Ir para conteúdo

Pescaria antiga - com fotos - Piraíbas


Posts Recomendados

Era Junho de 2007, eu ainda fazia faculdade, tive notícias de que as aulas terminariam no dia 20 daquele mês, e as tão esperadas férias de meio de ano teriam, enfim, seu glorioso início.

Há algum tempo que eu não pescava. Naquele ano ainda não havia pescado nenhuma vez e já estava com saudades de capturar os grandes peixes de couro, das puxadinhas constantes de macias dos mandubés, barbados e candirus e do “tapa” violento das douradas e cachorras que neste mês que marca o meado do ano são muito fáceis de se capturar em qualquer local do rio.

Marquei a pescaria logo para o primeiro dia de férias e a ansiedade começou.

Preparei-me por 5 dias para o tão esperado dia. Organizei as tralhas, fiz compras do que ainda faltava e no dia marcado acordei às 03:00 para ir à Luiz Alves.

Infelizmente a pescaria não pode começar logo cedo. A estrada que vai de Goiânia para Luiz Alves estava fechada na altura do município de Mozarlândia por uma manifestação que o MST fazia pela desapropriação de uma fazenda nas proximidades.

Mesmo assim, conseguimos chegar ao nosso destino logo depois do almoço e assim que chegamos fui rapidamente montando meu equipamento e entrando na canoa para realizar a tão esperada pescaria.

Lembro-me de um detalhe que marcou história.

Eu já pescava Piraíbas há 5 anos e estive numa loja de artigos de pesca em Goiânia um ano antes desta pescaria que eu relato, onde vi, jogada num canto, com uma vara de cabo de alumínio, uma carretilha Shimano TLD 50 II. Na época eu nunca havia visto uma carretilha daquele tamanho e fiquei encabulado com a sua monstruosidade.

Ocorre que como o equipamento havia sido adquirido num leilão e já estava à venda a mais de 2 anos e ninguém nunca quis por as mãos nela, o preço da “menina” com uma vara estava a R$ 400,00. Como apaixonado por pescarias pesadas, e por materiais de pesca, não resisti, comprei a desprezada e menosprezada carretilha, que inclusive vinha com a vara de brinde.

Após chegar em casa com o “trambolho”, e mostrar a alguns amigos(alguns até riram de mim) fui enchê-la de linha.

Lembro-me que tinha por aqui um carretel com 300 metros de uma linha 0,90.

Coloquei-os, todos, e a carretilha não encheu. Retirei toda a linha, fiz uma “cama” com 100 metros de linha 0,90mm já usada, fiz uma emenda e recoloquei os 300 metros de linha nova.

Fiquei impressionado, na ocasião, com a quantidade de linha, afinal, já havia capturado 5 Piraíbas com uma Tekota 800 e considerava que ela, com seus 200m de linha 0,90 de capacidade, havia linha de sobra para qualquer briga.

Quando cheguei ao rio e entrei na canoa com essa monstruosidade de carretilha, lembro-me que o piloteiro, o grande amigo Doana, ficou com os olhos brilhando para o lado dela.

Ele já me disse... hoje vamos pegar uns grandões acolá com essa menina ai.

Saimos para pescar.

Logo no primeiro ponto, qual não é a minha surpresa quando logo após colocar a vara no suporte da canoa, ela já estava quase que paralela à borda do barco.

Foi muita emoção, após uma boa briga, consegui tirar uma bela Piraíba de 1,63m.

Imagem Postada

Consegui naquele dia ainda capturar uma pequena pirarara e muitos peixes pequenos.

Imagem Postada

Imagem Postada

No segundo dia de pesca, pela manhã, pescamos apenas num ponto quando, um pouco ao lado de onde estavam minhas linhas uma pequena Piraíbas saltou.

O Doana logo disse... vamos mudar as linhas de lugar que nós vamos capturar essa molequinha.

Mudamos de lugar, colocando as iscas próximas ao local onde o pequeno filhote havia, há momentos, saltado.

Alguns minutos depois desta mudança, algum peixe começo de forma quase mágica e

surpreendente a tirar toda a linha da enorme carretilha. Mesmo com o cabo de alumínio da vara, tive muita dificuldade para retirá-la da secretária e custei a conseguir desferir duas ferradas. O peixe simplesmente não parava de tomar linha de forma incessante e muito veloz.

Enquanto o Doana gritava que era pra eu ferrar mais e mais, eu gritava que a linha estava acabando.

Minha maior surpresa foi escutar o nó de emenda da linha passando pelos passadores de forma tão rápida que o barulho pareceu ser um só. Neste momento me desesperei... gritei para que ele soltasse a canoa pq com certeza a linha ia acabar.

Ele soltou a canoa, deu partida no motor e conseguimos recuperar pelo menos a metade da linha.

Ainda assim a batalha não estava fácil para nós do barco. O peixe havia passado embaixo de um pau e tivemos que novamente apoitar a canoa para que pudéssemos pescar a linha pelo outro lado do enrosco, cortarmos, fazermos outra emenda e continuar a briga com o peixe.

Graças à muita experiência do guia e um pouco de sorte conseguimos executar a operação com excelência e continuamos a briga. Só depois de controlar o peixe, de estar com ele próximo ao barco é que fui pensar que aquela tomada de linha, não poderia ser daquele pequeno filhote que havia pulado, há momentos atrás, próximo ao barco.

A briga se alongou por algum tempo e quando consegui ver o peixe tive uma grata surpresa. Era um monstro, que impressionou até mesmo o guia com seu tamanho.

Conseguimos levá-lo à um baixio para medirmos e fazermos algumas fotos. Enquanto levávamos o peixe para um lugar mais raso uma outra embarcação passava e nos acompanhou.

Quando medi o peixe, quase morri de emoção. Eram 2,28 de uma enorme Piraíba. O guia da outra embarcação não quis acreditar na minha medição e então eu disse a ele que fizesse, com seus clientes uma “auditoria”, fazendo eles mesmos a aferição das medidas do peixe.

Para a minha suspresa, e para a própria surpresa deste outro guia, minha medição realmente estava errada, e o peixe não deu 2,28, nem menos que isso, como o guia quis fazer com que seus clientes acreditassem.

O peixe mediu 2,30m.

Medimos novamente e era isso mesmo 2,30m de uma monstruosa Piraíba. Eu não conseguia acreditar e de tão louco e extasiado pouco me lembro do que fiz nos momentos depois da medição até a soltura do peixe.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Para mim a pescaria já estava feita e eu podia ir embora. No entanto o Doana não estava satisfeito. Queria mais e me disse q a pescaria havia apenas começado.

Trocamos a linha da enorme carretilha, já que o peixe havia passado num enrosco e ela estava bem arranhada.

Logo após a troca, paramos no mesmo lugar da captura do monstro e alguns minutos depois outra vara quase bebe água.

Mais uma vez uma forte puxada, com uma extraordinária tomada de linha, soltamos a canoa e quando pensamos que íamos atrás do peixe, ele começou a subir o rio pelo lado raso, fazendo uma enorme onda no baixio até entrar novamente no canal e seguir brigando rio acima. O peixe só se entregou depois de uma esplêndida briga, comigo e com a correnteza do rio.

Era fenomenal, um lindo exemplar de 2,04m. Eu não podia acreditar que em meio dia eu havia capturado duas enormes Piraíbas.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

http://i164.photobucket.com/albums/u3/Marcelohsiq/Piraibas/DSC01424.jpg

No período da tarde nos dedicamos aos peixes pequenos, douradas e cachorras que deram um show na artificial.

No terceiro dia de pesca logo pela manhã capturamos uma bela Pirarara e logo após soltarmos o exemplar, novamente uma das carretilhas cantou. Soltamos o barco, dei fortes ferradas, com certeza era outra grande Piraíba. O peso e a forma como puxava o barco não deixavam dúvidas. Infelizmente, após mais de meia hora de briga, o anzol soltou-se da boca do peixe e não consegui nem mesmo ver o que era.

Mudamos então o local de pesca. Fizemos o almoço, como de costume, dentro do barco, embaixo do sol forte e pescando.

Percorremos mais alguns locais tentando capturar outro exemplar e então novamente, uma das varas começou vagarosamente a envergar. O peixe pegou de forma vagarosa, foi envergando a vara até o ponto em que a carretilha começou a soltar linha, foi tomando linha de forma progressiva e aumentando a velocidade, enquanto eu tentava tirar a vara da secretária da canoa. Assim que consegui, dei 5 ferradas bruscas rápidas e fortes, o guia soltou o barco e descemos o rio atrás do peixe. Não haviam dúvidas de que era outra Piraíba.

A briga se seguiu com fortes puxadas e o peixe inclusive passou em um enrosco, mas conseguimos tirá-lo sem precisar cortar a linha, que estava apenas passada em algum galho no fundo do rio.

Quando vi o peixe, mais uma vez uma grande emoção. Uma bela Piraíba de 1,76m, a quarta embarcada e a quinta capturada em três dias de pesca.

http://i164.photobucket.com/albums/u3/Marcelohsiq/Piraibas/DSC01427.jpg

http://i164.photobucket.com/albums/u3/Marcelohsiq/Piraibas/DSC01426.jpg

E dessa forma terminou essa espetacular pescaria, que me marcou por toda a vida.

Não pude deixar de pensar na importância da preservação deste Rio, que já tem as margens tão habitadas por cidades de porte avantajado e que fica tão próximo à minha casa.

Se naquele ano, pude pegar aqueles peixes, e de lá pra cá tantos outras Piraíbas que já quase somam 40, é por conta de leis que proíbem seu abate e sua comercialização.

Tenho visto, desde a primeira vez que peguei uma Piraíba, em 2002 até hoje 2012 um aumento considerável da população deste peixe no Araguaia. Onde antigamente batalhávamos para pegar um ou dois exemplares por ano, hoje é comum se capturar até 10 com 3 ou 4 pescarias bem sucedidas nas épocas corretas.

Um grande volume de turistas tem vindo ao nosso Estado com o intuito de realizar o sonho da captura deste peixe que é mais uma lenda.

Este turismo gera emprego, movimentação financeira, renda e é o modo de subsistência de várias famílias e empresários.

A vida destes peixes tem viabilizado uma vida confortável e digna a toda uma cadeia de populações e atividades. Desde proprietários de pousadas e hotéis, a donos de mercados, padarias até donos postos de gasolina e bares, sem falar nos guias de pesca e vendedores de iscas.

Mesmo aqueles que gostam de matar peixe para vender se beneficiam com a preservação, já que se o peixe acabar, eles não terão o que vender e com certeza migrarão para alguma capital onde as consequencias das desigualdades sociais e a dificuldade de se conseguir um emprego e uma vida digna são a terrível regra para os mais necessitados

É por isso que eu luto por medidas que instituam a cota zero de transporte de pescado, a regulamentação do uso de peixes como isca (já que numa pescaria de peixes grandes se mata vários menores para se fazer de isca) e a preservação de matas ciliares, pois sem elas a vida não se renova.

Grande Abraço

Ótimas Pescarias.

P.S.: Dificilmente escrevo relatos de pescarias, mais por falta de tempo que por preguiça. Mas incentivado pelo amigo, traste, imprestável, Carocinho, resolvi escrever este aqui. Vamos ver se vira habito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo Henrrique Siqueira vulgo ANEMIA PROFUNDA,

Acredito que hoje um dos grandes pescadores de Piraíbas e Pirararas que o Araguaia formou foi você...

No decorrer de nossas "buscas pelas Rainhas do Rio" venho e pretendo continuar aprendendo com você. Para mim que comecei a pescar Piraíbas em 2009 você e suas Piraíbas foram de tamanha importancia para o incentivo pode acreditar!

Cada ano que se passa mais acao de Piraíbas estamos tendo acompanhada de experiencia que naturalmente as adquirimos!

Uma coisa muito importante que aprendi com você e que nunca sabemos tudo , principalmente na pesca desses gigantes, a cada Piraíba que é capturada mais experiencia adquirimos e aprendemos novas "Técnicas" como você diz "Tecnologia" hehe

Tenho certeza que com tanta experiencia acumulada,como já te falei hoje mais cedo,você tem todo um potencial para largar sua carreira profissional e como nosso amigo Eribert Marques fazer a coisa que você mais ama, viver da pescar.

Quando se fala de Marcelinho pra alguem aqui em goiania a pessoa já pergunta " Marcelinho das Piraíbas ?" ou seja a "Piraíba" já está em você como um sobrenome e parte de você ! ::tudo::

Parabéns pelas Piraíbas e por toda experiencia acumulada ::tudo::

Rumo 100° Piraíbas !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sensacional, me senti dentro do barco lendo o relato, que monstros,

Lembro que voce postou uma foto de uma pirara gigante que esta no seu colo, queria ver a foto de novo, e, por curiosidade gostaria de saber se possivel o peso e tamanho do peixe...

parabens

Tenho uma monstra no curriculo aqui João... depois vou fazer um relato dela.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

::tudo:: Sensacional o relato, :amigo: Marcelin... palmas:: palmas:: palmas::

Parabéns... ::tudo:: ::tudo::

P.S.: Tava magrinho hein... :gorfei: :gorfei: :gorfei: Parece até o caveira:: Carocinho... suici:: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Posso até ser magro..

Mais sou bonito d+++ de rosto ! hehehehe ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Marcelo pra ficar feio tem que melhorar d+++++ !

:gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leo e Silvio... Pô gente, eu era chassi de grilo mas eu tinha força... o Carocinho tem a força de uma pulga nadando no frontline.

eheheehehehehe

abraço

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKk

Força ? Vou por o video da sua "Anemia Profunda" deixando a Piraíba cair dentro da agua...

Pra quem nao sabe qnd vou pescar com Marcelo o responsavel pelos trabalhos pesados sempre sou eu : Puchar Poita, desenrroscar linha...

Marcelim anemia profunda !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

::tudo:: Sensacional o relato, :amigo: Marcelin... palmas:: palmas:: palmas::

Parabéns... ::tudo:: ::tudo::

P.S.: Tava magrinho hein... :gorfei: :gorfei: :gorfei: Parece até o caveira:: Carocinho... suici:: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

:gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

devem ser parentes !!!!! kakakakakakakakak

show, marcelo, seu rabudo ... rabudo por epgar tanta piraiba, e rabudo por pagar 400 conto numa TLD !!!!

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...