Ir para conteúdo

Dúvidas sobre instalação de altenador onboard minnkota


Posts Recomendados

Olá para todos do forum....recentemente adquiri um bass boat grand , e estou equipando a "maquina" com os equipamentos de suporte para as baterias...

Comprei tanto o carregador onboard quanto o alternador onboard da marca minnkota ....

Alguem tdispõe de informações sobre os procedimentos de instalação destes dois equipamentos? Orientaçoes de segurança para instalação ? Esqueminhas que facilitem o entendimento deste procedimento de instalação ? ETC

Eu li um relato aqui do forum , sobre esse tema, falando alguma coisa sobre usar um "estabilizador de computador" dentro do barco para o alternador ou para o carregador onboard??? fiquei na duvida...Acho que o fabricio bigua pode me ajudar...Aguardo ai a ajuda dos amigos...

Grande abraço a todos...e boas pescarias....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Rogério....quero ver as fotos da máquina hein?!?!? hehee..

Vamos lá...não tem mistério algum.

arrow:: O Carregador OnBoard (MK 210, 220d e etc) = Ele é igual qualquer carregador portátil...o q muda é q ele fica fixado no barco.

O seu deve ser para 2 ou 3 bancos de baterias...então, na saída do carregador vc encontrará os pares (positivo e negativo) de cada banco já separadinho (não tem como ligar errado)...Basta ligá-los nas baterias...Sem mistério...já q eles vem com fusíveis de fábrica.

Na outra ponta vc terá um fio igual de televisão, som e etc...plug normal mesmo q vc deverá ligar em qualquer tomada 110v.

A turma gosta de levar estabilizador pq a energia elétrica das nossas pousada varia muito...daí o estabilizador ajuda a preservar o fusível do carregador....mas eu tenho usado aquele transformadorzinho pequeno (quadradinho pesado)...e tem me atendido bem...já q é bem mais fácil de carregar q um estabilizador.

Uso: chegou a noite na pousada ligue o carregador na tomada mais próxima. Leva uma extensão de uns 5 ou 6 metros e pronto. Cuidado apenas em dias de chuva...Dá pra fechar legal a tampa do porão...Ligue o transformador perto da tomada na parede da pousada...sacou?!!!

arrow:: O Alternador Onboard (Mk-2) = Funciona "igual" o alternador do motor de popa. Ao ligar o motor de popa o alternador tb é ligado e começa a carregar as baterias do barco.

Assim, vc não precisa ligar aquela chave de baterias 1, 2, All e Off...Ligue o alternador do motor de popa somente na bateria do motor de popa e acessórios do barco (cuidado se for instalar som potente)...e ligue o alternador onboard nas outras duas baterias do elétrico (se o seu for para 2 bancos)...A saída é igual a saída do carregador onboard q expliquei acima...já á entrada é q é um pouco diferente...mas tb não tem mistério...

Na entrada tem 3 fios...Um é o positivo, o outro negativo, e o outro é o sinal 12v, q irá informar q ao alternador q o motor de popa foi ligado...Funciona igual aquele fios de sinal usados em som automotivo para ligar os módulos de potência, a mesma coisa.

Bem...como pode ver é tudo bem simples....e mesmo assim, recomendo q a instalação seja feita por alguém q entenda e q o manual seja lido e seguido... joia:::

Abs....e estamos aguardando as fotos do bruto. ::fishing

Fabrício Biguá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maravilha professor....obrigado pelas dicas....valeu ....eu sei da importancia destas ligações e em conversar com o eribert ele já havia me alertado disso....tenho um pessoa que vai instalar tudo ( alternador, carregador onboard, sonar gps, etc ) e penso que ele é muito competente nisso....fiz essa pergunta pois tenho certeza que muitos colegas tb tinham duvidas sobre isso...mas agora estão esclarecidas....Agora é esperar um pouquinho pra maquina ficar pronta, pois pescaria ja fiz duas nele ....e que barco viu ....estou gostando muito....Grande abraço e até breve....Vamos combinar uma pescaria juntos...Obrigado!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...