Ir para conteúdo

Partida elétrica no Sea Pro: faça você mesmo (e gaste pouco)


Posts Recomendados

Olá amigos,

Recentemente comprei o barquinho do amigo aqui do fórum. Um marreco de goiás com comando a distância, empurrado por um mercury sea pro.

Só que um barco com comando tendo que dar a partida na corda não tem muito sentido, né?

Como o preço cobrado pelo kit de partida original é simplesmente uma falta de respeito pelo consumidor (mais de R$2.000), decidi que iria adpatar um motor de partida nele e que gastaria o mínimo possível.

O motor de partida escolhido para a adaptação foi o do Sea Doo 560, 650 ou 720cc. Comprei um usado no ebay por 85 dólares (produto + frete).

Quando recebi o motor, percebi que ele não caberia no suporte original do sea pro pois ele é bem mais longo que o motor original. Então vi que precisaria remover o mecanismo de bloqueio da partida com câmbio engatado/limitador de aceleração em ponto morto e marcha ré para fazer o motor caber no lugar.

Essas travas, na minha opinião, são perfeitamente dispensáveis. É só ter a atenção de não dar partida com o motor engatado nem acelerar demais com o câmbio desengatado.

Com as travas removidas, percebi que o suporte do motor original deixava o pinhão do motor do jet ski mais ou menos 1cm abaixo da cremalheira do sea pro, então teria que modificar o suporte...

Levei o motor a um torneiro mecânico conhecido meu e diminuímos a parte de baixo do suporte em ~1cm. Ficou perfeito! Ele me cobrou apenas R$20,00 pelo serviço.

Fui a uma loja de motopeças, comprei um relé de partida yamaha por R$30,00, interruptor de partida e fiação por R$15,00.

Custo total: R$160,00 do motor, R$20,00 pelo torneiro e R$45,00 pela parte elétrica. Total: R$225,00.

Infelizmente esqueci de registrar o passo-a-passo do serviço, só tirei 3 fotos com o celular:

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Caso alguém queira se aventurar e fazer o mesmo, podem contar comigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 63
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Muito interessante sua criação amigo e serve como uma luva para mim. Montei meu barco também com comando a distância só que o tal sea pro na cordinha Conada , na época não sabia que é tão chato, mas agora com apenas 20 horas quero deixar para alguém mais animado, mas vou considerar o seu invento e ver se consigo alguém que faça por aqui.

Parabéns mais uma vez palmas::

Ira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O principal componente dessa adaptação é o motor de partida. Esse do sea doo 580/650/720cc tem as mesmas medidas na engrenagem e nos parafusos. Aqui no Brasil custa por volta de R$400 no mercado livre, já no ebay é possível encontrá-lo de 20 a 100 dólares...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que funcionaria para um Mercury 40 HP manual?

Sendo que o 40 hp tem 697cc e o espaço deve ser suficiente, assim não precisaria ...

Opa...isso muito me interessa... Acompanhando...

Provavelmente deve funcionar sim. O 40hp manual tem cremalheira no volante do motor, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que funcionaria para um Mercury 40 HP manual?

Sendo que o 40 hp tem 697cc e o espaço deve ser suficiente, assim não precisaria ...

Opa...isso muito me interessa... Acompanhando...

Provavelmente deve funcionar sim. O 40hp manual tem cremalheira no volante do motor, né?

Tem sim, ja vem até com o Suporte, vou medir na hora do almoço e passo pra vc conferir ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que funcionaria para um Mercury 40 HP manual?

Sendo que o 40 hp tem 697cc e o espaço deve ser suficiente, assim não precisaria ...

Opa...isso muito me interessa... Acompanhando...

Provavelmente deve funcionar sim. O 40hp manual tem cremalheira no volante do motor, né?

Tem sim, ja vem até com o Suporte, vou medir na hora do almoço e passo pra vc conferir ok?

É só medir a distância entre os furos do suporte, mas já lhe adianto que a medida é padrão. E como o 40hp é mais alto, nem deve ser preciso fazer qualquer modificação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que funcionaria para um Mercury 40 HP manual?

Sendo que o 40 hp tem 697cc e o espaço deve ser suficiente, assim não precisaria ...

Opa...isso muito me interessa... Acompanhando...

Provavelmente deve funcionar sim. O 40hp manual tem cremalheira no volante do motor, né?

Tem sim, ja vem até com o Suporte, vou medir na hora do almoço e passo pra vc conferir ok?

É só medir a distância entre os furos do suporte, mas já lhe adianto que a medida é padrão. E como o 40hp é mais alto, nem deve ser preciso fazer qualquer modificação.

Olha ai as fotos Tiago, confere la pra gente se a furação bate, aqui aproximadamente 9 cm. joia::: joia:::

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, ficou muito bom sua adaptação, PORÉM, quero lembrar aos amigos, que é possível comprar no Ebay o motor de partida do Tohatsu 30, que é o mesmo do sea pró, daí seria só adaptar o rele de partida e boa, já estaria funcionando, sem precisar mexar na carcaça dele, e nem retirar aas travas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, ficou muito bom sua adaptação, PORÉM, quero lembrar aos amigos, que é possível comprar no Ebay o motor de partida do Tohatsu 30, que é o mesmo do sea pró, daí seria só adaptar o rele de partida e boa, já estaria funcionando, sem precisar mexar na carcaça dele, e nem retirar aas travas.

Alex,

O do 30 serve no 40? a furação me parece a mesma.

Junior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, ficou muito bom sua adaptação, PORÉM, quero lembrar aos amigos, que é possível comprar no Ebay o motor de partida do Tohatsu 30, que é o mesmo do sea pró, daí seria só adaptar o rele de partida e boa, já estaria funcionando, sem precisar mexar na carcaça dele, e nem retirar aas travas.

Pois é, Alex, essa foi a minha primeira opção... o problema é que o motor de partida do nissan/tohatsu/sea pro 25/30hp é o mais caro de todos. Pelo seu tamanho reduzido só é usado nesse único modelo, o que encarece o custo de fabricação (a demanda é muito pequena). Infelizmente custa muito mais caro que os motores para os outros mercurys, yamahas, evinrudes e suzukis. O preço dele (novo) vai de 250 a 350 dólares no ebay, no mínimo 5 vezes mais caro que o motor do sea doo 580.

Infelizmente não encontrei nenhum usado, que seria realmente o ideal por não precisar de nenhuma adaptação.

Pra quem tiver curiosidade de procurar, o código do motor é:

Mercury 853805A 1

Tohatsu/Nissan 346-76010-0

Hitachi S108 98

Todos se referem ao mesmo modelo, porém feito por vários fabricantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, ficou muito bom sua adaptação, PORÉM, quero lembrar aos amigos, que é possível comprar no Ebay o motor de partida do Tohatsu 30, que é o mesmo do sea pró, daí seria só adaptar o rele de partida e boa, já estaria funcionando, sem precisar mexar na carcaça dele, e nem retirar aas travas.

Pois é, Alex, essa foi a minha primeira opção... o problema é que o motor de partida do nissan/tohatsu/sea pro 25/30hp é o mais caro de todos. Pelo seu tamanho reduzido só é usado nesse único modelo, o que encarece o custo de fabricação (a demanda é muito pequena). Infelizmente custa muito mais caro que os motores para os outros mercurys, yamahas, evinrudes e suzukis. O preço dele (novo) vai de 250 a 350 dólares no ebay, no mínimo 5 vezes mais caro que o motor do sea doo 580.

Infelizmente não encontrei nenhum usado, que seria realmente o ideal por não precisar de nenhuma adaptação.

Pra quem tiver curiosidade de procurar, o código do motor é:

Mercury 853805A 1

Tohatsu/Nissan 346-76010-0

Hitachi S108 98

Todos se referem ao mesmo modelo, porém feito por vários fabricantes.

Tiago,

conseguiu conferir se é realmente os 9 cm, ja estou com um do Seadoo no gatilho no e-bay

Junior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que funcionaria para um Mercury 40 HP manual?

Sendo que o 40 hp tem 697cc e o espaço deve ser suficiente, assim não precisaria ...

Opa...isso muito me interessa... Acompanhando...

Provavelmente deve funcionar sim. O 40hp manual tem cremalheira no volante do motor, né?

Tem sim, ja vem até com o Suporte, vou medir na hora do almoço e passo pra vc conferir ok?

É só medir a distância entre os furos do suporte, mas já lhe adianto que a medida é padrão. E como o 40hp é mais alto, nem deve ser preciso fazer qualquer modificação.

Olha ai as fotos Tiago, confere la pra gente se a furação bate, aqui aproximadamente 9 cm. joia::: joia:::

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

É exatamente essa a furação, Junior. A boa notícia é que, no seu caso, você não vai precisar adaptar nada pra colocar o motor elétrico no mercury 40. É só comprar o motor original 3C8-76010-1, que custa muito menos que o motor do sea pro...

Se for comprar o motor do Sea doo (mais barato) vai ter que adaptar o suporte, porque o bendix do sea doo fica ~1cm abaixo da cremalheira do mercury com o suporte original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que funcionaria para um Mercury 40 HP manual?

Sendo que o 40 hp tem 697cc e o espaço deve ser suficiente, assim não precisaria ...

Opa...isso muito me interessa... Acompanhando...

Provavelmente deve funcionar sim. O 40hp manual tem cremalheira no volante do motor, né?

Tem sim, ja vem até com o Suporte, vou medir na hora do almoço e passo pra vc conferir ok?

É só medir a distância entre os furos do suporte, mas já lhe adianto que a medida é padrão. E como o 40hp é mais alto, nem deve ser preciso fazer qualquer modificação.

Olha ai as fotos Tiago, confere la pra gente se a furação bate, aqui aproximadamente 9 cm. joia::: joia:::

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

É exatamente essa a furação, Junior. A boa notícia é que, no seu caso, você não vai precisar adaptar nada pra colocar o motor elétrico no mercury 40. Você pode comprar esse motor do sea doo 580/650/720cc ou o original 3C8-76010-1, que custa muito menos que o motor do sea pro...

Valew Tiagão joia::: joia::: joia::: joia:::

Agora 40 com partida eletrica, chega até ser covardia, pois a cordinha do 40tão é mais maneira que o 25 yamaha que eu tinha. :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

sds

Junior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Junior, eu editei a mensagem depois de você postar a resposta...

no seu caso, se não quiser ter o trabalho de mexer com torno, pode comprar logo o motor original pra não ter que mexer na altura do suporte. Isso porque o motor do sea doo tem o bendix ~1cm mais pra baixo que os mercurys.

Veja as imagens:

MOTOR SEA DOO:

Imagem Postada

MOTOR MERCURY:

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Junior, eu editei a mensagem depois de você postar a resposta...

no seu caso, se não quiser ter o trabalho de mexer com torno, pode comprar logo o motor original pra não ter que mexer na altura do suporte. Isso porque o motor do sea doo tem o bendix ~1cm mais pra baixo que os mercurys.

Veja as imagens:

MOTOR SEA DOO:

Imagem Postada

MOTOR MERCURY:

Imagem Postada

vou analisar friamente, original 259 doletas, seadoo 59 doletas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não Junior, esse preço aí está completamente fora de base... veja esse anúncio: motor de partida + solenóide (relé) por 75 dólares: http://www.ebay.com/itm/TOHATSU-OUTBOAR ... 3a&vxp=mtr

Obrigado mais uma vez Tiago, comprei esse ai mesmo, ja vem com o rele, agora vamos aguardar chegar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não Junior, esse preço aí está completamente fora de base... veja esse anúncio: motor de partida + solenóide (relé) por 75 dólares: http://www.ebay.com/itm/TOHATSU-OUTBOAR ... 3a&vxp=mtr

Obrigado mais uma vez Tiago, comprei esse ai mesmo, ja vem com o rele, agora vamos aguardar chegar.

Fala Junior, nao deixe de relatar a montagem. Estou montando um conjunto agora, certamente irei fazer o mesmo se tudo der certo.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...