Ir para conteúdo

Duvida= Tucunaré Serra do Facão x Tucunaré Castanhão


Posts Recomendados

Tucunaré "DIFERENTE" da Serra do Facão

Imagem Postada

Tucunaré do Castanhão

Imagem Postada

Tucunaré AMARELO LIGÍTIMO Serra do Facão

Imagem Postada

Eu só tenho uma certeza ... O tucunaré "DIFERENTE" se parece mais com o tucunaré do Castanhão do que com o Tucunaré Amarelo que a gente está acostumado a ver ... sem contar que o DIFERENTE dá maior que os amarelinhos, na serra do facão. Seria o msm peixe do castanhão? Como teria parado lá?

São só conjecturas ...

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

UAI!!

Se é o pinima eu nao sei nao, mas bem próximo ele é. Falo isso pela presença daquelas pintas (ocelos, mapa) no opérculo do peixe, os amarelos (Cichla monoculus. C. kelberi e etc) nao tem isso. Mas o açu, o azul, o pinima e alguns outros grandes tucunarés tem. De qualquer forma só o tempo ou uma estudo genetico vao dizer isso, ou entao o Michel pode dar uma norteada tb.

Vamo ficar na torcida e se for mesmo vamos fazer um movimento pra frente, pra preservar esse lugar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

UAI!!

Se é o pinima eu nao sei nao, mas bem próximo ele é. Falo isso pela presença daquelas pintas (ocelos, mapa) no opérculo do peixe, os amarelos (Cichla monoculus. C. kelberi e etc) nao tem isso. Mas o açu, o azul, o pinima e alguns outros grandes tucunarés tem. De qualquer forma só o tempo ou uma estudo genetico vao dizer isso, ou entao o Michel pode dar uma norteada tb.

Vamo ficar na torcida e se for mesmo vamos fazer um movimento pra frente, pra preservar esse lugar!

Eu não sabia dessa dos ocelos/mapa perto do opérculo.... muito interessante!!

E se for mesmo o pimina.... teremos um "castanhão" aqui por perto rsrsrs

Na torcida tbm!!!

Forte abraço!!

Edu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

UAI!!

Se é o pinima eu nao sei nao, mas bem próximo ele é. Falo isso pela presença daquelas pintas (ocelos, mapa) no opérculo do peixe, os amarelos (Cichla monoculus. C. kelberi e etc) nao tem isso. Mas o açu, o azul, o pinima e alguns outros grandes tucunarés tem. De qualquer forma só o tempo ou uma estudo genetico vao dizer isso, ou entao o Michel pode dar uma norteada tb.

Vamo ficar na torcida e se for mesmo vamos fazer um movimento pra frente, pra preservar esse lugar!

E ai pescador, como se ta??? Pescando muito ou soh atraz dos jacare??

Falaei a mesma coisa pro Zezinho la no Tucunazul... eh estranho mas bem que poderia ser verdade...

forte abra.co

Edsinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagem Postada

Amarelo legítimo capturado pelo meu filho Fellipe na Serra do facão.

Realmente Zezinho, muito diferente! Esta espécie que você capturou provavelmente é um pinima.

Pelas características sim, nadadeiras e a coloração são idênticas.

Que bom essa notícia!! Espero que realmente seja essa a espécie que imaginamos ser.

Pra nossa região é de grande importância, vamos torcer!!

Abração.

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Fala Zezinho,

uma vez procurando o nome dos Tucunas aqui da Bahia eu lí nesse mesmo fórum, se eu não me engano, uma resposta do Michel sobre os Tucunas do Castelão que tinham 3 espécies de tucunas muito parecidas, difíceis de se identificar por foto, eram os Cichlas Pinima, Thyroros e o Jariina, que para se classificar deveria contar as escamas laterais, um negócio assim. rsrsrsrrs

Agora como leigo observador, e infundadamente rsrsr eu tenho notado que nestas fotos dos 3 peixes apresentados aí na serra do facão, as manchas que ficam perto do opérculo são bem padronizadas e parecidas nos tres, e são iguais aos que o pessoal do Jampafishing tem pego em uma represa na Paraíba, já os Pinimas do castelão essas manchas diferem um pouco mas não sei e acho que isso é muito insuficiente para qualquer conclusão! Que venham os mais entendidos explicar, pois tudo o que eu falei aqui é empírico! rsrsrssrsr

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...