Ir para conteúdo

Pressão atmosférica, maré e lua... Dicas galera..


Posts Recomendados

Meus amigos, minhas pescarias sempre foram em lagoas e rios.. com iscas vivas e tal...

a cerca de 6 a 7 meses tenho entrado de cabeça nas artificiais, e como muitos aqui, estou loucamente apaixonado por elas huahuahua, coisa gay, huahuahua... nos rios e lagoas elas tem me dado ótimos resultados, porém no mangue, neca de pitibiriba....

tenho tentado PEGAR robalos ou outro peixe que entrar em um mangue em Santa Cruz, no Espírito Santo, já ví muita gente com robalos lindos por lá, mas eu mesmo nunca peguei nada....

então vem as dúvidas:

Qual a parada da pressão atmosférica?? qual a melhor e a pior?? onde posso ver isso para programar minhas pescarias??

Qual a melhor maré?? como posso saber sobre isso?? onde posso ver??

E a lua?? qual a melhor?? para mangue valeu gente, pois sei que tem doferença.... onde posso ver??

Valeu e espero dicas valiosas

fui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a maré, a ideal é quando está vazando; isto é, quando após atingir seu ponto máximo (chamado de ?reponto?) ela começa a ?vazar (abaixar)?. Quando isso ocorre temos 2 situações: o robalo tem ao seu alcance áreas que normalmente seriam rasas ou estariam acima da água, e uma correnteza tende a arrastar pequenos peixes e outras presas para o alcance do robalo (normalmente, elas ficam abrigadas entre as estruturas e inacessíveis a um grande peixe). Quanto mais alta a maré, melhor para a pesca em mangues porque a vazante correrá com mais força.

Notável também é que, em canais, o robalo tende a ser capturado no reponto; parece que ele se desloca para o mangue neste momento e que o pegamos ?de passagem? para o mangue...

Sobre as marés, uma tábua de maré pode ajudar muito; o mais difícil é entender como a ?mecânica? das marés funciona, mas uma vez entendido, o simples saber da fase da Lua resolve (eu calculo a maré de cabeça)... Funciona mais ou menos assim:

Tanto o Sol como a Lua tem sua força gravitacional; e essa força gravitacional atrai a água do mar no ponto mais próximo ao astro, e também formam outra elevação no ponto oposto da Terra. Como a Lua está bem mais próxima, mesmo tendo massa muito menor, sua força gravitacional tem uma atuação quase 2 vezes maior que a do Sol.

Quando ambas as forças se somam, quando o Sol e a Lua estão ?juntos? do mesmo lado, ou ainda quando estão de lados opostos ao centro da Terra, temos as grandes marés. Coisa como o valor da atração do Sol (X) e da Lua (2 X) se somando e dando o valor da maré (2X + X = 3X)

Quando eles estão em ?quadratura?, formando um ângulo de 90º, temos as marés mortas (2X ? X = X).

Por conta das translações desses astros temos um período de 6 h (ou melhor, 6:12 h; pois a Lua ?anda? 49 minutos por dia em média) entre um reponto e o outro (a maré alta e baixa), e um período de pouco mais de 7 dias entre uma maré morta e uma maré alta (o tempo que leva cada fase da Lua).

Só para não falar demais em teoria, em um dia de Lua Cheia ou de Lua "Vazia (ou melhor, Nova)", teremos o reponto ao meio-dia...

Dois tópicos que podem ajudar (especialmente sobre pressão atmosférica e outras influências ?sutis?):

http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... .php?t=381

http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... .php?t=382

Se você tiver uma pergunta mais específica, talvez facilite a uma resposta mais objetiva; mas espero ter ajudado.

Um abraço a todos!

OBS: Kid M, tô maluco ou este não é um ?assunto técnico??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha só o que eu achei perdido aqui no meu HD!

Um material que, provavelmente, estava disponível no "falecido Webpesca"; cuja autoria pode ser de Rick Morais...

Sobre as Marés

As Marés Maré é o movimento periódico das águas do mar, pelo qual elas se elevam ou abaixam em relação a uma referência fixa no solo (Dicionário Aurélio). é o fenômeno causado pelas atrações simultâneas do Sol e Lua sobre as águas do Globo , e, pelo fato do nosso astro mais próximo ser a Lua, é claro que ele causa maior influência. A atração gravitacional da Lua, faz com que a água dos oceanos avance sobre a parte da Terra que se encontra mais próxima à Lua e também sobre a parte diametralmente oposta. O movimento de translação da Lua, também conhecido como dia lunar, tem a duração de 24h e 50 min., dividindo-se este tempo em 4 períodos, teremos quatro turnos de aproximadamente 6h e 12min., que é a duração de cada maré e suas variações, de preamar a baixa-mar. Nos períodos de Luas grandes (Cheias e Novas), onde a Terra, o Sol e a Lua estão em oposição ou conjunção, ocorre uma somatória de forças desses astros, e o movimento das marés atinge seu ponto extremo (tanto nas preamares quanto nas baixa-mares), fazendo assim que ocorram as marés de sizígia ou de águas-vivas (marés de grande amplitude), onde as águas correm em grande velocidade, muitas vezes chegando a sujá-las. Nos períodos de Quartos Crescentes e Minguantes, ocorre o inverso das sizígias, que são as marés mortas ou de quadratura, onde as águas são calmas e de pouca velocidade. Existe também a maré meteorológica, que é a diferença entre a maré observada e aquela prevista pela Tábua das Marés. As causas desse fenômeno pouco conhecido são, principalmente, as variações da pressão atmosférica e a ação do vento sobre a água, causando assim níveis mais baixos ou mais altos que os previstos na Tábua. As previsões de hora e altura das marés, são divulgadas nas Tábuas das marés. é importante escolher a maré para sua pescaria, pois cada tipo de peixe poderá ser mais ou menos ativo em cada maré e até mesmo no estofo ou reponto. Glossário Preamar: Nível máximo de uma maré cheia. Baixa-mar: Nível mínimo de uma maré vazante. Estofo: Também conhecido como reponto de maré, ocorre entre marés, período em que não ocorre qualquer alterção na altura de nível. Amplitude de Marés: Variação do nivel das águas, entre uma preamar e uma baixa-mar imediatamante anterior ou posterior. Quadratura: O sol e a lua formam ângulo de 90° graus em relação a Terra. Maré de Quadratura: Maré de pequena amplitude, maré que se segue ao dia de quarto crescente ou minguante.

Um abraço a todos!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...