Ir para conteúdo

Pinchar / Corricar / Cassiar / Jigar, etc


Posts Recomendados

Pinchar é um termo que na pesca é utilizado para falar sobre o trabalho da isca artificial, uma vez que o significado da palavra se refere à "Lançar"; "Jogar"; "Atirar"... O movimento feito ao pinchar e recolher fazendo o trabalho que a isca precisa pra ter uma boa produtividade (cada qual tem um diferente e podendo ser alterado para as situações de pesca).

Corricar é o termo que na pesca é utilizado mais comunmente para o trabalho de iscas de meia-água e de fundo, onde o barco arrasta a isca fazendo-a trabalhar sozinha. Tem quem chame de corricar, o trabalho que se faz com a isca de meia-água ao ser lançada e recolhida continuamente com carretilha ou molinete.

Cassiar eu não tenho a mínima ideia dq q é. Acho que é usar o Cassiano como isca (coitadinho dele. Kkkkk). Ou pescar de um cais. Rsrsr

Jigar é o termo utilizado na pescar para o trabalho do Jig. Há diversas formas de trabalhar esta isca até pq existem diversos jigs com formatos e funções diferentes.

Escrever oq escrevi acima: É o resultado de muito estresse, pouca pescaria e um tempo sem fazer nada aki no serviço. kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pinchar é um termo que na pesca é utilizado para falar sobre o trabalho da isca artificial, uma vez que o significado da palavra se refere à "Lançar"; "Jogar"; "Atirar"... O movimento feito ao pinchar e recolher fazendo o trabalho que a isca precisa pra ter uma boa produtividade (cada qual tem um diferente e podendo ser alterado para as situações de pesca).

Corricar é o termo que na pesca é utilizado mais comunmente para o trabalho de iscas de meia-água e de fundo, onde o barco arrasta a isca fazendo-a trabalhar sozinha. Tem quem chame de corricar, o trabalho que se faz com a isca de meia-água ao ser lançada e recolhida continuamente com carretilha ou molinete.

Cassiar eu não tenho a mínima ideia dq q é. Acho que é usar o Cassiano como isca (coitadinho dele. Kkkkk). Ou pescar de um cais. Rsrsr

Jigar é o termo utilizado na pescar para o trabalho do Jig. Há diversas formas de trabalhar esta isca até pq existem diversos jigs com formatos e funções diferentes.

Escrever oq escrevi acima: É o resultado de muito estresse, pouca pescaria e um tempo sem fazer nada aki no serviço. kkkkk

:gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: , vindo do Léo com certeza não seria uma aula séria rindo3::

No começo estava indo tudo bem, mas depois chutou o pau da barraca paia::

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

{cacear

Significado de Cacear

(caça+ear) vint Náut Caçar, descair, garrar (o navio).

Definição de Cacear

Classe gramatical de cacear: Verbo

Tipo do verbo cacear: regular

Separação das sílabas de cacear: ca-ce-ar}

Eu ja vi isso, em S. Romão MG! Serve para quem gosta de encher o freezer....

Modalidade de pescaria onde se utiliza uma rede solta (móvel) atravessada no rio para caçar os peixes... puts!

A rodadinha, deixar o barco rio a baixo com a isca/anzol na água, também pode ser interpretado como cacear...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obtive as informações com um outro amigo, de outra comunidade, seguem:

pinchar é o mesmo que arremessar e recolher a isca junto a estruturas, são sinônimos sim, neste caso.

Corricar é quando se pesca com o barco em movimento, rebocando a isca a distância e velocidade apropriada para cada espécie, ou seja, não se arremessa a isca.

Jigar é o termo usado para quando pescamos com jumping jigs (ou metal jigs, nome mais comum ultimamente), iscas de metal para a pesca quase sempre na vertical. É uma modalidade que não para de se desenvolver e a cada dia se mostra mais abrangente, pois dá pra pescar até na praia com metal jigs - mas aí é outro assunto...rs... De maneira mais generalista é a pesca vertical.

Cacear - e aí depende de região, eventualmente - é quando se pesca com isca natural com o barco derivando sobre estruturas e pontos específicos, normalmente com camarão ou sardinha vivos. Mas podem haver divergências quanto a essa definição pois, como citei anteriormente, dependendo de cada região o nome pode mudar ou significar outra coisa. Aqui no Rio costumam chamar esse tipo de pesca que descrevi como "pescar na rola" (pronuncia-se róla), com o barco rolando sobre parcéis, canais, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

putz...

Cassiar foi o que entenderam rapidamente pelas orelhas....rsrsrsrsrs

é CASTEAR!!!!

que vem de cast (lançar - arremessar )

é que nem a isca João Pepino....aposto que esse nome veio porque pessoas mais simples( piloteiros ) ou com os ouvidos menos atentos ouviram alguem falando "Jumping Minnow" e entrou nas zuréba João Pepino!!!!!!!

kkkkkkkkkkkkkkkk

e não é que os nomes se parecem mesmo. fale bem rápido Jumping Minnow pra vc ver só!

Brasil sil sil sil sil sil sil

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

putz...

Cassiar foi o que entenderam rapidamente pelas orelhas....rsrsrsrsrs

é CASTEAR!!!!

que vem de cast (lançar - arremessar )

é que nem a isca João Pepino....aposto que esse nome veio porque pessoas mais simples( piloteiros ) ou com os ouvidos menos atentos ouviram alguem falando "Jumping Minnow" e entrou nas zuréba João Pepino!!!!!!!

kkkkkkkkkkkkkkkk

e não é que os nomes se parecem mesmo. fale bem rápido Jumping Minnow pra vc ver só!

Brasil sil sil sil sil sil sil

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Até que surgiu um companheiro, como dizem, bem "letrado". Parabéns vc acertou na mosca; é isto mesmo. O Piquiá chamar uma "Jumping Minnow" de "João Pepino" é tão compreensível como o Mané Garrincha chamar quem lhe marcava de João :gorfei: Agora tá parecendo que o amigo Leo está com stress porque o patrão dele não lhe dá serviço e depois de uns goles confunde toda pinga com "51" surtei:: doeu:: praia:: :gorfei:

:gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

{{{{{{{{{castear

Significado de Castear

v.t. Formar casta.

V.i. Bras. Procriar, tirar casta (os animais).

Definição de Castear

Classe gramatical de castear: Verbo transitivo e Verbo intransitivo

Tipo do verbo castear: regular

Separação das sílabas de castear: cas-te-ar}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}

Ae Bernardo, talvez não, pois voce pode apurar a CASTA de uma espécie de peixe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah! embaralharam tudo. Trata-se de anglicismo! E o que é anglicismo?

Anglicismo é um termo ou expressão da língua inglesa introduzidas a outra língua, seja devido à necessidade de designar objetos ou fenomenos novos, para os quais não existe designação adequada na língua alvo, seja por qualquer motivo.

traduções. Caracteriza-se por vício de linguagem.Que pode ser levada a outras palavras e outras línguas além do inglês.

(Wikipédia)

:gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Está inaugurado, a partir do presente um novo tópico no FTB. A Seção Cultural. Vou convidar o Piquá para a Primeira Aula Magistral com o tema, já que somos apaixonados pelos açus, deverá ser: Casting a Big Peacock Bass joia::: palmas:: alegre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

expressão da língua inglesa introduzidas a outra língua, seja devido à necessidade de designar objetos ou fenomenos novos, para os quais não existe designação adequada na língua alvo, seja por qualquer motivo.

por isso eu escreví Brasil sil sil sil sil sil sil sil sil sil

tudo por culpa do Bait Cast.

aí chega o criativíssimo Brasileiro e inventa o Castear um lindju e novo verbo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Eloy! Eu acho que o português já é rico e difícil...Como se nos faltassem palavras, existe essa moda de "aportuguesar" palavras de outras línguas, sobretudo inglês. Prefiro arremessar mesmo.

Agora, Carlos, amarrar o grande tucunaré açu no snap e arremessar ele eu ainda não vi!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Eloy! Eu acho que o português já é rico e difícil...Como se nos faltassem palavras, existe essa moda de "aportuguesar" palavras de outras línguas, sobretudo inglês. Prefiro arremessar mesmo.

Agora, Carlos, amarrar o grande tucunaré açu no snap e arremessar ele eu ainda não vi!

Abraços

Michel

Ainda bem que o Fabrício Biguá estava comigo na conoa. Minutos antes ele embarcou "um filhotinho de açu" com 22lbs e eu joguei um "mardito" jig da caribean e ferrei "outro filhotinho" que de tão pequenininho abriu o anzol :gorfei: História de pescador nunca é documentada, só é contada, como documentamos deixa de ser história para ser um fato :gorfei: Por causa desses jigs que abrem (só nessa pescaria perdi 04 com o anzol do jig abrindo) e coisa e tal que inventei de entrar nesse negócio de atar jig para os tucunas. Se o amigo tiver um tempinho, dê uma lida sobre o que tenho escrito. O Gusso, no Caterva, entre outros companheiros daqui do FTB, tem postado algum parecer joia::: :gorfei:

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...