Ir para conteúdo

Equipamento para MOLINETE e CARRETILHA (ARTIFICIAL).


Posts Recomendados

Olá amigos,

Bom, estou pensando em montar 2 equipamentos (se houve necessidade):

*Um para molinete com artificial na praia, neste estava pensando em arremessar iscas contra o vento, e em praias ou lugares sem enrosco, onde o principal fosse a distância de arremesso... Pensei em uma vara 2-2,7m (não sei qual modelo) 20lb, e um molinete Aluma 2000, lembrando para iscas artificiais, como camarões DOA, sandworms e Xrap.

*Outro equipamento para carretilha, para arremessos mais precisos (por isso a carretilha), porém ainda com uma distância média, pois pesco de barranco/beira de mangue, ou as vezes encima de pedras onde costuma dar robalo. Pra esse equipamento estava pensando em uma vara Daiwa Procaster 20lb, e carretilha MS Lubina By Johnny Hoffman.

Ambos com linha Multi 20mm e leader fluoro de 40-50mm - Recomendem marcas.

Bom eu gostaria de saber se esses 2 equipos atendem bem suas funções, ambos para artificiais, tem que ser resistentes ao sal, e para arremessos médios pois ainda pesco em solo, na grande maioria das vezes.

Recomendem marcas, modelos, qualquer coisa se estiver equivocado, lembrando que deixei a vara do molinete em aberto, pois não consegui informação sobre isso. A libragem da vara (20lb) e linha creio que sejam estas pois podem bater ROBALOS

grandes por aqui, além de que os equipos serão usados também para pesca em grandes lagos/rios e riachos, onde posso pegar grandes TUCUNAS e TRAÍRAS, além de viagens onde possa usar para peixes por volta dos 10-15kg.

Desde já agradeço pela prestabilidade dos participantes do fórum, que vem me ajudando com suas experiências. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Felipe Augustus !

Bem vindo ao Fórum frequentado pelo pessoal ligado ao Bigua Team, Mocorongos e Tucunas do Cerrado, dentre outros... !

Imagem Postada

arrow:: Claro que não é exclusivo ! Sinta-se em casa... :amigo:

Como você poderá ver, nossa intenção é interação e congraçamento. Não temos fins lucrativos e buscamos apenas boas amizades e novas informações sobre a pesca esportiva. Temos certeza de que suas contribuições se tornarão valiosas para todos aqui, por menos que isso possa lhe parecer...

Inicialmente gostaríamos de pedir-lhe que entrasse na categoria ( Seção ) BEM VINDO, APRESENTE-SE e falasse um pouco mais sobre você, suas pescarias, as experiências vividas, como ingressou na pesca esportiva, onde costuma pescar, qual a prática mais utilizada, etc...etc..etc... pois isso ajuda muito no entrosamento.

No mais é só ir se familiarizando com a linguagem do Fórum e postar a vontade.

Fica logo uma dica de endereçamento para você dar uma olhada ( recomendado para quem se inicia no Fórum )

http://www.turmadobigua.com.br/turmadob ... f=1&t=8478

Temos várias categorias ( Seções ) e com certeza você poderá contribuir para deixar o nosso Fórum cada dia melhor.

arrow:: Em tempo, para postar sua "assinatura personalizada", é necessário acessar seu Painel de Controle do Usuário, cujo indicativo está no lado esquerdo do cabeçalho... palmas::

Para lhe facilitar o entendimento de funcionamento do Fórum, tem também esse outro endereçamento a ser lido e observado !

Tenha certeza de que ele lhe será de enorme utilidade ! arrow:: Veja só :

http://www.turmadobigua.com.br/turmadob ... f=1&t=8479

Contamos com a sua compreensão e participação ! alegre::

No caso de qualquer dificuldade e/ou dúvida, tenha certeza de que um dos nós ( Moderadores ) irá em seu auxílio, além de ( é claro ) toda nossa comunidade de usuários... !

Fique a vontade, e nos vemos nos tópicos em que participar... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Felipe.

Quanto ao teu equipamento de praia não posso opinar porque não faço esse tipo de pescaria.

Para rios e lagos acho que o equipo citado está de bom tamanho,uma vara 20 lb pode ser bem versátil.Na reallidade vc está pretendendo pescar peixes bem distintos e de pesos igualmente diferentes,portanto a Procaster sendo uma vara intermediária e a Lubina podem te atender. ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, surgiu a dúvida agora entre a Lubina JH e a CONTENDER BIG GAME OCEAN, pois seria mais para águas salobras, e raramente para água doce. Qual iria me atender melhor ? Alguem sugere outra carretilha que vá bem em mangues (resistente a sal) e rios ?

Preferivelmente iria pescar com o molinete... mas como em mangues sempre tem muito enrosco preciso de um equipo com precisão também, ainda mais quando comprar meu caiaque :D

Outra sugestão do pessoal também foi a Sumax The Flash 5,6' 15-25lb no lugar da procaster.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe,

Para pesca de arremesso, praia ou costao, eu recomendaria uma vara de 7 pes, de 20 lbs, ou 30 no maximo, que tenha capacidade de arremesso ( lure weight ) um pouco alto, acima de 35 gramas, visto que usaras iscas maiores no mar, pois o vento eh impiedoso. Eu tenho uma shimano clarus para esse propostito, ela tem 7 pes, e 20 lbs, com capacidade de arremesso de ate 35 gramas, visto que o blank dela eh mais parrudo, podendo usar iscas de ate 42 gramas sem problemas, e te digo, mais que isso nao precisa.

Bem, quanto ao molinete, ja tive o aluma 2000, ele tem um otimo custoxbeneficio. Tem uns daiwa legalis 3000 agora, lancamento, que tbm sao bons e aguentam a agua salgada, e tem 2 vantagens sobre o aluma, pois esse daiwa tem recolhimento 6.2:1 , o que ira facilitar sua vida na pesca com iscas artificiais, e o peso, pesando apenas 275 gramas, para molinete desse tamanho eh considerado leve, visto que esse molinete comporta 200 metros de linha multifilamento 30 lbs , 0,28 mm ( mais do que o suficiente ).

Bom, para o caso da carretilha, vai depender das estruturas desse mangue, se eh perto de canal, com possibilidade de entrar flechoes.... Bom, um conjunto mais coringa, seria uma vara de 8-17 lbs, 5.3, 5.6, ou 6 pes, dependendo da sua envergadura 9 comprimento do braco ), com carretilha munida de linha 20 lbs. Quanto a vara, eu particulamente gosto das rapalas platinum e gold, mais caras, mas um produto mais confiavel. A daiwa procaster eh muito boa, so nao sei se conseguiras encontrar, mas se encontrar, pode ir nela... outra que eu recomendaria seria a green bass da MS..... Carretilha, a contender GTO ocean ira lhe atender bem, mas pegue a normal e nao a Big game, pois a normal formara um conjunto mais equilibrado para seu prosposito....

Bem, apenas uma sugestao, de como eu montaria os conjuntos, mas isso eh relativo, e depende muito de cada um.

Espero ter contribuido com o amigo.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ajudou bastante Bruno.

Sim, é comum entrar flechas grandes em encontro de águas nas praias daqui, e agora que você falou me deu uma luz para o equipo.

Qualquer sugestão, estou no aguardo.

Me digam aí, conjunto Molinete + Vara para pesca sem enrosco, visando distância e iscas artificiais.

E outro conjunto para Carretilha + Vara para pesca em mangue e rios onde tem enrosco e é necessário precisão.

Tem que ser resistente a água salgada (sempre lavo e levo pra manutenção - do lado de casa).

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Celso,

Desde plataformas no mar, à costões e mangues, por isso quero os 2 equipos, em costões e praias onde o vento é mais forte e talvez haja a necessidade de iscas mais leves, prefiro o uso de um molinete e uma vara com cerca de 2,5m - 3m;

Já para pesca de mangue ou riachos,rios estreitos, onde a chance de enrosco é maior, e é preciso arremessar precisamente, prefiro a carretilha e uma varinha em média 1,60m...

Fiz as minhas sugestões no começo do tópico (menos para a vara do molinete, na qual na faço a mínima ideia) e gostaria que vocês me dissessem se está certo, ou o que pode melhorar, claro que nessa faixa de preço dos que eu sugeri, talvez um pouquinho mais caro, pois sou estudante e o dinheiro ainda é curto, depois do diploma melhora!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe, quando perguntei os lugares foi querendo saber a praia ou rio que vc pretende pescar pois como sou de Salvador, poderia conhecer e tentar indicar um equipamento mais apropriado.

Vou tentar passar a minha experiência. Normalmente eu pesco nos rios da Estrada do Coco/Linha Verde. Os equipamentos que utilizo são varas até 5,8 " de 12 a 17 Lb. Considero importante o peso das varas pois depois de 100 arremessos qualquer grama começa a fazer a diferença.

Uso varas de ação média e médias rápidas. Como pesco com carretilha a pouco mais de 1 ano, não consigo fazer bons arremessos com iscas leves e nessa hora a ação média facilita. Meu conjunto titular é uma vara Rapala 12 LB (ação Média) e uma carretilha curado 51E. O maior Robalo que peguei tinha 3 Kg e esse equipamento deu conta do recado. Como normalmente os peixes que pego são em torno de 1 Kg (a maioria menos do que isso), esse equipamento me garante a esportividade.

Quando o Robalo está muito manhoso, pesco com camarão vivo utilizando molinete 2000 e varas semelhantes às de carretilha.

Na praia normalmente uso equipamentos para PDP. A única exceção é quando vou para Itacimirim que uso meus equipamentos para rio e pesco bem na Foz. Ali as vezes saem Robalos maiores, podendo chegar a 10 Kg.

Não tenho tido problema com a salinidade nos meus equipamentos pois procuro tirar o sal assim que chego.

Como vc pretende pescar com artificiais na praia acho que deveria pegar um molinete 3000 pois se entra um Xareu, vai ser duro trazê-lo para a praia. O Aluma é um bom molinete, porém na faixa de preço dele consideraria alguns Daiwa, Shimano e Okuma. Um molinete que eu considero um bom custo benefício é o Altima da MS.

Quanto às varas para molinete, como vc não quer gastar muito dinheiro, consideraria a VARA SHIMANO FX MOLINETE 14-25LBS 2,70M (http://www.reidapesca.com.br/detalhes.a ... dProd=3684) e a VARA FLEMING GARRA 10-30LBS 2.10M (http://www.reidapesca.com.br/detalhes.a ... dProd=5353).

Com relação aos equipamentos para carretilha, acho a Daiwa Procaster excelente, porém iria na de 17 Lb. A Lubina JH é muito boa. Se vc quiser ter mais garantia em relação à salinidade, uma boa opção é a MARINE SPORTS GTO OCEAN. Eu devo comprar uma dessa para usar no caiaque pois deve suportar melhor um eventual mergulho.

No mais é ter certeza da impossibilidade de ter um equipamento "coringa", mas acho que com esses que lhe indiquei vai ser possível pescar e ainda sobrar um dinheiro para a gelada. Vamos ver se nos encontramos nos rios/praias daqui de Salvador.

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza Celso !

Vou pescar mais em praia, justamente porque não conheço os rios por aqui, eu morava em MG.

Possuo um equipamento de PDP (vara de 4,20 e molinete okuma distance surf), mas queria um equipamento pois curto pesca com artificiais, mas como só conheço lugares salobros como Buraquinho, Itacimirim e Jacuípe, estava cogitando equipamento para esses lugares. Então veja se o equipamento está bom e já cogite os lugares que você frequenta, pois vou pegar essa carona com você rindo3::

*Carretilha Ocean BG + Vara Procaster 5'8 17lb; - para mangues e rios.

*Molinete Aluma 2000 + Alguma vara 7' ou 9' (2-2,7m) 17lb- para lugares sem muito enrosco, como costão e iscas mais leves. Estou com dúvida principalmente nesse material. Que vara ? Que Molinete ?

Meu ponto são principalmente esses peixes em torno de 2-5kg, acho que os pescadores daqui me contaram bastante lorota de peixes monstruosos !

Me passe seu hotmail, que combinamos de pescar quando eu tiver pegado meu material, não conheço muito os pontos de pesca aqui.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...