?!

Tente repassar pra sua turma a seguinte situação:

"Imagine se o transporte de peixe fosse proibido dentro do Brasil?"

Rapaz...não importaria a data...qualquer dia nossos rios estariam abarrotados de peixes. Nós estaríamos pescando 2 ou 3 vezes por mês...e em todas teríamos fartura.

Este País seria referência mundial em pouquíssimo tempo.

Lembra das antigas histórias contadas pelos nossos pais e avós, os quais nos falavam de ter capturado surubins de 90Kg a menos de 100Km de casa!??!

POis é...precisava sentir o q era isso....Nossos filhos mereciam saber o q era isso.

Precisamos nos unir para mudar a mentalidade q há milênios nos faz retirar tudo q podemos da água.

Contamos com a sua ajuda. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pedro...seja novamente muito bem vindo.

Puts...como disse no outro tópico - o polêmico - ganhei o mês somente de vê-lo aqui novamente depois daquele "bate-boca" educado.

Sobre a sua pergunta...apesar das dicas dos colegas acima, o ideal mesmo é q cada um começe a soltar um ou outro peixe...Tenho certeza q em muito pouco tempo isso será tão prazeroso q vcs começarão a ficar em dúvida do q fazer...se soltam ou se matam...hehee...é sério, por mais q possa parecer estranho.

Eu não tenho pudor algum em matar 2 ou 3 peixes para comer na beira do rio....mas passo fome se o único peixe capturado for um belíssimo exemplar, como por exemplo, um tucunaré de 5Kg ou mais.

É triste ver um grande peixe sendo morto...pois ele é certeza de alegria futura.

Como matar algo q num futuro próximo me proporcionará alegria novamente?!?!

Tente repassar pra sua turma a seguinte situação:

"Imagine se o transporte de peixe fosse proibido dentro do Brasil?"

Rapaz...não importaria a data...qualquer dia nossos rios estariam abarrotados de peixes. Nós estaríamos pescando 2 ou 3 vezes por mês...e em todas teríamos fartura.

Este País seria referência mundial em pouquíssimo tempo.

Lembra das antigas histórias contadas pelos nossos pais e avós, os quais nos falavam de ter capturado surubins de 90Kg a menos de 100Km de casa!??!

POis é...precisava sentir o q era isso....Nossos filhos mereciam saber o q era isso.

Precisamos nos unir para mudar a mentalidade q há milênios nos faz retirar tudo q podemos da água.

Contamos com a sua ajuda. joia:::

Só esticando um pouquinho a dica do Fabricio.

Meu pai fez uma unica pescaria em sua vida ,foi em 1990 no rio Kuluene (Canarana MT),depois disso nunca mais pescou,mas na tal pescaria pegaram 4 Piraibas e uma Pirarara(tenho as fotos daquelas reveladas ainda),o que isso tem a haver com o assunto???

Trabalhei 3 anos com pesca(2006,2007,2008) vi 3 Piraibas(todas mortas tambem)ou seja em menos de 20 anos ela praticamente desapareceram,e olha que não citei os trairões,tucunares,corvinas e cachorras e outro inumeros peixes uns ate sumiram dos rios,portanto eu tenho as fotos para ver(mesmo que na e´poca foram abatidas)mas se não guardar direito essa fotos meus filhos só conhecerão a lenda da Piraiba,pois ate la se continuar como esta não tera uma unica alma viva nos rios doeu:: Portanto vale a pena abater somente o que for consumido na beira do rio,sem levar aquela centenas de quilos de peixes pra casa,se assim fizermos ainda ha tempo de repovoar nossos rios joia:::

OBS: Antes que critiquem meu pai,ele não mata nada pra se alimentar,pois se depender dele,vacas,porcos galinhas enfim qualque bicho morre de velho :gorfei: só como se trazerem limpo pra ele :gorfei: :gorfei:

Abraços e façamos nossa parte que a natureza fara a dela joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...