Ir para conteúdo

Douradões do Paracatu, Março/2012


Posts Recomendados

Iniciada a temporada de pesca, eu já não aguentando mais esperar pra dar umas anzoladas, botei pilha no pessoal pra tentarmos alguns dourados no rio Paracatu. Inicialmente, a idéia de ir atrás dos amarelos com a água ainda suja, foi levada meio que na desconfiança, ainda mais pela distância... percorreríamos 560 quilômetros de Vespasiano até Paracatu. Mas pelo que já vivi na pesca de dourado, sabia que poderia achar os grandes exemplares, se a pescaria fosse feita com dedicação e muita insistência.Pois bem, chegamos ao Paracatu e notamos a água bem amarela, teríamos que insistir muito. Logo me toquei, só pegaríamos os dourados se usássemos iscas brancas, e assim nós nos dedicamos a capturar as iscas. A modalidade de pesca em que apostei foi a rodada. E foi na rodada que consegui o primeiro grande exemplar do ano, pesando de 8 á 9 quilos, um belo dourado.

Imagem Postada

Imagem Postada

Depois desse belo exemplar, retomamos a pescaria, meu tio Carlos Alberto, mais conhecido como Carlinhos, pegou o primeiro dourado de sua vida, um peixe de 4 quilos, que lhe deu muita alegria.

Imagem Postada

Deus abençoou o tio Carlinhos com um segundo dourado de sua vida inesquecível, um peixe lindo e bruto, um douradaço maior que o meu primeiro exemplar dessa pescaria, tendo seu peso tranquilamente mais de 2 dígitos.

Imagem Postada

Imagem Postada

Eu ainda consegui fisgar dois dourados menores, na faixa dos 3 quilos cada um, e na pescaria noturna peguei um grande pacamã, beirando os 5 quilos.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Os outros companheiros conseguiram capturar bons peixes na pesca apoitada, piranhas,mandis-açu, dourados na faixa dos 3 quilos e alguns pacamãs.Mas os grandes dourados nós só achamos na pescaria de rodada.

Nosso rio Paracatu ainda se mostra vivo, e com muitos e belos peixes, bastando ao pescador botar fé em suas águas e procurar os belos exemplares.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabriel, da próxima vez procure fazer uma pescaria mais esportiva, no sentido de pescar e soltar os peixes com a máxima viabilidade possível. A forma como vocês os estão manejando (principalmente o dourado capturado por ti, na 1ª foto) invariavelmente ocasionará sérios danos ao peixes. Naonao:: mau:: Entretanto, se vocês os pescaram para comer (e, nesse caso, a intenção era obviamente matá-los), aí é outra história e, nesse mérito, já aprendi com o tempo que não devo fazer qualquer tipo de comentário. lacou::

De qualquer forma, fica a dica:se estão pescando por esporte, estão manejando os peixes capturados de forma totalmente errada!!! mau:: Naonao:: Conada

Abraço joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estes peixes específicos foram abatidos Junos, todos dentro da medida e conscientemente. Sempre procuro manejar bem os amarelos, sempre procurei entender pescaria deles, abati esses exemplares, mas sempre solto muitos. A colocação que você fez foi sobre manejar em caso de soltura, entendi seu comentário, mas se fossemos soltar esses exemplares específicos, concerteza iríamos manusear com mais cuidado. Abraços e boas pescarias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom, meu amigo! palmas:: joia::: Como eu disse acima, e em nenhum momento te chamei de "predador" ou qualquer coisa semelhante, se a intenção era matar esses dourados para comer, a história escapa a minha alçada! joia::: Isso vai de cada um, e nada tenho a ver com isso. joia:::

A minha preocupação era de tu teres soltado esses exemplares. mau:: Nesses casos dificilmente eles viveriam. joia::: Se os matou, o fez dentro do que a lei brasileira permite e, nesse caso, o problema é da lei. ::nada::

Eu, ao contrário de ti, sou um mero aprendiz na pescaria desse magnífico peixe, tentando sempre melhorar um pouquinho, sempre evoluir, em cada etapa possível e, ao mesmo tempo, tento ajudar os outros pescadores, repassando o mínimo que sei dessa pescaria, e isso inclui a forma de manejar o peixe (desde que se queira devolvê-lo à água). joia::: Se a intenção era matá-los, nada há a comentar (como eu disse na minha primeira manifestação). joia::: Como tu disseste, o fez conscientemente, dentro da medida e da cota prevista em lei. joia::: Isso não me diz respeito!

Apenas tentei ajudar, se por ventura a pescaria tivesse sido com devolução, OK?! joia:::

Grande abraço. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Junos, entendi seu comentário, mas estou esclarecendo para não ficar dúvidas, quando vou devolver um dourado ao rio, tenho muito cuidado para não tocar as guelras dele, e pra falar a verdade, muitas vezes nem tiro foto da devolução, para não estressar o peixe mais. Já soltei muitos e muitos dourados, de vários tamanhos, e 90% deles não tenho as fotos registrando, pois eu me empenho em devolvê-los o mais rápido possível ao rio, diminuindo o desgaste. Depois desta pescaria eu já fiz outras, com muitas solturas de dourados, não relatei aqui pela falta de fotos e por serem pescarias mais corridas, de final de semana...aliás, esse é o primeiro final de semana em casa depois da piracema,rsrs. Minha intenção não é criar polêmica sobre o abate ou não do dourado contigo, sei que você também é um grande pescador de dourados, e gosta de pescar os bichos. Eu disse procuro entender bem da pescaria deles porque desde moleque eu me dediquei a eles, meus parentes são a maioria pescadores, então eu desde pequeno convivendo com bons pescadores aprendi muito sobre os amarelões,foquei a pescaria do dourado como meta, e passei a saber mais sobre eles. Abraços e boas pescarias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belos Douradões Gabriel, esse inicio de temporada (pós piracema) é sempre bom. Já fui muito lá nessa época e sempre foi bom.

É bom ver que ainda consegue-se fiscar bons Dourados lá.

Já pesquei muito no rio Paracatu, e devo ir por aquelas bandas ainda este ano.

Você costuma ir próximo da Cidade de Paracatu, perto do Country Club?

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí Bigão, tranquilo? Costumo pescar no Paracatu próximo ao Clube Procotó e a Barra do Bezerra. Tem uma entrada 10 km antes da cidade de Paracatu, á direita. Andamos 50 km depois dessa entrada e estamos na beira do rio. Na Barra da Bezerra é um dos melhores pontos para pescá-los, tem uma corredeira muito famosa. Mais pra baixo tem também o Barrancão, muito bom ponto para dourado. Dê uma conferida lá. Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí Fabrício, tranquilo? Eu pesquei próximo ao Clube Procotó e a Barra da Bezerra. 10 km antes de Paracatu tem uma entrada á direita, andamos 50 km sentido Santa Rosa e pegamos a entrada para o Clube Procotó. A região é muito boa de peixe. Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí Hugo, tranquilo? Como tinha dito,10 km antes de Paracatu, na BR-040 (vindo de Belo Horizonte para Brasília), tem uma entrada á direita, com uma placa indicando Entre Ribeiros. Você pega essa estrada e anda 13 km de asfalto, e vai ter um trevo, com uma estrada para Entre Ribeiros e outra sentido fazenda Santa Rosa. Você pega a estrada sentido fazenda Santa Rosa, já pegando estrada de chão. Irá andar aproximadamente mais 29 km de estrada de chão, sempre sentido Santa Rosa, até chegar num lugarejo, chamado ''Espera Tapa'', onde tem um armázem bem próximo a outro trevo na estrada de chão. Aí você irá virar á esquerda, e procurar a Barra da Bezerra.Andará mais 10 ou 11 km,chegará bem próximo ao Clube Procotó,aí é preciso conversar com algum fazendeiro para descer o barco e acampar. Tem um lugarejo antes do córrego Bezerra ( antes de passar sobre ele na estrada de terra) onde é fácil conseguir lugares para acampar, basta conversar com jeito com o pessoal do local que eles até ajudam a arrumar lugares bons de camping. Onde nós pescamos pra descer o barco é fácil, e pra subir colocamos uma corda no reboque do carro e arrastamos o barco. Como eu disse, pra pescar no Paracatu ali é preciso conversar com o pessoal do lugarejo que eles ajudam a arrumar lugar pra acampar.Tem lugares públicos, com acesso fácil para pescar, mais pra baixo do Clube Procotó, mas nós já temos costume de acampar no terreno de um fazendeiro próximo ao Clube. Agora, tem pontos bons também no Pontal, onde tem pescador que até aluga rancho, mas o caminho é outro, o Pontal fica na BR-040, colado com a Ponte sobre o rio Paracatu, localizado 50 km antes de Paracatu ( vindo de Belo Horizonte). No Pontal também é um ponto forte de pescaria. Qualquer dúvida tamos aí, abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí Hugo, tranquilo? Como tinha dito,10 km antes de Paracatu, na BR-040 (vindo de Belo Horizonte para Brasília), tem uma entrada á direita, com uma placa indicando Entre Ribeiros. Você pega essa estrada e anda 13 km de asfalto, e vai ter um trevo, com uma estrada para Entre Ribeiros e outra sentido fazenda Santa Rosa. Você pega a estrada sentido fazenda Santa Rosa, já pegando estrada de chão. Irá andar aproximadamente mais 29 km de estrada de chão, sempre sentido Santa Rosa, até chegar num lugarejo, chamado ''Espera Tapa'', onde tem um armázem bem próximo a outro trevo na estrada de chão. Aí você irá virar á esquerda, e procurar a Barra da Bezerra.Andará mais 10 ou 11 km,chegará bem próximo ao Clube Procotó,aí é preciso conversar com algum fazendeiro para descer o barco e acampar. Tem um lugarejo antes do córrego Bezerra ( antes de passar sobre ele na estrada de terra) onde é fácil conseguir lugares para acampar, basta conversar com jeito com o pessoal do local que eles até ajudam a arrumar lugares bons de camping. Onde nós pescamos pra descer o barco é fácil, e pra subir colocamos uma corda no reboque do carro e arrastamos o barco. Como eu disse, pra pescar no Paracatu ali é preciso conversar com o pessoal do lugarejo que eles ajudam a arrumar lugar pra acampar.Tem lugares públicos, com acesso fácil para pescar, mais pra baixo do Clube Procotó, mas nós já temos costume de acampar no terreno de um fazendeiro próximo ao Clube. Agora, tem pontos bons também no Pontal, onde tem pescador que até aluga rancho, mas o caminho é outro, o Pontal fica na BR-040, colado com a Ponte sobre o rio Paracatu, localizado 50 km antes de Paracatu ( vindo de Belo Horizonte). No Pontal também é um ponto forte de pescaria. Qualquer dúvida tamos aí, abração

Fala Gabriel, a região que eu pesco no rio Paracatu é muito próxima dessa que você vai. No Espera Tapa entramos à esquerda. Depois do Vilarejo, onde tem um buteco com umas mesas de sinuca. Após este Vilarejo entramos à direita e ficamos em um rancho de um amigo.

O local que a gente fica hospedado é perto da "Barra do Anta" numa região onde tem um córrego que desagua no próprio Rio. Neste córrego, na época da cheia forma um lago, e por incrível que pareça consegue-se fisgar tucunarés, inclusive na época da seca onde ficam algum poço e pequenos laguinhos.

Também pescamos muito no "Rebentão", ponto de pesca próximo a uma ilha que fica descendo o Rio pois há uma boa corredeira por lá.

As iscas brancas que você citou são as matrinchãs e piaus da região? Já utilizou isca Artificiais para os Dourados?

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa!! Legal demais sua atitude, fotos, peixes e relato.

Legal demais tb detalhar "o caminho das pedras". Sem frescuras de "secret point"

Parabéns sinceros! Obrigado pelo compartilhamento joia::: joia::: joia::: :amigo: :amigo: :amigo: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...