Ir para conteúdo

Qual a vara ideal para pescar no Amazonas?


Helson

Posts Recomendados

Vou pescar pela primeira vez no AM em outubro, e não tenho experiencia naquela região e penso

que as carretilhas que levarei serão capazes de segurar as feras locais. As carretilhas em questão

são:

Daiwa Alphas 103

Core 51

Chronarch 51

e Mg 50.

Minha dúvida seria as varas a serem usadas, pois já ouvi falar que os tucunarés daquela região são

ignorantes e se as varas não forem boas arrebenta tudo. chorei::

Abs

lacou::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Helson, boa tarde..

Olhei as suas carretilhas e percebo que estão subdimensionadas para a AM. O pessoal usa mais Zillion, Curado 200, Scorpion 1500.. que são carretas mais parrudas.. estas suas são para SM e Peixe...

Mas vamos deixar o pessoal opinar mais, ne!! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Helson,

Minha experiência na AM, é pouca, mas penso que estas carretilhas que citou são meio fracas para esta pescaria.

Costumo brincar com a turma que na amazonia é que se separa os homem dos guris, isto e, lá os equipamentos são testados ao extremo e muitos equipamentos que em outros lugares pescariamos tranquilamente, lá podem abrir o bico. Imagina o quanto que é exigido de uma carretilha e de uma vara o trabalho de puxar uma isca de hélice tipo rip roller o dia inteiro.

A carretilha para AM alem de ser de qualidade, tem que acomodar uma quantidade boa de linha (uns 100 mts) de no minimo 65 Lbs.

Eu particularmente levei três conjuntos:

Carretilha shimano curado 200 com vara gran bass 25 lbs e 6,0"da MS;

Carretilha abu garcia STX com vara Lumis 30 lbs e 6,0"; e

Carretilha daiwa zillion type R com vara enzo III de 25 lbs e 6,0".

Já já aparece a turma com mais experiencia na AM e poderá te ajudar mais.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando a deixa, também vou em outubro e será minha primeira vez. Minha dúvida era qual vara levar, mas depois de várias opiniões o principal é de 25 LB.

Por enquanto minha tralha está se resumindo a Amazon Tucuna 36 Lb da Fleming, ainda estou escolhendo minha 25 Lb, carretilhas: Shimano Aldebaram, Metanium MG7 e Scorpion DC7, alguns amigos disseram que a Aldebaram se comportou bem lá.

E Helson, vai em qual grupo?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, o problerma das carretilhas tamanho 50 (core, aldebaran, alphas, Scorpion 1000, etc...) é que elas comportam pouca linha. Vc precisa pescar lá na Amazônia com, no mínimo, linha 60 lbs (pela maior resistência à abrasão e para aguentar as arrancadas iniciais dos açus), se colocar essa linha nestas carretilhas vc vai pescar com 40 mts de linha, muito pouco para brigar com um açu de porte bom. A questão, a meu ver, não passa tanto pela resistência da carretilha, mesmo na pesca com iscas de hélices, pq o que puxa a isca de hélice é a vara, a carreta só recolhe a linha, e pra isso precisa ser de recolhimento rápido (mínimo 7.0:1), para que vc consiga puxar a isca com velocidade e recolher a folga de linha a tempo.

Assim, para pescar com um mínimo de 60 mts de linha, vc precisa usar uma carreta tamanho 200 (curado 200E7, Scorpion 1500, Quantum smoke 150, Zillion, Abu STX, ou, se for por marcas mais populares, uma MS Black Widow ou uma Lubina JH), a fricção mais parruda ajuda, mas não é fundamental, já que temos grandes pescadores que deixam a fricção no mínimo de resistência (não é o meu caso, como ainda sou um iniciante na pesca, eu deixo o drag em um ponto médio, mais para apertado, para não dar muita chance ao peixe).

No que refere ás varas, eu gosto das de ação rápida, mas não super rápida, toco demais, e busco levar as mais leves, pq lá pelo 4º ou 5º dia, com 1500 arremessos por dia no calor senegalês do rio Negro, vc já está com os braços bem cansados e o peso começa a fazer muita diferença. Uma vara muito boa e de custo médio é a Enzo III da Albatroz, tem uma ação boa, mas me falaram muito bem das V Fox 25 lbs, que estão com preços muito bons, não conheço estas varas pessoalmente, só vi os blanks na CBM e os achei bons, acho que vale uma conferida.

Agora eu tenho levado somente as varas custom, pela questão do peso e para que a vara se adapte às minhas preferências em termos de ação, cabo, comprimento, etc...

Abs. ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente com o amigo Luzardo!

No caso do amigo que citou a metanium Mg7, levar em consideração a bitola da linha tbém, por exemplo se usar PP 65 Lb, no arremesso vai quase dar "Km" na carreta e se algum bicho achar a sua isca nessa distância... doeu:: ...já era... lacou::

Neste caso pense em linhas tipo as YGK (finas, mas com boa resistência), usei varivas 50Lb, se comportou bem, mas não deixe de conferir a linha a cada captura, perdi um bruto e uma jumpin minnow osso por conta deste descuido.. doeu::

No mais boa sorte por lá... joia:::

Amigos, o problerma das carretilhas tamanho 50 (core, aldebaran, alphas, Scorpion 1000, etc...) é que elas comportam pouca linha. Vc precisa pescar lá na Amazônia com, no mínimo, linha 60 lbs (pela maior resistência à abrasão e para aguentar as arrancadas iniciais dos açus), se colocar essa linha nestas carretilhas vc vai pescar com 40 mts de linha, muito pouco para brigar com um açu de porte bom. A questão, a meu ver, não passa tanto pela resistência da carretilha, mesmo na pesca com iscas de hélices, pq o que puxa a isca de hélice é a vara, a carreta só recolhe a linha, e pra isso precisa ser de recolhimento rápido (mínimo 7.0:1), para que vc consiga puxar a isca com velocidade e recolher a folga de linha a tempo.

Assim, para pescar com um mínimo de 60 mts de linha, vc precisa usar uma carreta tamanho 200 (curado 200E7, Scorpion 1500, Quantum smoke 150, Zillion, Abu STX, ou, se for por marcas mais populares, uma MS Black Widow ou uma Lubina JH), a fricção mais parruda ajuda, mas não é fundamental, já que temos grandes pescadores que deixam a fricção no mínimo de resistência (não é o meu caso, como ainda sou um iniciante na pesca, eu deixo o drag em um ponto médio, mais para apertado, para não dar muita chance ao peixe).

No que refere ás varas, eu gosto das de ação rápida, mas não super rápida, toco demais, e busco levar as mais leves, pq lá pelo 4º ou 5º dia, com 1500 arremessos por dia no calor senegalês do rio Negro, vc já está com os braços bem cansados e o peso começa a fazer muita diferença. Uma vara muito boa e de custo médio é a Enzo III da Albatroz, tem uma ação boa, mas me falaram muito bem das V Fox 25 lbs, que estão com preços muito bons, não conheço estas varas pessoalmente, só vi os blanks na CBM e os achei bons, acho que vale uma conferida.

Agora eu tenho levado somente as varas custom, pela questão do peso e para que a vara se adapte às minhas preferências em termos de ação, cabo, comprimento, etc...

Abs. ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Afif vou com o Chicão do Tucunas Brazil, ele tem um esquema de uma pousada perto de uma reserva indigena e o preço fica bem legal. Pelo que me foi explicado a gente desce de barco umas 4 horas a parir de Manaus.

E vc vai com que grupo?

Grande abraço

::tudo:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Cristiano tudo bem?

Um amigo meu está esperando dos Estados Unidos esta carretilha pois ele tem ótimas referencias.

A Daiwa Zillion Coastal dizem que ela é praticamente indestrutivel e ideal para o AM.

Vou pega-la emprestada para levar.

Grande Abraço.

::tudo:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...