Ir para conteúdo

Noticias de Luiz Alves. ..Rio Araguaia.


Posts Recomendados

Pessoal , voltei de Luiz Alves ontem depois de 5 dias inteiros de pesca.

A pescaria foi ruim. O rio estava subindo. " Entrando Agua " como fala os Piloteiros.

Mexeu demias com as praias................. subiu 30 cm em 1 dia .

Eu peguei 2 boas pirararas , sendo uma de 1,19 cm e outra de 1,39 cm

Peixe pequeno fraco demais: mandube´, apapa, matrincha, etc.etc..

Estavamos num bom grupo de amigos, e a coisa foi muito ruim

PARA COMPLEMENTAR, VOU FALAR PARA VCS. A ENTRADA NAS LAGOAS ESTA PROIBIDA ATÉ 2015. O IBAMA FEZ UMA REUNIÃO GERAL COM TODOS PILOTEIROS DE LUIZ ALVES E DIVULGOU A NOVA LEGISLAÇÃO QUE PROTEGE OS LAGOS. ENTÃO É PROIBIDO, QUEM FOR PEGO, É MULTADO E TODO EQUIPAMENTO DO TURISTA TANTO O BARCO E MOTOR DO PILOTEIRO PRESO.

NENHUM PILOTEIRO QUE ESTAVA CONOSCO QUIS ENTRAR NAS LAGOAS: LAGO DO JAPONES, LAGO DA MONTARIA, LAGO DO JARAQUIZINHO, E OUTROS MAIS

FOI MUITO RUIM ESSA NOTICIA, POIS NÃO DEU PARA BATER UMAS ISCAS PARA TUCUNAS E NENHUM ARUANA.

Nosso grupo não mata nada, somos totalmente pesca e solte, e nem com isso foi liberado. A pousada tentou algo com o responsavel do Ibama e o cara falou que era por conta e risco nosso......!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O Ponto bom nisso tudo é que parece que estão querendo preservar e melhorar a oxigenação do rio...............

Já vou para Araguaia desde 1998 e essa daqui foi a pior pescaria que ja tive...

Pode ser que devido a esses problemas de aumento do volume de agua, etc..etc..etc...na epoca que era para estar mais vazio....

Mas que foi ruim .....foi mesmo

Espero agora que realmente essa lei de preservação dos lagos seja cumprida e não fique sómente no papel

Fiquem espertos, pois nos lagos do Cristalino tambem esta valendo essa legislação

abrçs

boa sorte a todos

obs. acabei cruzando com o Caroçinho no rio, e almoçamos juntos....Moleke gente boa demais...kkkkk

Adalberto ( magrão)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puts Magrão,então é verdade mesmo o trancamento da pesca nos lagos doeu:: doeu:: um amigo aqui de Canarana me disse que estava pra acontecer isso,mas eu não quis acreditar lacou:: lacou:: Por um lado é bom,caso a lei valer para os pescadores profissionais também,e quanto a entrada de agua,era esperado,pois esta chovendo aqui nas cabeceiras do Araguaia e do Garças,espero que ate a semana que vem volte ao normal e as IBA IBAS voltem a bater com força total danca:: danca:: Abraços e ate :amigo:

PS: coloca umas fotos ai ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Magrão,

A atribuição de realizar o ordenamento pesqueiro lá na APA Meandros do Araguaia, não é e nunca foi do IBAMA...Tal atribuição é do ICmBio (Chico Mendes) pois se trata de uma região (desde Bandeirantes até a foz do Cristalino) onde existem a APA Federal, um Parque Nacional do Araguaia e Reservas Indígenas na ilha do Bananal.

Eles podem fazer isso (proteção dos lagos) mas é necessário que tal ato ocorra através de uma IN (instrução normativa do Chico Mendes) como espero que tenha ocorrido.

abração

kruel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duas noticias ruins em apenas um topico.

Pescaria dificil no rio e lagos fechados.

Sei que é uma boa fechar por algum periodo, pois "respira" um pouco da pressão da pesca... mas tinha que ser justo por agora?rsrsrs Estou indo dia 05/06 pra la....e tomara que as coisaas melhores no rio pelo menos.

Valeu ai pelas dicas, Magrão.

Depois coloca umas fotos ai das pirararas...

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Magrao,

A pesca em lagos do rio araguaia é proibida desde 2003, veja em http://www.mp.go.gov.br/portalweb/hp/9/ ... a_3-03.pdf. Nao é coisa nova , todos lagos boca franca, sao proibidos. Todos tinham uma placa bem na entrada, acho que atualmente o unico que ainda nao derrubaram a placa é o lago Montaria. Os guias de Luis Alves é que nao respeitam mesmo, pq sabem que fiscalizaçao ali é uma vez na vida e outra na morte, entao nao avisam o turista que ali é proibido, simplesmente levam ocara la, arriscando multa a a perda de equipamento do turista. Agora eu acho (quase certeza) que os lagos sem comunicacao com o rio , esses q se faz o acesso de carro, pode pescar sim.

braçao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duas noticias ruins em apenas um topico.

Pescaria dificil no rio e lagos fechados.

Sei que é uma boa fechar por algum periodo, pois "respira" um pouco da pressão da pesca... mas tinha que ser justo por agora?rsrsrs Estou indo dia 05/06 pra la....e tomara que as coisaas melhores no rio pelo menos.

Valeu ai pelas dicas, Magrão.

Depois coloca umas fotos ai das pirararas...

abs.

Justo agora hein ?? kkkk mas certeza que quando nos chegarmos la dia 5 a coisa vai ficar boa!!

O lado ruim de fechar os lagos é que nao vou poder brincar com os tucuninha nem com as aruanas, o lado bom é que esse dia que eu iria pros lagos vou dedicar pra pegar mais piras em geral duashudiashudias

abraçoss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Magrão, eu também estava lá e infelizmente não tive o prazer de te conhecer.

Com todo o respeito cara, a todas vezes que você já foi e à pousada em que vc estava, o que eu tenho visto muito praquelas bandas lá, é gente ser engambelada.

Infelizmente, criam-se fatos para encobrir a preguiça de alguns guias ou combinação destes com pousadas.

Sou amigo pessoal de vários guias ali, fico hospedado na casa do meu guia e tenho amizade forte com vários outros, posso atestar que estes são honestos e competentes. Mas tem muitos ali que não tem uma visão ampla do que é o trabalho com o turista.

Esse negócio de não poder entrar nos lagos já existe desde 2003 e não é respeitado hoje como nunca foi.

Estivemos, eu e o Carocinho com o Cambuim que é o chefe da fiscalização da APA da região e ele não disse nada sobre isso.

Eu estava com um piloteiro que é amigo meu e entramos em um lago pra tentar pescar um pirarucu que estava nele. Seria apenas pra fotografar e soltar. Não conseguimos capturar, mas, com certeza ele saberia se a fiscalização realmente estava pegando quem entra nos lagos. O Cambuim com certeza nos diria sobre a proibição, que pelo que você está falando, seria real desta vez.

Quanto ao resto da pescaria, creio que pode ter sido pela enchente repentina que ela não foi tão produtiva. Mesmo assim, se você e seu grupo não tem guias de confiança, eu diria pra vc arranjar alguns, ao invés de deixar a escolha por conta das pousadas, pra evitar desagrados.

Mas é isso ai... espero que não tenha desistido do nosso belo rio e espero conhece-lo na próxima oportunidade.

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo, beleza meu irmão

Olha eu vou para araguaia desde 1997

Essa vez eu fiquei na pousada Beira Rio e meu piloteiro foi o Evanilson ( VIOLA)

O Ademir Baena que coordena os grupos de pesca meu, até foi na sede e falou com esse Cambuim. Mas ele disse que se entrasse na lagoa era por conta e risco nosso.

Então fazer o que ?? arriscar ?? não dava mesmo.

Outros piloteiros que trabalharam conosco tambem se negaram a entrar pois estavam com medo da fiscalização ;

Miguel, Silvio, Flavio Borrachinha , Diomar, Gerson, Silvano, Adalcino, Bento , Maurão.......

Mas valeu o passeio

Então grande abraço

Fica com Deus, boa saude e sucesso a vc e todos amigos aqui do forum

Para mim até saiu 2 pirararas. . ..uma de 1,19 mts e outra de 1,39 mts que peguei atraz da ilha do castor e deu briga boa. . kk k k kk k

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...