Ir para conteúdo

Garatéias com farpas amassadas.


Posts Recomendados

Olá, a todos!!

Gostaria de abrir um tópico para debate sobre o tema garatéias.

Já sabemos que a possibilidade de o peixe se soltar de uma garatéia é maior do que em um anzol comum.

Mas e quanto as garatéias de farpas amassadas? Qual seria o resultado? Os peixes se soltariam com maior facilidade ainda ou essa ação não mudaria o resultado da pescaria?

Aproveito para deixar a enquete: você amassa as farpas das garatéias?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como sou pescador, prioritariamente, de tucunarés e dourados, não amasso farpa de jeito nenhum, se as amassar, tucunarés vc perderá quase todos e dourados perderá todos lacou:: Não vejo necessidade de dar mais esta chance pro peixe, já considero que a pesca com artificiais, com a posterior soltura, é suficientemente esportiva para o meu gosto joia::: .

Abs. :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesco principalmente nos estados e GO, MT e TO, cachorras, bicudas, aruanas, douradas e é claro tucunarés. Nao uso farpas a uns 15 anos, desde que tomei minha primeira espetada. Peixes de boca mais mole, onde as garateias entram bem que nem o tucunaré e a aruana vc vai perder uns 10% dos peixes por causa da ausencia da farpa. Os outros , de boca mais dura, ja escapam bastante com farpa, sem farpa continuam dificeis de embarcar. Resumindo, se vc nao se afobar, manter a linha esticada, ficar atento ä movimentaçao do peixe pra quebrar um pouco o salto dele, a diferença entre peixes perdidos com e sem farpa vai ser insignificante. Somando isso ä sefurança que vc e seus parceiros de pesca vao ter, amassar é a melho opçao, inclusive pro peixe.

braçao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mais estranho é que quando surge uma questão/enquete assim, sempre aparecem vários pescadores que dizem amassar as farpas, mas, pela minha experiência, nunca encontrei um desses nos barco-hotéis e pousadas em que estive rindo3:: Pelo contrário, os que eu encontro gostariam é de colocar mais farpas nas garatéias rindo3:: Ainda mais os que vão atrás dos açus amazônicos, esses então, não tem essa de chance pra peixe :gorfei:

Abs. :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mais estranho é que quando surge uma questão/enquete assim, sempre aparecem vários pescadores que dizem amassar as farpas, mas, pela minha experiência, nunca encontrei um desses nos barco-hotéis e pousadas em que estive rindo3:: Pelo contrário, os que eu encontro gostariam é de colocar mais farpas nas garatéias rindo3:: Ainda mais os que vão atrás dos açus amazônicos, esses então, não tem essa de chance pra peixe :gorfei:

Abs. :amigo:

Em Barcelos no Aracá e sem farpa João.

http-~~-//www.youtube.com/watch?v=ab4vqsLBng8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mais estranho é que quando surge uma questão/enquete assim, sempre aparecem vários pescadores que dizem amassar as farpas, mas, pela minha experiência, nunca encontrei um desses nos barco-hotéis e pousadas em que estive rindo3:: Pelo contrário, os que eu encontro gostariam é de colocar mais farpas nas garatéias rindo3:: Ainda mais os que vão atrás dos açus amazônicos, esses então, não tem essa de chance pra peixe :gorfei:

Abs. :amigo:

Capitao Lusardo, estou com voce!

Treino e Treino.....Jogo é Jogo! E eu nao gosto de perder nem no "par ou impar" :gorfei:

La na represa do sitio tudo bem amassar as farpas, mas preparar uma viagem para a Amazonia o ano todo, gastar os tubos de dimdim, e chegar lá e deixar o trofeu ir embora por causa de farpas....nem pensar!!!

Bom topico, abraços a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como sou pescador, prioritariamente, de tucunarés e dourados, não amasso farpa de jeito nenhum, se as amassar, tucunarés vc perderá quase todos e dourados perderá todos lacou:: Não vejo necessidade de dar mais esta chance pro peixe, já considero que a pesca com artificiais, com a posterior soltura, é suficientemente esportiva para o meu gosto joia::: .

Abs. :amigo:

X 2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc é mais corajoso que eu Alexandre, eu não arrisco assim rindo3:: E certamente deve ser melhor pescador também joia:::

Sinceramente, eu não vejo necessidade de tirar as farpas, tenho bastante cuidado no trato com as iscas para não enganchar ninguém joia::: Assim, não vejo porque dificultar um jogo que já é bem difícil, contra nós já temos os peixes, os repiquetes, os geleiros, os matadores, a enorme dificuldade de acharmos um bruto no meio das centenas ou milhares de peixes menores, mais todas as variáveis que fazem os peixes fecharem a boca de uma hora pra outra, aí não topo facilitar ainda mais pro inimigo lacou::

Como disse o amigo Stringa, gastamos uma boa grana para ir até lá, eu, pelo menos, não tenho condições de ir mais de 1 ou, no máximo, 2 vezes ao ano, para arriscar de perder meu recorde? Negativo, vou na segurança rindo3:: Auinda mais que sou um pescador bem meia-boca, um iniciante nessa arte joia:::

Mas, cada um com a sua convicção ::tudo::

Abs. :amigo:

O mais estranho é que quando surge uma questão/enquete assim, sempre aparecem vários pescadores que dizem amassar as farpas, mas, pela minha experiência, nunca encontrei um desses nos barco-hotéis e pousadas em que estive rindo3:: Pelo contrário, os que eu encontro gostariam é de colocar mais farpas nas garatéias rindo3:: Ainda mais os que vão atrás dos açus amazônicos, esses então, não tem essa de chance pra peixe :gorfei:

Abs. :amigo:

Em Barcelos no Aracá e sem farpa João.

http-~~-//www.youtube.com/watch?v=ab4vqsLBng8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como sou pescador, prioritariamente, de tucunarés e dourados, não amasso farpa de jeito nenhum, se as amassar, tucunarés vc perderá quase todos e dourados perderá todos lacou:: Não vejo necessidade de dar mais esta chance pro peixe, já considero que a pesca com artificiais, com a posterior soltura, é suficientemente esportiva para o meu gosto joia::: .

Abs. :amigo:

Assino embaixo das tuas palavras Lusardo. joia::: joia::: joia:::

Também não amasso as farpas não, mas, depois de o meu parceiro ter fisgado as minhas costas com uma x-rap subwalk, doeu:: doeu:: sou à favor de que meus parceiros de pesca sempre amassem suas farpas. :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim, a idéia de machucar menos o peixe é válida... Mas o mais importante mesmo é a segurança do pescador. Ao amassar a farpa, diminui-se o risco de acidentes mais sérios e até mesmo acabar (estragar) prematuramente a pescaria.

Falei bonito, mas eu mesmo não amasso as farpas das garatéias das minhas iscas :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Abraxx

Edu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como sou pescador, prioritariamente, de tucunarés e dourados, não amasso farpa de jeito nenhum, se as amassar, tucunarés vc perderá quase todos e dourados perderá todos lacou:: Não vejo necessidade de dar mais esta chance pro peixe, já considero que a pesca com artificiais, com a posterior soltura, é suficientemente esportiva para o meu gosto joia::: .

Abs. :amigo:

Assino embaixo das tuas palavras Lusardo. joia::: joia::: joia:::

Também não amasso as farpas não, mas, depois de o meu parceiro ter fisgado as minhas costas com uma x-rap subwalk, doeu:: doeu:: sou à favor de que meus parceiros de pesca sempre amassem suas farpas. :gorfei: :gorfei: :gorfei:

AHAHAHHA,,,,MUITO BOA!!! :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou contar uma passagem no paranã Atauí,pescaria difícil ,repiquete eu e meu filho Lucas,era começo de Janeiro de 2011,subimos num ponto que o piloteiro achava que teríamos boas chances de ações de peixe grande joia::: durante 1 hora no lago meu filho perdeu 3 peixões,ele usava uma jupim osso que eu montei pra ele ,nem preciso falar que quase infartei :gorfei: "faz isso faz aquilo" doeu:: surtei:: até que o piloteiro falou deixa eu ver essa isca!! era uma gamakatsu dessa sem barbela :gorfei:,tira essa merda que ta perdendo peixe por isso lacou:: ,eu não havia percebido que tinha colocado a garatéia rindo3:: ,conclusão o piloteiro certo ou errado aconteceu comigo(com meu filho chorei:: ) e por falha minha,então como o Lusardo falou,não vou para amazônia pra facilitar pra eles a moleza que dou pra açus é ferro nele rindo3:: ,até o boga entrar nos beiços é guerra :gorfei: ,depois é carinho e liberdade

o filhão é tranquilo ótimo companheiro e pescador,sofreu na minha mão :gorfei: e a culpa foi do papai :gorfei:

Imagem Postada

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amasso as farpas de anzóis e garatéias por vários motivos.

Devo primeiro pontuar: pesco 99% das vezes em pesqueiros ou lagos, e peixes pequenos ... geralmente até 1,5kg (tilápias), eventualmente 2kg e fumaça (tilápias e matrinxã), e o maior foi um redondo de uns 5kg, se não me engano.

A produtividade?

Com anzol, se diminuiu, foi muito pouco ... linha esticada sempre e só e foi no anzol sem farpa que peguei matrinxãs, e todos sabem como ela salta e se “estremilica” toda para soltar-se do anzol.

Com iscas artificiais, uso eventualmente e ainda a pouco tempo, não posso portanto avaliar.

O maior motivo é segurança pessoal. Nunca fisguei ninguém (toc toc toc na madeira), mas já me “ferrei” 4 vezes.

Não precisei parar de pescar nenhuma das vezes, mas seria muito diferente se as farpas não estivessem amassadas.

O pior caso foi um em que fui mera testemunha. Deixo para dizer depois.

A primeira “ferrada” foi com um anzol mosquitinho de um sabiki para lambari.

Este não estava com a farpa amassada ... excesso de confiança.

Entrou com tudo no dedão direito da mão...

Saiu em um puxão forte e seco ... doeu “pacas” ... desinfetante e continua a pesca ... com uma “put@” raiva e incômodo.

A segunda foi com uma IA, com farpas amassadas, e que pegou no pulso esquerdo em 3 pontos e próximo de artérias ... se estivesse com farpa ... só indo para um PS.

Eis o estado à noite em casa

Imagem Postada

By efmbraga at 2011-09-04

As 2 seguintes foram, não me lembro à ordem,

Na palma da mão direita ... precisei da ajuda de outra pessoa para retirar ... só na terceira tentativa saiu ... imagina como seria se estivesse com farpa.

Imagem Postada

e entre a unha e a cutícula

Imagem Postada

Exceto a do pulso, nada de “espetacular” mas …

O pior caso, foi no Pesqueiro 3 Irmãos, em um encontro do pessoal de um fórum.

O pescador estava usando cevadeira para pegar um dos tambassauros que tem lá.

O arremesso tinha que ser de grande distância pois o lago é grande e os redondos ficam no centro.

Imagina a força que tem que ser aplicada.

Apesar de ele ser muito experiente neste tipo de pesca, e sua esposa estar acostumada a acompanhá-lo, ele fisgou o lábio inferior dela ao executar o arremesso.

Ninguém sabe como ocorreu.

A haste do anzol foi cortada (alicate adequado) ... mas cadê de soltar o anzol?

A farpa estava dentro do lábio dela.

Bem ... PS em Itariri ... voltaram com bom humor ... mas ...

Já li relatos sob auto fisgada e fisgada por terceiros, inclusive um caso onde o pai fisgou o filho.

Acho que em todos os fóruns tem um ou mais tópico sobre “Amassar ou Não Farpas”.

Cada um é cada um, e todos são responsáveis, e é claro que respeito a todos.

Mas guardo a devida distância dos que não amassam ... “paúra” minha.

Por isso amasso farpas de anzóis e garatéias ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, mas que diferença faz perder ou ganhar, não dizem que o importante é estar lá, em qualquer lugar pescando, então se eu não tirar nenhum pelo menos eu os fisguei.

Acho muito bom esse negócio de extração da farpa, mas também, não adianta tirar farpas do anzol e garatéias, se voce vai segurar a vitima com um alicate de contenção, isso machuca mais que anzois e garateias.

Pensem nisso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não Amasso, para evitar acidentes tomo cuidado, finquei anzol com farpa e td 2 vezes na mao e uma da perna doi pra kct mas nada que atrapalhou a pescada o essencial é usar óculos.

O peixe tomo cuidado na hora de manusear para solta-lo com boas condições de sobrevivência mas n tiro as farpas n, a farpa machuca mais o peixe machuca, mas se for pra não machucar o peixe então é melhor nem pescar!!!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...