Ir para conteúdo

Hélice do motor mercury 60 2t


Posts Recomendados

Alexandre Boseli escreveu:

Bom dia comprei recentemente um barco duraboats fishfly 6 mts com motor mercury 60 hp a helice do motor esta toda torta gostaria de saber se auguem poderia me passar a medida da helice ja q na minha não tem nenhuma numeração meu barco é bem leve e eu nao ando com muito peso testando o barco ele esta chegando a 6 mil giros mas não desenvolve e muita velocidade apos 3/4 da aceleração, desde já agradeço

::tudo:: ::fisherman ::fisherman ::thanks

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Alexandre...seja muito bem vindo ao FTB.

Bem, o seu motor não aceita 6 mil RPM...ou a sua hélice é pequena, ou o seu barco está muito leve.

Claro q a hélice amassada pode fazer esse giro subir tb...mas aí, só com uma nova pra saber.

Eu não me lembro mais....mas acho q a hélice original do Mercury 60HP, 2T, é a 13 3/8 x 13.....ou por 14.

Sem sabermos ao certo o número q está no seu motor, fica mais complicado poder te ajudar.

Qualquer coisa dê uma ligada na sorabo.com.br

Abs...e estamos na área. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre... Bem vindo ao forum...

Então...

O giro do 60ELPTO deve estar entre 5.000 e 5.500 RPM, portanto pelas suas considerações tudo indica que o seu motor está trabalhando acima do ideal.

Não existe um passo "original" para um determinado motor, o passo do hélice é determinado em função da embarcação em que foi montado e definido pela Revenda no momento da compra do motor.

Várias situações incidem na rotação do motor... Altura de montagem, passo do hélice, etc. Em situações normais hélices com passos menores proporcionam aumento do giro (RPM) máximo do motor. Então como seu motor está trabalhando acima do ideal pode ser que a hélice esteja mal dimensionada...

Por exemplo... Meu Mercury 60 ELPTO veio com hélice 10 3/8 X 14.... E está rodando a 5.200 rpm...

Da uma olhada na nota fiscal do motor... Pelo menos na minha veio as especificações da hélice... Se não constar entra em contato com o pessoal que te vendeu a embarcação... Eles têm que saber essa informação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre Boseli escreveu:

Bom dia comprei recentemente um barco duraboats fishfly 6 mts com motor mercury 60 hp a helice do motor esta toda torta gostaria de saber se auguem poderia me passar a medida da helice ja q na minha não tem nenhuma numeração meu barco é bem leve e eu nao ando com muito peso testando o barco ele esta chegando a 6 mil giros mas não desenvolve e muita velocidade apos 3/4 da aceleração, desde já agradeço

::tudo:: ::fisherman ::fisherman ::thanks

Vc comprou diretamente da fábrica ou de terceiros?

Não ande com a hélice torta, poderá danificar a rabeta, e aí vai ficar caro.

Depois de trocada a hélice, aí sim poderá analisar melhor o desempenho.

Observe também a altura do motor em relação ao fundo do casco, quando está muito erguido pode elevar o giro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

boa tarde instalei uma helice 10 x 1/8 x 15 ficou muito bom esta entre 5100 a 4900 rpm velocidade de 35 a 39 milhas dependendo do peso ',acho q esta bom assim né ?

::thanks

Opa Alexandre...sim, acredito q está bom...já q a faixa ideal de uso do motor é entre 5.000 e 5.500 RPM...Daí, quando vc estiver andando sozinho no barco, com pouco peso e tals, é muito provável dele bater próximo as 5.500 RPM.

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Precisa tomar cuidado com o giro, muito baixo ou muito alto, senão vai danificar seu motor. Apesar do giro estar dentro de um padrão aceitável pelo seu motor, ainda está meio baixo, se vc baixar o passo para uma hélice 13 ou 14, vai melhorar o desempenho do seu motor, aproximando mais do giro ideal. E cuidado ao usar hélices tortas, pois vai causar vibrações que danificarào seu motor.

No seu caso as medidas da hélice serão 10 1/4 x 13(14) / 10.5 x 13(14) / 10 5/8 x 13.

Tenho um Mercury 50 2 T, muito semelhante ao seu, uso uma helice 10.5 x 13 inox, o giro máximo oscila entre 5400 e 5500.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o Afif disse, hélice torta NEM PENSAR. Naonao::

Se a hélice é nova e está dando este giro (5.100 e 4.900), tá bom sim.

Na teoria a coisa é linda....ou seja, 250RPM para mais a cada passo diminuído, ou seja, se vc comprar uma passo 14 seu giro vai subir para uns 5.300...o q seria excelente. Se a velocidade subir, melhor ainda....mas nem sempre é isso q ocorre.

Já tive um motor 60Hp q dava 4.500 RPM..fiz de tudo...fui diminuindo a hélice até conseguir os 5.500 RPM q foi justamente o pior desempenho de todos.

Abaixo de 5.000 RPM vc não deve navegar para não forçar a rabeta....mas se vai investir em outra hélice apenas para ganhar 250RPM (sem garantia de melhor desempenho)...fica por sua conta...hehee...

A máxima do meu motor vai de 5.500 a 6.000....Hj alcanço apenas 5.500 nele...E aí, invisto R$ 2.000,00 numa nova hélice para saber se vai melhorar o desempenho?!?! Eu desisti....vou partir logo prum 250Hp.... ::evil::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola pessoal,,,estou satisfeito com o desempenho mas vou ver se consigo um helice passo 14 p testar se não melhorar acho q vou deixar assim mesmo, meu amigo tem uma metalglass mg 190 com um mercury optmax 90 e não da conta de me passar ja deixei ele bravo já que ele pagou 3 x mais caro q meu barco já quer trocar o motor kkkkkkkkkkkk abraço rindo3:: ::thanks

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...