Ir para conteúdo

Jig. Qual o trabalho correto?


Sergio Nave

Posts Recomendados

Opa Sérgio....

Não sou a pessoa ideal para falar do trabalho correto...pois uso jigs apenas quando os peixes refugam na superfície...mas percebo q o trabalho varia de acordo com a atividade do peixe.

Já vi peixe pegando em trabalhos feitos com toques únicos e longos....E tb vi peixes atacarem em 4 puxadas mais rápidas e depois uma pausa de 4 segundos pro jig descer novamente.

Tb vi peixes próximos ao barco e apenas pindocando sobre eles foi o suficiente pro ataque.

Estes são os trabalhos q conheço... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio, não sei se teria a maneira correta de se trabalhar um jig, para mim o jeito correto é oq provoca o ataque.

Nessa epoca mais fria com os peixes mais manhosos custumo recolher mais devagar com pequenos toques de ponta de vara, mas tbm tem q se observar a reação dos peixes e ir alternando o recolhimento a cada arremesso até achar a medida em q os peixes estão atacando.

Espero ter ajudado.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parceiro... Costumo usar somente superficie...

Uso mais quando os peixes refugam...

Aprendi a usar jig... arremessando esperando alguns segundos afundar... quando sentir o funto...

com a ponta da vara para baixo dando pequenos toques com a ponta da vara e recolhendo.... sempre foi muito eficiente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parceiro... Costumo usar somente superficie...

Uso mais quando os peixes refugam...

Aprendi a usar jig... arremessando esperando alguns segundos afundar... quando sentir o funto...

com a ponta da vara para baixo dando pequenos toques com a ponta da vara e recolhendo.... sempre foi muito eficiente

Companheiros

Concordo com o Joelson com pequenas alterações, isto é, não deixo o jig tocar o fundo pois o risco de prender numa galhada é grande e, além disto, o tucunaré não fica no fundo mas mais ou menos no meia-água onde pode fazer seus ataques para baixo ou para cima (o mais comum). A mesma coisa é jogar perto do barranco, onde teremos os riscos dos mesmos enroscos e ataques de piranhas ou das traíras que vão detonar o jig :gorfei: O trabalho com a ponta da vara para baixo faço como o Joelson, procuro um ângulo de cêrca de 45 graus e os toques são rápidos indo para 0 graus (para cima na vertical) e recolhendo na volta aos 45 graus ( seria um movimento tipo "stop and go,"e o que seria isto? Stop quando a vara volta aos 45 graus e dá sua paradinha e "go" quando levamos a vara ao Zero grau que é o momento quando voltamos abaixando a ponta da vara recolhendo!. A linha deve estar sempre esticada para não dar chance do peixe atacar e vc perde-lo por estar a linha bamba! Deu para entenderem?

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem 2 formas básicas de usar. Deixando chegar ao fundo, dando toques ( 1, 2 ou 3 ou aleatóriamente) para ele subir e na volta do jig para o fundo, recolhe a linha para ela não ficar bamba, porque na maioria das vezes o peixe ataca quando a isca está descendo. A outra forma é trabalhar ele como se fosse uma isca de meia água e a profundidade vai depender de onde o peixe está atacando. A velocidade do trabalho também está relacionada com a atividade do peixe naquele momento. Uma hora ele ataca mais quando o jig está rapido, outra hora quando está mais lento. As cores estão relacionadas à luminosidade, inclusive a profundidade que o jig está, pois quanto mais fundo, mais escuro. A cor da água também interfere na cor a ser selecionada para o uso naquele momento. Uma curiosidade... para a pesca no mar, o pessoal não gosta muito da cor vermelha por exemplo, pois é a cor que se torna menos perceptiva ou atrativa para o peixe em relação à profundidade, diferentemente do rosa, que já é boa em profundidades maiores.

O Eribert usa muito jig na Serra da Mesa e pega tucunaré a 12... 14 metros de fundura em um paredão de pedra com o jig tocando no fundo, quem já foi lá com ele sabe do que eu estou falando. Agora que a represa subiu, não sei se neste lugar em específico está pegando.

Tem um video do Juninho mostrando o trabalho que ele faz usando um jig com a filmagem debaixo da água. Assim dá para ver como é o movimento da isca e poderá te ajudar em algumas ocasiões.

OUTRA FORMA É METER O JIG NO MATO ASSIM... :gorfei: :gorfei:

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala brow... Eu pessoalmento não curto muito Jig Naonao:: Meu bother Gustavo tem tudo quantao ha de Jigs :gorfei:

enfim...

Eles fazem muita diferença quando os peixes estão manhosos e tal... Proporciona mais briga, o peixe fica muito mais solto pois tem apenas uma anzol, diferente das carateias que tende a amarrar mais a briga em minha opinião é claro!!!...rs

Segue abaixo um video do Juninho que vai ilustrar bem esse tecnica pra vc!!!

Abraços espero ter ajudado!!!

::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...