Ir para conteúdo

NIKON P500/510


Posts Recomendados

mestre:: OLÁ PESCADORES FOTÓGRAFOS doutor::

SOU NOVO NAS DUAS ARTES, MAS ESTOU INTERESSADO EM ADQUIRIR UMA CAMERA NIKON P500 OU P510, E É CLARO QUE PRECISO DE AJUDA PARA ESCOLHER E TABEM FAZER UM CURSO RÁPIDO DE MANUSEIO DAS MESMAS.

ALGUÉM TEM E JÁ USOU NAS PESCARIAS, E SE POSSUE ALUMA FOTO POST PRA DAR UMA OLHADINHA.

GRATO

::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ednaldo, como muitas pessoas, você deve ter se encantado com o zoom óptico dessas máquinas, aliado ao preço razoável e a marca confiável. Entretanto, apesar de não ser um fotógrafo profissional, tenho alguns alertas para te dar:

1. A partir de certa etapa, o aumento do zoom piorará drasticamente a qualidade da imagem gerada. Isto ocorre porque as lentes mais baratas e fixas (como é o caso) são muito "escuras" (com qualidade óptica bastante sofrível). E, quanto maior a distância focal, menos capacidade essas lentes tem de deixar passar luz (e luz é tudo para a fotografia e filmagem!). Resultado: fotos com pouca nitidez quando um zoom elevado é utilizado. Eu nunca testei a P510, mas imagino que a partir de uns 12X, dificilmente você irá conseguir uma boa foto (o que dirá em 41X...).

2. Zoom elevado pede um bom tripé. Qualquer mínimo tremido com o zoom alto retira muito a nitidez da imagem, mesmo com os recursos de estabilização. Para nós pescadores, a situação é ainda pior devido ao balanço natural do barco, no qual nenhum tripé consegue resolver satisfatoriamente a parada.

3. Estas não são máquinas profissionais. Nem ao menos semi-profissionais. São autênticas câmeras point&shot (amadoras, compactas e normais), só que com um belo disfarce de máquina "top" e muito maiores e mais pesadas...

Com este alertas, te faço a pergunta: Será que compensa? Na prática, câmeras amadoras com zooms elevados são apenas um excelente golpe de marketing, já que percebo que não são poucos que desejam tais equipamentos.

Em minha opinião, tirar ótimas fotos com zoom mais elevado pede material profissional (câmera e, principalmente, lente) e conhecimentos medianos em fotografia (um bom curso básico resolve). Não é a toa que um bom conjunto deste nível não custa menos que 4 mil dólares. Se as câmeras da categoria "super-zoom" (muito mais em conta) fizessem "milagres", seria o fim das "tops", não?

Penso também que ninguém merece uma foto com qualidade ruim. Não quando pagamos algumas centenas de reais num equipamento. Nós amadores, não precisamos de qualidade profissional nas fotos, mas não é por isso que devemos aceitar a mediocridade de uma foto de baixa qualidade, não é verdade?

Há saída então? A resposta é sim, se fugirmos dos exageros e aceitarmos certos preceitos, fundamentados na palavra "equilíbrio". Como sugestão de boa máquina, com um zoom alto porém mais dentro dos parâmetros da razoabilidade (que não afeta tanto a qualidade final da imagem), há algumas boas máquinas, como a Nikon Coolpix S6300 (http://www.dpreview.com/products/nikon/compacts/nikon_cps6300). Há ótimas opções à prova d'água também, que tiram fotos excepcionais, só que com zoom menor.

Peço sinceras desculpas se pareci "o dono da verdade" Ednaldo, pois, como disse, também sou amador e a intenção sincera foi apenas a de ajudar na sua escolha, fornecendo informações que acumulei nesses anos. Um profissional certamente te dará opiniões muito mais valiosas (sei de fotógrafos desse nível no FTB).

Forte abraço! :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, extraí do site dpreview um comparativo com outras máquinas similares:

http://www.dpreview.com/products/compar ... =ascending

Lembro que as marcas Panasonic, Sony e Canon não deixam nada a dever a Nikon em se tratando de câmeras compactas. joia::: Aliás, até acho que o forte da Nikon são mesmo as profissionais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Bom, talvez seja tarde demais esse post.

A P510 é uma máquina que vale o investimento.

- Lente excelente NIKON

- zoom elevadíssimo

-->>> Não é preciso tripé ou qualquer acessório para estebilizar a imagem. É possível fazer belíssimas fotos apenas com câmera na mão.

- GPS incorporado

-Alta velocidade de disparo

-Alta captação de luz, favorecendo fotografias noturnas

- Vários recursos pra quem gosta de configurar seus disparos, como em uma semi-profissional e também a possibilidade de apontar e disparar.

--->>> esses vários recursos de disparo e o Zoom a distanciam de qualquet point&shoot do mercado.Ela é maior e mais pesada que as amadoras normais. Onde colocariam uma lente com esse poder??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

a p500 tem no brasil, mas parece que saiu de linha pra entrar a p510.

ficam em torno de R$ 1000 a R$ 1300

tenho uma,comprei por R$ 900,00 na Santa Efigênia.Um ponto fraco dela é ela captar o som da lente no momento do zoom quando esta fazendo uma filmagem, o resto pra mim ta otimo,para fotos amadoras....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

BELISSIMAS FOTOS SILVIO. VOU PEGAR A P510.

ONDE VC FEZ AS FOTOS.....

GRATO A TODOS PELAS OPINIÕES palmas:: palmas:: palmas::

No pier do Daruma - No canal de Bertioga - O barco em questão é o do Schmitd -

Comprei para tirar fotos do meu sobrinho neto - porem as filmagens são em .MOV - HD - tô quase aposentando a minha filmadora Sony - SR 220.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...