Ir para conteúdo

Shimano Scorpion XT 1500-7 Review


Posts Recomendados

Dados da carretilha :

• Chassi em alumínio e tampas laterais em polímero

• Projetada pela Shimano para o uso Saltwater

• Sistema de Fricção composto de dois discos de dartanium e aço inox

• Capacidade do Drag 4,5Kg

• Freio centrífugo

• Cap de linha : aprox 100m de linha 0,37mm

• Manivela com 84mm

• Carretel em alumínio aliviado com peso 12g

• 6 rolamentos CRBB + Anti reverse CRBB

• Ratio : 7.0:1 ou 30” por volta na manivela

• Made in Japan ( mercado interno Japonês)

• Peso 210g

A Shimano distribui a Scorpion para o mercado interno japonês e e a nova Chronarch E200-7 para o mercado americano.

Estas carretilhas possuem as mesmas características construtivas:

• Chassi em alumínio e tampas laterais em polímero

• Relação de recolhimento, material das engrenagens (coroa e pinhão em Bronze) e material do freio

A Scorpion possuem algumas peças em duro alumínio para alivio de peso , os knobs são menores que da Chronarch.

A Scorpion não possui o Assist Stopper ( Anti reverso auxiliar) a Chronarch possui.

Os rolamentos da Scorpion são todos SARB, a Chronarch o rolamento do Anti Reverso é ARB e um rolamento é SARB os demais rolamentos são em aço inox.

Imagem Postada

Carretilha e ferramentas utilizadas para o Review

Imagem Postada

Conjunto da manivela em alumínio, chassi frontal e estrela de fricção em polímero

Imagem Postada

Detalhe da tampa lateral

Imagem Postada

Detalhe do botão de ajuste do carretel em alumínio anodizado

Imagem Postada

Chassi em alumínio, guia sem fim em aço inox e guia da linha em nitreto de titânio.

Imagem Postada

Mecanismo interno, eixo em aço inox e engrenagens auxiliares em “plastico de engenharia”

Imagem Postada

Detalhe da coroa em Bronze , arruela superior ( cor preta) em duro alumínio para alivio de peso.

Imagem Postada

Detalhe do pinhão em bronze , periféricos em “plástico de engenharia” e molas em aço inox

Imagem Postada

Detalhe dos discos de Dartanium e os de Teflon com carga de 30% de fibra de vidro que serão utilizados no lugar dos originais.

Imagem Postada

Detalhe da montagem do disco inferior

http://i97.photobucket.com/albums/l228/venturi1/009640x480.jpg

Disco montado dentro da coroa

http://i97.photobucket.com/albums/l228/venturi1/053640x480.jpg

Detalhe do disco de duro alumínio

http://i97.photobucket.com/albums/l228/venturi1/054640x480.jpg

Detalhe da montagem da tampa lateral

http://i97.photobucket.com/albums/l228/venturi1/055640x480.jpg

Detalhe da montagem da manivela , porca de fixação em duro alumínio.

http://i97.photobucket.com/albums/l228/venturi1/056640x480.jpg

Pronta da guerra

Abração a todos

Ricardo Ventura

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabens Ventura excelente review. Uma duvida, poderia explanar mais sobre o disco de friccao Teflon com carga de 30% de fibra de vidro??

Seria este uma alternativa ao original em dartanium, e ao upgrade de carbontex?

Parabens, abraco

TJ

Fala Tejota , este disco foi desenvolvido por mim na época que não existia o carbonex final da década de 90, ele possui as mesmas características de frenagem do carbonex.

Mas tem um problema, é um produto muito caro, fica inviável a produção em série.

Eu trabalho com este material , ai fica fácil usinar alguma sobra.

Vai de carbonex que fica top também

Abração

Ricardo Ventura

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ventura.. parabéns.. seus posts são 100%!!!

Obrigado André

A idéia é mostrar os equipamentos na íntegra, não apenas falar que "Shimano é Shimano" e "Daiwa é Daiwa".

Na verdade existem marcas de equipamento com preços bem convidativos que possuem uma forma construtiva mais eficiente que muita marca de renome no mercado.

Abração

Ricardo Ventura

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Ricardo, joia:::

Ficou bacana o review ::tudo::

Me lembro da primeira vez que desmontei a minha xt1500 e falei...è igualzinha a curado 200e...na ora de montar fiquei procurando a "pinça" anti-reverso e descobri que na Scopion não tem, rindo3:: rindo3:: rindo3::

È uma bela máquina!

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Ricardo, joia:::

Ficou bacana o review ::tudo::

Me lembro da primeira vez que desmontei a minha xt1500 e falei...è igualzinha a curado 200e...na ora de montar fiquei procurando a "pinça" anti-reverso e descobri que na Scopion não tem, rindo3:: rindo3:: rindo3::

È uma bela máquina!

Abração

Obrigado Schmidt ,

Vc concorda que na prática este anti reverso auxiliar não tem utilidade em uma carretilha deste porte, até por que, se vc estiver pescando com iscas artificiais e o anti reverso " quebrar" o sistema auxilar não impede que o manivela fique na posição ideal ( a mesma tem um gap que retornará a manivela para atrás) e vc não vai consegui trabalhar a isca corretamente.

No nosso caso, para pescar no mangue " catimbando" sem recolher, fica difícil, já no recolhimento contínuo até pode ser.

Abração

Ricardo Ventura

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente explanação. Parabéns!

No começo, quando eu comprei minha scorpions, confesso que não gostei dela, pois a carreta estava muito amarrada, e o por isso o arremesso era uma merda. Todavia, com o tempo eu fui me entendendo com a carreta, e hoje eu indico ela sem medo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

::tudo:: concordo plenamente.

Abração

Boa Ricardo, joia:::

Ficou bacana o review ::tudo::

Me lembro da primeira vez que desmontei a minha xt1500 e falei...è igualzinha a curado 200e...na ora de montar fiquei procurando a "pinça" anti-reverso e descobri que na Scopion não tem, rindo3:: rindo3:: rindo3::

È uma bela máquina!

Abração

Obrigado Schmidt ,

Vc concorda que na prática este anti reverso auxiliar não tem utilidade em uma carretilha deste porte, até por que, se vc estiver pescando com iscas artificiais e o anti reverso " quebrar" o sistema auxilar não impede que o manivela fique na posição ideal ( a mesma tem um gap que retornará a manivela para atrás) e vc não vai consegui trabalhar a isca corretamente.

No nosso caso, para pescar no mangue " catimbando" sem recolher, fica difícil, já no recolhimento contínuo até pode ser.

Abração

Ricardo Ventura

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...