Ir para conteúdo

ALICATES DE CONTENÇÃO


Posts Recomendados

Caros amigos, gostaria de levantar uma questão no que diz respeito aos alicates de contenção usados na pesca esportiva. Como a variedade de marcas e modelos é grande, assim como os preços, minha pergunta é : qual alicate é mais indicado para o pescar e soltar ? De qual modelo, , marca, tipo, etc

É evidente que existem modelos mais leves, compactos, com balança, trena, etc

Embora fatores pessoais, com gosto, preço, peso, portabiidade, funcionabilidade, etc possam determinar a escolha,seria possível um ou dois modelos mais indicados ?

Fica lançado o debate !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valter, teóricamente o alicate de contenção não pode é abrir na hora q o peixe contido começar a pular. Se bem q isso acontece bastante. Confiabilidade

:arrow: O principal, na minha opinião, é o quanto o pescador está disposto a investir no alicate. Preço

:arrow: Se o seu uso se dará apenas na água doce, ou salgada, ou nos dois, e o tempo de duração do produto. Resistência

:arrow: Se a balança dele é honesta. Precisão

:arrow: Se o seu peso é ideal. Portabilidade

Essas são a principais observações a serem feitas em torno do produto...Se poderia dar minha sugestão iria em primeiro lugar no BogaGrip Original e depois no Rapala q vc tem. :mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KRAMBA, pelo que sei o Boga e o Rapala são os melhores realmente. Nunca usei nenhum dos dois porque são muito caros e resolvi priorizar os investimentos em outros equipamento (Ex.vara e carretilha). Eu tenho um GARRA daqueles amarelos e preto. Comprei a muito tempo e continua bom. E certo que ele não tem tanta resistência, o meu ja amassou, mas como é alumínio desamassei com alicate e está em perfeito estado ainda.

O negócio de escapar da boca do peixe acontece mesmo, mas é só o pescador que já sabe isso tomar cuidado na hora de levantar o peixe, verificar se está bem preso antes e fazer aquela pressão na trava de modo a não deixar escapar.

O GARRA não passa de 30 conto lá na feira. Na minha opinião é o melhor da categoria abaixo dos Boga ORIGINAL e o Rapala.

Eu peguei um Rapala para ver como é, achei muito pesado...

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que, do ponto de vista dos danos causados ao peixe (afinal, se ele vai ser solto, não adianta nada fazê-lo de modo que ele não sobreviva), o melhor modelo é o do Boga grip, e todos os genéricos. São os que causam menos danos.

Entretando, até mesmo para o famoso bicheiro existe uma forma correta de se usar, e não causar maiores danos ao peixe: o gancho deve penetrar a boca do peixe, entrando por dentro, sempre na parte de baixo ("assoalho" da boca), ao lado da língua, atravessando a parte mole. Se for usado no sentido contrário, corre-se o risco de furar a língua.

Os do tipo "boca de jacaré" também podem ser usados, mas apenas em peixes que não possuem dentes, tomando-se o cuidado de não apertar a língua. Em peixes com dentes, seu uso é desaconselhado, porque há bastante chance de quebrá-los.

Particularmente, acho esse o menos seguro para o pescador, já que devemos sempre manter a pressão na mão, para o peixe permanecer preso.

Agora, por último, aquele modelo da rapala que trava ao contrário eu (olha só, opinião pessoal!) não gosto de jeito nenhum...Machuca demais a boca do peixe, e ainda, se for um peixe da boca pequena ele não entra.

Não sei ele vem indicando o limite de peso para ser usado, mas um amigo já quebrou uma das garras daquele do cabo comprido ao tentar utilizá-lo para embarcar um mero.

Acho que se o objetivo é apenas ajudar a embarcar o peixe e mantê-lo seguro para se retirar a garatéia em segurança, qualquer um desses nacionais, que custam no máximo R$50,00 reais servem. Inclusive eu comprei uma na feira uma vez que estragou no primeiro uso: daí voltei na loja e eles trocaram por um novo, que uso até hoje.

Se for para querer homologar um recorde pela IGFA, aí só desembolsando pelo menos uns R$700,00 em um Boga grip mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros amigos, fico muito satisfeito com o resultado do debate se podemos assim dizer, a Berkley lançou um alicate de contenção do tipo pistol grip e outros dois modelos ergonômicos e diferentes, se alguém já tiver testado seria legal ver outra opinião. O preço destes alicates gira em torno dos 50 a 70 dólares nos EUA, fora o imposto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Eu tambem uso esse amarelinho da Pesca Brasil, o pessoal do Trilhas da Pesca tambem usa ele e em relação ao peixe se soltar nele, eles arrumaram uma borracha que encaixa nas duas garras dele assim machuca menos o peixe e a chance dele escapar é bem menor.

Obs.:Ainda não tenho essa borracha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Turma,

Aqueles que procuram um alicate mais robusto e com preço bacana, tem esse modelo da pesca brasil que é feito de aço.... e bem resistente...nunca testei, mas já vi o danado e me pareceu confiável....

No juninho está 68,00 estalecas...!!!

Imagem Postada

http://www.jet.com.br/juninhopesca/detalhes.asp?idproduto=775505

Tá ai a dica...!!! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E em reais?

gorfei::

No juninho está 68,00 estalecas...!!!

joia:::

Mas falando sério....mais do que esse ou aquele modelo, para mim o mais importante é a forma de usa-lo. Essa foto do Marquinhos pra mim exemplifica umas das duas unicas maneiras que nao fere a boca do peixe, o alicate n a vertical, com a boca para baixo. A outra maneira é o alicate na horizontal apoiando a a barriga do peixe com a mão.

A pior maneira é o alicate na vertical com a boca para cima, tipo erguendo o peixe, fazendo o alicate transpassar os tecidos, oque é muito comum de se observar nas fotos. Acho que todos nós que nos importamos com a sobrevivência da nossa "bola" deviamos prestar mais atenção nisso.

bração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

esse q o parceiro marquinhos indicou é show de bola... muito bom mesmo... tenho ele, e tenho o amarelinho... ambos da pesca brasil... mas o rapala locki´n grip, é fora de serie mesmo...

mas... onde faço a cotação dessas estalecas ??? é a mesma daquelas usadas no bbb ??? :gorfei: :gorfei: :gorfei:

essa galera é show...

vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Ocean Mark OG2100,o mais leve,como pesco muito de barranco,costão,ou mesmo no barco dá para ficar pendurado da roupa que nao atrapalha,se não me engano pesa 67 gramas.

Tem alguns mais caros e com balanças,optei pelo OG2100 por ser o mais leve.

Segue o link da marca (grife):

http://www.studio-oceanmark.com/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o Irinho disse acima... se alguem tá afim de um TOP... hj no mercado não tem mais TOP que o Ocean Grip...

Agora se quer Resistência e Precisão... Boga Grip Disparado!!!

Tenho que era cópia nacional, antigo MontGrip de Sorocaba... que comprei em 1998... esse era muito bom, pena q fecharam a fabrica!!! Não devia nada para os Bogas... e

Rapala eu usava um grande para as Garoupas... 65lbs... paguei quase 500 paus na época... tive q trocar 02 vezes as garras... pq quebrava!!! a estrutura era ótima, porem o material num aguentava o pau... mas se tratando q o pessoal do FTB é 90% pescadores de Tucunaré... tem versões menores q aguenta bem... conheço amigos q tem.. e não abrem mão deles!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de arrebentar 3 garras pesca Brasil com peixes um pouco maiores que o meu habitual, 1 robalo Flecha d 9 Kg, 1 tucuna Paca de 8 Kg e uma piraíba de 20 Kg, resolvi comprar um boga Original e ,me surpreendi, realmente a qualidade do material é muito superior aos alicates convencionais, outra coisa, passa muita segurança, ele eu uso sem medo em água salgada, me parece muito forte e resistente, acho que será um dos melhores investimentos que fiz em materiais de pesca, ainda mais que saiu a um preço bom pois um amigo trouxe dos EUA para mim, não paguei nem frete nem imposto!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...