Ir para conteúdo

Araguaia - Mega e Micro peixes - Piraíbas e Jaú


Posts Recomendados

Com certeza o Carocinho não vai demorar pra chegar às 30 Piraíbas. Hoje em dia é bem mais fácil de se capturar este peixe que a 10 anos atras.

Quando eu começei a pescaria deste peixe, sua pesca havia acabado de ser proibida no araguaia e era difícil se capturar um exemplar por ano.

Hoje é fácil se capturar até 5 ou mais num único ano pescando poucas vezes.

Isso prova que a preservação faz efeito.

Temos que levar em conta também que hoje em dia é fácil achar quem sabe pescar a Piraíba.

Quando comecei niguem sabia e tivemos (os guias, eu e outros pescadores) de ir descobrindo na base da tentativa e erro as formas e tecnicas de capturar esses peixes. Usavamos chumbada de 100gramas e até mais. Pescávamo parados por quase um dia todo em um só poço.

Com o tempo fomos observando fatores e locais que era mais fácil se capturar o peixe. Técnicas de usar chumbo mais leve, forma de iscar e o comportamento destes grande animais. Hoje temos em uma semana o que uma pousada inteira capturava num ano.

Lembro-me do Carlinhos da pousada Asa Branca me dizer que até 2004 ou 2005 era considerado um bom ano de pescaria aquele em que se registrava em toda a pousada a captuda de 1, 2 ou 3 Piraíbas. Hoje é comum capturarem essa quantidade em apenas um dia, em algumas épocas do ano.

Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meu amigo pescaria sensacional ainda mais junto com a fera dos peixes de couro meu amigo Tiao nao e fraco nao pescaria de peixe de couro com ele e sucesso garantido linda pescaria marcelo e caroço esse ano to aew caroço prepara a traia que eu to chegando o pescador de trairas aUHAuHUHA abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de Bola a pescaria, ainda chego no nível de vcs... Pessoal, tenho pescado muito pela região do Fio Velasco, Benvinda e Terra do Sol. Queria umas dicas pra pescaria de piraíba, ainda nao saiu nenhuma, mesmo insistindo bastante. Tenho variado as iscas, usando mandubé, corvina e uma vez o Pacu "manteiga", que me rendeu uma bela ação mas nao consegui tirar... Queria saber o que voces tem usado pra pegar, e tbm das chumbadas, o carocinho me disse que a maioria está pegando não no fundo... quantas gramas deve ter a chumbada? como iscar?

Se puderem ajudar ficaria muito grato, Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de Bola a pescaria, ainda chego no nível de vcs... Pessoal, tenho pescado muito pela região do Fio Velasco, Benvinda e Terra do Sol. Queria umas dicas pra pescaria de piraíba, ainda nao saiu nenhuma, mesmo insistindo bastante. Tenho variado as iscas, usando mandubé, corvina e uma vez o Pacu "manteiga", que me rendeu uma bela ação mas nao consegui tirar... Queria saber o que voces tem usado pra pegar, e tbm das chumbadas, o carocinho me disse que a maioria está pegando não no fundo... quantas gramas deve ter a chumbada? como iscar?

Se puderem ajudar ficaria muito grato, Abraço

Parceiro siga aquelas dicas que te dei...

O mais importante e ter um bom Guia que lhe indicará qual isca, chumbada e anzol para se usar.

Iscas depende da época , a minha eu peguei com Curimba de mais ou menos 30 cm viva

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Top, hein Marcelo e Caroço...

Pena a estrada ter dado essa dor de cabeça ai, mas ta valendo... nessas horas vemos pra onde vai(ou não foi...) nosso suado dinheiro do IPVA...rsrsrs

Rapaz,... esse Jauzinho ai.. ja me fez colocar na lista duas varinahas(8 e 12Lbs) e dois molinetinhos... 01 micro e um 500. joia:::

Enquanto não aparece as bitelas... brincar com os pequenos não tem problema algum, ne : ::tudo::

Show de Pescaria.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses jauzinhos são raros no Araguaia, pelo menos nessa parte do Rio. Já peguei um de 4 kg, mas foi em 1993!! Depois disso só vi pegando um outro de menos de 1 kg. Já ouvi falar de um de 15 kg no Javaé, mas acho que é lenda... rindo3::

Essas piraíbas tão obesas!! Pelo visto fizeram dieta ano passado e voltaram com fome em 2012! ::tudo::

E essa pescaria embaixo do barco, sempre levo um molinetinho tbm, tem mandis a dar com pau. E tem as surpresas que vez por outra aparecem, como esse mandubezão que vc pegou.

Top demais a pescaria de vcs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

to achando que o carocinho e o marcelao pegam 1 piraiba e levam 20 mudas de roupas, ai vao tirando foto e trocando de roupa, esperam escurecer e amanhecer e foto em cruz, toda vez os dois acertando a mao nao monstrengas... parabens pra turma!! hehehe

falou tudo, carlos ... é um bando de salafrario !!!!!

:gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza o Carocinho não vai demorar pra chegar às 30 Piraíbas. Hoje em dia é bem mais fácil de se capturar este peixe que a 10 anos atras.

Quando eu começei a pescaria deste peixe, sua pesca havia acabado de ser proibida no araguaia e era difícil se capturar um exemplar por ano.

Hoje é fácil se capturar até 5 ou mais num único ano pescando poucas vezes.

Isso prova que a preservação faz efeito.

Temos que levar em conta também que hoje em dia é fácil achar quem sabe pescar a Piraíba.

Quando comecei niguem sabia e tivemos (os guias, eu e outros pescadores) de ir descobrindo na base da tentativa e erro as formas e tecnicas de capturar esses peixes. Usavamos chumbada de 100gramas e até mais. Pescávamo parados por quase um dia todo em um só poço.

Com o tempo fomos observando fatores e locais que era mais fácil se capturar o peixe. Técnicas de usar chumbo mais leve, forma de iscar e o comportamento destes grande animais. Hoje temos em uma semana o que uma pousada inteira capturava num ano.

Lembro-me do Carlinhos da pousada Asa Branca me dizer que até 2004 ou 2005 era considerado um bom ano de pescaria aquele em que se registrava em toda a pousada a captuda de 1, 2 ou 3 Piraíbas. Hoje é comum capturarem essa quantidade em apenas um dia, em algumas épocas do ano.

Abraços a todos.

assino embaixo, e sempre digo isso .... e digo citando-me como exemplo :

vi o "auge" do araguaia, na decada de 90 ... muito peixe, mas muito peixe MESMO . todavia, MATAVA-SE TUDO !!!

no final da decada, ja era raridade quem pegava uma pirarara ... piraiba entao ... afff .... viamos muito "pescador" tentar piraiba, imaginem, com BÓIA !!! isso mesmo, bóia ... mas nao é boinha nao ... é um galao de 200 litros ... ja vi a bicha afundar ele, e ficar 15, 20 minutos debaixo dagua ... agente pescando cacharas, douradas, e os manés descendo de rodada com os galoes ...

daí, passado esse "auge", vi o declinio, no final de 90, inicio de 2000 .... minha familia (varios primos pescadores) até parou de ir ao araguaia, pq tava pessimo de peixe ...

em compensacao, pra minha alegria, em 2009 me mudei pra brasilia, e agora tao perto do riozao, resolvi ir ver se minha tristeza permanecia ... resultado, peguei peixe a rodo, e o proprio dono de pousada famosa me dizendo q ue foi a melhor coisa terem proibido a matança ..

enfim, hoje pesca-se os trofeus do araguaia (piraiba, pirarara e pirarucu) com certas "facilidade", por conta da proibicao

parabens ao rio araguaia, espero que seja assim em muitos outros !!!

abs, candido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Candido.

Peguei minha primeira Piraíba em 2003. Era pequena mas pela raridade, e como eu fiz a filmagem, e na época não havia ninguém que tinha filmagem deste peixe em pesca esportiva, eu vi uma verdadeira peregrinação de gente aqui pra minha casa pra ver o vídeo.

Dei até reportagem pra programa de pesca na época, tamanha era a raridade de se ver este peixe por aqui.

Ai começaram a aparecer as pousadas no Teles Pires, começamos a ver mais deste peixe.

Os brasileiros começaram a frequentar mais a Amazônia e capturar pequenos exemplares.

O Araguaia com o defeso teve um aumento no estoque e várias pessoas começaram a capturar e procurar este peixe.

Hoje 90% dos pescadores que vão ao Araguaia se dedicam, pelo menos um dia ou um período do dia à pesca da Piraíba e vários à pesca da Pirarara.

Com certeza sem esses dois peixes o turismo no Araguaia não seria o mesmo, como a Amazônia sem os grandes tucunarés não atrairia gente de todo canto do mundo.

O importante é preservar e mais ainda... Conscientizar o poder público da importancia social e econômica destas espécies para as populações ribeirinhas ao Araguaia.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahahahhahahahah...

Odirlei, mas a estrada não estava tão ruim cara.... foram apenas os 100 km que eu havia lhe falado...

agora na volta, voltei por ela também, e não teve nada heheheheh, fui devagar nos 100km ruins... O negócio é que indo pra pescaria a ansiedade faz a gente pisar fundo no acelerador né ... ai deu essa zebrinha.

Cadê o relato da sua pescaria? gostou da nossa terra ?

Abraços

mesmo com a estrada ruim eu fui bem....mas não voltei por ela.....

quanto a terra de vcs, eu adorei, e se Deus permetir espero incluir ela em minhas pescarias por muitos anos..

quanto ao relato, farei no fim de semana, to meio sem tempo. mas depois desse seu da até vergonha de postar um....

parabens a vc e ao carocinho pelas belas capturas...

abraços e até a proxima,,..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagem Postada

Caracas!!!!

Show de bola essa monstra ai einh!!!!

Parabéns ao Mercelim e a vc Carocim.

Mas.... A melhor foi essa marca de "Quico em Acapulco" que ficou! Pensei que só eu era besta o suficiente pra fazer iso kkkkkkkkkkk :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puts parabens meus alunos,vcs aprenderam direitim hein...

Concordo que piraiba e pirarara aumentaram sim,

mas os outros peixes diminuiram e vem diminuindo bastante,

hj só se pega peixes em cardumes,vai la fora da arribação e tenta pegar uma caranha ou um pintado...nem pra remedio...

fora o abandono da fiscalizaçao,que ta uma vergonha...um Estado que ja foi referencia em fiscalizaçao,hj esta jogado as traças...

Valeu moçada!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puts parabens meus alunos,vcs aprenderam direitim hein...

Concordo que piraiba e pirarara aumentaram sim,

mas os outros peixes diminuiram e vem diminuindo bastante,

hj só se pega peixes em cardumes,vai la fora da arribação e tenta pegar uma caranha ou um pintado...nem pra remedio...

fora o abandono da fiscalizaçao,que ta uma vergonha...um Estado que ja foi referencia em fiscalizaçao,hj esta jogado as traças...

Valeu moçada!!!

Fala seu safado !

Valew !

O povo ta matando mt mesmo o negôcio e fechar a pesca naquela bagaca !

Infelizmente sao muito poucos fiscais para uma grande área.. Acredito que esse "abandono" nao seja desinteresse da fiscalizacao e sim do Governo que nao investe mais dinheiro nessa área ( aumento de fiscais , equipamentos , entre outros )

Vou ver que dia é o Arraiá e te ligo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...