Ir para conteúdo

Yahapé, Argentina - 16 a 19 de abril.


Posts Recomendados

Local: Yahapé, Corrientes

Data: 16 a 19 de abril de 2012

Cabañas: Cabañas Sapito

Amigos do FTB! Como sempre, minhas pescarias são planejadas com uma grande antecedência. Tudo começou com um convite que fiz para meu primo que mora em São Paulo para irmos pescar em Yahapé em abril, na pousada do Sapito. Convite aceito, comprei passagens, acertei as tralhas, reservei a pousada, mas faltando poucos dias para a pescaria, recebo a ligação do meu primo informando que estaria impossibilitado de me acompanhar devido a compromissos profissionais ::nada:: ::nada:: ::nada:: .

Corri atrás feito louco de outro parceiro de pesca, mas como estava muito em cima da hora, não consegui ninguém para ser ir junto comigo lacou:: lacou:: .

Mas como sabia que outra oportunidade como essa não viria tão cedo e como tudo já estava comprado e reservado, resolvi ir sozinho mesmo surtei:: surtei::!

Ficou acertado que encontraria com o Sapito na rodoviária de Puerto Iguazu, para então, nos deslocarmos até Yahapé. No horário acertado fui até a rodoviária, e seguimos viagem até Yahapé! No caminho, já fiquei muito animado, pois Sapito falou que estavam sacando surubis na casa dos 40kg em Tuyuty. Ainda na estrada, a esposa de Sapito envia uma mensagem para ele falando que a pesca estava muito produtiva ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::. As expectativas eram as melhores possíveis ::fishing ::fishing ::fishing .

Chegamos em Yahapé por volta das 16:00, já fui arrumar as tralhas, parti pro jantar e pras Buds, logo depois cama!

A pescaria

Logo cedo, Yahapé já nos brinda com um lindo nascer do sol.

Imagem Postada

Decidimos que iríamos atrás dos surubis, tendo em vista que nos dias anteriores estava sendo produtivo esse tipo de pesca ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: . Porém, antes de chegarmos em Tuyuty, ao passarmos pela cancha de Piedra Brava, Sapito percebeu um forte cheiro de peixe, que indicava a presença dos Surubis. O cardume tinha se movimentado, porque o rio teve seu nível alterado. Ao passarmos perto dos bancos de areia, víamos os cardumes de corimba sendo atacados pelos surubis!!! Tínhamos achado o peixe! danca:: danca:: danca:: danca::. Corricamos exatamente em cima do cardume por bastante tempo, porém, os únicos pique que tivemos foram de um pequeno dourado e de um armau chorei:: chorei:: chorei:: .

Imagem Postada

Grande Sapito

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Como o corrico estava improdutivo, por ordem do Sapito, fomos tentar sacar algum pacu. Mas quem apareceu foram as piaparas ::tudo:: . Foram poucas ações, porém, as piavas tinham bom tamanho!

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Voltamos para almoçar na pousada, e no começo da tarde fomos para as piavas novamente. Fizemos uma pescaria produtiva, sacando boas piavas, 2 boas piraputangas(acreditem, piraputangas) e um salmón. Mas por um descuido, deixei a máquina fotográfica no quarto, e essa parte da pescaria virou boato hehehehehe seila:: seila:: seila:: seila:: .

Ao voltarmos, passei na pousada, recuperei minha máquina, e corricamos em frente a pousada. Não obtivemos nenhum pique doeu:: doeu:: doeu:: . Tentamos o bait já no fim do dia, onde tivemos um único dourado capturado.

Imagem Postada

Retornamos, tivemos uma rica janta, tomamos aquela bud gelada, e cama!

No segundo dia, decidimos que íamos corricar com as Shad Raps atrás dos dourados na cancha conhecida como Las Hermanas. Um pouco mais de uma hora, e a carretilha dispara...zzzzzzzzzzzzzzzzzz. "É dourado", gritou Sapito. Mais alguns minutos, e o rei se entrega.

http://img19.imageshack.us/img19/6823/img3915p.jpg

http://img98.imageshack.us/img98/4935/img3918w.jpg

http://img853.imageshack.us/img853/4474/img3919v.jpg

Logo após pescarmos o Dourado, Carlitos liga para Sapito avisando que estavam sacando surubi em Palo Blanco ::fishing . De imediato seguimos para lá. Corricamos o dia todo, e não tivemos um pique sequer raivinha:: raivinha:: raivinha:: , enquanto outras lanchas chegavam a sacar até 4 surubis. Definitivamente a sorte não estava do nosso lado.

Após um dia inteiro de tentativas no corrico, mudamos e fomos para o bait, onde tivemos algumas ações, porém, somente um dourado foi embarcado.

http://img848.imageshack.us/img848/9789/img3922c.jpg

http://img818.imageshack.us/img818/1118/img3924c.jpg

http://img694.imageshack.us/img694/4954/img3928g.jpg

http://img805.imageshack.us/img805/2024/img3930s.jpg

http://img88.imageshack.us/img88/4365/img3933yl.jpg

Rei voltando pra vida!

Ao voltarmos para pousada, pudemos notar que muitos pescadores ainda matam seus troféus, infelizmente caveira:: caveira:: caveira:: .

http://img19.imageshack.us/img19/941/img3934a.jpg

A noite, janta fome:: e cama sono:: !!!

Terceiro dia de pesca, e decidimos insistir no corrico em Palo Blanco, já que no dia anterior muitos haviam obtido sucesso por lá. Porém,apesar de haver inúmeras lanchas na água(cerca de 20 na mesma cancha), somente duas delas sacaram surubis chorei:: chorei:: .

http://img88.imageshack.us/img88/6910/img3936r.jpg

Nascer do sol de Yahapé

http://img268.imageshack.us/img268/9504/img3939c.jpg

Em uma das descidas na cancha, minha carretilha dispara! Sapito se desespera e grita: "Fisga, é peixe". Fisgada concretizada, senti o peixe tomando linha como poucas vezes tomam. Mas como a sorte não estava do nosso lado, observei o señuelo trabalhando normalmente alguns instantes depois. Ao recolher a isca, percebo que o peixe simplesmente abriu a garatéia.

http://img205.imageshack.us/img205/7597/img3941y.jpg

Mais uma vez, o corrico se mostrou improdutivo, então decidimos descer até Tuyuty tentar algum dourado no bait. Incrivelmente, não tivemos nenhuma ação Conada Conada Conada ! Sapito parecia não acreditar morto:: morto:: morto:: . Pra sair a zica, até no rio pulamos.

http://img337.imageshack.us/img337/339/img3943dx.jpg

http://img338.imageshack.us/img338/306/img3944kd.jpg

Como nada estava dando certo, fomos tentar as piavas. O único peixe do dia foi fisgado então.

http://img832.imageshack.us/img832/6037/img3949b.jpg

http://img821.imageshack.us/img821/6391/img3951z.jpg

http://img407.imageshack.us/img407/5286/img3954c.jpg

No fim do dia, por ordem do Sapito, rodamos com mamachas em frente a pousada, e tivemos dois piques. Porém, nenhum deles foi concretizado chorei:: chorei:: chorei:: . O mais engraçado, é que víamos os pintados e dourados pulando do lado da lancha blink:: ...

O dia acabou, e foi um dia pra esquecer Conada . Voltamos para a pousada, jantamos, e rezamos para que o último dia fosse melhor.

O último dia chegou e não parecia nada animador. O rio havia subido novamente, o tempo tinha fechado para chuva, e havia um forte vento que soprava do sul. Sapito, observando a mudança no nível do rio, decide subir um pouco mais até a cancha de Boya Roja, pois segundo ele, o cardume mais uma vez havia se movimentado.

E quando eu já estava quase desacreditado por causa das condições que enfrentávamos no dia, na primeira descida na cancha a carretilha dispara, acusando peixe de fundamento! Sapito se desespera, acelera a lancha, e até que enfim tinhamos achado o surubi alegre:: alegre:: alegre:: !

Alguns minutos de briga, e o pintado aparece!

http://img267.imageshack.us/img267/203/img3959h.jpg

http://img690.imageshack.us/img690/954/img3963wa.jpg

http://img403.imageshack.us/img403/4282/img3960y.jpg

Mais uma descida, nenhum pique. Na terceira descida, a carretilha dispara novamente!!! O cardume realmente estava ali, e não havia mais ninguém na cancha! Alguns minutos de briga, e o valente peixe de couro de aproximadamente 15 kg se apresenta.

http://img85.imageshack.us/img85/41/img3966k.jpg

http://img801.imageshack.us/img801/3277/img3968uv.jpg

http://img41.imageshack.us/img41/3631/img3969x.jpg

Estávamos empolgados e vibrando muito alegre:: alegre:: alegre:: !

Porém, ao nos prepararmos para a quarta descida, uma forte chuva, e que chuva ::medo:: ::medo:: , acompanhada de muitos raios e trovões chegou a Yahapé. Até esperamos na margem do rio um pouco, mas por questões de segurança, tivemos que voltar para a pousada e e abandonar a pescaria lacou:: lacou:: lacou:: . Fiquei triste, mas naquele momento, percebi que minha pescaria já estava feita, apesar da pescaria ter sido fraca para os padrões argentinos de pesca.

No final do dia, após a chuva ir embora, decidimos retornar ao rio para a última tentativa. O rio estava um pouco sujo e o vento sul ainda estava presente. Não retornamos para Boya Roja, pois como já estava próximo de escurecer, não valeria a pena. Decidimos então corricar em frente a Yahapé buscando os dourados.

Certo momento, Sapito pede que eu recolha a linha para trocar a isca. Quando começo a recolher, sinto uma forte pancada e uma grande tomada de linha. No horizonte um grande dourado salta aplauso:: aplauso:: aplauso:: ! Sapito fica louco e vibra muito. Mas a sorte...bom, ela não estava presente mais uma vez, e no segundo salto o gigante vai embora para nosso aborrecimento chorei:: chorei:: chorei:: . Quase não acreditei! Sapito ficou sem palavras! Ele calculou que o peixe pesava por volta de 14 kg. Fiquei pensando o que poderia ter dado errado, imaginei até ter fisgado de maneira incorreta. Mas ao recolher o señuelo, percebo que o rei do rio tinha é levado a garatéia embora!!!

http://img820.imageshack.us/img820/5084/img3974pk.jpg

Logo depois, o tempo escureceu de vez e a pescaria se acabou.

Considerações finais

Como me disse o GMI Junos, se eu tivesse embarcado esses dois peixes que foram perdidos, com certeza a pescaria teria sido memorável, mas como os peixes foram perdidos, fica a impressão de ter sido uma pescaria ruim. No entanto, nós pescadores sabemos que a linha que separa o sucesso do fracasso no nosso esporte é muito tênue. E é ai que está a graça da pescaria!

Outro fator que foi importante no desempenho da pescaria, foram as duas variações no nível do rio. E quem pesca por aquelas bandas sabe, que quando o rio sobe ou desce muito em um dia, é sinal de pouco pique.

A pousada

As Cabañas Sapito se encontram em um padrão muito diferenciado. Seus serviços, alojamentos, lanchas e guias são muito bons. As refeições são simples, porém muito saborosas e bem feitas. O atendimento é um ponto forte, pois a todo momento nos sentimos em casa. Desejo muito sucesso ao Sapito no seu empreendimento.

Seguem algumas fotos da pousada:

http://img205.imageshack.us/img205/2186/img3893nq.jpg

http://img19.imageshack.us/img19/8371/img3892bs.jpg

http://img715.imageshack.us/img715/7560/img3973zh.jpg

http://img205.imageshack.us/img205/6057/img3912u.jpg

Além disso, a pousada conta agora com um site na internet e um email para contato. Segue abaixo os respectivos endereços:

e-mail: pescasapito@yahoo.com.ar

site: http://www.xn--cabaassapito-dhb.com.ar/

Pra quem preferir o telefone, aí segue o número dele(disque tudo junto assim mesmo): 00215483781482980.

Sapito

Grande guia e grande pessoa. Não mede esforços para que o pescador busque seu troféu. A todo momento, não me tratou como cliente, e sim, como amigo. Nessa pescaria, apesar de ter ido pescar sozinho, tive um baita parceiro de pesca que foi ele. Além disso, seu conhecimento de pesca dispensa comentários.

Equipamentos utilizados

Corrico: Vara Berkley Ligthning Rod Shok 10-25 lb 6'6'', carretilha Abu Garcia 6500 C3, linha multi Sufix 832 0,20 mm.

Bait: Vara Fenwick HMX 10-17 lb 5'3'', carretilha Shimano Curado 200 E7, linha PP 30 lb.

Rodada: Vara Berkley Lightning Rod 17-40 lb 6'6'', carretilha Shimano Corsair 400, linha nylon Sufix 0,45mm.

Iscas(bait): Rapala X-Rap 10, Rapala Shad Rap SSR-7, Duel Aile Magnet e Inna.

Iscas(corrico): Alfers, Cucu e Ibera (banana e mojarra) e Rapala Super Shad Rap 14.

Grande abraço a todos :amigo: .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pescaria é assim mesmo, Leo, tive um pouco mais de sorte que você mas essa semana que passamos por lá os peixes não estavam atacando as iscas mesmo... Houve uma tarde em Tuyuty que víamos vários pintados gigantes saindo da água, ao lado de nossa lancha, mas nenhum mordia a isca!

Belas fotos e relato, grande abraço! :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Léo, parabéns pela bela aventura palmas:: palmas:: palmas:: , sempre é bom ir em Yahapé, mesmo quando os peixes não colaboram, né doeu:: Mas pescaria é isso mesmo, se vc estivesse com um parceiro de barco, poderia ele ter pego muitos peixes e na sua isca eles não baterem, vai saber o porquê lacou:: É o imponderável da pescaria joia::: Mas entraram uns surubis bem legais palmas::

Na sua próxima ida os brutos certamente vão colaborar mais ::tudo:: Temos de ter fé ::tudo::

Um abraço :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pescaria é assim mesmo, Leo, tive um pouco mais de sorte que você mas essa semana que passamos por lá os peixes não estavam atacando as iscas mesmo... Houve uma tarde em Tuyuty que víamos vários pintados gigantes saindo da água, ao lado de nossa lancha, mas nenhum mordia a isca!

Belas fotos e relato, grande abraço! :amigo:

Pois é Gustavo, os peixes não estava comendo mesmo. Mas além disso, um fator importante foi a grande variação do nível do rio nesses dias que fiquei por lá. Além disso, faltou um pouco de sorte também lacou:: !

Abraços :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Léo, parabéns pela bela aventura palmas:: palmas:: palmas:: , sempre é bom ir em Yahapé, mesmo quando os peixes não colaboram, né doeu:: Mas pescaria é isso mesmo, se vc estivesse com um parceiro de barco, poderia ele ter pego muitos peixes e na sua isca eles não baterem, vai saber o porquê lacou:: É o imponderável da pescaria joia::: Mas entraram uns surubis bem legais palmas::

Na sua próxima ida os brutos certamente vão colaborar mais ::tudo:: Temos de ter fé ::tudo::

Um abraço :amigo:

Grande Lusardo :amigo: ! Com certeza sempre vale a pena ir pra Yahapé ::tudo:: ! Desta vez os gigantes não apareceram, mas foi como já dissemos, pescaria tem dessas coisas. Tem hora que se pega muito joia::: , tem vez que não se pega nada doeu:: . Pelo menos os surubis fizeram valer a pena ::fishing .

Abraços :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bueno, meu amigo, já conversamos um pouco sobre essa tua pescada! joia::: Como tu mesmo disseste, a linha que separa "o sucesso" do "fracasso" em uma pescaria é muito tênue.... Então, fiquemos com as imagens vividas, com as brigas ganhas e perdidas, e com as amizades conquistadas, esses sim os aspectos mais importantes e valiosos numa pescaria! joia:::

Belas fotos, grandes momentos e bonitos peixes (o Dourado bom e os dois pintadinhos). joia:::

Valeu demais!!! palmas:: palmas:: alegre:: alegre::

Talvez, numa próxima, estaremos juntos! joia:::

Um grande a fraterno abraço! :amigo:

Ah, belíssimas Bogas também! joia::: palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...