Ir para conteúdo

Pescaria no Rio Negro na Amazônia... Será?


Posts Recomendados

Fala pessoal, como todo fanático pelo tucunaré, é um sonho meu pescar tucunarés na amazônia.. Vejo que muitos aqui são conhecedores profundos do lugar, por isso escolhi o FTB para postar.

Recebi um convite de um grupo de amigos do meu pai de uma pescaria em setembro de 2012, no Rio Negro, se nao me engano saindo da região de Barcelos. E fiquei em dúvida sobre topar ou não.

Primeiramente porque é uma pescaria muito cara (três vezes mais cara que a minha última na argentina, por exemplo), e outra coisa é que a maioria dos relatos e dos programas de pesca que foram realizados na amazônia no ano passado não me animaram muito, com muita cheia, repiquete e etc.. E ultimamente vejo na TV que o Rio negro está passando por uma cheia intensa, uma das maiores ou maior dos últimos trinta anos (algo assim)... e não sei se isso afeta muito a pescaria, também li a respeito de repiquetes, chuvas de quando o tucunaré para de comer devido a esses fatores.. Porém sou totalmente leigo nesse assunto e quero uma ajuda de vocês.

Finalmente, gostaria de saber se em Setembro a coisa tende a melhorar ou se é uma época boa pesca de tucunarés na região, ou se a temporada deste ano tende a ser pior que a do ano passado, ou melhor? Vale a pena arriscar? as chances de errar a pescaria é maior que a de acertar ? Sempre tem bastante ação ou tem dias que a coisa é feia mesmo?

Muito obrigado a todos, e desculpem se falei alguma bobeira.. grande abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,

Pelo que já li e conversei com amigos...a cheia é "boa", as águas devem começar a descer normalmente...o maior "problema" são as chuvas nas cabeceiras dos afluentes, o que provoca os temidos "repiquetes" e ELES não podem ser previstos, portanto se existir a oportunidade de ir com uma turma que vc conhece, eu não pensaria duas vezes.

A pescaria na AM é totalmente diferente das que fazemos por aqui, não existe "previsão" que consiga acertar, somente na semana anterior ou na mesma semana é que se pode saber como está o nível das águas. Muitos tem "olheiros" pela região e que qdo chega "no ponto" muitos saem doidos para a tão esperada "pescaria dos sonhos"!!! Esse tipo de "corrida atrás do ponto ideal" fica cara, uma vez vc pode não conseguir passagens de Manaus para frente (Barcelos e SIRN) por conta de uma única empresa fazer o trecho (TRIP) ou aviões fretados, ficando ainda mais cara a "brincadeira"...rs

Quanto a região (Barcelos) acredito ser mais favorável que SIRN (não se falando na busca dos gigantes, com maior histórico em SIRN), pois dependendo da variação do nível das águas em Barcelos vc terá mais opções para procurar contornar o "repiquete", "fugindo" para a margem esquerda e/ou direita.

Bom espero ter ajudado e não ter "confundido" mais a sua cabeça..kkk

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pesquei por 2 x vezes ano passado no negro....fevereiro e setembro...em setembro peguei muito peixe, vc pode ate achar la no relato de pescaria......mas minha opinião e o seguinte, se couber no seu bolso, vai, o lugar é magico....e por todas essas adversidades citadas por nosso amigo acima, que torna o lugar mais interessante ainda.......se as condições forem boas vc arrebenta, e pelo que andei lendo muitos estão apostando em setembro, inclusive eu...

abraços....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João,

Ultimamente tenho acertado pescarias sempre em setembro. Sempre que me arrisco em outra data tem o maldito repiquete em algum lugar. Mas acredito que em setembro não terá requiquete não, o que pode acontecer é o Negrão não estar com o nível excelente, mas se estiver baixando o peixe come muito bem. Ao contrário, ou seja bem seco e com um leve requiquete chegando, pode por a isca na cara no tucuna que o bicho parece que está cego. Eu estou com o Odirlei, vou em Setembro, é minha aposta e não mudo. Acredito muito nessa data.

Helice Neles. E Vamos arremesando ::fisherman ::fisherman ::fisherman ::fisherman ::fisherman ::fisherman

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Joao.

Fui uma unica vez para Amazonia. Fomos em Setembro/2011 (junto com Borin que ja comentou aqui).

Tivemos repiquete e queda de temperatura, mas ainda assim, pesgamos bem....poderia ter sido melhor, e verdade...

Este ano vou em Setembro de novo, acho que é uma boa aposta.

Com relacao as cheias, estudei um pouco aqui no FTB com os relatos dos amigos experientes, e nessa epoca esta cheia é esperada, com o rio comecando a baixar em Julho.

Agora, se tem condicoes financeiras, e principalmente viajando com amigos, minha recomendacao é: NÃO DEIXE DE IR PARA AMAZONIA.

Amazonia é mágica, diferente de tudo que ja possa ter visto em se tratando de pescaria. Não há um ponto de pesca no Rio Negro que não mexe com suas expecatativas, pois lá e tudo muito bonito!

É uma aventura muito, mas muito legal, transpor aguas baixas para acessar as lagoas, realmente uma experiencia fora do comum.

Resumindo: A Amazonia se tornará um vício! Este ano vou pela segunda vez, e ja estou pensando em 2013 como sera!

Ver um Açu explodir na hélice não tem preço!

Boa sorte amigo!

Abraços.

Gustavo Stringa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo João, pescar no rio Negro é um vicio agora em setembro vou pra minha 14ª viagem. Se vc já acha emocionante pescar tucunare, pegar o açu é multiplicar por 10, a violencia e a força são incriveis, hj pesco só com linha 80lb pois cansei de ver linha 65lb quebrar.

Os amigos já falaram quase tudo.

O negro pode ser dividido em 4 areas de atuação-Manaus, Rio branco, Barcelos e SIRN.

A-manaus até a pedra do gavião-pela proximidade não recomendo muito batido e explorado pelos geladores, a temporada começa em outubro, pois no baixo Negro as variações de agua são muito maiores que no medio Negro(SIRN e Barcelos), e a temporada dificilmnte entra em janeiro pois começa represar antes pois o Solimões em janeiro já começa a encher.

B-Rio Branco- Temporada extremamente irregular até dezembro, em alguns anos estoura peixe em novembro, em alguns anos tem agua nas copas das arvores. Costuma ser mais certeza de janeiro em diante e é a temporada mais extensa indo até março.(as vezes ate abril). Mas se o peixe começar a sair em novembro quem vai de janeiro em diante tem muito menos ações e recorre as iscas vivas lacou:: Dependente muito do ritmo de chuvas de Roraima que é um pouco diferente do Medio Negro.

C-Barcelos-Temporada de setembro a inicio de março, em algumas cabeceiras (principalmente do lado direito) começa a secar no meio de agosto. Vantagem gde numero de rios, que permite fugir para a margem oposta em caso de repiquete. Margem direita-Ariraha, Cuiuni, Alegria e Caures. Esquerda-Preto, Paduari, Itu, Araca, Demeni e Jufaris. Desvantagem-maior pressão de pesca.

C-SIRN-Temporada de setembro a março, mas enche mais rapido que em Barcelos o que normalmente encurta a temporada. Vantagem-menos operadores, a maioria do gigantes tem saido de suas aguas Desvantagem-todos rios estão na mesma margem, que impede fuga em caso de repiquete(ao menos que vc corra ao preto que esta bem longe). Rios Tea, Uneixi, Jurubaixi)

Em relação a cheia deste ano, isto não preocupa, pois 1 mt a mais ou a menos é só questão de estatistica da medição. Final de junho começa a secar. E para quem conhece o açu, com o rio baixando ele começa a comer mesmo com agua no mato. Diferente de repiquete que mesmo com agua na caixa ele fecha a boca ::nada:: . Normalmente em setembro erra menos pois pode estar cheio mas esta secando, agosto vc pode pegar ainda um pouco no mato demais. Outubro costumava ser o melhor mês pois estava na caixa e dificl de repiquetes. Novembro e dezembro são sempre incertezas. Janeiro , fevereiro e março são para que gosta de ir + de 1x pois pode quebrar a cara feio. É por isto que vou sempre 3x(set,nov e fev) para fugir da chance de errar...srrsssrrsrs

Espero ter ajudado

Tome um cuidado se vc for vai acabra contaminado pela "Bait Propeler Sindrom"-INCURAVELLLLL

Abs

Dini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo João, pescar no rio Negro é um vicio agora em setembro vou pra minha 14ª viagem. Se vc já acha emocionante pescar tucunare, pegar o açu é multiplicar por 10, a violencia e a força são incriveis, hj pesco só com linha 80lb pois cansei de ver linha 65lb quebrar.

Os amigos já falaram quase tudo.

O negro pode ser dividido em 4 areas de atuação-Manaus, Rio branco, Barcelos e SIRN.

A-manaus até a pedra do gavião-pela proximidade não recomendo muito batido e explorado pelos geladores, a temporada começa em outubro, pois no baixo Negro as variações de agua são muito maiores que no medio Negro(SIRN e Barcelos), e a temporada dificilmnte entra em janeiro pois começa represar antes pois o Solimões em janeiro já começa a encher.

B-Rio Branco- Temporada extremamente irregular até dezembro, em alguns anos estoura peixe em novembro, em alguns anos tem agua nas copas das arvores. Costuma ser mais certeza de janeiro em diante e é a temporada mais extensa indo até março.(as vezes ate abril). Mas se o peixe começar a sair em novembro quem vai de janeiro em diante tem muito menos ações e recorre as iscas vivas lacou:: Dependente muito do ritmo de chuvas de Roraima que é um pouco diferente do Medio Negro.

C-Barcelos-Temporada de setembro a inicio de março, em algumas cabeceiras (principalmente do lado direito) começa a secar no meio de agosto. Vantagem gde numero de rios, que permite fugir para a margem oposta em caso de repiquete. Margem direita-Ariraha, Cuiuni, Alegria e Caures. Esquerda-Preto, Paduari, Itu, Araca, Demeni e Jufaris. Desvantagem-maior pressão de pesca.

C-SIRN-Temporada de setembro a março, mas enche mais rapido que em Barcelos o que normalmente encurta a temporada. Vantagem-menos operadores, a maioria do gigantes tem saido de suas aguas Desvantagem-todos rios estão na mesma margem, que impede fuga em caso de repiquete(ao menos que vc corra ao preto que esta bem longe). Rios Tea, Uneixi, Jurubaixi)

Em relação a cheia deste ano, isto não preocupa, pois 1 mt a mais ou a menos é só questão de estatistica da medição. Final de junho começa a secar. E para quem conhece o açu, com o rio baixando ele começa a comer mesmo com agua no mato. Diferente de repiquete que mesmo com agua na caixa ele fecha a boca ::nada:: . Normalmente em setembro erra menos pois pode estar cheio mas esta secando, agosto vc pode pegar ainda um pouco no mato demais. Outubro costumava ser o melhor mês pois estava na caixa e dificl de repiquetes. Novembro e dezembro são sempre incertezas. Janeiro , fevereiro e março são para que gosta de ir + de 1x pois pode quebrar a cara feio. É por isto que vou sempre 3x(set,nov e fev) para fugir da chance de errar...srrsssrrsrs

Espero ter ajudado

Tome um cuidado se vc for vai acabra contaminado pela "Bait Propeler Sindrom"-INCURAVELLLLL

Abs

Dini

Fala Dini, blz ?

Caraca, q aula

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje - depois de ler este tópico - me deu um comichão e louco de desejo comprei voo para Manaus/Barcelos, então entre os dias 19 a 23 de setembro estarei na área! ...e começa a contagem....

Como já escrito aqui - fato - pescar tucunare' na Amazônia e' algo magico e quem vai uma vez, volta outras e outras vezes!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João

Para encurtar a conversa.... a pior maneira de se ir para a amazônia é ir pensando em pegar muitos e grandes peixes.... a chance de quebrar a cara é enorme ( muito maior do que a de se superar a expectativa). Se você for, vá com a intenção de fazer um belo passeio, curtir a turma e aproveitar o tempo de folga para pescar.... não vá contando que o dinheiro gasto será proporcional ao número de peixes pegos ou tamanho dos troféus. Conheço gente que já gastou um apartamento em viagens à amazônia e não´passou de 7kg e outras que na 1a e unica embarcaram 2 digitos e centenas de peixes.

Abraços

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...