Ir para conteúdo

Carbontex - qual a sua opinião?


Posts Recomendados

Pessoal,

Muitos amigos pescadores já trocaram os discos originais de suas carretilhas por carbontex, segundo alguns essa "simples troca" aumenta consideravelmente o drag da carretilha, fica a pergunta:

- Essa troca não pode ser "perigosa" para os componentes da carretilha ou até mesmo da própria vara? (refiro-me, principalmente ao eixo do carretel, uma vez que com o uso de multifilamentos cada vez mais resistentes e FORTES, muitas vezes estamos superdimensionados e se "exagerarmos no freio", algo irá "ceder" seja o eixo, a vara...o nó, etc)

Tenho planos de trocar os discos das minhas carretilhas, mas às vezes me pego filosofando sobre ete assunto...e vcs o que acham?

Abraços e boas pescarias a todos! ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai sumido :gorfei: :gorfei:

Bom,eu penso assim,que se elas tem tal Drag,é por que foram projetadas para isso e se alteramos para mais ou menos estamos modificando seu projeto e com certeza poderemos ter surpresas desagradáveis com isso,como você mesmo disse pode haver problemas no eixo do carretel,por não ceder quando exigido,caso seja aumentado o drag da carreta joia::: e ou ate mesmo a linha estourar com mais facilidade por não haver fricção.

Mas com certeza teremos muitos que defendem essa mudança,então vamos ver o que aprenderemos com eles :gorfei:

Abraços e bora pescar :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sr. Kokada, eu já troquei. Vale a pena, sim, para as shimanos que possuem disco de dartanium.

Como o tempo, o disco original começa esfarelar ou derreter. Nos meus casos, derreteram e chegaram ao ponto de colar na coroa, tanto a inferior quanto a interna. Tive de, com muita paciência, passar um bombril para retirar a caca rsrsrsrs. Troquei pelo carbontex, passei levemente uma graxa teflonada ++ (tem gente que prefere a seco ) e tá uma beleza!!

Quanto ao superdimensionamento da força do freio, é só usar o bom senso durante a pescaria. Regulando conforme a necessidade, não vejo problema algum.

Só não vou oferecer meus serviços pq vc é um japa mala kkk

Abração e boa sorte aí!

Edu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, concordo plenamente com o amigo Eduardo, penso ainda que o freio não aumenta tanto a ponto de causar uma quebra do mecanismo, ele fica um pouco mais forte, geralmente de 0,5 a 1 kg a mais, especialmente se os discos de carbontex forem colocados a seco, sem a graxa teflonada, mas não aumenta tanto assim a sua resistência. De qualquer maneira, como bem falou o Sone, cabe ao pescador dosar a força do freio, acho que quase ninguém pesca com o freio arrochado o tempo todo, a maior vantagem do Carbontex é que os discos durarão mais e o freio trabalhará macio durante todo o tempo. O Dartanium, além de se esfarelar com o tempo, se estiver com resíduos de óleo fará com que o freio libere a linha aos soquinhos, o que é bem incômodo para o pescador. Com os discos de carbontex o freio fica suave e contínuo. Eu só vejo vantagens na troca. ::tudo::

Por sinal, alguém sabe me dizer se os discos carbontex da Core 50 servem na Aldebaran?

Abs. :amigo:

Sr. Kokada, eu já troquei. Vale a pena, sim, para as shimanos que possuem disco de dartanium.

Como o tempo, o disco original começa esfarelar ou derreter. Nos meus casos, derreteram e chegaram ao ponto de colar na coroa, tanto a inferior quanto a interna. Tive de, com muita paciência, passar um bombril para retirar a caca rsrsrsrs. Troquei pelo carbontex, passei levemente uma graxa teflonada ++ (tem gente que prefere a seco ) e tá uma beleza!!

Quanto ao superdimensionamento da força do freio, é só usar o bom senso durante a pescaria. Regulando conforme a necessidade, não vejo problema algum.

Só não vou oferecer meus serviços pq vc é um japa mala kkk

Abração e boa sorte aí!

Edu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Era bem isso que estava querendo, ver se a troca "compensa", concordo plenamente com a questão da regulagem do freio para evitar danos...

Acho que irei optar pela troca em minhas carretilhas...vamos ver no que dá... joia:::

Se mais alguém tiver experiência no assunto, por favor postem suas experiências e vamos colaborar aos que têm dúvidas, como eu... :amigo:

Abraços e valeu pela colaboração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nilton tambem troquei os das shimano (Core, scorpion 1500, 1000 xt e curado). Tenho certeza que houve uma melhora grande no DRAG. Mas coloquei a graxa teflonada. Acho que compensa!!

André,

A idéia é trocar das metanium Mg7, steez, tem uma smoke 151, mas acho que não precisa...rs

Abs e obrigado pela colaboração...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Japa,

comprei os freios para minha MG7, mas infelizmente ela está "dormindo" no fundo do lago do peixe.. chorei:: chorei:: chorei:: se quiser, estão na mão...

Meu raciocínio é o mesmo do Sone e Lusardo, vc não vai "travar" o freio e se regular bem, ele não será o ponto de ruptura da tua tralha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, concordo plenamente com o amigo Eduardo, penso ainda que o freio não aumenta tanto a ponto de causar uma quebra do mecanismo, ele fica um pouco mais forte, geralmente de 0,5 a 1 kg a mais, especialmente se os discos de carbontex forem colocados a seco, sem a graxa teflonada, mas não aumenta tanto assim a sua resistência. De qualquer maneira, como bem falou o Sone, cabe ao pescador dosar a força do freio, acho que quase ninguém pesca com o freio arrochado o tempo todo, a maior vantagem do Carbontex é que os discos durarão mais e o freio trabalhará macio durante todo o tempo. O Dartanium, além de se esfarelar com o tempo, se estiver com resíduos de óleo fará com que o freio libere a linha aos soquinhos, o que é bem incômodo para o pescador. Com os discos de carbontex o freio fica suave e contínuo. Eu só vejo vantagens na troca. ::tudo::

Por sinal, alguém sabe me dizer se os discos carbontex da Core 50 servem na Aldebaran?

Abs. :amigo:

Sr. Kokada, eu já troquei. Vale a pena, sim, para as shimanos que possuem disco de dartanium.

Como o tempo, o disco original começa esfarelar ou derreter. Nos meus casos, derreteram e chegaram ao ponto de colar na coroa, tanto a inferior quanto a interna. Tive de, com muita paciência, passar um bombril para retirar a caca rsrsrsrs. Troquei pelo carbontex, passei levemente uma graxa teflonada ++ (tem gente que prefere a seco ) e tá uma beleza!!

Quanto ao superdimensionamento da força do freio, é só usar o bom senso durante a pescaria. Regulando conforme a necessidade, não vejo problema algum.

Só não vou oferecer meus serviços pq vc é um japa mala kkk

Abração e boa sorte aí!

Edu

Eu disse que iriamos aprender algo com nossos professores de pesca ::tudo:: ::tudo::

Eu tinha um pé atrás com as trocas dos discos de freio,mas por não ter pensado na regulagem dos mesmos lacou::

Então se bem regulados pelo visto é uma ótima opção ::tudo:: ::tudo::

Abraços e bora aprender :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra vantagem dos carbontex é deixar o freio mais "macio" algumas carretas como as abu maiores o freio quando muito apertado libera linha aos trancos, o que não acontece se voce tiver colocado carbontex.

Companheiros

Uma sugestão a mais é ao trocarem o freio por um Carbontex, aproveitem e troquem os relamentos por cerâmicos. Vai ser tudo de bom. A carreta vai andar andar e freiar como um formula 1 joia::: :gorfei:

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nilton, tenho algumas carretilhas aqui em casa, tanto de perfil baixo como perfil alto que fiz a troca.

Depois se quiser dar uma olhada para ver como ficou, é só falar.

Eu achei que compensou. Não troquei por trocar, foi por necessidade. Algumas já estavam praticamente sem freio e agora estão freiando muito e de forma bem suave e constante.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem carbontex na oficina da pesca? queria fazer uma manutençao e colocar os discos com eles

Companheiro

Desculpe só agora responder sua pergunta. Entre em contato com o Celso; pode dizer que lhe recomendei; ele vai procurar lhe atender mesmo que não tenha o carbontex em estoque.

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Marcelo,

Obrigado pela opinião!

Depois a gente marca uma pescadinha e vejo as carretas com carbontex!

Abs e obrigado!

Nilton, tenho algumas carretilhas aqui em casa, tanto de perfil baixo como perfil alto que fiz a troca.

Depois se quiser dar uma olhada para ver como ficou, é só falar.

Eu achei que compensou. Não troquei por trocar, foi por necessidade. Algumas já estavam praticamente sem freio e agora estão freiando muito e de forma bem suave e constante.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou expert no assunto, mas se o produto foi projetado com aqueles discos, trocá-los é alterar o projeto e as especificações e cálculos dos demais componentes.

Caso troque, tem que ter em mente que qualquer dano ao equipamento, não poderá culpar o fabricante, mesmo que o problema não tenha a ver com as peças trocadas.

Outro problema que vejo, é a troca dos rolamentos. Trocar os originais por rolamentos de cerâmica, na minha opinião é jogar dinheiro fora. Rolamentos cerâmicos são muito itilizados em máquinas e equipamentos com alta rotação, que não é o caso das carretilhas e molinetes.

Uma das vantagens das esferas cerâmicas é que praticamente não tem desgaste, mas o que adianta ter esferas que não desgastam mas o restante, principalmente a pista do rolamento, continuar na mesma? Levando ao extremo, a carretilha interia deveria ser de cerâmica?

Claro que se pudermos melhorar é sempre bem vindo, mas comprar um bom equipamento já pensando em ter que trocar algumas peças não tem sentido.

Quero comprar equipamentos bons e que durem, sem precisar me preocupar com a troca de componentes.

Se fosse bom e importante, as carretilhas e molinetes seriam vendidos igual a carros. O modelo básico custa x, mas você pode colocar opcionais, aí o preço aumenta para y...

É minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou expert no assunto, mas se o produto foi projetado com aqueles discos, trocá-los é alterar o projeto e as especificações e cálculos dos demais componentes.

Caso troque, tem que ter em mente que qualquer dano ao equipamento, não poderá culpar o fabricante, mesmo que o problema não tenha a ver com as peças trocadas.

Outro problema que vejo, é a troca dos rolamentos. Trocar os originais por rolamentos de cerâmica, na minha opinião é jogar dinheiro fora. Rolamentos cerâmicos são muito itilizados em máquinas e equipamentos com alta rotação, que não é o caso das carretilhas e molinetes.

Uma das vantagens das esferas cerâmicas é que praticamente não tem desgaste, mas o que adianta ter esferas que não desgastam mas o restante, principalmente a pista do rolamento, continuar na mesma? Levando ao extremo, a carretilha interia deveria ser de cerâmica?

Claro que se pudermos melhorar é sempre bem vindo, mas comprar um bom equipamento já pensando em ter que trocar algumas peças não tem sentido.

Quero comprar equipamentos bons e que durem, sem precisar me preocupar com a troca de componentes.

Se fosse bom e importante, as carretilhas e molinetes seriam vendidos igual a carros. O modelo básico custa x, mas você pode colocar opcionais, aí o preço aumenta para y...

É minha opinião.

Grande Companheiro

Não se trata de alterar projetos mas de um up grade que não prejudica o equipamento! Tenha certeza que se vc experimentar uma das minhas carretilhas (todas com carbontex e rolamento cerâmico) tenho certeza que vc muda de opinião - está convidado a vir à Curitiba. As minhas Zilions Type R andam uma barbaridade, as Scorpions e Curados nem se fala :gorfei: Só não alterei uma Scorpion TX 1001 e uma Aldebaran MG7 porque ainda estão na embalagem original e, assim, ainda não usei. Acho que posso lhe dar, também uma outra opinião: os fabricantes não agregam estes mimos para não aumentar o preço final. A Mercedes Bens tem uma divisão que envenena e modifica algumas coisinhas e agregam altos valores, mas os carros continuam Mercedes-AMG. Que tal colocarmos alguma sigla nas nossas alterações? :gorfei: joia::: danca::

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quote]

Grande Companheiro

Não se trata de alterar projetos mas de um up grade que não prejudica o equipamento! Tenha certeza que se vc experimentar uma das minhas carretilhas (todas com carbontex e rolamento cerâmico) tenho certeza que vc muda de opinião - está convidado a vir à Curitiba. As minhas Zilions Type R andam uma barbaridade, as Scorpions e Curados nem se fala :gorfei: Só não alterei uma Scorpion TX 1001 e uma Aldebaran MG7 porque ainda estão na embalagem original e, assim, ainda não usei. Acho que posso lhe dar, também uma outra opinião: os fabricantes não agregam estes mimos para não aumentar o preço final. A Mercedes Bens tem uma divisão que envenena e modifica algumas coisinhas e agregam altos valores, mas os carros continuam Mercedes-AMG. Que tal colocarmos alguma sigla nas nossas alterações? :gorfei: joia::: danca::

:amigo:

Fala Carlos.

Então, como citei, não sou expert no assunto, mas entendi o que me falou.

Tenho uma Contender 8000 da MS faz uns 6 anos, quem sabe não experimento esse up grade para sentir a diferença.

Quanto a ir pra Curitiba vai ser difícil, rsrs, estou a 600km de distância. Pretendo me mudar pra Joinville, aí vai ficar mais perto.

Nas últimas pescarias, tenho focado nos grandes peixes de couro, então minha perfil baixo tá meio encostada. Esse up grade pode ser feito nas carretas de perfil alto?

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oh Japa! se tivesse perguntado teria lhe mostrado no sabado, troquei da Metanium Mg7 e da Smoke 101, não mudou nada da eficiencia, porém com certeza o freio deve ter melhorado, porém não foi exigido na ultima pescaria....kkkk, no funcionamento não notei nenhuma alteração, bem como no peso das carretas, eu mesmo troquei, é muito simples e facil de fazer. O que é notório é a qualidade dos materiais, o que vem na carreta é bem inferior ao kit.

Ainda tem um kit sobrando da Metanium MG, que era do Eduardo, mas ele ficou sem a carreta...kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...