Ir para conteúdo

Proporção Multifilamento para Leader Fluorcarbono


Renan Meneghin

Posts Recomendados

Bom dia amigos. Estou com a seguinte situação, fui até uma loja de pesca aqui em Goiânia e o vendedor me disse que no caso do Leader para linhas multifilamento não importa a libragem do mesmo, e sim o diâmetro. Por exemplo, para uma multifilamento 0,27mm de 30lbs, ele me recomendou um Leader de fluorcarbono 0,40mm de 25lbs. Segundo ele não importa a libragem da linha (30lbs da multi x 25lbs do leader), e sim a proporção no diâmetro da linha, para não ficar com uma multi muito fina com um leader muito grosso.

Confesso que achei meio estranho isso, pelo que eu li, me parece que a proporção não é bem assim. Achei meio estranho o leader ser menos resistente que a própria linha.

Como estou começando a pescar com leader agora, gostaria que me ajudassem a esclarecer essa dúvida. Qual a proporção ideal de multi x leader?

Para uma linha multi 30lbs com 0,27mm, qual o leader ideal?

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por exemplo eu estou usando uma linha PP 50 lbs com bitola .36 e o lider é para 40 lbs com a bitola .40.

Particularmente não uso lider montei uma carretilha com lider só para usar iscas de hélices.

Funciona bem.

abraços

::tudo:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renan,

Em termos, creio que o vendedor tem sua razão, como corroboram as opiniões do amigo Helson e André.

Ex.: usamos, para pescaria de tucunaré no SE e CO, varas de 20, 17, 14, até 12lb... linhas multi 25, 30 até 40lb. Veja aí tbm o superdimensionamento na "coisa" rsrsrs.

Entretanto, utilizamos as multi nas bitolas aproximadas para o casting da vara em monofilamento. Isso ocorre devido a algumas características da multi: pouca resistência a abrasão, facilidade de encavalamento nas bitolas mais finas (0,25mm para baixo), entre outras.

Então, usar como referência a bitola do leader fluocarbon, que é uma mono, em vez da sua libragem tem seu sentido sim.

No seu caso, multi 30lb, eu usaria um leader entre 0,42 ~ 0,48mm.

Posso estar enganado, mas é o meu raciocínio e outro pescador poderá esclarecer melhor. joia::: joia:::

Um forte abraço e boa sorte!!!

Edu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Penso diferente.

Acho que não se deve super-dimensionar o líder pois o nó de emenda poderá ficar muito saliente e enroscar nos passadores.

Mas eu prezo o equilíbrio do conjunto. Acho que se o multi for de 30 lbs, deve se usar um líder de mesma capacidade de resistência. Ter CONFIABILIDADE !

Penso ainda que o líder poderá se tonar o elo fraco do conjunto, incorrendo no risco de romper. Afinal é ele que suporta o desgaste e as agressões de paus, pedras e dentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renan. Minha humilde resposta não é a verdade absoluta, é apenas minha experiencia.

Tenho usado leader há algum tempo, e sempre com nó SF pois acho este o mais seguro com melhor deslizamento nos passadores.

No meu entendimento, a libragem importa, e importa muito! O que adianta usar uma multi 30lbs com um leader de 10 lbs? Se fizermos assim, o leader sempre será o ponto mais fraco, sem dizer que é neste que daremos o nó no snap, causando ainda algum impacto na resistencia mecanica na linha. Acho que este vendedor aí está equivocado.

Com relação aos diâmetros, não sigo uma regra científica, mas pra mim o Leader não pode ter mais que o dobro do diâmetro da Multifilamento. Sempre usei essa regra conseguindo arremessar sem problemas e tambem sem problemas do leader estourar. Quando enrosca, ao puxar a linha, a garateia/anzol abre, mas a linha nao arrebenta.

Seguem abaixo as linhas que custumo usar de Leader e recomento pela qualidade.

A de 40Lb eu usei em Barcelos ano passado com sucesso.

Espero ter ajudado. Grande abraço e boas fisgadas por ai!!!

Imagem Postada

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renan. Minha humilde resposta não é a verdade absoluta, é apenas minha experiencia.

Tenho usado leader há algum tempo, e sempre com nó SF pois acho este o mais seguro com melhor deslizamento nos passadores.

No meu entendimento, a libragem importa, e importa muito! O que adianta usar uma multi 30lbs com um leader de 10 lbs? Se fizermos assim, o leader sempre será o ponto mais fraco, sem dizer que é neste que daremos o nó no snap, causando ainda algum impacto na resistencia mecanica na linha. Acho que este vendedor aí está equivocado.

Com relação aos diâmetros, não sigo uma regra científica, mas pra mim o Leader não pode ter mais que o dobro do diâmetro da Multifilamento. Sempre usei essa regra conseguindo arremessar sem problemas e tambem sem problemas do leader estourar. Quando enrosca, ao puxar a linha, a garateia/anzol abre, mas a linha nao arrebenta.

Seguem abaixo as linhas que custumo usar de Leader e recomento pela qualidade.

A de 40Lb eu usei em Barcelos ano passado com sucesso.

É o que imaginei também. Vou fazer o teste, mas acho que não terei problemas seguindo estas orientações.

Muito obrigado Gustavo e restante da turma.

Espero ter ajudado. Grande abraço e boas fisgadas por ai!!!

Imagem Postada

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu acho isso muito relativo, depende muito da situação e do peixe alvo. não vejo como uma regra fixa.

se vai atras de exemplares pequenos, nao vejo problema em colocar diametros menores de leader, pois "particularmente" nao gosto de linhas multi muito finas, por encavalerem mais, entao mesmo colocando leader de expessura proxima e libragem menor nao compromete a resistencia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho usado leader de 0,42mm da Vexter.

Numa linha multi 0,32mm da Power Pro, assim fica errado ?

Se eu usasse o leader na mesma libragem da multi ia ter que usar um 0,60.

Seria muito grosso não é ?

Maeda.

Essa sua PowerPro deve ser de 40lb.

Usei o leader 0.60mm em Barcelos para as Helices e funcionou bem.

Td depende do objetivo. Para os tucunares aqui do Sudeste, acredito que um leader de .50mm entre 30 e 40lb vai atender bem sem gerar prejuizos nos arremessos.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maeda.

Essa sua PowerPro deve ser de 40lb.

Usei o leader 0.60mm em Barcelos para as Helices e funcionou bem.

Td depende do objetivo. Para os tucunares aqui do Sudeste, acredito que um leader de .50mm entre 30 e 40lb vai atender bem sem gerar prejuizos nos arremessos.

Abraços.

Ela é 40lb sim.

Você usou esse leader 0,60mm com a Multi de 40lb ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maeda.

Essa sua PowerPro deve ser de 40lb.

Usei o leader 0.60mm em Barcelos para as Helices e funcionou bem.

Td depende do objetivo. Para os tucunares aqui do Sudeste, acredito que um leader de .50mm entre 30 e 40lb vai atender bem sem gerar prejuizos nos arremessos.

Abraços.

Ela é 40lb sim.

Você usou esse leader 0,60mm com a Multi de 40lb ?

Para PP 30lb ou 40lb tenho usado esse leader de 40lb 0.55mm

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provocando a piração :gorfei:( Não queria palpitar, ou outra coisa) :gorfei:

Primeiro: não uso lider em iscas de helice, uso distorcedor... E os grandes Companheiros/ parceiros tb não uso (não citarei nomes pois não estou autorizado) :gorfei:

Segundo:- e aí está o macete: o fluor e a multi devem ter diâmetro próximos.

Terceiro: os interessados que façam inscição num working shop. O Kid va abrir inscrição. rindo3::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provocando a piração :gorfei:( Não queria palpitar, ou outra coisa) :gorfei:

Primeiro: não uso lider em iscas de helice, uso distorcedor... E os grandes Companheiros/ parceiros tb não uso (não citarei nomes pois não estou autorizado) :gorfei:

Segundo:- e aí está o macete: o fluor e a multi devem ter diâmetro próximos.

Terceiro: os interessados que façam inscição num working shop. O Kid va abrir inscrição. rindo3::

Carlos, qual o modelo de distorcedor que voces tem usado por la?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, na pescaria dos açus em AM a principal função do líder de fluorcarbon, pela minha visão, é evitar o rompimento do multi em função da pouca resistência deste à abrasão, pq os açus, assim como os azuis e amarelos do sudeste, quando fisgados logo procuram as estruturas. Por isso, não há necessidade de um fluorcarbon com resistência equivalente à do multi, eu uso, por exemplo, multi daiwa samurai 80 lbs (0,44 mm) e líder de fluorcarbon Seaguar 50 lbs (0,66 mm), sem problemas. Como vc estará arremessando muitas vezes ao dia, é importante não ter um nó muito volumoso atrapalhando, por isso não uso um líder de maior diâmetro que esse. Tampouco uso um de menor diâmetro, para justamente manter uma maior resistência à abrasão. É lógico que o nó de união do líder e multi será o ponto mais fraco do sistema, porém, como estaremos usando a fricção da carretilha, que libera linha a no máximo 15 lbs (isso se estiver totalmente arrochada, no caso de uma fricção da Zillion Type R ou da Quantum KVD, p.ex.), creio ser impossível que tenhamos o rompimento do nó (a menos que coloquemos o dedão no carretel), eu particularmente, deixo a fricção em 30 a 40% do máximo, de forma que antes do nó se romper teremos a liberação da linha.

Não deixo de usar o líder pq não me agrada a idéia de ter que revisar a linha multi a todo momento, ainda mais pq uso as linhas de 8 fios e os filamentos destas, por serem mais finos que os das 4 fios, se rompem mais facilmente, e elas perdem muita resistência à medida que um ou mais filamentos são rompidos. Outro motivo é que o multi, amarrado diretamente a um pitão, em função de ser cortante, à medida que o nó é mais arrochado, corta-se a si mesmo, diminuindo bastante a resistência da linha. Outra razão, ainda, ainda é que o multi costuma se enroscarr nas garatéias nos arremessos, muitas vezes danificando a linha multi, o que é evitado com o uso do líder.

Não vejo sentido ou fundamento em utilizar o líder em alguns tipos de iscas e não usá-lo em outros, eu o uso com todas as iscas, pelos motivos acima narrados, eis que o risco do rompimento da multi pela abrasão com as estruturas está presente na pescaria com todas as iscas em AM, assim como os demais motivos já referidos.

Outra questão é que o diâmetro mais aproximado do líder com a multi não é uma regra, na pescaria de arremesso em AM é bom utilizar uma relação como a referida acima, multi entre 0,36 e 0,45 e fluor entre 0,60 e 0,68 mm, porém, na pescaria dos grandes dourados na argentina, p. ex., utilizamos linhas PP 20 lbs (0,23 mm) e líder de fluor 70 lbs (0,81 mm), sem problemas, pelo simples fato de que não se arremessa as iscas para o corrico, somente as largamos na água e o barco acelera para deixá-las a uma boa distância. Além disso os passadores das varas de corrico são geralmente maiores e as ponteiras comportam nós de maior volume.

Por fim, para as pescarias do sudeste eu utilizo linhas multi 30 ou 40 lbs (entre 0,28 e 0,34 mm) e líder 35 lbs (0,50), numa proporção equivalente à de AM, só que com menores libragem e diâmetros.

Mas ainda cabe frisar que esta questão do uso ou não do líder é uma das maiores polêmicas da pescaria amazônica, temos defensores fervorosos de ambos os lados, pelo uso ou não do líder, temos pescadores de grande sucesso que usam líder e que não usam o líder, não há uma fórmula correta ou infalível, vai do gosto, das idéias e e da experiência de cada um. ::tudo::

Abs. :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, na pescaria dos açus em AM a principal função do líder de fluorcarbon, pela minha visão, é evitar o rompimento do multi em função da pouca resistência deste à abrasão, pq os açus, assim como os azuis e amarelos do sudeste, quando fisgados logo procuram as estruturas. Por isso, não há necessidade de um fluorcarbon com resistência equivalente à do multi, eu uso, por exemplo, multi daiwa samurai 80 lbs (0,44 mm) e líder de fluorcarbon Seaguar 50 lbs (0,66 mm), sem problemas. Como vc estará arremessando muitas vezes ao dia, é importante não ter um nó muito volumoso atrapalhando, por isso não uso um líder de maior diâmetro que esse. Tampouco uso um de menor diâmetro, para justamente manter uma maior resistência à abrasão. É lógico que o nó de união do líder e multi será o ponto mais fraco do sistema, porém, como estaremos usando a fricção da carretilha, que libera linha a no máximo 15 lbs (isso se estiver totalmente arrochada, no caso de uma fricção da Zillion Type R ou da Quantum KVD, p.ex.), creio ser impossível que tenhamos o rompimento do nó (a menos que coloquemos o dedão no carretel), eu particularmente, deixo a fricção em 30 a 40% do máximo, de forma que antes do nó se romper teremos a liberação da linha.

Não deixo de usar o líder pq não me agrada a idéia de ter que revisar a linha multi a todo momento, ainda mais pq uso as linhas de 8 fios e os filamentos destas, por serem mais finos que os das 4 fios, se rompem mais facilmente, e elas perdem muita resistência à medida que um ou mais filamentos são rompidos. Outro motivo é que o multi, amarrado diretamente a um pitão, em função de ser cortante, à medida que o nó é mais arrochado, corta-se a si mesmo, diminuindo bastante a resistência da linha. Outra razão, ainda, ainda é que o multi costuma se enroscarr nas garatéias nos arremessos, muitas vezes danificando a linha multi, o que é evitado com o uso do líder.

Não vejo sentido ou fundamento em utilizar o líder em alguns tipos de iscas e não usá-lo em outros, eu o uso com todas as iscas, pelos motivos acima narrados, eis que o risco do rompimento da multi pela abrasão com as estruturas está presente na pescaria com todas as iscas em AM, assim como os demais motivos já referidos.

Outra questão é que o diâmetro mais aproximado do líder com a multi não é uma regra, na pescaria de arremesso em AM é bom utilizar uma relação como a referida acima, multi entre 0,36 e 0,45 e fluor entre 0,60 e 0,68 mm, porém, na pescaria dos grandes dourados na argentina, p. ex., utilizamos linhas PP 20 lbs (0,23 mm) e líder de fluor 70 lbs (0,81 mm), sem problemas, pelo simples fato de que não se arremessa as iscas para o corrico, somente as largamos na água e o barco acelera para deixá-las a uma boa distância. Além disso os passadores das varas de corrico são geralmente maiores e as ponteiras comportam nós de maior volume.

Por fim, para as pescarias do sudeste eu utilizo linhas multi 30 ou 40 lbs (entre 0,28 e 0,34 mm) e líder 35 lbs (0,50), numa proporção equivalente à de AM, só que com menores libragem e diâmetros.

Mas ainda cabe frisar que esta questão do uso ou não do líder é uma das maiores polêmicas da pescaria amazônica, temos defensores fervorosos de ambos os lados, pelo uso ou não do líder, temos pescadores de grande sucesso que usam líder e que não usam o líder, não há uma fórmula correta ou infalível, vai do gosto, das idéias e e da experiência de cada um. ::tudo::

Abs. :amigo:

mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provocando a piração :gorfei:( Não queria palpitar, ou outra coisa) :gorfei:

Primeiro: não uso lider em iscas de helice, uso distorcedor... E os grandes Companheiros/ parceiros tb não uso (não citarei nomes pois não estou autorizado) :gorfei:

Segundo:- e aí está o macete: o fluor e a multi devem ter diâmetro próximos.

Terceiro: os interessados que façam inscição num working shop. O Kid va abrir inscrição. rindo3::

Carlos, qual o modelo de distorcedor que voces tem usado por la?

Abraços.

Grande Companheiro

Eu uso distorcedor Sasame; o número 4 (133k de teste) para as as Rip 6,2 e o número 4 (66k) nas Rip 5,5. Com isto não tenho esse negócio de linha torcida e só corto o nó encima do distorcedor se reseolvo trocar de isca já que não uso snap. Não uso distorcedor para outo tipo de isca; onde utilizo snap. Outra coisa que faço de rotina é quando estou mudando de ponto de pesca, com a o barco em baixa velocidade, vou soltando toda a linha e depois a recolho bem certinho. Com isso não vejo tanto mistério como apregoam. Minha linha é a YGK jiging 80lbs de 8 fios e não desfia. A cada fim da jornada diária, quando vou tomar banho levo o equipamento utilizado naquele dia junto para o chuveiro com o freio da carretilha totalmente fechado, depois dou uma maniveladas e libero todo o freio :gorfei:

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provocando a piração :gorfei:( Não queria palpitar, ou outra coisa) :gorfei:

Primeiro: não uso lider em iscas de helice, uso distorcedor... E os grandes Companheiros/ parceiros tb não uso (não citarei nomes pois não estou autorizado) :gorfei:

Segundo:- e aí está o macete: o fluor e a multi devem ter diâmetro próximos.

Terceiro: os interessados que façam inscição num working shop. O Kid va abrir inscrição. rindo3::

Carlos, qual o modelo de distorcedor que voces tem usado por la?

Abraços.

Grande Companheiro

Eu uso distorcedor Sasame; o número 4 (133k de teste) para as as Rip 6,2 e o número 4 (66k) nas Rip 5,5. Com isto não tenho esse negócio de linha torcida e só corto o nó encima do distorcedor se reseolvo trocar de isca já que não uso snap. Não uso distorcedor para outo tipo de isca; onde utilizo snap. Outra coisa que faço de rotina é quando estou mudando de ponto de pesca, com a o barco em baixa velocidade, vou soltando toda a linha e depois a recolho bem certinho. Com isso não vejo tanto mistério como apregoam. Minha linha é a YGK jiging 80lbs de 8 fios e não desfia. A cada fim da jornada diária, quando vou tomar banho levo o equipamento utilizado naquele dia junto para o chuveiro com o freio da carretilha totalmente fechado, depois dou uma maniveladas e libero todo o freio :gorfei:

:amigo:

Obrigado por compartilhar sua experiencia. Esta tecnica de soltar a linha durante a navegacao eu fazia qdo usava as monofilamentos, funciona mesmo. Vou pesquisar sobre o distorcedor.

Gde abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Lusardo, bela explicação. Abs mestre:: mestre:: mestre::

Amigos, na pescaria dos açus em AM a principal função do líder de fluorcarbon, pela minha visão, é evitar o rompimento do multi em função da pouca resistência deste à abrasão, pq os açus, assim como os azuis e amarelos do sudeste, quando fisgados logo procuram as estruturas. Por isso, não há necessidade de um fluorcarbon com resistência equivalente à do multi, eu uso, por exemplo, multi daiwa samurai 80 lbs (0,44 mm) e líder de fluorcarbon Seaguar 50 lbs (0,66 mm), sem problemas. Como vc estará arremessando muitas vezes ao dia, é importante não ter um nó muito volumoso atrapalhando, por isso não uso um líder de maior diâmetro que esse. Tampouco uso um de menor diâmetro, para justamente manter uma maior resistência à abrasão. É lógico que o nó de união do líder e multi será o ponto mais fraco do sistema, porém, como estaremos usando a fricção da carretilha, que libera linha a no máximo 15 lbs (isso se estiver totalmente arrochada, no caso de uma fricção da Zillion Type R ou da Quantum KVD, p.ex.), creio ser impossível que tenhamos o rompimento do nó (a menos que coloquemos o dedão no carretel), eu particularmente, deixo a fricção em 30 a 40% do máximo, de forma que antes do nó se romper teremos a liberação da linha.

Não deixo de usar o líder pq não me agrada a idéia de ter que revisar a linha multi a todo momento, ainda mais pq uso as linhas de 8 fios e os filamentos destas, por serem mais finos que os das 4 fios, se rompem mais facilmente, e elas perdem muita resistência à medida que um ou mais filamentos são rompidos. Outro motivo é que o multi, amarrado diretamente a um pitão, em função de ser cortante, à medida que o nó é mais arrochado, corta-se a si mesmo, diminuindo bastante a resistência da linha. Outra razão, ainda, ainda é que o multi costuma se enroscarr nas garatéias nos arremessos, muitas vezes danificando a linha multi, o que é evitado com o uso do líder.

Não vejo sentido ou fundamento em utilizar o líder em alguns tipos de iscas e não usá-lo em outros, eu o uso com todas as iscas, pelos motivos acima narrados, eis que o risco do rompimento da multi pela abrasão com as estruturas está presente na pescaria com todas as iscas em AM, assim como os demais motivos já referidos.

Outra questão é que o diâmetro mais aproximado do líder com a multi não é uma regra, na pescaria de arremesso em AM é bom utilizar uma relação como a referida acima, multi entre 0,36 e 0,45 e fluor entre 0,60 e 0,68 mm, porém, na pescaria dos grandes dourados na argentina, p. ex., utilizamos linhas PP 20 lbs (0,23 mm) e líder de fluor 70 lbs (0,81 mm), sem problemas, pelo simples fato de que não se arremessa as iscas para o corrico, somente as largamos na água e o barco acelera para deixá-las a uma boa distância. Além disso os passadores das varas de corrico são geralmente maiores e as ponteiras comportam nós de maior volume.

Por fim, para as pescarias do sudeste eu utilizo linhas multi 30 ou 40 lbs (entre 0,28 e 0,34 mm) e líder 35 lbs (0,50), numa proporção equivalente à de AM, só que com menores libragem e diâmetros.

Mas ainda cabe frisar que esta questão do uso ou não do líder é uma das maiores polêmicas da pescaria amazônica, temos defensores fervorosos de ambos os lados, pelo uso ou não do líder, temos pescadores de grande sucesso que usam líder e que não usam o líder, não há uma fórmula correta ou infalível, vai do gosto, das idéias e e da experiência de cada um. ::tudo::

Abs. :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...