Ir para conteúdo

Araguaia - Primeira semana de maio - Piraíba,Pirarara e Boto


Posts Recomendados

Recebi uma ligação no sábado (dia 05/05) do meu amigo e guia de pesca Doana, me dizendo que havia um grande cardume próximo à cidade de Luiz Alves e ainda alguns outros se formando e subindo para a região.

Com a formação destes cardumes, os grandes peixes de couro tendem a acompanha-los na subida, se alimentando dos peixes que o formam.

Fica assim mais fácil encontrá-los e captura-los, já que eles se agrupam a procura de presas em volta do cardume e ficam num verdadeiro frenesi alimentar.

Organizei rapidamente minhas coisas, já que a pescaria seria feita de ultima hora. Entrei em contato com meu sócio para que ele pudesse quebrar um galho durante minha ausência, e como ele é muito bom comigo, disse que não havia problemas na minha ausência de 3 dias.

No domingo então fiz compras e organizei tudo. Na segunda às 04:00 da manhã peguei a estrada. Almocei em Luiz Alves, organizei tudo e fui pescar no período da tarde.

Logo no início capturamos as iscas e começamos a pescaria dos grandes.

No final da tarde uma ação. A vara “dobrou-se” vagarosamente, e a linha começou a ser tomada de forma progressiva. Rapidamente peguei o equipamento e dei várias ferradas, soltamos o barco e saímos atrás do bruto.

Uma bela piraíba de 1,80m. Infelizmente o foco de minha câmera não estava no automático e meu guia não percebeu. Seriam, com certeza, ótimas fotos. Mesmo assim posto a foto desfocada. Se alguém souber com consertar ou pelo menos melhorar a situação, me de uma força. Heheheheheeh.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

No segundo dia, logo pela manha tivemos uma ação. Uma pequena Piraíba, pegou no meu anzol. Infelizmente logo após tomar um pouco de linha ela escapou.

Durante o resto do dia tentamos capturar outro grande peixe, mas só no início da noite tivemos uma ação. Uma bela Pirarara, nada muito grande, mas tomou bastante linha e rendeu uma boa briga e algumas fotos.

Imagem Postada

No terceiro dia, meu guia me pediu que pudesse levar as filhas dele conosco, já que eu estava sozinho e elas nunca haviam participado de uma pescaria de peixes grandes apesar desta ser a especialidade do pai.

Consenti que fossem e logo pela manha capturamos uma Pirarara.

Infelizmente não capturamos outra Piraíba para que as meninas conhecessem o peixe.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Logo no início da tarde tivemos uma captura diferente. Fisgamos um boto.

Era por volta das 15:00 quando o rapaz puxou a linha e eu o fisguei. Após saltar com o corpo todo fora d'agua a batalha começou.

Briguei com o golfinho por mais ou menos 2 horas e meia e não aguentei mais. Passei a vara para meu guia que brigou até escurecer.

O bicho simplesmente não cansa. Boiava perto do barco mas não nos dava chance de colocar a mão nele. Quando tentávamos guinchá-lo para a praia ele simplesmente não chegava onde era raso.

Tentamos puxá-lo utilizando mais outra vara. Fisgamos ele com outro equipamento também pesado, munido com linha 0,92mm mas o bicho ao ver redobrada a força para puxá-lo redobrou a força para não sair.

Final da história... meu guia deixou, meio que intencionalmente meio que por falta de forças que a linha passasse na borda do barco e nos rebites e ela se rompeu às 19:23 horas.

Resumo: 4 horas e alguns minutos de briga, muita dos nas costas e nos braços. A vara totalmente arranhada, a linha destruida, e um gasto adicional de uma caixa de Dorflex para dormir.

No outro dia medi com o gps o caminho percorrido brigando com o animal. Foram 6,5km em linha reta. Com certeza, contando os zig zags que ele fez, as subidas e descidas de rio o bicho nadou mais de 15 km puxando a embarcação e em certos momentos, fisgado por dois equipamentos.

Confiram o vídeo que fiz especialmente para o pessoal do Biguá...

http-~~-//www.youtube.com/watch?v=VVsodnLtZrs

http-~~-//www.youtube.com/watch?v=W-1ogDhBpmU

E foi assim... mais uma pescaria.

Vimos 3 exemplares de piraiba darem belos saltos próximo à embarcação. Capturamos um bom exemplar de pirarara e de tarde fisgamos um boto que estava roubando nossas iscas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de ser de ultima hora, até que saiu uma bela pescaria...

Cara que Piraiba linda....e cor da Pirarara..afff..

Sou nascido e criado aqui às margens do araguaia em São Geraldo do Araguaia, quando quizer fazer uma visita, tem muito Jaú aqui...Muitas corredeiras. pra vc que gosta de peixe de couro...Tambem da pra bater umas artificiais, coso tambem goste.

Não pesco muito "parado" mas acho lindo esses peixões de coro.

Cara, e essa do boto, que coisa fantastica... aqui eles toman o peixe na nossa isca....

Parabens irmao, pela pescaria....Alias outro que ta de Parabens é seu guia..Que lindas filhas...rsrs

Abraço irmao...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entrei em contato com meu sócio para que ele pudesse quebrar um galho durante minha ausência, e como ele é muito bom comigo, disse que não havia problemas na minha ausência de 3 dias.

Ausência ?

Você por algum acaso trabalha ?

O dia que você trabalhar eu mudo meu nome !

Piraíbona groca essa !

Eu adoro qnd o boto fisga no anzol diabo:: bang:: bomba2 bang::

hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falae mestre:: doutor:: Marcelo...

palmas:: palmas:: palmas::

Parabéns por mais uma no currículo....

Já tava sabendo desse feito, pois quando peguei as iscas com seu pai ele falou.

Agora fico imaginando o quanto o malacabado do Doana falou nessas 4 horas de briga com o boto.... :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Pagaria só pra estar no barco nessa hora pra rir até me acabar... :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Abração proceis...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo, parabéns! Piraíba gorda e imensa!

Agora, 4 horas de briga com o boto? Vocês deviam passar a madrugada pra tirar ele rindo3::

Ah, eu fiquei sabendo de um tal de ANEMIA PROFUNDA que os piloteiros de Luiz Alves conhecem, você sabe quem é? :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cândido, bom saber q vc tb tem certa flexibilidade, pq é dificil arrumar companheiro.

Lucas, se vc visse toda a filmagem que tem aqui vc chorava de rir. Só não coloco no youtube pq demora demais pra fazer o upload e pq tem partes censuradas. hahahhahaha

abraços

Marcelo, imagino! Um vídeo destes é coisa rara, material pra guardar pra vida toda!

Só uma pergunta, você quer fisgar outro deste??? rsrsrsr....

Quantos quilos pesa um boto deste?

Abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas... já fisguei alguns... mas nunca tinha colocado como meta tirar... dessa vez eu e o Doana nos empenhamos pra tirar o bicho, mas não é moleza. Acho que se tiver com 4 companheiros no barco e muita paciência até dá pra tirar ahhahahahahaah.

Esse que nós fisgamos nem era tão grande, acho de dava 1,80m +/-. Não tenho noção do peso.

O grande problema é que o bicho, diferentemente dos peixes é inteligente. Ele fica perto do barco a maior parte do tempo, só q vc não consegue uma chance pra colocar a mão no bicho, amarrar uma corda ou algo assim... Pra tirar fácil só se matar o animal com um arpão ou um tiro... mas eu não tenho coragem de fazer esse tipo de coisa não.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas... já fisguei alguns... mas nunca tinha colocado como meta tirar... dessa vez eu e o Doana nos empenhamos pra tirar o bicho, mas não é moleza. Acho que se tiver com 4 companheiros no barco e muita paciência até dá pra tirar ahhahahahahaah.

Esse que nós fisgamos nem era tão grande, acho de dava 1,80m +/-. Não tenho noção do peso.

O grande problema é que o bicho, diferentemente dos peixes é inteligente. Ele fica perto do barco a maior parte do tempo, só q vc não consegue uma chance pra colocar a mão no bicho, amarrar uma corda ou algo assim... Pra tirar fácil só se matar o animal com um arpão ou um tiro... mas eu não tenho coragem de fazer esse tipo de coisa não.

Abração

Gay,

Porque quando ele boiava vocês nao jogavam a canôa em cima dele para nao respirar e cansar logo ?

Assim tu "mata ele de cansado" rapidinho hehehe

Tu nao tentou jogar outra vara com outra carretilha e fisgalo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...