Ir para conteúdo

TECNICA PARA P&P (repassando)


Posts Recomendados

Amigos achei que seria do interece de auguns do amigos e estou repassando

No Aquarium, basicamente você encontrará redondos (pacú, tambaqui) e matrinxãs, e talvez, algumas carpas (que necessitam de montagens mais específicas mas batem até em salsicha de vez em quando) e até umas cacharas.

Sugiro que vá preparado com 2 montagens: superfície e fundo.

Superfície:

oo-----------------------------------------------B----u

oo = girador

-------------- = 1m de linha 0,50mm transparente de preferência

B = boinha (opcional)

u = anzol direto na linha, SEM snap. (pode ser esse maruseigo 18 mesmo. ele vai afundar um pouco mas tudo bem. caso queira experimentar, coloque a boia a +- 1 palmo aberto para cima do anzol)

Fundo

oo----------------------O---------oo--------------------u

oo = girador

----------------------O--------- = 1,5 a 2,5m de linha 0,50 onde o O é o chumbo SOLTO,

oo--------------------u = girador + 30cm de linha 0,50 e anzol na ponta

Eu usaria o menor chumbo da sua caixa, esse em formato de azeitona.

Com a linha passada na vara e um SNAP na ponta da linha, basta colocar o girador no snap. (fácil hein!)

Se quiser, coloque uma BÓIA DE ARREMESSO, que pode ser adquirida nas casas do ramo e na lojinha do próprio pesqueiro.

Bóias de Aremesso:

Existem vários modelos tipos diferentes. Recomendo você ter uma CEVADEIRA e uma TORPEDO.

A bóia TORPEDO é a da foto do amigo Hiroshi.

A bóia CEVADEIRA é uma boia TORPEDO que tem um copinho que você enche de ração. Quando bate na água ela espalha a ração na superfície, atraindo os peixes para comer. (se você estiver usando uma ração que não afunda, claro)

Nessas horas, se o seu anzol estiver com ração ou miçanga, é capaz de um peixe dar uma mordida. Quando você ouvir que alguem pescou "na batida", é isso que aconteceu.

Na minha opinião, o mais importante da bóia cevadeira é descobrir se os peixes estão "batendo na superfície" ou não. (quando não estiverem, você muda para o chicote de fundo)

Outra aplicação importante da cevadeira é quando você está atras do bitelão e só batem os pequenos na isca. Com a cevadeira, você "dá de comer" para os pequenos e deixa a isca principal para o bitelão que vem lá do fundo.

Preparando a ração:

A ração é comprada no próprio pesqueiro.Como ela vem seca e dura, é costumeiro amaciar a ração com pinga.

Para poupar trabalho, alguns pesqueiros oferecem a isca já amaciada.

Se não for esse o caso, basta colocar a ração num pote de maionese ou numa garrafa PET de água mineral com 2 dedos de cachaça.

(Na falta de cachaça, serve água. Use a própria água do tanque, um pouco menos de 2 dedos.não fica tão bom mas quebra um galho)

Dê uma boa chacoalhada para molhar uniformemente a ração, espere alguns minutos e a ração está macia o suficiente para ser colocada no anzol sem que se quebre.

dica: coloque a ração seca no máximo a 3 dedos da borda, pois ela inchará.

O resto da ração seca servirá para ser colocada na bóia cevadeira.

- Trabalhando na Superfície:

1- usando SALSICHA (não precisa de bóia de arremesso)

Este é o caso onde eu usaria o empate encastoado para atravessar a salsicha no comprimento (1/2 salsicha ou inteira) e o anzol na ponta, montado direto no snap.

Arremesse próximo, de uns 5 a 10m. Não precisa ser muito longe, mesmo porque se arremessar com muita força, a salsicha acaba arrebentando e caindo do anzol. Até mesmo deixando a salsicha encostada na margem é possível de se pegar.

Observe se a salsicha bóia ou afunda. Existe essa diferença entre as marcas. Eu uso salsicha hot-dog da marca dos supermercados Extra. Boia que é uma beleza.

2- usando a RAÇÃO ou MIÇANGA (com bóia, senão você não vai conseguir arremessar muito longe)

A miçanga deve entrar pela parte RETA do anzol. Se você conseguir passar a miçanga pela parte CURVA, significa que ela (a miçanga) vai cair, e então você deve usar um anzol com uma curvatura mais fechada.

Lembre-se de colocar a miçanga no anzol ANTES de passar a linha.

dica: em alguns anzois você consegue colocar 2 até 3 miçangas. Só tome cuidado que muitas miçangas num anzol pequeno acabam escondendo a ponta afiada.

- Trabalhando de Fundo:

Use as mesmas iscas (miçanga, ração ou até uma salsicha que afunde).

O chumbo serve para afundar o chicote (coisa mais óbvia), e ele fica solto na linha para que o peixe não "sinta o peso" do chumbo na hora que ele morder a isca.

O importante é ir experimentando diferentes profundidades até descobrir aonde os peixes estão batendo.

Nas minhas montagens, ao invez de usar boinha, já levo 3 chicotes de comprimentos diferentes e vou trocando o chicote.

Como eu monto o chicote direto no snap, é bem facil de trocar.

PaRpites gerais:

- Não se impressione com longos arremessos. A pesca é de espera, e o peixe nada pelo tanque inteiro. Eu ainda não entendi a origem de um pensamento generalizado de que o peixe está no meio do lago. Não entre nessa.

- Existe uma terceira montagem conhecida como "nó de correr", muito boa para pesca de carpa em dias quentes. Como ela é um pouco mais complexa (nem tanto), deixo para a próxima ocasião.

- Os peixes do pesqueiro costumam dar brigas boas. Quando parece que você vai tirar da água, ele chega perto da margem e começa a fazer muita força. Deixe a fricção do molinete trabalhar nessa hora. Não tente segurar o peixe para não correr o risco de perdê-lo ou a linha arrebentar. Mesmo porquê, não tem galhada lá no Aquarium.

- Não force o arremesso, pois no pesqueiro é comum você tirar da água vários peixes com +10kg, alguns com +20kg, depois de 10 a 20min. de briga com ele na água. Forçando o arremesso, você vai conseguir enfraquecer a montagem da linha, PRINCIPALMENTE quando está usando bóia de aremesso/cevadeira, que já é um tanto pesada e não vai conseguir mandar mais longe. Assim, quando bater o bitelão de 20kg, você estará com o conjunto em cima do pedido.

Fatalmente, no dia da sua pesca vai ter alguem dando a volta no lago caçando boia e aí você vai se lembrar disso. O mais engraçado é que tem pescador experiente que já vai preparado pra perder boia, e já deixa um chicote pronto especialmente pra resgatar bóia perdida com peixe na ponta. E são sempre os mesmos.

- Existem diversas receitas de iscas como as massas prontas, iscas doces, receitas caseiras, miúdos de galinha, etc. Não se perca nesse mundo de iscas e receitas porquê se realmente houvesse a isca infalível pega-tudo, todo mundo já estaria usando só ela. O importante é experimentar e entender o que aconteceu.

- Quanto mais coisa na montagem, mais fragil ela fica, e assim, mais propensa a quebra.

- Prefira os snaps feitos todo de arame. Eu não tenho boas experiências com o modelo de snap que você tem na sua caixa.

Esses paRpites são algumas coisas básicas e bem genéricas. Com a experiência você vai afinar a sua técnica e descobrir o que funciona melhor.

Só não mandei fotos das montagens pq estou sem câmera. Se precisar, peça que eu mando.

Se puder, tire fotos e conte pra gente como foi.

Abraço

--------------------

Henry Harada

São Paulo-SP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 1 mês depois...
  • 4 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...