Ir para conteúdo

Cavitação ou Ventilação?


Posts Recomendados

Não sou dono de bassboat, mas vim me "intrometer" na área para buscar informações sobre a cavitação, fenomeno mais comum em motores potentes.

FATOS:

Possuo um motor 90 2t em uma lancha de alumínio. Ocorre que a minha hélice está perdendo a tinta em um mesmo ponto em todas as pás. Me disseram ser cavitação.

A altura do motor está correta, com a placa alinhada ao fundo do casco.

Oque pode ser feito para evitar este desgaste?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atenção, Cavitação e Ventilação são coisas distintas!!!!!!!!!

Na Ventilação o motor e ou o trim podem estar a uma altura que pega o ar da superfície, fazendo com que o motor suba o giro e acontece o famoso patinar de helice, ele sobe muito o giro e cai o desempenho rapidamente, tirando a mão ou baixando o motor ele volta ao normal, é comum observar a ventilção em curvas fechadas, quando o motor está muito alto, ou trim alto.

Na Cavitação ocorre uma diferença de pressão entre a parte posterior da helice e inferior, passando bolhas de ar que estouram na parte posterior da helice com esta diferença de pressão, assim dando um aquecimento na parte posterior, assim falam que queima a helice. Perceba que ha uma diferença quando a tinta sai com o uso do motor e com a cavitação, nesta a tinta sai em pontos geralmente ovais e com aparencia de jato de areia, um pouco rugoso, afetando o material da helice. Pode acontecer por causa da altura de montagem, tipo e passo do helice, entre outros. No meu antigo 40 HP Yamaha, estava acontecendo isso, a placa antiventilação estava alinhada com o fundo do barco e tive que abaixar o motor para parar este fenomeno. Na net tem alguns tópicos sobre o assunto!!!!

Abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para fazer uma analogia, já vi pás de turbinas de hidrelétricas danificadas devido à cavitação. Eram desgastes em formas de crateras, ou seja, perda de material da pá. Ocorre devido ao que o amigo Leonardo citou, diferença de pressão entre montante e jusante do fluxo de água. A queda de pressão a montante é tão grande que a água se vaporiza formando as bolhas que ao atingirem o ponto de maior pressão o vapor se condensa e libera energia em forma de ondas de impacto o que provoca colapsos na peça. Isso em frações de tempo mínimas.

Veja a formação das microbolhas na foto.

Imagem Postada

Segundo os estudos, a cavitação pode ser gerada por fatores de composição do liquido, vibração (ressonância), temperatura e principalmente pelo erro de projeto do equipamento, no nosso caso, as hélices. O passo e desenho da hélice deve ser otimizado de forma que se combine com a rotação do eixo, evitando a queda excessiva de pressão a montante. O abaixar da hélice acarreta em maior coluna de água sobre ela, como sabemos, aumenta a pressão sobre a hélice, que mesmo em fração pequena pode fazer diferença para não ocorrer a cavitação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para fazer uma analogia, já vi pás de turbinas de hidrelétricas danificadas devido à cavitação. Eram desgastes em formas de crateras, ou seja, perda de material da pá. Ocorre devido ao que o amigo Leonardo citou, diferença de pressão entre montante e jusante do fluxo de água. A queda de pressão a montante é tão grande que a água se vaporiza formando as bolhas que ao atingirem o ponto de maior pressão o vapor se condensa e libera energia em forma de ondas de impacto o que provoca colapsos na peça. Isso em frações de tempo mínimas.

Veja a formação das microbolhas na foto.

Imagem Postada

Segundo os estudos, a cavitação pode ser gerada por fatores de composição do liquido, vibração (ressonância), temperatura e principalmente pelo erro de projeto do equipamento, no nosso caso, as hélices. O passo e desenho da hélice deve ser otimizado de forma que se combine com a rotação do eixo, evitando a queda excessiva de pressão a montante. O abaixar da hélice acarreta em maior coluna de água sobre ela, como sabemos, aumenta a pressão sobre a hélice, que mesmo em fração pequena pode fazer diferença para não ocorrer a cavitação.

Uma imagem vale por mil palavras. mestre::

Valew Filipe! ::tudo::

A foto mostra claramente o local onde está ocorrendo o desgaste. É bem nessa parte onde se formam as bolhas nas bordas.

A questão agora é como fazer para diminuir a cavitação.

Pensei em colocar um hidrofólio e evitar a captação de ar por cima da placa. Mas isso levaria a um maior arrasto.

Na pior das hipóteses , comprar uma hélice de inox, mas aí corro risco de ser posto pra fora de casa. bang:: caveira::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Entendi, só que não quero! Levaria a um maior arrasto e perda da velocidade.

Procuro outra alternativa.

Dr. com está configuração terá que baixar o motor ou irá perder seu hélice.

Investindo em um hélice de inox poderá subir o seu motor e ganhar velocidade.

A cavitação é um grande problema para os hélices de alumínio e menos nos de inox mas podem danificar da mesma forma que nos de alumínio.

A ventilação do hélice isso sim é um ponto super importante no acerto do barco. Está pode ajudar ou piorar e muito o acerto do conjunto, principalmente no planeio.

Caso um barco está com dificuldade de plainar e o hélice possui os furos na base da pá, podem ser retirados as tampas e consequentemente irá facilitar no hélice girar pelo fato da água estar mais aerada com os gases que saem do motor e passam pelos furos.

Caso isso não resolva poderá fazer furos duplos no hélice.

Os hélices que não possuem os furos podem ser feitos também.

Os hélices de cubo sólido são super ventilados e podem dependendo a ocasião atrapalhar o planeio pelo excesso de ventilação.

Algumas fotos:

Duplo furo de ventilação

Imagem Postada

Hélice de cubo solido. Veja a diferença entre o hélice e a rabeta.

Imagem Postada

Por isso ficar de olho em acerto dos companheiros de pesca é super importante para ter base para o seu ajuste.

Espero ter ajudado com alguma coisa.

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí Alex Prime tá sumido. Valeu a participação.

Poisé Dr. Talvez o INOX seja a única solução. Mas pelo que eu percebi, vai demorar bastante pra hélice acabar com o meu tipo de uso , e uma nova custa meros 300,00.

Só queria reinterar que o meu problema não é a Ventilação. A instalaçaõ do motor está correta, com o alinhamento da placa e do fundo do barco, o motor não está mais alto do que deveria. Nem possuo JAck!

Oque eu busco seria uma alternativa em termos de hélice, passo ou diametro diferente.

Também tenho uma outra hélice 13 1/4 x 21 que apresenta o mesmo problema. (hélice original é 13 3/4 x 17 )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Rodrigo, se vc já sabe que cavita mesmo com dois passos diferentes, se vc trocar o diametro acho que não vai mudar nada.

Pq vc não liga para o Toninho da Sorabo e explica a situação? Talvez se alterar o diametro tenha alguma mudança.

Ele é O CARA pra te dar as dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falei com ele.

Resumindo: Diminui a cavitação se abaixar a velocidade.

Qualquer alteração que leve a diminuir o giro ( diametro ou passo) , pode resolver, porque sua consequencia é DIMINUIR a velocidade .

Hidrofólio: Aumenta arrasto e diminui a velocidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí Alex Prime tá sumido. Valeu a participação.

Poisé Dr. Talvez o INOX seja a única solução. Mas pelo que eu percebi, vai demorar bastante pra hélice acabar com o meu tipo de uso , e uma nova custa meros 300,00.

Só queria reinterar que o meu problema não é a Ventilação. A instalaçaõ do motor está correta, com o alinhamento da placa e do fundo do barco, o motor não está mais alto do que deveria. Nem possuo JAck!

Oque eu busco seria uma alternativa em termos de hélice, passo ou diametro diferente.

Também tenho uma outra hélice 13 1/4 x 21 que apresenta o mesmo problema. (hélice original é 13 3/4 x 17 )

O hélice de alumínio infelizmente terá o mesmo problema caso não baixe o motor. Estes hélices começam ver a luz do sol e já vão se derretendo...rsrsrsrsrs.

Se busca um pouco mais de performance, compra um jack e hélice de inox. Vai ganhar boas milhas.

Qual é o seu casco?

Ajudei um amigo com um barco da metalglass com 90hp que andou muito.

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O casco é uma lancha de 16 pés Duraboats, com medidas similares ao Marfin Levefort.

Não penso, nem posso, investir em JAck e hélice de Inox, pois acho que a embarcação já chegou no limite de velocidade em termos de segurança. Faria isso se tivesse um BAssboat.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O casco é uma lancha de 16 pés Duraboats, com medidas similares ao Marfin Levefort.

Não penso, nem posso, investir em JAck e hélice de Inox, pois acho que a embarcação já chegou no limite de velocidade em termos de segurança. Faria isso se tivesse um BAssboat.

Entendi...Melhor então é conviver com isso.

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Os colegas do Fórum ensinaram muito sobre esse tema, mas acho que sobrou espaço para alguns pitacos:

1) Você disse que seu casco se assemelha ao Marfim, da Levefort. Veja que o Marfim 500 é 20 cm maior que o seu, e foi projetado para motores de até 50 HP, e o seu é de 90, quase o dobro do limite máximo;

2) Está mais que evidente que seu motor, pela potência, desequilibra totalmente o conjunto;

3) Esse excesso de potência deve estar provocando o levantamento exagerado da popa, o que pode estar criando as condições favoráveis para a cavitação;

4) Para testar, experimente trabalhar o trim para o barco ficar ligeiramente empopado, num trecho linear bem curto. Atente para o resultado. Se o efeito indesejado desaparecer, está confirmada a suspeita.

5) A solução então, já que não quer rebaixar o espelho de popa, seria trocar o motor por um de menor potência, compatível com a recomendada para o barco. Creio que ficaria entre 40 a 50 HP.

Abraço.   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, que desenterrada. Digna dos melhores arqueólogos :gorfei:

 

Bem, 4 anos depois eu posso dizer:

1) Não instalei JAck, não coloquei hélix de Inox. Está do mesmo jeito. Inclusive a mesma hélice.

2) Não tenho ido pescar, a muito tempo. A última vez que levei a lancha pro rio foi em Março de 2015. Ou seja, mais de 18 meses.

3) Este ano fui pescar só 2 vezes. O trabalho não tem deixado. Mesmo com alvará de liberação da patroa. OLHA COMO A COISA TÁ SÉRIA.:black_eye:

4) Ou seja, no andar da carruagem a minha hélice vai durar para sempre.::bassboat::

5) Não vou trocar de motor. Já tive um 40 nesta mesma lancha e troquei porque a velocidade era muito aquém.

Estou super satisfeito com o motor atual, que embora super dimensionado, se tornou super econômico , fazendo 16L /Hora. 

O conjunto navega a 40 milhas, velocidade que pra mim é suficiente.

6) Pretendo um dia partir pra um Bass. O Quest tá muito lindo e todo mundo só elogia. Aí eu coloco esse mesmo motor que já tenho.

7) MAs na crise atual, acho que vou é ficar quieto. :help:

Uso mais o barco que a lancha. Gastar um dinheirão pra montar um Bass pra pescar pouco, me parece uma grande besteira.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bacana    rodrigo ..... :gorfei::gorfei:.............ARQUEOLOGO  KKKKKKKK ;   essa nem foi ;  coveiro      kkkk   :gorfei::gorfei:    ;  eu   chorooooo  kkkkkkkkkkkkk  .........

lembrei qdo começei trabalhar aqui no navio; erá novato;   ñ sabia como funcionava e tals  kkkkk  :gorfei::gorfei:...........

 desenterrando  ; e ressucitando  kkkkkk:gorfei:

escapei  do trofeu  =  PÁ DE OURO  KKKKK  :gorfei:

sobre os dias atuais ;   e a situaçao  = to c/ vç  ;  ficar quieto  ;  e de olhos bem abertos  ok  joia:::

valeu  amigao :good:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poisé Fábio.

Acho que pra quem quer e pode comprar, o momento é muito bom.

Muitos esquipamentos importados já estão com preço melhor depois que o Dolar estabilizou.

Sem falar nas bargas de semi-novos e usados, afinal também tem muita gente apertada precisando se desafazer de conjuntos.

Porém oque tem mais me seduzido são as barganhas da Bovespa.

Prefiro aplicar o dinheiro do que gastá-lo agora. O momento é excelente.

MAs isso é papo pra outra hora e em outro forum.

Abs.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...