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Dúvida sobre Rolamentos


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Seguinte, como aqui só tem fera, eis a questão ?

Carretilhas de preços menores, geralmente as de entrada, de grandes marcas como Shimano, cito como exemplo :

Citica, tem 4 rolamentos inox, e uma top, Antares tem 11 rolamentos inox, então eu lhes pergunto :

... Os rolamentos que fazem o arremesso são os que sustentam o carretel, correto ? No que influenciam e melhoram nas carretilhas, os outros rolamentos a mais ?

Um exemplo, eu vejo todo mundo falar que a curado é imbátivel, mais no entanto ela tem um rolamento a mais que a citica, e custa 60% a mais, o que vem a ser um bom dinheiro. A estrutura é tão diferente assim entre as maquinas que justifique esta diferença de preço, cabeluda .... , ou serve para agregar valor nos produtos, questão de mercado ?

Citiica, Curado, Chronarch, agora usam o mesmo chassis, e a diferença de preço é grande. Se não fizer tanta diferença assim, dá pra comprar uma Citica por exemplo, colocar 02 rolamentos cerâmicos abec #trocentos, e ainda sobra dinheiro pra comprar uma vara legal, tipo: fire flash super ultra high power, rsrsrrsrsrrssr

com certeza já já, aparece alguém pra me dar uma luz .......... abraço

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Parceiro, não sou nenhum especialista em rolamentos. Mas você deve se atentar a qualidade dos rolamentos.

Rolamentos de inox convencional, são menos resistentes a corrosão. As carretilhas mais sofisticadas possuem rolamentos especificos de cada empresa ( A-RB shimanos, CRBB Daiwa, PT Quantum e HPCR Abu), alguns desses rolamentos chegam a ser 12x mais resistentes a corrosão do que os rolamentos convencionais. Na prática oque pude observar é que pescando com uma daiwa advantage que se nao me engano possui 10 rolamentos e uma zillion coastal que possue 5 (porém CRBBs blindados), eu simplesmente destrui a advantage pescando em agua salgada, enquanto a zillion permanece perfeita. Concluindo essa qualidade de rolamentos agrega muito na durabilidade do equipamento, porém esses rolamentos são muito caros mesmo. Por isso que a antares de 11 rolamentos A-RB custa muito mais que a citica que possui os rolamentos de inox convencional.

Espero ter ajudado.

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Beleza, Antonio,valeu pela explicação, eu compreendo sobre rolamentos CRBB, A-RB, são de qualides diferentes,

mas eu gostaria de saber o seguinte, o que melhora nas maquinas esses rolamentos a mais, imaginando, rolamentos do mesmo tipo, entende ....

exemplo : CITICA 4, CURADO 5, CHRONARCH 7, se os rolamentos que fazem o arremesso são os que apoiam o carretel, os outros, que melhoras eles trazem nas máquinas ?

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Luciano...eu tb não sou especialista em carretilhas....Não sou muito fã de desmontá-las...hehee...

Acredito eu, baseado em outras máquinas q usam rolamentos ou mancais, q o mancais não suportam o mesmo atrito q os rolamentos. Claro q ainda assim suporta muittaaa coisa...mas para agregar valor, ou para deixar o equipamento com maior resistência, ou para sanar uma fraqueza descoberta em algum mancal....a fábrica adiciona um rolamento naquele local.

Claro q muitas empresas colocam 4 rolamentos só nas manivelas...ou seja, fóra da máquina da carretilha....mas na teoria os rolamentos geram menos atrito/arrasto q os mancais, então, a carretilha deve ser mais macia e arremessar mais longe.

Onde a superfície gira sobre mancal = mais atrito/resistência = carretel e todo o mecanismo girará menos.

Onde a superfície gira sobre rolamentos = menos atritro = carretel e todo o mecanismo ficará mais livre.

Acredito q seja por aí... joia:::

Ah....e um par de rolamento japonês da Shimano pode custar facilmente 100 reais... joia:::

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Luciano...eu tb não sou especialista em carretilhas....Não sou muito fã de desmontá-las...hehee...

Acredito q eu, baseado em outras máquinas q usam rolamentos ou mancais, q o mancais não suportam o mesmo atrito q os rolamentos. Claro q ainda assim suporta muittaaa coisa...mas para agregar valor, ou para deixar o equipamento com maior resistência, ou para sanar uma fraqueza descoberta em algum mancal....a fábrica adiciona um rolamento naquele local.

Claro q muitas empresas colocam 4 rolamentos só nas manivelas...ou seja, fóra da máquina da carretilha....mas na teoria os rolamentos geram menos atrito/arrasto q os mancais, então, a carretilha deve ser mais macia e arremessar mais longe.

Onde a superfície gira sobre mancal = mais atrito/resistência = carretel e todo o mecanismo girará menos.

Onde a superfície gira sobre rolamentos = menos atritro = carretel e todo o mecanismo ficará mais livre.

Acredito q seja por aí... joia:::

Ah....e um par de rolamento japonês da Shimano pode custar facilmente 100 reais... joia:::

Fabricio, beleza ....... muito obrigado pela resposta, ::tudo:: ::tudo::

abs

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Seguinte, como aqui só tem fera, eis a questão ?

Carretilhas de preços menores, geralmente as de entrada, de grandes marcas como Shimano, cito como exemplo :

Citica, tem 4 rolamentos inox, e uma top, Antares tem 11 rolamentos inox, então eu lhes pergunto :

... Os rolamentos que fazem o arremesso são os que sustentam o carretel, correto ? No que influenciam e melhoram nas carretilhas, os outros rolamentos a mais ?

Um exemplo, eu vejo todo mundo falar que a curado é imbátivel, mais no entanto ela tem um rolamento a mais que a citica, e custa 60% a mais, o que vem a ser um bom dinheiro. A estrutura é tão diferente assim entre as maquinas que justifique esta diferença de preço, cabeluda .... , ou serve para agregar valor nos produtos, questão de mercado ?

Citiica, Curado, Chronarch, agora usam o mesmo chassis, e a diferença de preço é grande. Se não fizer tanta diferença assim, dá pra comprar uma Citica por exemplo, colocar 02 rolamentos cerâmicos abec #trocentos, e ainda sobra dinheiro pra comprar uma vara legal, tipo: fire flash super ultra high power, rsrsrrsrsrrssr

com certeza já já, aparece alguém pra me dar uma luz .......... abraço

olá Luciano,nesse caso em questão(Citica) posso falar pois tenho uma,aproveitei que ia para limpeza e lubrificação e coloquei o rolamento que faltava(era bucha),ela já era fantástica,por já ser tão boa ainda não senti diferença até porque ainda não usei numa boa pescaria,mas acredito que valeu a pena,abraço.

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Posso estar enganado, mas acredito que funcione basicamente da seguinte forma: Hoje uma carretilha para funcionar bem, necessita basicamente de tres rolamentos, não que nao possa ser feita com menos, mas diante do mercado atual ela necessita de 3. Quanto mais rolamentos ela tiver, melhor será distribuida a pressão na demais peças do equipamento durante o seu uso, e consequentemente o pescador vai sentir o equipamento mais macio, especialmente no recolhimento ( quando todas engrenagens trabalham). Ex: Brisa 3000 e Brisa 10000. Lembrando que qualidade é melhor que quantidade.

Acho q é mais ou menos isso.

Abrasss

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Posso estar enganado, mas acredito que funcione basicamente da seguinte forma: Hoje uma carretilha para funcionar bem, necessita basicamente de tres rolamentos, não que nao possa ser feita com menos, mas diante do mercado atual ela necessita de 3. Quanto mais rolamentos ela tiver, melhor será distribuida a pressão na demais peças do equipamento durante o seu uso, e consequentemente o pescador vai sentir o equipamento mais macio, especialmente no recolhimento ( quando todas engrenagens trabalham). Ex: Brisa 3000 e Brisa 10000. Lembrando que qualidade é melhor que quantidade.

Acho q é mais ou menos isso.

Abrasss

valeu A sergio, abrass

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Seguinte, como aqui só tem fera, eis a questão ?

Carretilhas de preços menores, geralmente as de entrada, de grandes marcas como Shimano, cito como exemplo :

Citica, tem 4 rolamentos inox, e uma top, Antares tem 11 rolamentos inox, então eu lhes pergunto :

... Os rolamentos que fazem o arremesso são os que sustentam o carretel, correto ? No que influenciam e melhoram nas carretilhas, os outros rolamentos a mais ?

Um exemplo, eu vejo todo mundo falar que a curado é imbátivel, mais no entanto ela tem um rolamento a mais que a citica, e custa 60% a mais, o que vem a ser um bom dinheiro. A estrutura é tão diferente assim entre as maquinas que justifique esta diferença de preço, cabeluda .... , ou serve para agregar valor nos produtos, questão de mercado ?

Citiica, Curado, Chronarch, agora usam o mesmo chassis, e a diferença de preço é grande. Se não fizer tanta diferença assim, dá pra comprar uma Citica por exemplo, colocar 02 rolamentos cerâmicos abec #trocentos, e ainda sobra dinheiro pra comprar uma vara legal, tipo: fire flash super ultra high power, rsrsrrsrsrrssr

com certeza já já, aparece alguém pra me dar uma luz .......... abraço

olá Luciano,nesse caso em questão(Citica) posso falar pois tenho uma,aproveitei que ia para limpeza e lubrificação e coloquei o rolamento que faltava(era bucha),ela já era fantástica,por já ser tão boa ainda não senti diferença até porque ainda não usei numa boa pescaria,mas acredito que valeu a pena,abraço.

Tudo bem ......... Ramon, valeu pela explicação ::tudo:: , muito obrigado, um grande abraço, Luciano

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