Ir para conteúdo

Líder para tucunare usar ou não? Eis a questão.


Carlos Dini

Posts Recomendados

Sei que cada um tem uma opinião, e gostaria de levantar as opções de cada um.

Eu para os açus costumo atar o snap direto na multi - 65 ou 80 lbs (hélices)

Para Balbina tb ato direto snap na multi -50lbs

Azuis ato tb direto 40lbs

Tucunas do sudeste faço líder com mono e multi 30lbs(devido o diâmetro da multi)

Abs

Dini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Dini,

esse tema já foi muito discutido, recentemente escrevi aqui um texto até meio longo, dando a minha opinião sobre o tema e a relação entre o diâmetro da multi e do líder, vou repetir ele aqui abaixo pq sintetiza o que eu penso sobre essa questão, que sempre é relevante quando falamos de pescaria em AM:

"Amigos, na pescaria dos açus em AM a principal função do líder de fluorcarbon, pela minha visão, é evitar o rompimento do multi em função da pouca resistência deste à abrasão, pq os açus, assim como os azuis e amarelos do sudeste, quando fisgados logo procuram as estruturas. Por isso, não há necessidade de um fluorcarbon com resistência equivalente à do multi, eu uso, por exemplo, multi daiwa samurai 80 lbs (0,44 mm) e líder de fluorcarbon Seaguar 50 lbs (0,66 mm), sem problemas. Como vc estará arremessando muitas vezes ao dia, é importante não ter um nó muito volumoso atrapalhando, por isso não uso um líder de maior diâmetro que esse. Tampouco uso um de menor diâmetro, para justamente manter uma maior resistência à abrasão. É lógico que o nó de união do líder e multi será o ponto mais fraco do sistema, porém, como estaremos usando a fricção da carretilha, que libera linha a no máximo 15 lbs (isso se estiver totalmente arrochada, no caso de uma fricção da Zillion Type R ou da Quantum KVD, p.ex.), creio ser impossível que tenhamos o rompimento do nó (a menos que coloquemos o dedão no carretel), eu particularmente, deixo a fricção em 30 a 40% do máximo, de forma que antes do nó se romper teremos a liberação da linha.

Não deixo de usar o líder pq não me agrada a idéia de ter que revisar a linha multi a todo momento, ainda mais pq uso as linhas de 8 fios e os filamentos destas, por serem mais finos que os das 4 fios, se rompem mais facilmente, e elas perdem muita resistência à medida que um ou mais filamentos são rompidos. Outro motivo é que o multi, amarrado diretamente a um pitão, em função de ser cortante, à medida que o nó é mais arrochado, corta-se a si mesmo, diminuindo bastante a resistência da linha. Outra razão, ainda, ainda é que o multi costuma se enroscarr nas garatéias nos arremessos, muitas vezes danificando a linha multi, o que é evitado com o uso do líder.

Não vejo sentido ou fundamento em utilizar o líder em alguns tipos de iscas e não usá-lo em outros, eu o uso com todas as iscas, pelos motivos acima narrados, eis que o risco do rompimento da multi pela abrasão com as estruturas está presente na pescaria com todas as iscas em AM, assim como os demais motivos já referidos.

Outra questão é que o diâmetro mais aproximado do líder com a multi não é uma regra, na pescaria de arremesso em AM é bom utilizar uma relação como a referida acima, multi entre 0,36 e 0,45 e fluor entre 0,60 e 0,68 mm, porém, na pescaria dos grandes dourados na argentina, p. ex., utilizamos linhas PP 20 lbs (0,23 mm) e líder de fluor 70 lbs (0,81 mm), sem problemas, pelo simples fato de que não se arremessa as iscas para o corrico, somente as largamos na água e o barco acelera para deixá-las a uma boa distância. Além disso os passadores das varas de corrico são geralmente maiores e as ponteiras comportam nós de maior volume.

Por fim, para as pescarias do sudeste eu utilizo linhas multi 30 ou 40 lbs (entre 0,28 e 0,34 mm) e líder 35 lbs (0,50), numa proporção equivalente à de AM, só que com menores libragem e diâmetros.

Mas ainda cabe frisar que esta questão do uso ou não do líder é uma das maiores polêmicas da pescaria amazônica, temos defensores fervorosos de ambos os lados, pelo uso ou não do líder, temos pescadores de grande sucesso que usam líder e que não usam o líder, não há uma fórmula correta ou infalível, vai do gosto, das idéias e e da experiência de cada um ::tudo:: "

Abs. :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Dini,

O João Luiz já postou tudo que envolve o tema, e concordo com seus pontos de vista integralmente.

Adiciono apenas ( e isso por experiência pessoal ) que o uso de uma linha monofilamento entrelaçada como líder ( em vez da de fluórcarbono ) possibilita um líder mais macio e resistente, cumprindo bem seu papel contra a abrasão. Na verdade, respeitando o fato de cada pescador ter suas preferências, o tamanho do líder também é algo que precisa ser levado em consideração, já que seu tamanho pode gerar alguma influência nos arremessos por conta da questão do ! Por outro lado, entendo também que o maior esforço na briga com o peixe é feito mais próximo ao snap, não havendo necessidade de um grande comprimento do líder. Quanto a questão do problema das galhadas submersas, aí será mesmo uma questão de sorte, pois acima de ( no máximo ) 1,5 m de lider, seria muito difícil pensar o "tamanho dessa necessidade" previamente. Claro que é importante ter linhas resistentes, mas acima de tudo, é bom pensar em termos linhas esportivas... :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vou entrar no assunto "amazônico" porque ainda não fui para aquelas bandas, mas para os tucurés do sudeste sempre uso o líder de fluorcarbono nas iscas de superfície ou sub-superfície para eliminar a tendência da linha laçar a isca durante o trabalho de toques, o que não ocorre com as de meia-água que tem um trabalho mais moderado.

Tenho sempre 2 conjuntos montados sendo um com iscas de superfície e líder e outro com meia-água direto no pitão.

Mesmo tendo alguns arremessos prejudicados pelo nó, ainda é em menor quantidade que as matadas na isca.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parceiros,

Usei lider por muito tempo, porem ao passar do tempo comecei a ter problema com o passador da vara, devido ao pequeno atrito do no.

Abandonei o uso do lider e ato a multi direto no Snap em todos os lugares (AM, Sudeste, Centro Oeste, Nordeste).

Realmente vira e mexe preciso refazer o no, pois alem do atrito com o Snap as vezes a garateia entra no Multi.

Quando o Bocuto vai pra galhada costumo falar para os parceiros do grupo que uso o TALENTO :gorfei: :gorfei: mas concordo com o Kid M, ai entra o fator sorte, o que faco neste momento é destravar a carretilha e aliviar o esforco, pelo menos do meu lado :gorfei: pois do peixe ::fish2 depende dele, mas na maioria das vezes que fiz isto o Bocudo tambem parou, e consegui retirar o peixe com ajuda de um bom mergulhador (piloteiro) :gorfei:

abs a tds,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tb sou um Gde defensor de não usar líder, a única situação que normalmente me faz usar líder são os açus e uso de iscas de meia água e jigs, pois no tranco seco e súbito da pegada do peixe, eu costumo ver arrebentar a multi, e um líder de mono acaba absorvendo este tranco seco.

Desculpem se estou repetindo o tópico, por algum motivo deixei passar desapercebido pesquisa anterior.

Dini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre uso. Na amazônia e mesmo aqui no nordeste, as iscas perfuram a multi quando a isca enrola / morre, e eu acho muito chato / cansativo checar a linha a cada poucos arremessos.

Também deixo o freio bem abaixo do máximo, como o do Luzardo, mas em torno de 40 a 50% do máximo, e não tive, até hoje, caso de rompimento do nó. Ocorre que o meu maior açú teve 7,2 kg.

Vai ver que com açu maior aconteça.

No mar, mesmo pegando peixes maiores, e usando o mesmo nó, também não tive rompimento no nó. Detalhe: Sempre com fricção bem abaixo do máximo. ::fisherman

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Luizinho, eu só vejo problema no atrito do nó nos passadores se usarmos fluorcarbon muito grosso, um nó muito volumoso (o SF, p. ex., fica bem pouco volumoso) ou então se estivermos pescando com as varas montadas com os passadores micro, que, por sinal, são uma tendência atual nos USA, já que lá não há necessidade de uso de líder na pesca dos Black Bass, inclusive eles nem usam muito o multifilamento, usam mais a linha de fluorcarbon em diâmetros reduzidos. Somando isso ao fato de que a pesca dos açus na Amazônia, via de regra, não exige lançamentos muito longos, não tenho problemas de redução no desempenho do arremesso em função do líder, até pelo contrário rindo3:: rindo3:: , tenho mais problemas do arremesso sair meio longo e acabar acertando uns macacos :gorfei:

Outra questão que me parece importante esclarecer é que os passadores modernos, de alconite, nanolite ou SIC, ou mesmo os hardloy, que são bem mais simples, são muito resistentes ao atrito da multifilamento. mesmo em casos extremos, como na pesca no mar, na qual os grandes peixes (como os atuns gigantes) tomam centenas de metros de linha, fazendo com que a multi lixe o passador em altíssima velocidade, sem causar danos. Assim, eu não acredito que o atrito do nó SF, na pesca dos tucunarés, cause algum dano aos passadores joia:::

Como já dito, há pescadores extremamente bem sucedidos, profissionais mesmo, que usam o líder e também que não usam, de forma que não há uma experiência prática e definitiva a indicar que uma posição seja a mais correta doeu:: Mas, analisando o caso detalhadamente, analiticamente, ainda vejo mais vantagens no uso do líder, já tive muitas ocasiões de captura de bons peixes nas quais o líder de fluor veio quase rompido pelo atrito nas estruturas e na serrilha da boca dos brutos, de forma que me parece que se estivesse somente com a multi teria perdido o peixe lacou:: Mas se o pescador não o usa e tem grande sucesso, como eu sei que os amigos que aqui postaram o tem, então também não há porque mudar, afinal não se mexe em time que está ganhando, né rindo3::

Abs. :amigo:

Parceiros,

Usei lider por muito tempo, porem ao passar do tempo comecei a ter problema com o passador da vara, devido ao pequeno atrito do no.

Abandonei o uso do lider e ato a multi direto no Snap em todos os lugares (AM, Sudeste, Centro Oeste, Nordeste).

Realmente vira e mexe preciso refazer o no, pois alem do atrito com o Snap as vezes a garateia entra no Multi.

Quando o Bocuto vai pra galhada costumo falar para os parceiros do grupo que uso o TALENTO :gorfei: :gorfei: mas concordo com o Kid M, ai entra o fator sorte, o que faco neste momento é destravar a carretilha e aliviar o esforco, pelo menos do meu lado :gorfei: pois do peixe ::fish2 depende dele, mas na maioria das vezes que fiz isto o Bocudo tambem parou, e consegui retirar o peixe com ajuda de um bom mergulhador (piloteiro) :gorfei:

abs a tds,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou deixar minha opiniao so' para colocar mais lenha nessa fogueira!!! ::fisherman diabo::

Acho q todo pescador consciente e responsavel deveria pescar com um leader de fluorocarbon ou ate' mesmo empate de aco em certas circunstancias. Explico: Analisando pelo lado do bem estar do peixe, que segundo minha visao ainda e' um fator q nao e' levado muito em consideracao no Brasil, a possibilidade da linha de multifilamento atada diretamente na isca se romper e' muito maior de quando comparada a utilizacao de um leader.

Imaginem o seguinte cenario: Estou pescando sem leader e engato uma encrenca, um verdadeiro trofeu de Acu ou qualquer outro peixe de bom porte... apos alguns minutos de briga o peixe se enfia numa pauleira desgracada e a multi se rompe. resultado: Perdermos o trofeu!!! Ate' ai tudo bem... amarramos outra isca e bora la pegar outro. Mas e' ai q comeca o maior problema, o probelma criado por nos e deixado na boca do peixe. Este peixe q escapou, agora pode estar com sua sentenca de morte decretada por nos, q em primeiro lugar buscamos produtividade ao inves de meios q possam nos trazer resultados sem causar danos ao ator principal q e' o peixe. No momento q o multifilamento se rompe e perdemos o peixe deixamos o mesmo com uma isca artificial alojada em sua boca, podendo causar uma morte lenta e muito sofrida. Se a isca estiver encharutada por exemplo dificilmente saira' de sua boca, limitando e as vezes ate' impedindo o mesmo de se alimentar. Mesmo se nao encharutada, garateias com farpas tbm contribuem muito para q uma vez rompida a linha, a artificial nao solte com tanta facilidade. Imaginem um peixe tendo q carregar essas iscas deixadas por nos' em suas bocas, pelo simples motivo de comodidade ao nao querer pescar com leader? Essas iscas deixadas podem nao levar a morte do peixe, mas pode causar danos muito serios, limitando capacidade migracao, reproducao e muitas vezes como ja dito acima a morte por falta de alimento, alem da possibilidade de entrada de bacterias e parasitas atraves das feridas causadas pelas garateias alojadas.

Seja um pescador responsavel, veja qual o tipo de peixes existem no local e prepare sua tralha de acordo. Se no local da pescaria, existe peixes com denticao afiada e a chance de romper o leader de fluorocarbon, seja consciente e use um cabo de aco encapado flexivel. Existem materias hj em dia como o Surflon Micro Supreme que sao tao flexiveis e resistentes q se parecem com mono. Nao de chance ao azar, pois alem de perder uma isca q na maioria das vezes nao custa barato, vc podera contribuir para a morte de seu trofeu.

Seja um pescador consciente e responsavei, q esta preocupado alem de pescar o seu trofeu, tbm preservar o mesmo! ::tudo:: ::fishing

bang:: bang:: la vem chumbo.... ::fish2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tejota, esse é um ângulo pelo qual eu ainda não havia analisado a questão, mas vc tem razão ::tudo::

Se prezamos o pesque e solte, buscamos a preservação dos peixes, é mais seguro evitar que a isca fique perdida na boca do peixe, causando prejuízos ao animal ::nada:: É mais um motivo para usarmos o líder joia::: .

Abs. :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

com certeza é um gosto pessoal, o meu uso 100% líder joia:::

Eu também já sou 100% líder... Confesso que na AM na minha primeira pescaria não usei, mas também não peguei nenhuma traíra kkkkkk

Agora para certos locais como Xingu e Castanhão, enfim locais com muita pedra o líder faz a diferença!

Já vi muitas linhas de multi passar na pedra, vc só escuta o som "TIM!", já era o multi...

Em outros locais uso mais pelo motivo de não prender na garatíu da isca em eventuais arremessos... ::fishing joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tejota, esse é um ângulo pelo qual eu ainda não havia analisado a questão, mas vc tem razão ::tudo::

Se prezamos o pesque e solte, buscamos a preservação dos peixes, é mais seguro evitar que a isca fique perdida na boca do peixe, causando prejuízos ao animal ::nada:: É mais um motivo para usarmos o líder joia::: .

Abs. :amigo:

Fico feliz q voce tbm concorda com a minha colocacao Lusardo, aqui na Inglaterra por exemplo a preocupacao com o peixe e' extremamente alta, e nenhuma tecnica q possa levar sequer o minimo risco ao peixe e' permitida. A consciencia ambiental e a preservacao aqui esta a anos luz do Brasil, infelizmente. Por outro lado, acho q pouco a pouco estamos conseguindo conscientizar nao somente os pescadores, mas principalmente o povo brasileiro sobre sustentabilidade e preservacao. Se cada um de nos fizer a nossa parte, com certeza em algumas geracoes ja teremos mudado muito a consciencia e educacao das pessoas.

Um abraco amigo!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca usei leader, estou acompanhando o tópico para ver os prós e contras, mas eese negócio de ter de ficar dando nó para juntar uma linha na outra já me desanima.hehehe

Pra mim que sou preguiçoso ´ja basta o nó da linha com o snap.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca usei leader, estou acompanhando o tópico para ver os prós e contras, mas eese negócio de ter de ficar dando nó para juntar uma linha na outra já me desanima.hehehe

Pra mim que sou preguiçoso ´ja basta o nó da linha com o snap.

Abs.

No momento q o multifilamento se rompe e perdemos o peixe deixamos o mesmo com uma isca artificial alojada em sua boca, podendo causar uma morte lenta e muito sofrida. Se a isca estiver encharutada por exemplo dificilmente saira' de sua boca, limitando e as vezes ate' impedindo o mesmo de se alimentar. Mesmo se nao encharutada, garateias com farpas tbm contribuem muito para q uma vez rompida a linha, a artificial nao solte com tanta facilidade. Imaginem um peixe tendo q carregar essas iscas deixadas por nos' em suas bocas, pelo simples motivo de comodidade ao nao querer pescar com leader?

Sera q vale a pena correr esse risco por causa de preguica ao atar o no'?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o topico, qual marca e qual espessura de lider voces recomendariam eu usar para o sudeste e para serra da mesa, no caso atados a linhas 30 libras e 40 libras.

abras

Pedrão eu uso por aqui 40 lbs...

No Ceará e no Xingu usei de 60 lbs...

Em AM comprei um de 80 Lbs mas não usei...

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, eu estou usando pro sudeste 35 lbs (cerca de 0,50 mm), pra AM 50 lbs (0,66 mm) e pra corrico na ARG 60 lbs (0,70 mm), todos sendo o leader de fluorcarbon da YGK Galis Absorber que tem bom custo/benefício, é macio e vem em carretel de 60 mts. Mas já usei em AM o da Seaguar e um da XZoga, ambos 50 lbs, com bons resultados ::tudo::

Abs. :amigo:

Aproveitando o topico, qual marca e qual espessura de lider voces recomendariam eu usar para o sudeste e para serra da mesa, no caso atados a linhas 30 libras e 40 libras.

abras

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o topico, qual marca e qual espessura de lider voces recomendariam eu usar para o sudeste e para serra da mesa, no caso atados a linhas 30 libras e 40 libras.

abras

Pedrão eu uso por aqui 40 lbs...

No Ceará e no Xingu usei de 60 lbs...

Em AM comprei um de 80 Lbs mas não usei...

joia:::

Valeu, to pensando em utilizar dessa libragem de 40 msm, ja que vou pescar por aqui.

Obrigado, abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, eu estou usando pro sudeste 35 lbs (cerca de 0,50 mm), pra AM 50 lbs (0,66 mm) e pra corrico na ARG 60 lbs (0,70 mm), todos sendo o leader de fluorcarbon da YGK Galis Absorber que tem bom custo/benefício, é macio e vem em carretel de 60 mts. Mas já usei em AM o da Seaguar e um da XZoga, ambos 50 lbs, com bons resultados ::tudo::

Abs. :amigo:

Aproveitando o topico, qual marca e qual espessura de lider voces recomendariam eu usar para o sudeste e para serra da mesa, no caso atados a linhas 30 libras e 40 libras.

abras

Vou experimentar comprar dessa marca msm.

Eu nao entendo mt de leader pois sempre amarra direto no girador, entao nao tenho mt noçao, quantos metros de leader voce geralmente coloca ?? abraçoos. valeeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca usei leader, estou acompanhando o tópico para ver os prós e contras, mas eese negócio de ter de ficar dando nó para juntar uma linha na outra já me desanima.hehehe

Pra mim que sou preguiçoso ´ja basta o nó da linha com o snap.

Abs.

No momento q o multifilamento se rompe e perdemos o peixe deixamos o mesmo com uma isca artificial alojada em sua boca, podendo causar uma morte lenta e muito sofrida. Se a isca estiver encharutada por exemplo dificilmente saira' de sua boca, limitando e as vezes ate' impedindo o mesmo de se alimentar. Mesmo se nao encharutada, garateias com farpas tbm contribuem muito para q uma vez rompida a linha, a artificial nao solte com tanta facilidade. Imaginem um peixe tendo q carregar essas iscas deixadas por nos' em suas bocas, pelo simples motivo de comodidade ao nao querer pescar com leader?

Sera q vale a pena correr esse risco por causa de preguica ao atar o no'?

Tudo bem companheiro?

Confesso que quando dei minha opinião à respeito não tinha lido seu post, que por sinal, é bem interessante. Assim como você, acho válido tudo que tenha o intuito de preservação.

Mas respondendo a sua pergunta...

Nunca tive a experiência de ter uma linha estourada e ver uma isca minha ir embora com o peixe. Imagino que se vier à acontecer e essa isca não tiver sido encharutada pelo Tucuna, logo ele se livrará dela, pois todos nós sabemos que assim que uma isca "ferra" a boca do Tucunaré a primeira coisa que ele faz, por instinto mesmo é procurar o primeiro pau e se se bater nele até se livrar da isca.

Pode ser que um dia eu venha a usar o leader mas nesse caso eu teria como objetivo principal não perder o peixe, acho que o medo da isca ficar no peixe...sinceramente....seria secundário. Aliás, acho que quase nenhum pescador que faz o uso dele o faz com esse principal intuito.

Me sinto bastante confortável e satisfeito com a minha maneira de pescar, pelo fato de ter cuidado na manipulação dos peixes capturados e por soltar todos os peixes que pego.

Por enquanto continuarei não usando pela minha preguiça e pelos motivos acima,mas respeito sua opinião.

Boas pescarias!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Companheiros

Quando o assunto é velho e o debate ainda mais antigo, vale a pena dar uma olhada no que já foi postado. Assim, deixamos de muita coisa, entre elas, querer definir o que até hoje continua como antigamente. Neste papo não entro mais :gorfei: Eis o que, entre outros postado encontrei:

viewtopic.php?f=147&t=12755

Uma sugestão à moderação: quando um assunto antigo vira novo, é melhar condensar tudo em um único tópico e os "mestres" não precisarão defender um doutorado diabo:: :gorfei:

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...