Ir para conteúdo

Líder para tucunare usar ou não? Eis a questão.


Carlos Dini

Posts Recomendados

Opa Pedro, eu uso líder de um metro e pouco, de forma que o nó da multi com o líder não entre no distribuidor de linha da carretilha, pra não atrapalhar o arremesso, assim o comprimento depende também do tamanho da vara que vc está usando joia:::

Só na argentina, pro corrico, que eu uso líder de uns 3 metros, já que não há necessidade de arremessar a isca, aí o nó pode ficar dentro do carretel ::tudo::

Abs. :amigo:

Pedro, eu estou usando pro sudeste 35 lbs (cerca de 0,50 mm), pra AM 50 lbs (0,66 mm) e pra corrico na ARG 60 lbs (0,70 mm), todos sendo o leader de fluorcarbon da YGK Galis Absorber que tem bom custo/benefício, é macio e vem em carretel de 60 mts. Mas já usei em AM o da Seaguar e um da XZoga, ambos 50 lbs, com bons resultados ::tudo::

Abs. :amigo:

Aproveitando o topico, qual marca e qual espessura de lider voces recomendariam eu usar para o sudeste e para serra da mesa, no caso atados a linhas 30 libras e 40 libras.

abras

Vou experimentar comprar dessa marca msm.

Eu nao entendo mt de leader pois sempre amarra direto no girador, entao nao tenho mt noçao, quantos metros de leader voce geralmente coloca ?? abraçoos. valeeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Pedro, eu uso líder de um metro e pouco, de forma que o nó da multi com o líder não entre no distribuidor de linha da carretilha, pra não atrapalhar o arremesso, assim o comprimento depende também do tamanho da vara que vc está usando joia:::

Só na argentina, pro corrico, que eu uso líder de uns 3 metros, já que não há necessidade de arremessar a isca, aí o nó pode ficar dentro do carretel ::tudo::

Abs. :amigo:

Pedro, eu estou usando pro sudeste 35 lbs (cerca de 0,50 mm), pra AM 50 lbs (0,66 mm) e pra corrico na ARG 60 lbs (0,70 mm), todos sendo o leader de fluorcarbon da YGK Galis Absorber que tem bom custo/benefício, é macio e vem em carretel de 60 mts. Mas já usei em AM o da Seaguar e um da XZoga, ambos 50 lbs, com bons resultados ::tudo::

Abs. :amigo:

Aproveitando o topico, qual marca e qual espessura de lider voces recomendariam eu usar para o sudeste e para serra da mesa, no caso atados a linhas 30 libras e 40 libras.

abras

Vou experimentar comprar dessa marca msm.

Eu nao entendo mt de leader pois sempre amarra direto no girador, entao nao tenho mt noçao, quantos metros de leader voce geralmente coloca ?? abraçoos. valeeu

Valeeeu Joao, vo começar a pescar com leader mesmo, esses dias perdi uma rapala novinha pela falta do leader hahahahaha

e se tu poder me tirar mais uma duvida...

Voce geralmente usa snap com girador ou sem ??

valeu

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, Snap com girador é somente pra isca de hélice, se ela girar muito e enrolar a linha, e não é toda isca que faz isso, se não girar pode usar snap comum ::tudo::

Abs. :amigo:

Valeu, eu uso comum msm, mas é que um amigo meu só usa com girador, ai eu fiquei na duvida.

Obrigado por tirar minhas duvidas.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Bom Dia a todos

Aproveitando o assunto gostaria de compartilhar uma situação...

Moro a 3 anos em São Gabriel da Cachoeira - AM e sempre que posso saio atrás dos bocudos, principalmente os T. Pacas nas corredeiras e em alguns do poucos lagos aqui perto.

O que acontece é que sempre usei lider de fluorcarbono e nunca tive problemas, inclusive pegando peixes de 7, 8, 9 e até 11 Kg...

Mas nas ultimas semanas tenho perdido muitos peixes devido ao rompimento do lider bem próximo do nó SF... simplesmente o peixe pega a isca e na primeira esticada o lider parte...

Arrebentou tambem em alguns arremessos...

Tirei o líder para testar mas as garatéias , principalmente das hélices, enroscam e penetram na multi em praticamente na metade dos arremessos... fica insuportavel pescar assim...

Uso linha multi MS Vexter 50 lb e tambem a Berkley cristal (acho que é 60 lb) e no multi tenho a MS Vexter 44 lb (0.62mm).

Imaginos algumas explicações:

1- Posso estar usando a carretilha com o freio muito apertado (vi a dica aqui neste topico mesmo);

2- Meu lider pode estar vencido e ficou mais quebradiço;

3- Estou ficando burro e desaprendendo a fazer nó e a pescar...

Alguma sugestão???

Abs

Rodrigo Paz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Dini,

esse tema já foi muito discutido, recentemente escrevi aqui um texto até meio longo, dando a minha opinião sobre o tema e a relação entre o diâmetro da multi e do líder, vou repetir ele aqui abaixo pq sintetiza o que eu penso sobre essa questão, que sempre é relevante quando falamos de pescaria em AM:

"Amigos, na pescaria dos açus em AM a principal função do líder de fluorcarbon, pela minha visão, é evitar o rompimento do multi em função da pouca resistência deste à abrasão, pq os açus, assim como os azuis e amarelos do sudeste, quando fisgados logo procuram as estruturas. Por isso, não há necessidade de um fluorcarbon com resistência equivalente à do multi, eu uso, por exemplo, multi daiwa samurai 80 lbs (0,44 mm) e líder de fluorcarbon Seaguar 50 lbs (0,66 mm), sem problemas. Como vc estará arremessando muitas vezes ao dia, é importante não ter um nó muito volumoso atrapalhando, por isso não uso um líder de maior diâmetro que esse. Tampouco uso um de menor diâmetro, para justamente manter uma maior resistência à abrasão. É lógico que o nó de união do líder e multi será o ponto mais fraco do sistema, porém, como estaremos usando a fricção da carretilha, que libera linha a no máximo 15 lbs (isso se estiver totalmente arrochada, no caso de uma fricção da Zillion Type R ou da Quantum KVD, p.ex.), creio ser impossível que tenhamos o rompimento do nó (a menos que coloquemos o dedão no carretel), eu particularmente, deixo a fricção em 30 a 40% do máximo, de forma que antes do nó se romper teremos a liberação da linha.

Não deixo de usar o líder pq não me agrada a idéia de ter que revisar a linha multi a todo momento, ainda mais pq uso as linhas de 8 fios e os filamentos destas, por serem mais finos que os das 4 fios, se rompem mais facilmente, e elas perdem muita resistência à medida que um ou mais filamentos são rompidos. Outro motivo é que o multi, amarrado diretamente a um pitão, em função de ser cortante, à medida que o nó é mais arrochado, corta-se a si mesmo, diminuindo bastante a resistência da linha. Outra razão, ainda, ainda é que o multi costuma se enroscarr nas garatéias nos arremessos, muitas vezes danificando a linha multi, o que é evitado com o uso do líder.

Não vejo sentido ou fundamento em utilizar o líder em alguns tipos de iscas e não usá-lo em outros, eu o uso com todas as iscas, pelos motivos acima narrados, eis que o risco do rompimento da multi pela abrasão com as estruturas está presente na pescaria com todas as iscas em AM, assim como os demais motivos já referidos.

Outra questão é que o diâmetro mais aproximado do líder com a multi não é uma regra, na pescaria de arremesso em AM é bom utilizar uma relação como a referida acima, multi entre 0,36 e 0,45 e fluor entre 0,60 e 0,68 mm, porém, na pescaria dos grandes dourados na argentina, p. ex., utilizamos linhas PP 20 lbs (0,23 mm) e líder de fluor 70 lbs (0,81 mm), sem problemas, pelo simples fato de que não se arremessa as iscas para o corrico, somente as largamos na água e o barco acelera para deixá-las a uma boa distância. Além disso os passadores das varas de corrico são geralmente maiores e as ponteiras comportam nós de maior volume.

Por fim, para as pescarias do sudeste eu utilizo linhas multi 30 ou 40 lbs (entre 0,28 e 0,34 mm) e líder 35 lbs (0,50), numa proporção equivalente à de AM, só que com menores libragem e diâmetros.

Mas ainda cabe frisar que esta questão do uso ou não do líder é uma das maiores polêmicas da pescaria amazônica, temos defensores fervorosos de ambos os lados, pelo uso ou não do líder, temos pescadores de grande sucesso que usam líder e que não usam o líder, não há uma fórmula correta ou infalível, vai do gosto, das idéias e e da experiência de cada um ::tudo:: "

Abs. :amigo:

mestre:: doutor:: mestre:: doutor:: mestre:: doutor:: mestre:: doutor::

Tambem uso leader em todas as pescarias!!! 100% eficiente!!! ::fisherman

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia a todos

Aproveitando o assunto gostaria de compartilhar uma situação...

Moro a 3 anos em São Gabriel da Cachoeira - AM e sempre que posso saio atrás dos bocudos, principalmente os T. Pacas nas corredeiras e em alguns do poucos lagos aqui perto.

O que acontece é que sempre usei lider de fluorcarbono e nunca tive problemas, inclusive pegando peixes de 7, 8, 9 e até 11 Kg...

Mas nas ultimas semanas tenho perdido muitos peixes devido ao rompimento do lider bem próximo do nó SF... simplesmente o peixe pega a isca e na primeira esticada o lider parte...

Arrebentou tambem em alguns arremessos...

Tirei o líder para testar mas as garatéias , principalmente das hélices, enroscam e penetram na multi em praticamente na metade dos arremessos... fica insuportavel pescar assim...

Uso linha multi MS Vexter 50 lb e tambem a Berkley cristal (acho que é 60 lb) e no multi tenho a MS Vexter 44 lb (0.62mm).

Imaginos algumas explicações:

1- Posso estar usando a carretilha com o freio muito apertado (vi a dica aqui neste topico mesmo);

2- Meu lider pode estar vencido e ficou mais quebradiço;

3- Estou ficando burro e desaprendendo a fazer nó e a pescar...

Alguma sugestão???

Abs

Rodrigo Paz

Tive tbem várias vezes este msm problema do lider arrebentar no arremesso ou no nó somente quando eu usei o fluorcarbono da MS (Vexter)...principalmente se desse um pequeno tranco no arremesso, já éra...arrebentava msm...ia até jogar o carretel fora, mas um amigo pediu e eu passei de graça o carretel quase cheio p/ não passar mais raiva.

Esse problema acabou quando mudei de marca...hoje só estou usando o da Triumph Super shock leader e o Hight Impact da Sumax...esses eu recomendo.

O fluorcarbono da Berkley nunca usei, então não posso opinar...os que estou usando, são estes da foto.

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renato, só uma conetário: eu usava o leader da MS (Vexter) e tinha o mesmo problema. Mas o lance não é que a linha é fraca... O fluor da Vexter é duro demais ! O que eu percebi é que ele arrebenta fácil no nó do snap. Principalmente se pegar muito macaco... rs Quando a gente fica chacoalhando a isca prá soltar, acho que vai detonando o nó. Antes eu trocava o leader na hora do almoço e no fim do dia...

Hoje eu também uso leader da Sumax e melhorou muito ! Pesco o dia todo e não tenho problemas. Quando estou pescando em meio a muitas pauleiras, refaço os nós no final do dia, só por desencargo de consciência... rs

Comprei de outras marcas, mas ainda não posso opinar quanto à qualidade deles.

Rodrigo, que marca de linha você está usando ? Pode ser o problema que eu citei acima...

Ah, eu uso leader sempre. Robalos ou Tucunas. Acho mais fácil estourar a multifilamento no nó do snap/pitão do que estourar o leader no meu SF... rs

Abraço,

Edu Nakiri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renato, só uma conetário: eu usava o leader da MS (Vexter) e tinha o mesmo problema. Mas o lance não é que a linha é fraca... O fluor da Vexter é duro demais ! O que eu percebi é que ele arrebenta fácil no nó do snap. Principalmente se pegar muito macaco... rs Quando a gente fica chacoalhando a isca prá soltar, acho que vai detonando o nó. Antes eu trocava o leader na hora do almoço e no fim do dia...

Hoje eu também uso leader da Sumax e melhorou muito ! Pesco o dia todo e não tenho problemas. Quando estou pescando em meio a muitas pauleiras, refaço os nós no final do dia, só por desencargo de consciência... rs

Comprei de outras marcas, mas ainda não posso opinar quanto à qualidade deles.

Rodrigo, que marca de linha você está usando ? Pode ser o problema que eu citei acima...

Ah, eu uso leader sempre. Robalos ou Tucunas. Acho mais fácil estourar a multifilamento no nó do snap/pitão do que estourar o leader no meu SF... rs

Abraço,

Edu Nakiri

Excelente comentário Edu.

Não abro mão de usar Líder, e maior motivo é o que voce citou na ultima frase, qualquer "shock" que se dê no arremesso a linha se Auto- corta no nó !!!

Por enquanto o lider vexter não me deixou na mão. Mas rapaiz eu vi um video seu no you tube, senão me engano foi no lago do peixe. Um tucuna estourou uma linha lá e levou do jeito que quis, fiquei impressionado com a força dos bichos de lá... Os tucuna aqui de 3m são manso perto daqueles do video, pqp !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu sempre uso lider,

pra mim, pescar sem lider é um tormento,... a isca morre toda hora.

Simplesmente não dá.

se fosse apenas pela questão da abrasão, eu poderia até abrir mão...

Mas as vezes que não usei, não dava pra pescar... era muito chato a isca morrendo toda hora.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na amazônia principalmente por causa da lixa da boca do tucunaré,na pancada se acertar na multi ja era...

Vamos ser sinceros conheço muitos que não usam lider porque não da conta de fazer o nó bem feito

O nó bem feitinho,não atrapalha em nada nos passadores,e nunca arrebentei o lider na emenda,ja aconteceu de arrebentar pra baixo e pra cima,mas no SF,nunca...e nos testes feitos em casa tb não arrebentaram no nó SF!

Quanto a matar a isca,ja pesquei muito sem lider tb,nas de superficie helice popper e zaras não tem problemas,só nos sticks nas de meia-agua dando toques fortes e principalmente nas iscas erraticas,enfim todas iscas que dançam muito dentro dagua,ai é um saco...

Falow

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Acho q estou revivendo o tópico, mas esse é um assunto infinito :gorfei: e gosto MTO dele!

Mas vou dar minha opinião. Eu nao usava lider galera, achava que nao havia necessidade, porem fui pescar com um amigo em sua fazenda, onde ha um belo de um lago bombando de peixe, inclusive bons azuis! e la ele pegava 4 tucunas enquanto eu pegava 1, foi qdo tomei a decisao de atar um lider e foi ai que me igualei a ele no numero de capturas, aumentou MTOOO meus ataques as iscas....entaaoo...eu uso lider, e os motivos são varios que ja falaram aqui(segurança nas estrutras,segurança para o peixe não ir embora com um pircing na boca que pode causar sua morte, etc et)...e logico por meus numeros de ataque terem aumentado consideravelmente! Uso o vexter mesmo, e nunca me deixou na mao!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Carlos, pra mim 100% com lider, já perdi muita isca sem usar os amigos lideres,heheh...

Grande abraço.

Sei que cada um tem uma opinião, e gostaria de levantar as opções de cada um.

Eu para os açus costumo atar o snap direto na multi - 65 ou 80 lbs (hélices)

Para Balbina tb ato direto snap na multi -50lbs

Azuis ato tb direto 40lbs

Tucunas do sudeste faço líder com mono e multi 30lbs(devido o diâmetro da multi)

Abs

Dini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Leader SIM! Outro fator que a galera ta esquecendo é o fator arremesso. o leader contribui para um bom arremesso além de ser a garantia de que a garateia ou os troncos e pedras não iram desfiar a multi. Na minha opinião o leader é essencial para uma boa pesca. Outro fator, o tópico é relacionado aos Tucunas, o que exige arremessos bons e com certeza o leader é fator determinante!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leader SIM! Outro fator que a galera ta esquecendo é o fator arremesso. o leader contribui para um bom arremesso além de ser a garantia de que a garateia ou os troncos e pedras não iram desfiar a multi. Na minha opinião o leader é essencial para uma boa pesca. Outro fator, o tópico é relacionado aos Tucunas, o que exige arremessos bons e com certeza o leader é fator determinante!

Mas o leader atrapalha nos arremessos ou dizendo o nó ele fica batendo toda hora nos passadores da vara e algum dos lados tem que se desgastar e conserteza irá ser o nó! ai voce pega um peixão e arrebenta no nó, ou ele vai para a pauleira e o nó rompe! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leader SIM! Outro fator que a galera ta esquecendo é o fator arremesso. o leader contribui para um bom arremesso além de ser a garantia de que a garateia ou os troncos e pedras não iram desfiar a multi. Na minha opinião o leader é essencial para uma boa pesca. Outro fator, o tópico é relacionado aos Tucunas, o que exige arremessos bons e com certeza o leader é fator determinante!

Mas o leader atrapalha nos arremessos ou dizendo o nó ele fica batendo toda hora nos passadores da vara e algum dos lados tem que se desgastar e conserteza irá ser o nó! ai voce pega um peixão e arrebenta no nó, ou ele vai para a pauleira e o nó rompe! joia:::

A linha multi tem como característica ser muito leve, o que eu quis dizer é que o peso de um leader de fluorcarbon ou de nylon potencializa os arremessos e melhora também o direcionamento (a mira) dos arremessos. Quanto ao nó existem nós com até 98% de garantia. Vou postar um video que explica melhor minha opinião. Lembrando que nao é regra mas sim minha opinião!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 2 meses depois...

Leader SIM! Outro fator que a galera ta esquecendo é o fator arremesso. o leader contribui para um bom arremesso além de ser a garantia de que a garateia ou os troncos e pedras não iram desfiar a multi. Na minha opinião o leader é essencial para uma boa pesca. Outro fator, o tópico é relacionado aos Tucunas, o que exige arremessos bons e com certeza o leader é fator determinante!

Mas o leader atrapalha nos arremessos ou dizendo o nó ele fica batendo toda hora nos passadores da vara e algum dos lados tem que se desgastar e conserteza irá ser o nó! ai voce pega um peixão e arrebenta no nó, ou ele vai para a pauleira e o nó rompe! joia:::

A linha multi tem como característica ser muito leve, o que eu quis dizer é que o peso de um leader de fluorcarbon ou de nylon potencializa os arremessos e melhora também o direcionamento (a mira) dos arremessos. Quanto ao nó existem nós com até 98% de garantia. Vou postar um video que explica melhor minha opinião. Lembrando que nao é regra mas sim minha opinião!

O vídeo me ajudou bastante a decidir por usar o leader. Sábado estarei usando pela primeira vez, depois posto o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre com o Lider! joia:::

Fica a dica pra quem quer usar um lider bom e barato, e não tem preconceito com marcas menos famosas.

Fluorcarbono Maruri Camo Lider

Uso nas medidas 20, 37, 43, 53 e 67lb e nunca me deixou na mão. ano passado em Barcelos usei o 53 e o 67lb, nenhum estourou, e saiu açu de até 20lb nas nossas iscas. ::tudo::

Não pago mais 100 conto num rolo de fluor nunca mais.. legal::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...