Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Adão

E-tec - optmax - 4 tempos

Posts Recomendados

Já que é para perguntar vamos lá...depois de ver o X-1 e o bass boat trick, fiquei com uma vontade danada de adquirir um bichinho desse. Sei que não vai ser por agora mas estou naquela melhor fase da compra que é a pesquisa de tudo, e quando estiver tudo definido eu parto para vender o meu barco e comprar o tom sonhado bass boat...Gostaria de saber a diferença entre esses três motores (E-tec - optamax - 4 tempos) em termos de RENDIMENTO, CONSUMO e MANUTENÇAO. Só para constar estou pensando num 75hp. Desde já agradeço a todos..

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Adão

Segue um link de um site, que tem todos os motores, e um comparativo. Voce pode escolher com qual comparar. E quando for comprar o sonho Bass Boat, ligue pra mim. Veja topico do CDS TOTAL. Abç

http://www.eboat.com.br/opensite/guia-motores.asp

Acho que este link poderia ficar como fixo, pois pode ajudar muita gente na escolha do motor.

Compartilhar este post

Link para o post

Adão o motor 4 tempos tem muito mais peças para dar defeito, é um motor mais complexo segundo o

o André do clube do Congresso.

O cara sabe muito de motores inclusive ele dá consultoria para os EUA.

E-tec e Optimax são da mesma tecnologia e motores mais simples e super modernos que se bem cuidados

não vão te deixar na mão.

Grande abraços e sorte com o bass novo

. :amigo:

Compartilhar este post

Link para o post

Edgar eu entrei no site mas as comparações são bem especificas e não técnicas como gostaria que fosse. Gostei dos classificados também, obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Adão, qualquer um deles irá lhe atender muito bem. Fique tranquilo.

Os 4T são mais silenciosos e econômicos, apesar dos 2T com injeção direta serem tb bastante econômicos. A desvantagem maior fica por conta do peso (mas estão conseguindo reduzir isso).

Procure aqui no fórum q vc encontrará vários tópicos q falam sobre as vantagens e desvantagens entre os 2T e 4T. Vc encontrará amantes tendenciosos para os dois lados.

E quanto a ele ter mais peças, poder dar mais problema e tals...esqueça. Para o seu uso, cuidando corretamente do motor, vc o terá para a vida toda.

Entre os outros q vc se refere...O Etec eu acho o mais tecnológico, o q atrapalha um pouco, pois a nossa gasolina, caso fique parada dentro do motor por mais de 2 meses, tem tudo pra queimar os bicos da injeção.

O nosso amigo Eloy já deixou gasolina parada dentro do motor dele por 6 meses e bastou bater a chave pro bicho pegar de primeira...então, tem muita lenda na internet tb....(mas não é bom dar bobeira, né?!?! hehehe)

Já o Optimax é pau pra toda obra...mas é mais pesado q o Etec...então, num barco de performance, o peso é fundamental.

Mas foi o q eu te disse ao telefone...tanto o 60, quanto o 75 e o 90hp, são o "mesmo" motor, então, vá pelo mais potente q vc não se arrependerá nunca. Ah, e olhei a diferença de preço entre o 75 e o 90 e ela não passa de 1.500 reais... joia:::

E consumo é o seguinte...

380ml x número de Hps = consumo por hora.

380 x 90 = 34,200 litros por hora, andando de mão topada.

Andando a 4.000 RPM isso deve cair pra casa dos 20 / 25 litros por hora.

E vamos nos falando... joia:::

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Pelo pouco que conheço... tb concordo com o Fabricio...

Acho lenda isso de que quanto mais peças mais defeitos....

Os optmax são super potentes... e mais economicos.... que os dois tempos

2 tempos força...

4 tempo economia.... mas nossa gasolina vou te contar...

Tenho um amigo que tem um quatro tempos mercury.... de 90hp igual ao meu...

saiamos para pescar rodavamos muito muito mesmo....

o meu tanque já quase pela metade, o dele baixou pouca coisa....

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que entendi os 4T são mais econômicos que os Optmax que por sua vez são mais econômicos que os 2T certo?..4 Tempos mais pesados e manutençao mais cara...Seria uma decisão mais coerente instalar um 90 Optmax num trick 460, teria mais econômia e melhor desempenho no barco...como é uma decisão mais futura, que espero que seja próximo, vou ficar de olho no novo trick que vai ser apresentado na feira aqui em Brasília...

Compartilhar este post

Link para o post

Compre conforme o uso:

Se pesca muito, SEMPRE, toda semana e anda muito, o 4T vale mais a pena e dará menos problema.

Se vc quer o máximo de desempenho escolha o ETEC ou Optimax. ( a depender da assitencia tecnica) pois tem a melhor relação Peso/Potencia.

Se pesca de vez em quando, e anda pouco, o 2T pode ser uma boa, afinal , quantas horas vc deve navegar pra tirar a diferença de preço dos motores?

Lembre, ainda é possível otimizar e melhorar o rendimento através dos acertos e troca de hélices. tenho um Mercury 90 2T que faz 13L/hora. (Mas sem passar dos 5000 RPM)

Compartilhar este post

Link para o post

Compre conforme o uso:

Se pesca muito, SEMPRE, toda semana e anda muito, o 4T vale mais a pena e dará menos problema.

Se vc quer o máximo de desempenho escolha o ETEC ou Optimax. ( a depender da assitencia tecnica) pois tem a melhor relação Peso/Potencia.

Se pesca de vez em quando, e anda pouco, o 2T pode ser uma boa, afinal , quantas horas vc deve navegar pra tirar a diferença de preço dos motores?

Lembre, ainda é possível otimizar e melhorar o rendimento através dos acertos e troca de hélices. tenho um Mercury 90 2T que faz 13L/hora. (Mas sem passar dos 5000 RPM)

Rapaz..o motor está muito econômico. Em qual barco ele esta instalado e qual hélice vc usa?

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal, eu comprei a poucos dias um motor Mercury 60 4 Tempos, e segundo recomendações é interessante não deixá-lo sem funcionar por um prazo maior que 30 dias, recomendado de 15 em 15 dias. Como moro aqui no sul, temos a temporada do inverno que vamos pouco pra água, nestes casos podemos utilizar um orelhão e fazer funcionar o motor sem necessidade de ir até o rio. Minha dúvida é quanto ao uso de água tratada (Que contém cloro e outros produtos), não irá imprimir um desgaste interno do motor ao longo do tempo? Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

nenhum motor é recomendado deixar de funcionar por mais de 30 dias, mas... em alguns casos, é menos ainda recomendado do que em outros.

devido ao nosso combustível, quer dizer essa caipirinha que chamamos de gasolina, existe a absorção de água do ambiente em que estiver estocado por conta do alcool (OH-) da composição da mesma, e toda gasolina tem uma parcela de alcool, a única que não possui alcool é a gasolina de aviação, mas que é proibida a sua comercialização para uso diverso do aeronáutico.

em resumo, essa meleca vai para os bicos injetores e causa uma lenha, reduzindo a pressão com que os bicos deveriam pulverizar o combustível na câmara ou entupindo os dutos do sistema de alimentação até chegar aos bicos. isso para os motores 4T é fatal, para os 2T carburados nem é tanto problema já que esses queimam quase qualquer combustível que tenha gasolina e para desobstruir os dutos de alimentação e fazer com que chegue gasola na câmara é só limpar o carburador, e a tecnologia evoluiu e muito com os 2T DI (injeção direta), ao ponto de existir "programação" para quando se vai entrar em baixa estação que o motor vai ficar parado por muito tempo, especificamente os e-tec´s.

contudo, em todos os motores que ficarem parados, quando for fazer a "reativação" deles, deve ser usado combustível novo, diga-se: com menos de 30 dias de estocagem (em casa) se for comum ou aditivado e se for premiun ou podium, menos de 45 dias de estocagem (em casa). deve-se ter em mente que desde a refinaria o combustível demora em torno de 10/15 dias para sair da refinaria e chegar ao tanque do posto.

espero ter ajudado

Compartilhar este post

Link para o post

Certo Moisés, mas acho que não me expressei direito, minha dúvida é quanto ao desgaste da água quei irá circular pelo motor, quando eu fizer funcionar este motor em casa, pretendo utilizar agua que vem da Corsan, ou seja, ja vem tratada com cloro e outros produtos. um resquicio desta agua ficará dentro do motor, e como sao produtos fortes, penso que poderão ocasionar um desgaste na bomba dágua e outros componentes onde ela ficar em contato depois do funcionamento em casa.

Compartilhar este post

Link para o post

amigo João,

a concentração de produtos químicos na água para torná-la potável (a agua depois que passa pelo processo de purificação / decantação é considerada potável) é muito pequena, salvo engano no caso do cloro é de aproximadamente 5 PPM (parte por milhão) ou 0,05%. em se tratando de agua doce, acredito que não tenha problema o contato dos internos com o residual dessa água, problema existe quando a agua usada na refrigeração do motor é salgada, aí a água evapora e ficam os cristais de sal no sistema de refrigeração, dutos, rotor, etc... aí sim é perigoso de entupir os dutos e causar sobre-aquecimento do motor em operação.

informação obtida na internet: "quando utilizado na desinfecção de água potável, a concentração de cloro é da ordem de 0.0002%, ..."

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Moisés, eu fiquei com esta dúvida, pois meu pai, que também é pescador e tem como profissão conserto de bombas dágua, me alertou para este problema quando falei que terei que fazer o motor funcionar em terra com a utilização de água tratada, visto que ele pega muitos motores de piscinas por exemplo, com o mesmo tempo de uso que uma bomba dágua de um poço que utiliza a água natural, e o desgaste interno da bomba com agua tratada é bem superior ao da água natural, mas tambem nao sei qual o material da bomba dágua do motor de popa, e é claro que se houver desgaste, acredito que seja após anos de uso, mas como pretendo utilizar este motor por muito tempo é preciso tomar cuidado desde agora, por isso optei na compra de um motor novo ao invés de um usado onde você não conhece o histórico de uso. Mas fico mais tranquilo com a sua informação.........obrigado amigo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso