Ir para conteúdo

Opinião - vara para AM - jigs, 1/2 águas e twichs


Nilton Okada

Posts Recomendados

Pessoal,

Já é unanimidade varas 25 Lb para nossas pescarias de açús, sabemos que a ação de vara "ideal" para o conjunto a ser utilizado com jigs, 1/2 águas e twichs seria moderada ou moderada/rápida, agora a pergunta?

Qual seria o melhor custo x benefício da vara para este conjunto (preço razoável e confiável)?

Por favor opinem com as varas que utilizam e têm confiança, ok?

Abs e valeu galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Niltão,

eu estou usando uma custom, ação rápida, mas não tão rápida como as para as hélices.

A minha é uma CBM com blank CUI, o problema é que no mercado brasileiro temos muitas varas 25 lbs de ação bem rápida, é difícil achar uma vara leve, com bons componentes e com ação mais lenta.

Talvez as MS Contender e Green bass, mas eu não as acho muito leves, além de que não gosto do Reel seat ACS. Outras que já ouvi dizer seriam de ação mais lenta são as intergreen, mas também não são muito leves e tem alguns problemas de balanceamento.

Eu acho meio problemático achar uma opção com essa ação de com as qualidades que buscamos para varas amazônicas, como leveza, bons componentes, balanceamento. Ainda fico com as custom.

Abs. :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Niltão,

eu estou usando uma custom, ação rápida, mas não tão rápida como as para as hélices.

A minha é uma CBM com blank CUI, o problema é que no mercado brasileiro temos muitas varas 25 lbs de ação bem rápida, é difícil achar uma vara leve, com bons componentes e com ação mais lenta.

Talvez as MS Contender e Green bass, mas eu não as acho muito leves, além de que não gosto do Reel seat ACS. Outras que já ouvi dizer seriam de ação mais lenta são as intergreen, mas também não são muito leves e tem alguns problemas de balanceamento.

Eu acho meio problemático achar uma opção com essa ação de com as qualidades que buscamos para varas amazônicas, como leveza, bons componentes, balanceamento. Ainda fico com as custom.

Abs. :amigo:

Mestre Lusardo,

Ano passado usei uma falcon x-fast e não gostei dela para esse conjunto, não tinha " ação de vara" para arremessos mais longos, não gostei.. doeu::

Por isso agora estou procurando uma com custo interessante, pois só usarei como último recurso, porém se entrar um bruto deve ser confiável joia:::

Abs e vamos aguardar a opinião da turma...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nilton beleza..

Não sei se estou certo, mas para AM vou levar uma rapala gold 1 (10-20 lbs) para meia-água e Twichs.

Vamos esperar a opinião do pessoal!!!

André,

Usei uma gold I 25 Lb para zaras, sticks e poppers, seria uma opção, mas o custo é mais elevado...

Vamos aguardar... :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nilton, uma opção com custo interessante, se vc não se importar com peso, seria uma hunter fish 20 ou 25 lbs, ação moderada e blank maciço, quase indestrutível rindo3:: De repente, se customizar uma dessas ,dá pra eliminar peso e a um custo baixo, bem menor que as demas opções.

Amigos, a Rapala Gold eu acho bem rápida, a R Type não conheço, mas se for parecida com a Rapala Shift deve ser bem rápida também, tenho uma Shift 17-25 lbs e essa é toco doeu::

Abs. :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Niltão,

eu estou usando uma custom, ação rápida, mas não tão rápida como as para as hélices.

A minha é uma CBM com blank CUI, o problema é que no mercado brasileiro temos muitas varas 25 lbs de ação bem rápida, é difícil achar uma vara leve, com bons componentes e com ação mais lenta.

Talvez as MS Contender e Green bass, mas eu não as acho muito leves, além de que não gosto do Reel seat ACS. Outras que já ouvi dizer seriam de ação mais lenta são as intergreen, mas também não são muito leves e tem alguns problemas de balanceamento.

Eu acho meio problemático achar uma opção com essa ação de com as qualidades que buscamos para varas amazônicas, como leveza, bons componentes, balanceamento. Ainda fico com as custom.

Abs. :amigo:

Mestre Lusardo,

Ano passado usei uma falcon x-fast e não gostei dela para esse conjunto, não tinha " ação de vara" para arremessos mais longos, não gostei.. doeu::

Por isso agora estou procurando uma com custo interessante, pois só usarei como último recurso, porém se entrar um bruto deve ser confiável joia:::

Abs e vamos aguardar a opinião da turma...

po parceiro tu tava arremessando bem lá do outro lado do lago ainda ta achando pouco? :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Niltão,

eu estou usando uma custom, ação rápida, mas não tão rápida como as para as hélices.

A minha é uma CBM com blank CUI, o problema é que no mercado brasileiro temos muitas varas 25 lbs de ação bem rápida, é difícil achar uma vara leve, com bons componentes e com ação mais lenta.

Talvez as MS Contender e Green bass, mas eu não as acho muito leves, além de que não gosto do Reel seat ACS. Outras que já ouvi dizer seriam de ação mais lenta são as intergreen, mas também não são muito leves e tem alguns problemas de balanceamento.

Eu acho meio problemático achar uma opção com essa ação de com as qualidades que buscamos para varas amazônicas, como leveza, bons componentes, balanceamento. Ainda fico com as custom.

Abs. :amigo:

Mestre Lusardo,

Ano passado usei uma falcon x-fast e não gostei dela para esse conjunto, não tinha " ação de vara" para arremessos mais longos, não gostei.. doeu::

Por isso agora estou procurando uma com custo interessante, pois só usarei como último recurso, porém se entrar um bruto deve ser confiável joia:::

Abs e vamos aguardar a opinião da turma...

po parceiro tu tava arremessando bem lá do outro lado do lago ainda ta achando pouco? :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Esse meu amigo é um fanfarrão mesmo... :gorfei:

Vc viu que pesquei mais com a curiscona que vc me deu? :gorfei:

Os jigs caiam bem pertinho do barco... :gorfei: doeu::

Tô pensando numa vara mais moderada para mandar longeee....e a isca ter um trabalho mais atraente... joia:::

Abs e se quiser dar seu pitaco! Será mto bem vindo! Aprendi mto contigo na minha estréia por lá! ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nilton,

Eu usei no ano passado na AM, uma Green Bass 25 lbs de 6,0", achei ótima. Deu conta de embarcar uns bitelos por lá...joia::: joia:::

Porém na última pescaria na serra da mesa a varinha quebrou do nada com um tucuna médio. doeu:: doeu::

A hunter fish como citada pelo Lusardo parece ser uma boa opção, gostei, mas tem que customizar ela.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Japa,

Concordo com o pessoal acima.

Como conheces minha tralha, reservei uma Lamiglas 25 lb IM6 para zaras. Para 1/2 água, twinch e jigs usarei uma Lamiglas 20lb IM7, que arremessa muito e é mais lenta que a IM6. Tb gostei bastante da nova Gold 25lb, pena que é 5'6''.

Como reportas acima, os jigs caem perto e acho que nao é um problema específico da vara, mas também uma questão de aerodinâmica dos jigs. Deixar chicote ajuda, mas me tira a precisao. Posso estar errado, mas jigs sao para cobrir qdo o peixe já está por perto... se longe, vai de meia agua ou twinch.

Das varas baratas e menos rápidas, talvez uma Megaforce (menos de 120 contos em GYN), Procaster (rara rsrssr) e a HunterFish. A hunter, como é maciça, nao vai ficar muito leve, mas vai aguentar muito desaforo...kkkk

Dando uma folga aqui, vou desmontar minha Hunter 6'6 e remontá-la para curricar na Argentina...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um vara Enzo 25 lbs e mandei customizar o cabo para ficar mais leve(bi-partido), pelas informações que tive foi a mais recomendada para hélices e superficie no AM.

Preço na faixa de 230 reais, um bom custo.

abs

::tudo:: ::tudo::

Opa Helson,

Blz?? Então, as varas para os conjuntos de hélices e zaras/sticks/poppers eu já tenho....só tô pensando em mudar a de 1/2 água, jigs e twichs...onde uma vara com ação mais moderada ajuda no arremesso e trabalho das iscas!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vou dar uma dica diferente das que aparaeceram por aqui!

Dê uma olhada nas intergreen. A esmeralda tem um custo X benefício interessante... o difícil é achá-las.

Eu uso uma esmeralda 6'0" 25 lb

- Extremamente robusta e confiável.

- Não é tão leve quanto uma rapala, mas é mais "parruda" e trabalha o peixe como poucas.

- Como vc não vai ficar arremessando direto de jig ou meia-água eu acho uma excelente opção

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Niltão,tenho usado para esse tipo de isca,varas mais longas.Para jigs e etc uso uma 6'4 com ação moderada/rápida.Arremessa muito bem. joia:::

Aliás não tenho preconceito nenhum contra varas longas,todas as minhas varas são maiores que 6'0,a única que foge à regra é uma Megabass 5'10.

Pense nessa possibilidade,para jigs cai muito bem. joia:::

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vou dar uma dica diferente das que aparaeceram por aqui!

Dê uma olhada nas intergreen. A esmeralda tem um custo X benefício interessante... o difícil é achá-las.

Eu uso uma esmeralda 6'0" 25 lb

- Extremamente robusta e confiável.

- Não é tão leve quanto uma rapala, mas é mais "parruda" e trabalha o peixe como poucas.

- Como vc não vai ficar arremessando direto de jig ou meia-água eu acho uma excelente opção

abraço

Valeu Neco,

Vou dar uma olhada na esmeralda!!

Valeu a dica!

ABs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Niltão,tenho usado para esse tipo de isca,varas mais longas.Para jigs e etc uso uma 6'4 com ação moderada/rápida.Arremessa muito bem. joia:::

Aliás não tenho preconceito nenhum contra varas longas,todas as minhas varas são maiores que 6'0,a única que foge à regra é uma Megabass 5'10.

Pense nessa possibilidade,para jigs cai muito bem. joia:::

Abs.

Grande Celso,

A idéia é um blank médio a medio/rápido, tamanho 6'

Vou dar uma "fuçada" por aqui e depois aviso qdo decidir!

Abraços e obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu usei a GreenBass da MS e deu conta...

Usava para JIG ou Zaras e talz.. usei muito com a Jumping Minnow e funcionou muito bem... peguei até jacaré com ela e aguentou na boa..

O bom é que para quem gosta, ela tem no tamanho 5'8 25lbs.. A ação eu achei ideal para essa finalidade..

E é muito barata, paguei na época 120 reais. Um problema (para alguns) é o ReelSeat ACS, mas eu gosto bastante dele.

Gde Abs Nilton

ps.: Engatei no máximo 6kg com ela.. então não sei falar se vai aguentar um marrucão... se bem que se ele quiser... até vara custom top ele arrebenta.. kkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nilton

Como meu tamanho não é padrão americano uso para meia água e jigs uma Lamiglass 25lbs 5'8 ação média customizada pelo Jansen. Vara super leve, 80g, que permite vc trabalhar o dia todo, se quiser, sem cansar. Vale a pena essa joia! joia:::

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...