Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Amayumi

Selecionando o barco ideal para 3 pescadores: o q considerar

Posts Recomendados

ATUALIZANDO

motor

vai ser seapro 25

depois de muito ler acho que isso está claro.

casco

vai ser de aluminio pela praticidade de carregar.

e rebitado pela facilidade de conserto no interior

forma do casco

vai ser quilhado devido a necessidade do uso eventual no mar.

agora tou na duvida se um quilhado vai me trazer desvantagens no rio.

será que um semi chato nao seria melhor?

borda

vai ter mais de 60 para uso eventual em mar calmo e na beirada

nao sei se precisa chegar a 7o cm

calado

nao sei qual a importancia de mais ou menos calado

boca

nao sei qual a importancia de mais ou menos boca

(estamos falando da boca na borda ou ao nivel da agua?)

carga

4 adultos e tralha

uns 500 a 600 kg no total, incluindo motor, gasolina, cerveja, ancora, etc.

chapa

vai ser minimo de 1,5 mm

se possivel 2 mm

comprimento

estou na duvida se pego 5 metros pela portabilidade ou 6 metros pelo conforto

popa fechada contra ondas

plataforma

ainda nao decidi se vai ter ou nao.

---

os colegas poderia contribuir com opinioes?

desde já muito obrigado!

joia:::

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que não precisa ser mais de 60 de borda não.

Semichato vai ser mais desconfortável no mar, mas vai exigir menos motor, se bem que com o 25 não vai ter problema.

A boca é a largura do barco em sí. Acho que acima de 1,50 já tá bom, pela estabilidade.

Compartilhar este post

Link para o post

uma plataforma na proa (frente) é muito bom

serve também para trasportar as tralhas sacolas muchilas etc com mais comodidade

chapa de 2,00 mm vai ficar forte mas um barco bem pesado,dependendo do modelo/tamanho do barco o sea pro vai ser pouco

chapa de 1,50 mm acredito que dá conta do recado

essa barco ta com uma cara do Robalo da Mogi Mirim ... rindo2::

Compartilhar este post

Link para o post

Prezados Senhores:

Quero MUITO agradecer a ajuda que vem me dando.

A mesma tem me ajudado muito a fazer a escolha de meu barco sem o medo de comprar no escuro e arrepender depois.

Minha situação atual é:

ITENS DEFINIDOS

CARGA

Normal: 3 pessoas

No maximo 4 adultos e tralha

Mínimo de 400 e max de 600 kg no total, incluindo motor, gasolina, cerveja, ancora, etc.

MOTOR

Seapro de 25 q irá virar 30

mais que isso nao tenho como carregar

COMPRIMENTO DO CASCO

Vai ser 6 metros pela necessidade de conforto pra 3 pescadores e passeio eventual com 4 pessoas.

ESPESSURA DA CHAPA.

Vai ser 1,5 pela imperiosa necessidade de transportar sem sofrer

Se começar a doer os braços, ou ficar impossível pra 2 pessoas carregarem, o prazer vira sofrimento e o barco acaba estacionado sem uso.

CASCO

vai ser de aluminio pela praticidade de carregar.

e rebitado pela facilidade de conserto no interior

FORMA DO CASCO

vai ser quilhado devido a necessidade do uso eventual no mar.

BORDA

vai ter 60 cm ou mais, para uso eventual em mar calmo e na beirada da praia

BOCA

acima de 1,5 metros pela estabilidade.

Não sei até onde crescer sem ficar grande demais e pesado pro motor

O motor maximo vai ser 25 seapro.

POPA

fechada contra ondas

ITENS SOBRE OS QUAIS ESTOU EM DUVIDA

CONSOLE

Ia colocar por causa do conforto e tal (odeio aquela dorzinha nas costas) mas ai lembrei que motor apagando e console não combinam, que precisa de partida elétrica, compensar peso, etc. etc

Alem do que é mais peça móvel pra quebrar.

Ai estou mais inclinado a botar uma poltrona na rabeta e me refestelar por lá mesmo, ao lado do manche,

De um jeito ou de outro vai ter poltrona em algum lugar por causa da dor nas costas.

Só não decidi se ao lado do manche ou se parto logo pro console.

Os colegas poderia dar Opiniões sobre vantagens e desvatanges?

PLATAFORMA

ainda nao decidi se vai ter ou nao.

Como gosto de coisas reversíveis e adaptáveis, de modo a não me amarrar e arrepender, estou muito inclinado a ir de barco sem plataforma e, ouvindo o conselho que plataforma é bom, fazer eu mesmo (tenho ferramental e habilidade) uma plataforma removível como essa, forrada de antiderrapante e com um encaixe (soquete) pra cadeira giratoria removível, facilitando a estocagem da plataforma sem uma cadeira presa nela.

viewtopic.php?f=74&t=11679&p=124756&hilit=plataforma#p124756

a duvida é: a plataforma de fabrica, em alumínio, tem alguma vantagem que essa feita em casa não tem?

Tipo, a caseira entra água pelas frestas. A de fabrica deve ser vedada e tal, evitando molhar o que estiver embaixo, certo? (ou não?)

Mas na plataforma de fabrica deve ser mais difícil de acessar um mochilão pela portinha de alumínio dela ao passo que a plataforma de madeira eu faço a porta ou dobradiça como quiser.

Alguém poderia falar sobre vantagens e desvantagens da plataforma de fabrica sobre a de madeira??

CALADO

nao sei qual a importancia de mais ou menos calado

quais os efeitos no mar e no rio?

ONDE LEVAR O MOTOR, SE MONTADO NO BARCO OU NO PORTA MALAS

eu comecei a pensar em levar no porta malas por causa do aviso que poderia rachar a rabeta com a vibração da estrada

mas ai vi essa montagem aqui

viewtopic.php?f=74&t=20353&p=225336&hilit=console#p225336

e

viewtopic.php?f=74&t=20353&hilit=console&start=25

e fiquei pensando se não seria uma boa forma de levar o motor montado, sem ficar me estressando com o tira e poe do porta malas (o objetivo é fazer ajustes durante a semana... final de semana é ligar o carro e partir)

um motor de 25 com seus 50 quilos e estrada de terra é florida e tou com medo de rachar meu barco levando montado.

Por outro lado... levar no porta mala, tira e poe, também é um saco...

O que fazer?

Esse esquema do amortecedor de moto resolve 100%?

Tipo, posso adotar, levar o motor montado e esquecer o medo de rachadura?

VIVEIRO

Tou inclinado a ir de 2 viveiros, pra não ficar passando isca pros outros toda hora

=================

Os colegas poderiam ajudar com sugestões?

A AJUDA DE TODOS ESTÁ SENDO MUUUITO IMPORTANTE PARA MIM

OBRIGADO!!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Amayumi, com relação a trincar ou não a popa, veja que o barco da foto, tem um segundo revestimento em chapa de aluminio sobre a chapa do barco, esse barco tem reforço. 2º ponto, o suporte não está tirando o peso da popa, somente segurando a rabeta para ela não ficar virando e trepidar menos, ainda assim o trincar é o menor dos problemas pois vc pode mandar soldar com alumínio ou reforçar com a segunda chapa, o que realmente me preocupa é uma colisão trazeira e vc vai perder o motor, senão todo ao menos a rabeta vai pro saco. Agora tem outro lado, se vc optar por um console, de qualquer modo o seu motor nunca vai sair dali, vc não vai ficar desconectando cabos e tal para remover o motor, isso é fato.

Sobre a plataforma, eu não sei avaliar qto ao peso, vc fazendo em casa faria de que material MDF? acho que fica bem mais pesado que o de chapas em alumínio... não sei. outra coisa eu nunca pesquei no mar em um barco pequeno plataformado, acho que compromete o equilíbrio ficar em pé no mar num barco pequeno, nos barcos para pesca no mar normalmente o sujeito fica de pé mas tem toda a borda para encostar-se que fica a altura da cintura do sujeito, é outra coisa.

Se vc vai encomendar o barco e não comprar um pronto ou usado e tem tal habilidade para fazer a plataforma, pq vc não compra o barco com comando que vai ser mais confortável e seguro para navegar e se um ano depois de já ter feito algumas pescarias sentir falta ou necessidade da plataforma aí vc faz um ou em madeira ou chapas, eu particularmente acho que pra pescar no mar vai ser mais seguro ficar sentado em um boa poltrona.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

opa

e transportar o motor dentro do barco nao resolveria o problema da trinca?

tipo, boto um pneu ou dois no piso e deito o motor em cima e amarro pra não quicar em buracos.

será que nao resolveria melhor que reforçar o fundo do barco?

quanto a plataforma, nao penso em ficar em pé nela no mar não!

penso em uma solução removível pra quando quiser pescar em pé no rio, ou levar a mulher filho e quiserem tirar uma soneca no colchonete, essas coisas.

até pensei num barquinho com comando mas muitos topicos falam que motor de 25 e comando nao combinam.

dai que acho que vai ser sem comando mesmo

se quem for chegando e lendo puder opinar nos demais pontos, agradeço dimais da conta tumén!

abs!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, estou com o mesmo dilema que vc.. Motor decidido: 25 sea pró, mas o barco... Também pretendo usá-lo em condições mais adversas (baía e, "se der coragem", mar aberto). Também tenho problema com a questão do manuseio que inviabilizam as melhores embarcações com pontal de 70 e tantos, boca de 1,70 ou mais, motorzão, casco espesso, e por aí vai. Bem, de forma muito parecida contigo estou chegando no Robalo 500 como opção, mas estou um pouco mais tendencioso para o Scorpion 165 (não o 175, que seria o ideal, mas para um motor 25 deixaria a desejar). O 165 é apenas um pouco mais pesado que o robalo porque vem de série com fundo 2mm (lateral de 1,5mm) e popa fechada. Possui proa lançada, pontal de 65, boca de 1,55, fundo em V e é soldado. O preço com esta configuração que lhe falei é praticamente o mesmo que o do robalo com chapa de 1,5mm e sem popa fechada. Vou continuar acompanhando essa discussão para ver o que o pessoal opina, mas parece que esses dois ficam num empate técnico se considerado o robalo modificado para fundo com 2mm e popa fechada. Grande abraço

Compartilhar este post

Link para o post

prezados

vossas dicas estão me ajudando muito.

para nao me perder, montei uma tabela comparativa com as dicas que recebi.

os colegas se importariam de me ajudar informando os dados em vermelho vivo com uma interrogação?

a dificuldade de achar esses dados está me atrapalhando a tomar uma decisão.

abs!

link da tabela

https://docs.google.com/spreadsheet/ccc ... lenc#gid=0

Compartilhar este post

Link para o post

Para o valor que você tem disponível, eu iria de Karib 600 + motor 25 ou 30. Vai desenvolver muito bem e tem excelente espaço interno para sua família e as tralhas. Ele já vem com popa-lavada, a borda é alta e é um barco muito seguro.

Compartilhar este post

Link para o post

olá

obrigado pelas dicas.

alguém saberia me informar os dados destacados em vermelho vivo?

a briga está dura entre robalo, miraguaia e scorpion.

esses dias fui inspecionar um miraguaia de perto.

me assustei com a falta de zelo na colocação dos rebites.

é visível que a furação não é feita com cuidado

as vezes o furo está tão na borda da chapa mas tããão na borda da chapa que a borda não existe mais.

o furo foi feito tão na beirinha que torou o fiapo de borda que deveria fixar.

vi isso nas longarinas do cavername e nos porta varas.

em MUITOS lugares do barco.

o robalo e o scorpion sao mais bem executados?

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite, Amayumi,

Sou irmão do Jr, e já vi que resolveu a respeito da escolha do motor, mas vou colocar uma duvida boa em sua cabeça. Como já dito temos um motor mercury 40 o que, hoje não troco por nenhum outro, no começo fui contra a idéia justamente pelo peso extra, mas te afirmo com 100% de certeza 2 pessoas manuseiam o motor com certa facilidade devido aos apoios laterais do mesmo, normalmente pesco mais com minha esposa do que com meu irmão, e eu e ela colocamos o motor na popa com o barco ainda na carreta, com mais facilidade que o 25 (Yamaha) pois o mesmo não tem os lugares para pegar. No resto muito mais econômico que o 25, pois anda sempre sobrando, e como você vai andar esporadicamente no mar acho um item essencial para sua segurança...não fique na duvida, vá de Mercury 40, diferença pouca de preço e com o q vc tem disponível para compra do conjunto, você terá barco pra qualquer lugar....onde um 25 anda o 40 anda igual.....comprovei isso na minha ultima pescaria no rio Guapore......abraços..

Compartilhar este post

Link para o post

prezados

vossas dicas estão me ajudando muito.

para nao me perder, montei uma tabela comparativa com as dicas que recebi.

os colegas se importariam de me ajudar informando os dados em vermelho vivo com uma interrogação?

a dificuldade de achar esses dados está me atrapalhando a tomar uma decisão.

abs!

link da tabela

https://docs.google.com/spreadsheet/ccc ... lenc#gid=0

o meu fio o cê não inaugurou o barco ainda??? fiquei 5 meses sem acessar o FTP e vc ainda fez uma tabela pra sustentar sua angustia??? :gorfei:

bixo vc está com muita dúvida.... aluga um barco no litoral, já vem até com sonar....

vc aluga 2 ou 3 modelos e se decide.... pelo tanto que pescou nós ultimos meses talvez vc chegue a conclusão que é melhor só alugar e não comprar o barco, tá muito confuso. Aluga uns modelos, pesca e vê o que acontece, qquer coisa vc compra um modelo mais básico só para rio e represa pra pescar por "perto de casa" e qdo forem no litoral dependendo no número de parceiros vc escolhe até o tamanho da embarcação a alugar, não tem que se preocupar com tralha do bote só com sua cerveja e tralha pessoal.

esquece essa tabela, vc tá perdendo tempo em tomar umas cachaça e uns uísque....... cara vai por mim, última vez que meu barco foi pra água 09/06/2012..... já pesquei depois disso mas não com ele... meu querido, se vc não for aposentado ou realmente um fissurado por pescaria, é o destino da sua embarcação também, ficar empoeirando e olhe que pescar não fomos mais com ele mas mecher nele e nas tralhas diversas vezes pois sempre tem algo por fazer, lubrificação, ligar o motor p lubrificar as partes internas, trocar olho de rabeta, ficar dando carga na bateria [saco], tem que ligar o sonar se não ele morre começa dar pau etc.

haha maior palpiteiro diz aí...... palmas:: danca:: :gorfei:

::fisherman boa pescaria.... abraço :amigo:

Compartilhar este post

Link para o post

- Concordo com a opinião do colega...

- Já pensei por diversas vezes no assunto "comprar um barco"

- Aí coloquei na balança, o espaço para guardá-lo adequadamente, o custo do mesmo é claro, o custo de manutenção de barco e motor (mesmo que não o utiliza), etc...

Cheguei as seguintes conclusões:

- Pra valer a pena o custoXbenefício em comprar um barco vc tem que ir pescar no mínimo uma vez por semana (considerando 150 reais o valor do aluguel de barco e motor), 52 semanas X 150 reais = 7800 reais ao ano, considerando que o barco completo com carretinha custe uns 20 mil reais, daria para pescar por dois anos e meio... Nesse caso valeria a pena até investir e comprar um barco do teu gosto.

- Como eu ando pescando (ao menos por enquanto, por causa de trabalho e faculdade), umas 4 vezes ao ano, e normalmente vou a locais diferentes e distantes (serra da mesa, lago do peixe, lago de itaipu, Epitácio), que não compensariam levar barco e motor, no meu caso, definitivamente não compensa comprar um barco...

- Mesmo assim, como sou teimoso, e vou pescar as vezes uns robalos aqui próximo de curitiba, ou nas represas da região, comprei um motor 25hp usado, um elétrico e bateria estacionária em sociedade com um amigo, gastamos no total uns 4000 reais, e levamos o nosso equipamento, pagando apenas 50 reais no aluguel de um barco no local em que pescamos, assim não corremos o risco de estragar motor de outros na nossa mão, ou de quebrar hélice ou rabeta de terceiros, investimos pouco dinheiro pois o motor é usado, e não temos o custo de aquisição de barco com carreta nem mesmo o incomodo de termos que arrumar local para deixá-lo guardado, o que não dispomos atualmente.

Compartilhar este post

Link para o post

prezados

agradeço os conselhos e atenção!

o negócio está andando e creio que não vou alugar.

vou comprar mesmo pois é mais a minha realidade. moro na praia e ao lado do rio.

sobre a informação de que quando se tem controle nao se remove mais o motor, deixando fixo na popa, eu tenho uma duvida.

nunca andei de barco de aluminio com controle.

tem vantagem?

digo, se o motor morrer lá na popa, como se pilota e dá partida e etc?

e o motor preso na popa nao vai forçando o espelho de popa no transporte?

pergunto porque nao estou visualizando bem as vantagens e desvantagens de se ter ou nao controle.

nao dá pra deixar os cabos e tirar o motor no final de cada pescaria como fazemos sem o controle?

abs

Compartilhar este post

Link para o post

bom dia Amayumi e caros amigos

bem vc está voltando a alguns assuntos já tratados anteriormente, mas vamos lá que a prosa anda boa dimais sô :gorfei:

veja o console é muito confortável, vc vai sentado numa boa posição, tem uma melhor visão pois vc vai estar no meio da embarcação diferente de ficar no banco atrás e o bico do barco empinado na sua frente.

qto a partida, é elétrica nesses casos, vc não vai lá no motor por nada, principalmente se não entende da mecânica dele, se nunca desmontou um carburador etc...

não sei com que frequencia vc pilotou com o motor a manche, mas se vc nunca pilotou mais que 20 minutos seguidos vc não percebeu o desconforto, qdo vc navega mais tempo seguido, tipo vc vai buscar um ponto descendo o rio, 1 hora de motor, dependendo da correnteza a subida vai gastar aproximadamente 50% a mais de tempo depende de como vc desceu, se desceu de cabo enrolado 1 hora vai demorar aprox. 1 hora e meia pra subir, cara qdo vc chega parece que está com parkson por conta da vibração do motor.

se vc tem condição de adquirir o motor e o barco para console, contando com o fator conforto é a melhor opção. Aqui vale atenção redobrada, como vc está com muitas dúvidas, preste atenção no seguinte, o MOTOR É OUTRO, não dá pra vc adaptar um motor de manche e fazer ele virar um motor de console, vc tem que comprar a coisa específica para cada situação.

sobre vir a dar problemas na popa isso nós já abordamos, vc tem que reforçar o espelho da popa, mas sendo um modelo para console ele já virá adaptado para aguentar o tranco.

não se esqueça de colocar 2 viveiros, um na frente e outro atrás, assim vc evita ficar passando iscas na hora do vamos ver e não perde a atenção/puxão. outra coisa interessante é que qdo não estiver usando os 2 compartimentos vc tem uma caixa lacrada para poder por gelo e bebidas ou mesmo gelo para os peixes. Claro que vc pode mandar fazer um compartimento só para isso, mas com isso vc vai agregando mais peso ao barco e naturalmente aumentando o tamanho do bichão para comportar tudo isso, vc não tem como fazer 3 caixas estanques sem mecher na largura do barco ou fazer a plataforma fixa na frente onde vc pode inserir nela uma caixa para gelo por exemplo.

Bem, sábado, dia nublado e pelo visto minha pescaria naufragou... bom fim de semana a todos.

:amigo: ::tudo::

Compartilhar este post

Link para o post

prezado

obrigado pelas dicas, lendo vosso texto confesso que estiquei os olhos para o tal do comando.

ocorre que, lendo as especificações de varios barcos, vejo que o tal do comando é uma coisa rara de se ver em cascos de aluminio pequenos, até 6 metros.

procurando, só achei a miraguaia 5 m.

e notei tambem que parece que o tal do comando vai bem com motores de 40 hp.

parece q os seapro de 25 nao foram feitos para operar com comando por terem partida manual.

de modo que, como quero um barco leve, com motor maximo de 25, estou achando que teria de improvisar um comando.

e todos os topicos do forum dizem que improvisar um comando em um barco sem comando é complicado e caro.

por outro lado, existem pessoas que dizem que há kits de partida eletrica de jetski que poderiam ser adaptados no seapro por 500 reais e que haveriam kits baratos de comando para o seapro 25

mas nao achei nada sobre isso..

obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

tenho um braco de fibra chamado tucunare, 4m60cm(16 pés), motor yamaha 50 hp 2010, carreta. Este conjunto atende todas as suas necessidades, pois são as exigidas por mim nas minhas pescarias. Se interessar posso mandar fotos.

Compartilhar este post

Link para o post

prezados

agradeço a ajuda e, principalmente, a paciência de todos.

Sendo um sujeito quebrado, as coisas andam devagar, então, a escolha e compra do barco anda na velocidade da saúde do meu bolso, que não anda muito saudável.

segui o conselho de amigos e, antes de comprar, tentei passear no maior número possível de barcos na área onde vou navegar, coisa que fiz nos últimos meses.

conclusão: - ando muito na praia (calma) e em boca de barra com onda pra caramba e, assim, o barco bate pra caramba.

e levo carga pra caramba.. desde tralha até amigo de ultima hora, o que nem todo barquinho aguenta carregar.

seguindo esse conselho dos amigos, realmente consegui visualizar muitas coisas que não estavam claras, como o tamanho do barco: 5 metros não tem condição nenhuma.

pra 3 pessoas pescarem com espaço, levando um bocado de tralha, tem que ser 6 metros mesmo.

de modo que, fazendo esses passeios, cortei sem dificuldade e por simples exclusão quanto ao tamanho e capacidade de carga, quase 20 barcos de minha tabela comparativa, que ficou limpinha, permanecendo apenas aqueles que realmente parecem me servir.

ocorre que a escolha final está meio difícil devido falta de informações sobre o barco robalo (não achei no site do fabricante)

os amigos poderiam me ajudar com essas informações?

estou entre o pantanaltica scorpion 195 ES MAR de 6 m e o mogimirim Robalo de 6 m

o Scorpion é assim:

scorpion 195 es mar

tamanho 6m

preço 9956 reais

fabricante pantanaltica

peso 180 kg

carga 970 kg

lotação 6

pontal 80 cm

calado 23

borda 57

boca 1,75

motor minimo ?

motor máximo 40 hp

casco soldado

comentários: - me serve baum dimais. borda bem alta e boca larga. mas é bem mais caro e pede um motor mais parrudo.

--

já o robalo eu não tenho todas as informações que gostaria

robalo

tamanho 6m

preço 6600 reais

fabricante mogimirim

peso do casco 110 kg

capacidade de carga 750 kg

lotação 5 passageiros

pontal 62 cm

calado ??????????????????????????????

borda ???????????????????????????????

boca 1,50 m

motor mínimo ??????????????

motor máximo 35 hp

casco rebitado

comentários: me serve bem também e, apesar da borda não ser tão alta, ele casa bem com o motor seapro 25 e ainda aguenta 750 kg de carga, bem mais que seu concorrente miraguaia 600 da pety, que só leva 600 kg (motivo que levou à sua exclusão, apesar de ser quase igual ao robalo e ainda um pouco mais barato)

--

os amigos poderiam completar essa informação e acrescentar qualquer comentário de interesse?

muito obrigado!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz também uma ampla pesquisa prá comprar um barco e estava tendo as mesmas dificuldades que você. Na questão custo x benefício estava também ficando entre o scorpion e o robalo, mas se estiver disposto a gastar um pouquinho mais, não deve deixar de considerar o savage da metalglass, que me parece o mais bem desenhado para o mar dentre os três, além de ser um barco muito bonito e bem acabado. Qto ao meu, depois de muito pesquisar entre estes três, acabei comprando um karib 500 com comando que cruzou o meu caminho... hehehe.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso